CSKA vs FC Porto: e Guarín gelou a Rússia (crónica) | Relvado

CSKA vs FC Porto: e Guarín gelou a Rússia (crónica)

FC Porto impõe a primeira derrota ao CSKA na Liga Europa e sai da Rússia com um golo marcado e sem n
 

Um jogo partido desde início

Jogo equilibrado no frio de Moscovo, do qual o FC Porto sai com hipóteses de seguir o sonho de estar em Dublin. A primeira mão dos oitavos-de-final da Liga Europa mostrou duas equipas com mentalidade ofensiva e vontade de ganhar, vontade essa que ia esbarrando no talento dos dois guardiães.

No sintético do Luzhniki, André Villas-Boas optou pela irreverência de James e pela força de Guarín, deixando Belluschi e Varela no banco. O fluxo de jogo ofensivo do CSKA era muito, pelo que a tarefa de levar a bola para o ataque azul-e-branco pertencia quase em exclusivo a Hulk – João Moutinho, muito apagado, não ajudou neste domínio.

Como atacar significa deixar espaço atrás, o FC Porto tinha muito terreno para explorar, mas na primeira parte foi o CSKA quem esteve mais perto de inaugurar o marcador.

Os moscovitas, liderados por um endiabrado Doumbia e por Vagner Love, criaram oportunidades umas atrás das outras no primeiro tempo, principalmente quando resolviam fazer gato-sapato de Sapunaru no corredor esquerdo. Doumbia – especialmente este –, de um lado, e Vagner Love, do outro, davam muito trabalho à dupla de centrais, mais falível que Helton.

O guardião portista brilhou a grande altura e segurou o nulo com defesas decisivas, uma logo no primeiro minuto, e ainda aos 13’, 15’ e 23’. Akinfeev, por seu turno, defendeu remates de Falcao e Guarín, aos 5’ e aos 44’.

 

Sapunaru atina, o jogo acalma

A segunda parte foi o oposto da primeira. O FC Porto conseguiu estancar as manobras ofensivas do CSKA, que só a espaços conseguia incomodar Helton. Sapunaru, finalmente, acertou nas marcações e na missão de travar Doumbia e companhia. A armada atacante de Leonid Slutsky deixou de criar perigo.

Era altura de o FC Porto atacar de forma mais incisiva, tentando um golo fora que abria outros horizontes para os dragões. André Villas-Boas percebeu e lançou Varela para o lugar de um apagado James. Em boa hora o fez.

As figuras

Guarín ameaça e concretiza

Depois de uma primeira parte de grandes confusões, principalmente na área portista, onde Otamendi, Fernando e Rolando pareciam atrapalhar-se de cada vez que a bola ali chegava, a segunda foi de grande estabilidade para os dragões.  As oportunidades escasseavam para os dois lados. Era hora de ser eficaz.

Aos 69’, Varela arrancou da esquerda e serviu Guarín, que já tinha ameaçado o golo no início do segundo tempo. Desta vez, deu um toque para o lado e rematou em jeito, uma raridade para o colombiano, que faz da força uma das principais armas. Akinfeev nada podia fazer e o FC Porto marcava um golo que pode valer por dois.

A reacção do CSKA não existiu. A falta de ritmo, natural numa equipa em início de época, foi notória, e a equipa passou o resto do tempo a ver o FC Porto tentar construir um resultado que lhe garantisse, praticamente, a passagem aos quartos-de-final. Souza, que entrara para o lugar do lesionado Guarín, e Sapunaru, andaram lá perto, já nos últimos minutos do tempo regulamentar.

Não conseguiram, mas mesmo assim o FC Porto fica numa posição privilegiada para seguir em frente e continua um trajecto apenas manchado pela derrota caseira frente ao Sevilha, depois de uma primeira parte muito sofrida, mas de uma etapa regulamentar em que foi muito superior.

FC Porto:

Comentários [13]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Não vi o jogo...

...mas fico satisfeito por mais uma vitória que nos facilita a vida no 2º jogo. Mas, com estes tipos nunca fiando, o melhor é mesmo manter o estado de alerta para a "2ª parte" da eliminatória.

Saímos da Russia com 2 lesões, ainda que pelos vistos não graves, confirmaram-se os meus receios. A relva sintética é um perigo para jogadores que não estejam habituados a ela. Vá lá do mal o menos.

PS: Hulk depois de uma fase extraordinária passa agora por uma ligeira travessia no deserto (pelos vistos esteve discreto na Rússia), vamos esperar dias melhores.

Cumps

E o meu 2º ponto... E

E o meu 2º ponto... E pronto:p

Oh J

Davas os pontos ao Benfica e ficavam só a 9 ;-))

Parabéns pela reviravolta e pela vitória. Mas não vão para lá jogar assim porque são capazes de ficar pelo caminho... na 1ª parte!!!
Grande jogatana do Maxi (qual Coentrão, qual caralho), mas o David faz ali muita faltinha. Talvez com uma pré-época ´`a maneira, e consciente que o lugar é dele, possa mostrar mais qualidades, mas assim de repente está a milhas do Sideshow Bob.

Cumps

Ontem o problema em minha

Ontem o problema em minha opinião foram os contra-ataques em que os extremos do Benfica não fecharam bem. No entanto Sidnei mostrou alguma intranquilidade. É novo e tem tempo para progredir...
Abraço

que salgalhada no relvado

Já contei uns 4 ou 5 locais onde se pode comentar o resultado do FC Porto.. para quê isto?

Alguém que me explique porque é que o relvado se tornou nesta merda, onde surgem noticias atrás de noticias, artigos,, crónicas, tudo sobre o mesmo assunto?..

já lancei esse repto

à edição... para nada....

e agora temos 2 artigos gerais:
- noite gloriosa para os portugueses
-noite perfeita para Portugal

só divide os users... não faz sentido nenhum

estou totalmente de acordo

porque mudar algo para pior! isto parece uma cambada de amadores.

Quais Homens da Luta...

Podemos, e devemos, deixar sempre um p.s. de desagrado em todos os comentários que enviemos. Mais, comentários meus em artigos do caracoletas/cabeça de manjerico... nem um. Qualquer comentário meu em artigos desse indivíduo e total colagem por parte da edição.

Para censura... censura e meia!!! Oh Maior, se estás a ler isto volta e comanda a revolta ;-))

A esse RS

nem me passa pela cabeça sequer tentar enviar uma resposta... é ridiculo quanto a mim, e contra tudo que gosto na net...
Não faz sentido

Infelizmente

não pude ver nenhum dos jogos, o trabalho não o permitiu, mas fico muito feliz pelas 3 equipas terem vencido, quem ganha com isso é o futebol Português.

Apesar de ser Portista o resultado que mais me deixou com um sorriso de orelha a orelha foi o do Braga, talvez o resultado mais surpreendente até por já ter lido que dominaram completamente a primeira parte, resultados do Porto e do Benfica são "normais" já que são ambos favoritos a passarem à próxima eliminatória.

Grande Guarin, grande Alan, grande Maxi, grande Jara, foram enormes hoje.

Cumprimentos

O meu primeiro pontito... :-)

O meu primeiro pontito... :-)

Boa vitória

Mais não digo senão levo outra vez com o lápis da censura.

esta não é do salazarista rui caracoletas

Podes comentar à vontade que ninguém te chateia ;)