A Liga Europa é o plano B | Relvado

A Liga Europa é o plano B

É perfeitamente possível, com esta equipa, o Sporting erguer a taça da Liga Europa.
 
Jorge Jesus apresentado em Alvalade

Elaborei este artigo no início de setembro, após ter a certeza que nenhum jogador dos habituais titulares sai do Sporting. A eliminação da Champions foi um forte revés a nível financeiro, e a SAD do Sporting poderia não ter resistido a vender. Felizmente, resistiu, e na minha opinião, vale a pena o esforço. O Sporting tem um conjunto de jogadores que de certeza absoluta serão ainda mais valorizados com Jorge Jesus, e terão muito mercado na próxima época, o que permitirá, quase de certeza, um importante - e inevitável - encaixe financeiro. Rui Patrício, Jefferson, William Carvalho, Adrien Silva, João Mário, Carlos Mané, Slimani, e quem sabe, Gelson Martins, serão jogadores com muito mercado. Se Jorge Jesus cumprir o seu 2º ano de contrato, na próxima época, acredito que não será tão difícil a adaptação da equipa sem alguns dos atuais jogadores ditos fundamentais. Nesta primeira época de Jorge Jesus, é muito importante manter os melhores, porque só os melhores podem assimilar mais depressa as ideias de Jorge Jesus no imediato.

É também fundamental manter os melhores esta época, porque o Sporting, na minha opinião, tem a melhor equipa dos últimos anos, quiçá, desde a última época em que foi campeão nacional. Atualmente, já não se pode dizer que o Sporting tem uma equipa muito jovem, e sem estaleca para lutar por grandes competições. Vejamos então os jogadores do Sporting:

- Na baliza, há um internacional português como Rui Patrício. Creio que por aqui não haverá grandes problemas.

- Na lateral-direita, creio que o internacional português João Pereira ainda é melhor jogador comparativamente a Cédric (o único titular da época passada que foi vendido). Já Ricardo Esgaio, desenrasca quando é necessário.

- Na lateral-esquerda, Jefferson é possivelmente o melhor jogador nessa posição a atuar na Liga Portuguesa. Já Jonathan Silva, tal como Ricardo Esgaio, também não compromete quando é chamado a jogo.

- Os centrais não são de top, mas também não são fracos. Servem perfeitamente para lutar pelo título e na Europa, desde que bem orientados pelo técnico Jorge Jesus. Paulo Oliveira, Naldo, Ewerton, ou Tobias, estão ao nível dos desafios traçados.

- O meio-campo, penso que será o setor mais forte do Sporting ao nível de qualidade\quantidade, tendo em conta que o 4-4-2 de Jorge Jesus só implica dois médios para o miolo. São eles William Carvalho, Aquilani, Adrien Silva e João Mário. Todos eles jogadores internacionais pelas suas seleções.

- Nas alas, há Carrillo, Ruiz, Mané e Gelson Martins. Também Carrillo e Ruiz são indiscutíveis pelas suas respetivas seleções. Carlos Mané é já uma certeza, e Gelson Martins, é espectável que “expluda” já esta época. Há também muita qualidade neste sector.

- Na frente, há Téo Gutierrez, Slimani, Montero e Tanaka. Também Téo e Slimani são titulares nas suas respetivas seleções . Ou seja: há dois bons titulares como Téo e Slimani, e dois bons suplentes como Montero e Tanaka. Penso que por aqui o Sporting também está bem servido.

Parece-me claramente que Jorge Jesus está a ter muito melhores condições, em relação às condições oferecidas a Marco Silva. Se na época passada deu para ganhar uma Taça de Portugal, creio há a obrigação do Sporting ser esta época campeão nacional, ou... ganhar a Liga Europa. A Liga Europa poderá ser o plano B. Creio, que esta equipa tem qualidade em quantidade para fazer a gestão da equipa nas duas provas, nunca esquecendo que o campeonato nacional é a prioridade.

Depois do Sporting ter sido prejudicado pela arbitragem na eliminatória contra o CSKA, temos que olhar para a Liga Europa como uma 2ª oportunidade. Uma oportunidade de se vingarem contra os azares europeus desta temporada, e também, da temporada anterior, em que uma bola que bateu na cara de Jonathan Silva pôs o Sporting fora dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. São injustiças que não podem desanimar os jogadores, mas sim dar-lhes mais garra para a próxima aventura europeia.

Nos últimos anos, o Sporting chegou a uma final e a uma meia-final, o FC Porto conta com duas vitórias na competição, o Benfica tem duas finais (com Jorge Jesus), e até o SC Braga disputou uma final com o FC Porto. É perfeitamente possível, com esta equipa, o Sporting erguer a Taça da Liga Europa. Desde que haja vontade de lá chegar, penso que esta equipa tem qualidade para isso.

