Benfica procura meia-final europeia 17 anos depois | Relvado

Benfica procura meia-final europeia 17 anos depois

Encarnados chegaram pela última vez a essa fase em 1992/93, tendo sido eliminados pelo Parma. O otim
 

O Benfica vai discutir com o PSV Eindhoven o acesso às meias-finais da Liga Europa em futebol, 17 anos e cinco falhanços após a última presença no acesso à final de uma competição europeia.

Em 1992/93, na Taça das Taças, os “encarnados” chegaram pela 12.ª e última vez às “meias”, acabando por ceder perante o Parma (2-1 em casa e 0-1 fora), isto após uns memoráveis “quartos”, face ao Bayer Leverkusen (1-1 na Luz e 4-4 fora).

Depois, o Benfica falhou cinco vezes consecutivas nos quartos-de-final, face a AC Milan (1994/95) e FC Barcelona (2005/2006), na Liga dos Campeões, Fiorentina (1996/97), na Taça das Taças, Espanyol (2006/2007), na Taça UEFA, e Liverpool (2009/2010), já na Liga Europa.

Bicampeão europeu (1960/61 e 61/62), o Benfica vai agora defrontar o clube que lhe roubou o “tri” em 1987/88, num “amargo” desempate por grandes penalidades (6-7), em Estugarda, no qual só Veloso falhou.

Antes, em 1974/75, o Benfica já tinha sido eliminado pelo PSV (0-0 fora e 1-2 na Luz), nos “quartos” da Taça das Taças, e, depois, em 98/99, na fase de grupos da “Champions”, a equipa “encarnada”, com três golos de Nuno Gomes, ganhou 2-1 em casa e empatou 2-2 fora, mas ambos os clubes “caíram”.

Há 23 anos havia Hiddink, Koeman, Van Breukelen...

O balanço, em termos de resultados (uma vitória para cada lado e dois empates), é “nulo”, mas o que permanece na memória são as recordações da final de 1988, que valeu aos holandeses o seu único cetro de campeões da Europa.

Na altura, o PSV, de Guus Hiddink, tinha jogadores como Ronald Koeman, Kieft, Van Breukelen, Vanenburg e Van Aerle - que, meses depois, ajudaram a Holanda a conquistar o seu único cetro europeu -, bem como Lerby, Gerets ou Heintze.

Agora, 23 anos depois, o Benfica procura a reabilitação europeia, o que então também acontecia, já que os “encarnados” disputavam a final da principal competição europeia pela primeira vez após a “era” Eusébio.

Na temporada transata, os “encarnados” já tinham estado nos “quartos”, mas, então, o treinador Jorge Jesus privilegiou o campeonato, que viria a ganhar, e o Liverpool (2-1 em casa e 1-4 fora) levou a melhor.

Desta vez, e ao contrário do PSV, o Benfica não tem a preocupação do campeonato, pois já perdeu o título para o FC Porto e tem o segundo lugar matematicamente assegurado, o que pode ser uma grande vantagem, sobretudo para a segunda “mão”.

A equipa da Luz falhou esta época na Liga dos Campeões, ao não conseguir ultrapassar a fase de grupos, mas ainda não perdeu na Liga Europa, tendo afastado Estugarda (2-1 em casa e 2-0 fora) e Paris Saint-Germain (2-1 em casa e 1-1 fora).

Por seu lado, o conjunto holandês fez todo o seu percurso na prova, tendo afastado o Sibir Novosibirsk, no “play-off”, superado um grupo com Sampdoria, Metalist Kharkiv e Debrecen e eliminado ainda Lille e Glasgow Rangers, este último o “carrasco” do Sporting.

Benfica:

Comentários [10]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

eu acho que

o benfica passa o PSV e segue para as meias finais. Foi notório no jogo do título, contra o Porto na luz, que o benfica geriu esforços. Jogou numa intensidade mais baixa, menos pressionante. A dada altura, dei por mim a vê-los a andar a passo no meio campo, e a recuperar nas transições em ritmo baixo, ainda estávamos quase no começo da 2ª parte. Óbvias instruções do técnico.

Não estou com isto a dizer que jogaram para perder, mas Jesus sabia que o título era uma inevitabilidade para o Porto, pelo que já o satisfaria que pelo menos o benfica fizesse o suficiente para não permitir que o Porto festejasse na luz.
Um empate caia-lhe bem. Mas não deu, porque o Porto queria mesmo selar o campeonato na luz e o Jesus não estava para batalhar tudo naquele jogo e arriscar-se a perder 2 competições numa semana.

