Atacar à brasileiro e defender à italiano (crónica) | Relvado

Atacar à brasileiro e defender à italiano (crónica)

Exibição conseguida e corajosa do Sporting, na vitória sobre o Manchester City por 1-0. Xandão, de c
 
Sporting festeja golo (março 2012)
Lusa

Antes do Manchester City chegar a Alvalade, talvez muitos ingleses já consideravam que a vitória frente ao Sporting estava garantida. Enganaram-se. Os "leões" venceram esta noite por 1-0, na primeira mão dos oitavos-de-final da Liga Europa.

O início do desafio não foi marcado propriamente pelo esclarecimento, dos dois lados. Até era o conjunto português a ameaçar um pouco mais, mas as tentativas de Schaars e João Pereira foram infrutíferas.

Ainda nos primeiros dez minutos, uma contrariedade para Roberto Mancini, que viu Kompany sair lesionado. Entrou Lescott para o centro da defesa. A estatura - e a qualidade - manteve-se.

A primeira grande defesa do final de tarde foi de Rui Patrício. Na marcação de um livre a cabeça de Kolo Touré quase inaugurava o marcador, mas o internacional português esteve à altura. Minutos mais tarde, foi Barry que avisou. A bola saiu literalmente a centímetros do poste.

A primeira metade desta etapa inaugural foi equilibrada. Sem se assistir a um grande encontro de futebol, houve jogadas ofensivas com relativo perigo dos dois lados, mas as defesas superiorizavam-se aos ataques.

Entre os homens de Alvalade, era precisamente um defesa, João Pereira, aquele que aparecia mais vezes no ataque, com vários remates que no entanto esbarraram sempre, ou no guarda-redes Joe Hart, ou em defesas adversários. Com Izmailov também em bom plano, os "slaloms" de Matías eram outros dos destaques na partida.

O golo é que não surgiu até ao intervalo, numa primeira parte durante o qual o Sporting foi melhor, com uma exibição corajosa e personalizada. O City andava meio adormecido.

Depois do toque artístico, tempo de aguentar

Após o descanso não foi preciso esperar muito para surgir um golo. Ao quinto minuto, num livre cobrado por Matías, defesa de Hart para a frente e Xandão tentou numa primeira recarga. O guardião inglês não deixou. À segunda tentativa, o golo apareceu... e de calcanhar. Tento de "artista" para inaugurar o marcador em Alvalade.

A vantagem é que poderia ter durado pouco. Muito pouco mesmo, já que um minuto depois Agüero, rápido do lado esquerdo, proporcionou uma defesa complicada a Patrício.

No momento de dupla substituição - Barry por Nasri e saída de Izmailov para entrada de Pereirinha - grande remate de Kolarov, que passou a centímetros do ferro. Deu sensação de golo no "tiro" do sérvio, que mais tarde enviou a bola à barra num cruzamento.

Quem anda longe de sensações de golo é Van Wolfswinkel. O holandês, praticamente desaparecido, chegou a aparecer isolado dentro da grande área, podia ter aumentado a vantagem mas saiu quase um passe para Hart.

O certo é que o Sporting continuava melhor no jogo e até acrescentou qualidade e sobretudo garra no desempenho neste segundo tempo. Os ingleses estavam a perder, mas as ameaças eram escassas e o esclarecimento não muito grande. 

Entretanto viu-se um regresso à equipa no conjunto luso, quando Renato Neto entrou para o lugar de Matías, limitado fisicamente (provavelmente tal como Izmailov).

Num desafio com diversos rastos de voleibol, o lance mais claro foi uma mão de João Pereira dentro da grande área do Sporting. O árbitro viu e nada assinalou, entendendo que foi um gesto involuntário do português.

Já com Balotelli em campo, o italiano agitou a defesa adversária, cruzou com perigo e Silva efetuou o terceiro remate do City que ficou a centímetros do golo. Mais uma vez, Rui Patrício não tinha hipótese de defesa.

Até ao final a ordem era claramente assegurar a vantagem mínima. Com maior iniciativa de jogo e mais posse de bola, a equipa de Manchester raramente incomodava. Mérito para os jogadores leoninos, que contra Mancini jogavam... à italiano. As exceções surgiram mesmo nos minutos finais: remate de cabeça de Balotelli que ressaltou na barra e Xandão fez de Patrício e evitou o golo de Agüero quando a bola já tinha ultrapassado o guarda-redes.