Esta equipa, em condições normais, estava na Liga dos Campeões, com possibilidades de conseguir o apuramento para os oitavos-de-final - tal como na época passada. É verdade que só a arbitragem não explica tudo. Naturalmente que houve erros próprios, mas bastava que não tivessem anulado aquele golo ao Slimani, e a 2ª parte mal jogada do Sporting nem seria motivo de conversa. Como disse Jorge Jesus: foi limpinho! Parece-me quase impossível que o fiscal de linha consiga olhar para a bola no ar, e ter a perceção se a bola passou para lá da linha. Não sei o que passou pela cabeça do fiscal de linha naquele momento, mas quero acreditar que na UEFA não há necessidade de promover determinados clubes, e prejudicar outros.

O mesmo não se pode dizer da Liga Portuguesa. Na Liga Portuguesa, em condições normais, o Sporting irá bater-se até ao fim, mas, com o que vimos nas três primeiras jornadas, e com aquilo que tem sido o passado recente do futebol português, ponho algumas cautelas. Se no jogo contra o Tondela, há quem repita constantemente que João Pereira pisou a linha, esses mesmos “intelectuais” já não referem o golo do Tondela marcado com o braço. Na 2.ª Jornada, contra o Paços de Ferreira, será que aquele penálti seria marcado noutros estádios? Na 3.ª Jornada, em Coimbra, como foi possível Bruno Esteves ter recolocado a Académica de novo no jogo, após inventar um penálti a favor da Briosa, e minutos depois, num lance semelhante na área da Académica, não ter assinalado nada? Claro que na 2ª parte não teve outro remédio senão assinalar aqueles dois penáltis a favor do Sporting. Mas está feito o aviso: durante a época, será mais do mesmo...

Assim, a Liga Europa, poderá ser um interessante plano B, caso seja impossível vencer o campeonato, e demonstrar que lá fora é possível ganhar, mesmo não ganhando nada cá dentro. Ao contrário de outros, que não fazem nada lá fora, mas que cá dentro usufruem do chamado "manto protetor".

Também não me esqueço da final da Taça UEFA perdida em Alvalade, precisamente contra o CSKA, e com a atual equipa do Sporting, creio que haverá condições para poder exorcizar esses fantasmas, ganhando a competição. Este Sporting parece-me mais equilibrado do que em 2004-2005. Mas claro, o Sporting não poderá estar à mercê de mais azares nos jogos europeus.

Mas atenção, o campeonato terá que ser sempre a prioridade. E o facto de o Sporting estar obrigado a rodar jogadores na Liga Europa poderá ser benéfico para o campeonato, tendo em conta que esses jogadores terão mais ritmo competitivo e entrosamento com a equipa, para estarem mais bem preparados quando forem escolha inicial em jogos do campeonato. Ao longo de uma época, poderá haver um desgaste derivado a muitos jogos nas pernas; mas se um jogador jogar com pouca regularidade, quando for chamado a jogo, também não estará no ritmo competitivo ideal.

Sporting:

Comentários [14]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

acho que o sporting tem

acho que o sporting tem hipoteses de passar a fase de grupos, mas vai ser renhido pois besiktas e lokomotiv sao mais fortes, mas se conseguirem o brilharete depois é esperar que nao apanhem nenhuma piranha (os tubaroes estão noutro tanque).

este artigo espelha bem o a visao sportinguista, eles vivem iludidos e tao disfasados da realidade, quase vem no sporting um colosso, que a nivel nacional ganha um campeaonato 20 em 20 anos... Mas la esta, ganharm um jogo ao benfica nos ultimos 17 e ja sao os maiores de novo. Daqui a 17 jogos voltam a ser os maiores mais grandes outras vez e assim vai o reino do leao.

basta qq pequeno acontecimento no clube e ja acham que e tudo cantado, o sporting em toda a historia chegou a uma final europeia, ja este ano nem sequer conseguiu se qualificar para champions, tem revelado tremenda falta de estofo europeu ( a ultima vez que apanharam um tubarao na champions levaram 12 boladas) e pronto como viram que o benfica foi recentemente a duas finais da liga europa acham logo que aquilo é facil e vao la chegar tambem. Estes sportinguistas estao sempre em bicos de pes a colarem-se a aguia, pensam que sao leoes mas sao gatinhos que nem a aguia se quer esforçar para os devorar...

Qualquer maluquinho...

pode julgar que tudo gira à sua volta...

Lampião do caralho....

LOLOL

... Ó javardo analfabeto, cheguei aqui..."disfasado" e parei... LOLOLOL

Mas que gajo mais analfabeto meu Deus... Hohohohohohoho

Achas?

A jogar como jogaram hoje?

ohohohohohohohohohohoh

A Liga europa é uma competição a eliminar, por isso,

é muito precoce alguém se apresentar como candidato. O certo é que o lugar dos clubes grandes portugueses, onde o Sporting está, é na primeira divisão europeia, e não na segunda... mas estando lá, e mesmo tendo em conta a menor valia dos clubes que lá estão, é muito precoce um clube como o Sporting marcar como um objectivo ganhar esta competição, até porque, o Sporting não tem um plantel assim tão vasto para poder rodar um pouco a equipa.