O benfica vai com as fichas todas para esta eliminatória europeia e vai apresentar-se numa condição que não mostrou contra o Porto.

streams

Veja os melhores streams da web em:

http://www.tv-xat.com/

Acompanhe todos os jogos na nossa companhia, e comente-os aqui.

Rui Gomes da Silva

Confesso que já não via aquele programa da Sic Noticias há muito tempo mas ontem quis ouvir o que esse senhor tinha a dizer da arbitragem do jogo SLB-FCP, o seu número de pérolas foi absolutamente fantástico ficando a ideia geral que o Benfica até foi prejudicado pelo Moutinho ter ficado em campo.

Estes senhores também ajudam a incendiar o futebol(e de que maneira) devido ao seu discurso, à sua postura(falta dela entenda-se) fanatismo e até doença(futebolisticamente falando).

O problema do futebol actual não está só nos dirigentes, nos adeptos e no Jornalismo, também está nesses pesudo-opinion makers que apanham-se à frente de uma camara e despejam toda a diarreia verbal possível e imaginária e esquecem-se que há gente que segue aquilo que eles dizem com uma convicção tal que depois é muito dificil controlar os seus actos.

Os filmes e as séries já têm avisos devido a conteúdos mais sensíveis, por este andar qualquer dia são os programa de futebol a terem também.

Cumprimentos

Boas, Campeão. E parabéns! O

Boas, Campeão. E parabéns!
O Rui Gomes da Silva tem problemas psicológicos de alguma gravidade, estou cada vez mais certo disso e, por essa razão, acho que devemos tentar ignorar. Eu, pessoalmente, não acredito que alguém possa ser assim no seu perfeito estado de saúde... Ontem não quis ver o programa porque já sabia que aquilo ia mexer demasiado comigo e por isso é que tenho a certeza absoluta que ele é, neste momento, um dos maiores de todos os incendiários do futebol português. Mas dos maiores mesmo!

Forte abraço
(campeõooooes, campeõooooes, nós somos campeõoooooes!!!!)

Parabéns caro amigo :) Mas

Parabéns caro amigo :)
Mas tal como tu eu tambémestava mais obcecado com um campeonato sem derrotas do que com uma vitória na Luz mas ainda bem que assim foi porque se me dessem a escolher entre um campeonato sem derrotas e a Liga Europa eu escolheria a segundo e sendo já campeões o Villas-Boas pode gerir melhor o plantel.

Quanto ao RGdS vi só por curiosidade mesmo e sinceramente nada de novo "Porto beneficiado, Benfica prejudicado" escutas para ali, escutas para acolá, a K7 é sempre a mesma e até parece a K7 de alguns aqui do relvado, agrada-me saber que grande parte dos meus amigos Benfiquistas detestam aquele gajo.

PS: Agora faltam os juniores.

Grande abraço

Também quero muito a Liga

Também quero muito a Liga Europa, acho que é perfeitamente possível ganhá-la e sentir-mo-nos favoritos em plenos Quartos-de-Final não acontece todos os anos... há que aproveitar. Quanto ao campeonato sem derrotas, confesso que também é uma pequena obsessão e que esse factor até vai ser bom para continuar a vibrar nas 5 jornadas que faltam. Ainda temos o Sporting pelo meio, por exemplo, e tudo pode acontecer. Mas sabes? Não estou muito confiante para 5ª feira, a festa do título pode ser-nos prejudicial...

E já que falas nos Júniores... qualquer dia vou andar-te a foder a cabeça por causa do Rui Gomes. Estou esta semana a estagiar numa equipa da 2ª Liga, qualquer dia tenho de fazer o mesmo com ele. ;)

Abraço

é de louvar a importancia que

é de louvar a importancia que o nosso clube tem dado no seu site aos juniores este ano, espero que haja continuidade depois na aposta desses mesmos jogadores.
O Rui é muito ambicioso mas cauteloso, se falares com ele cara a cara numa conversa de amigos ele diz-te exactamente o que diz lá no site do Porto "ainda falta muito para isto terminar" , o que eu mais desejo é que se ele for campeão o Porto não faça o mesmo que fez ao Ilidio Vale.

Abraço

Sou directo..

Rui Gomes da Silva é um simples cobardolas..

É a expresão que exprime melhor a sua resposta á perguna "porque se apagaram as luzes?"
"Não sei"!!!!

Ele é Vice -presidente daquele clube..

Um cobardolas que tem medo de admitir a mais simples realidade.

è esta actual direcçaõ do SLB!!??!!

Não vai ser tarefa fácil,

Não vai ser tarefa fácil, será preciso um Benfica inspirado e ao mesmo tempo de fato de macaco.

FORÇA BENFICA !!