Com o hino nacional a ser entoado nas bancadas de Alvalade, o Sporting surpreendeu a Europa e ganhou vantagem nesta eliminatória, com mérito e justiça. Segue-se a visita a Manchester, onde a tarefa deverá ser realmente complicada. O FC Porto pode confirmar isso.

Sporting:

Comentários [45]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Boa Soprting

Não me custa nada dar os Parabéns ao Sporting pior esta vitória "internacional".

Foi inteiramente merecida. Para os ursos e arrogantes que viajaram de inglaterra ainda mais merecido foi.

A 2ª mão é outra história que pouco interessa agora.

Jogo do ano do Sporting

O Sporting esteve impecável ontem, foi uma vitória justíssima, o City foi a Alvalade com uma enorme falta de humildade a pensar que já estava ganho e provou do seu próprio veneno, os meus parabéns ao Sporting pelo jogo do ano, no entanto continuo a achar que em casa o City vai passar, mas ao menos deram enorme luta, espero que aguentem na 2ª mão.

Grande vitória...

..parabéns Sporting!!

Não vi o jogo ,mas pelo resumo deu para ver uma equipa muito solidária.O golo é muito bonito.

Força!

Parabens Sporting

Os sinceros parabens de um benfiquista e desportista. Foi uma excelente resposta à arrogancia britanica e espero que passem a eliminatoria embora ache que vai ser muito dificil.
PS: Para os andrades do fcporco (vocês não valem nenhum, foram derrotados pelo Zenit que depois o Glorioso humilhou, foram eliminados e humilhados pelo Manchester City que, espero, o Sporting elimine e tenho grandes esperanças de apanhar e eliminar o Apoel que tambem vos humilhou...) Saudações desportivas...

Isto

So vem por a nu a pobreza franciscana que o campeonato Portuges eh.

o porto nao consegue passar uma eliminatoria com uns rotos Sovieticos, os parolos do benfica com uma equipa de remendos ganhou e passou a eliminatoria confortavelmente. O Sporting quinto classificado no campeonato ganhou ao City. O Porto"Nem deu um cheirinho", alias levou a cabazada do custume por terras de sua magestade.

Afinal qual eh o problema em Portugal de equipas como o Sporting e Benfica nao estarem em melhor posicao?

Fica mais uma pergunta no ar: Sem ser o Mourinho qual foi o treinador do Porto que saiu e foi campeao la fora ou em Portugal?...............Pois no porto ate eu era campeao sem saber ler nem escrever.

Mas isso sou ca eu a falar para os meus butoes de cor azul.

Coitado do VP, pode ser que um Olympiacos qualquer pague para ai uma raza de patacas por ele.

Olha um hipócrito de 1º..

lololololllllllllll..

O problemas do SLb e SCP é ter adeptos que são como tu..

Nos últimos 50 anos, quantos títulos europeus ganharam o SLB? E o SCP??

Quantos ganhou o FCP? Ora bem, com Artur Jorge, Mourinho, Libras-Boas..

Mais depresa se apanha um mentiroso que..

P.S. Com adeptos adversários como tu, está o FCP bem..

Tambem deves entao achar

Graca ao perder 6 pontos num campeonato por corrupcao.

Entao mas!!!!

Entao mas o Zbording Ganha e quem comenta é apenas o Luar2011 dos CASAMENTOS

Casar e o Zbording GANHAR NAO É TODOS OS DIAS!!!!!
looooooooool

Pontos de moderação e de prestigio

Boa noite!
Alguém me pode explicar como funcionam os pontos de prestigio e de moderação?
Quem dá esses pontos? Eu tb posso atribuir pontos? quais os limites negativos de pontos, etc.
Obrigado

Casamento

Dicas para um casamento perfeito
http://casamentoaoluar.blogspot.com

Money

Aprende a ganhar dinheiro na internet
Existem mais de 50 maneiras de ganhar na net
Escolhe a tua em http://ganhadinheironainternet1.blogspot.com

Ganda Zbording!!

Agora em manchester é jogar para marcar pelo menos um golinho. Se vão lá para o 0-0 não auguro nada de bom.

não é só o chafarica de carnide que ganha

vês

Fosse sempre assim o Relvado...

... e se calhar retomava esta labuta diária...

O Sporting tem que ganhar mais vezes, parece que espanta os urubus armados em papagaios!! Deve haver muito puto nas urgências hospitalares, hoje, a desencravar espinhas da garganta...

Força, Sporting!! Força, Sá!!

Chamem-me "adepto das vitórias" (quem me conhecer há meia-dúzia de semanas), mas não resisti a fazer uma pausa de alguns minutos na árdua etapa de trabalho que estou a atravessar para vir cá deixar uma palavra de força ao meu clube, que hoje soube ir desenterrá-la a uma cova que ameaça novamente ficar funda demais para que se reencontre seja o que for...

E que reconforto ver o Leão Sá Pinto nas imediações do banco de suplentes (e quase nunca lá sentado), que arrepio vê-lo no meio da maralha dos festejos do golo, misturado com os jogadores e com uma expressão que não engana!!

Domingos é um gentleman, portou-se como gente grande e deixou uma saudade de simpatia e de bem-estar, mas o Sá Pinto é loiça verde, daquela que não parte, por mais vezes que caia ao chão.

Gostei de ver os 60 minutos finais que me foi permitido ver do jogo de hoje. Garra, empenho, luta como há muito não se via... Espero que seja para durar, para muitos jogos, e não apenas para os de gala, conforme referiu muito a propósito o nosso treinador, no final...

Força, Sporting!! Força, Sá!!

PS1: Como já li hoje, um dos sabores mais doces desta semi-vitória (faltam os outros dificílimos 90 minutos) foi calar os pategos que cada vez mais pululam por aqui e que, ao contrário das pessoas normais, que neste momento "estão nem aí", devem estar com uma cachola do tamanho da sua cara-de-pau...

PS2: Back to work!!

Ganhou apareceu...

..diz ele que é o trabalho :).

Abraço Cold!!

Eheheh... Grande Curva!

Eheheh... Grande Curva! ;)

Espero que tenham sido sinceros os teus votos para passarmos os citizens... ;)

Abraço!

Claro que foram!

Força,como disse na altura não fiquei nada convencido.

Abraço Amigo.

Grande Cold

muitos parabéns pela vitória, longe de resolvido, mas esta já ninguém tira.....

p.s.O problema do Sá Pinto não é ser loiça que não parte, o problema é quenado ele decide partir a loiça mesmo.... ehehehe
Abraço

Lol Ele anda mansinho

Lol

Ele anda mansinho demais... é para desconfiar... ;)

Abraço!

...

...eheheh... um abraço.

Depois do cabelo do Paulo Bento...temos os suspensórios do Sá Pinto... :)

E as cotoveleiras "à Vítor

E as cotoveleiras "à Vítor Pereira"... lol

Abraço!

Man, hoje e sempre é dia de festa para nós do «MAIOR o SPORTING

de PORTUGAL», nãon te mates a trabuquir..., amanhã é outro dia, já cantava e tinha como refrão o grande António das Variações "...não deixes para amanhã, o que podes fazer...", é assim o inadiável nãon tem justificação o resto logo se faz..., goza o momento como cá o "JE" e os restantes Sportinguistas estão a fazer, nãon te mates a travalhar...???!!! É na boa ó meu...

P.S.3 e meio - O work não se acaba..., acaba é connosco primeiro!!! Saia RISADA.

Grande P.S.3 e meio (e não,

Grande P.S.3 e meio (e não, não é a nova consola), pá! ;)

O problema é que, por cá, não há alternativa... ou se acaba com o work que há para acabar ou então é igual a zero, a como se nunca tivesses chegado sequer a pegar nele...

Ontem, os "nossos" também trabalharam, e bem, e, quando assim é, quem anda a dar o litro fica sempre com uma consolação...

Abraço! E que isto seja para continuar!

LA LA LALALA LA LA

ABRAÇO Cold.
SA

Abraço,

Abraço, sportinguista!

Encontramo-nos "lá", daqui a umas semanitas... ;)

Bem, esta surpreendeu-me.

Bem, esta surpreendeu-me. Acho que não eram só os ingleses que achavam que iam ganhar, a grande maioria também achava, sportinguistas incluidos. Mas hoje o Sporting teve mais raça e uma ponta de sorte, e conseguiu uma improvável vitória sobre os novos-ricos de Manchester. Pode não servir para passar a eliminatória, mas é uma grande injecção de moral nos jogadores sportinguistas...e deu mais 3 pontos ao ranking português, que anda precisado. Mancini lá saiu de novo de Alvalade de mãos a abanar.

PONTA DE SORTE TEM O CITY

CARO SRº , SÓ QUERIA O CARDOZO , O VELHINHO LIÉDSON para este s sairem daqui com 3 batatas não duvide disto , jogamos sempre com um a menos já melhoramos antigamente éra 2 djaló - e postiga

parabéns

lagartos!

polo, maior, pigs, etc...

parabens sporting e galinholas

estão a salvar a honra do convento