Sobre o plantel: a dupla de centrais habitual é a mais fraca do campeonato, não existe um líder, alguma velocidade em Paulo Oliveira existe, mas nada de especial, e sem uma grande experiência ao nível de clubes grandes. Opções, então não existem, o puto ainda parece ser muito verde como demonstrou no ano anterior, e Naldo, percebe-se bem porque teve a carreira que teve.

Na lateral direita, acredito que o puto possa fazer bem a posição, mas João Pereira nem por isso...

Depois, à frente, sem Carrilho não existe um verdadeiro craque nesta equipa, com juventude e talento para fazer a diferença e já com alguma experiência... do outro lado, existe um tipo que corre para trás, que percebe muito sobre futebol, mas sem pulmão.

No meio campo, é o local onde parece que existem titulares e suplentes à altura.

No ataque, parecem existir titulares, mas não suplentes.

Como tal, acho que muito dificilmente o Sporting fará qualquer coisa na Liga Europa, teria que viver para ela, no entanto, mesmo que não ganhe o campeonato, o Sporting tem que conseguir pelo menos o 2º lugar depois da contratação de JJ, caso contrário, BdC começará a ser contestado, é que apostar exclusivamente numa competição a eliminar, é meio caminho andado para se acabar sem ganhar nada, especialmente, se tiverem pela frente ainda 1/4ºs de final ou oitavos...

Não concordo muito com essa tua visão

Não concordo muito com essa tua visão de que uma competição é a 1º divisão, e a outra a 2º divisão. Para mim são competições da UEFA, e marcar presença numa final, é em ambas prestigiante, independentemente da diferença de importância de ambas as provas. Se formos ver, só 16 equipas podem passar a fase-de-grupos da Liga dos Campeões, e há 8 que saltam para a Liga Europa. De certeza que para lá dessas 16 equipas, dará para termos uma boa competição.

Adiante: com o jogo que vi hoje, ponho as minhas dúvidas no artigo que escrevi, confesso.

Então o Jesus assume que quer chegar à final, e faz uma rotatividade que mais parecia que estava a jogar na Taça da Liga ? Mete um puto no centro da defesa, quando ganhar estes jogos em casa era fundamental?

Mais vale dizer que jogará jogo a jogo, em vez de falar em chegar à final ! Porque eu como um simples apoiante, não só tenho a opinião que o Sporting tem equipa para isso, como acima de tudo, tenho esse sonho !
Ora isto é gozar connosco !!

Perder 1-3 em casa com o 7º classificado da Liga russa, que só pela Taça da Rússia conseguiu qualificação ?

Ou será que o balneário já está desnorteado em relação a outras polémicas ?

Quanto ao Bruno, esta época dirá muito do seu futuro. Se ganhar, continuará a ser o Deus-Sol, se perder é como os outros, vai para a rua ! É que para além das ilusões e promessas sem fim, ainda está ai à porta os casos doyen e outras trapalhadas !!

Sobre a dimensão europeia que a Liga europa dá,

relembro o último parágrafo dum artigo que fiz sobre dimensão europeia há dois anos..

"Para aqueles, portistas e benfiquistas, que discordem da falta de importância da Liga Europa para dar dimensão europeia a qualquer equipa, faço a seguinte questão: CSKA, Sevilha, Espanhol, Middlesbrough, Rangers, Fulham, Bilbao, Braga... são equipas de dimensão europeia? É que são todas equipas que chegaram à final da Liga Europa nos últimos 10 anos..."

A 2ª liga portuguesa também é uma competição oficial da Federação, no entanto, será sempre melhor para qualquer clube disputar a primeira Liga que a segunda... ou seja, se passam 16 clubes aos oitavos de final da Champions, esses são os melhores 16 clubes, os que vão para a Liga Europa, com os que lá estão, são a segunda divisão europeia. Por isso, existem as divisões.

Bom, mas isto é só uma aparte.

Sobre o resto, percebo o teu sonho, só discordo que o Sporting tenha equipa para ficar em 2º lugar do campeonato e ao mesmo tempo disputar a Liga Europa, e acho que JJ sabe isso, e é por isso, que jogou com a equipa que jogou ontem.

Sobre BdC não sendo fã, aliás, o tipo é mesmo irritante, com um comportamento, que roça o ridículo várias vezes, acho que mesmo assim, mesmo que perca em campo, mesmo que perca os casos em tribunal, ainda continua a ser o vosso melhor presidente desde há muito tempo, isso não invalida que concorde contigo, ele realmente deu muitos tiros nos pés, para mim, o pior de todos eles foi antagonizar-se com Marco Silva.

A ver vamos o que o futuro diz.

Cpts.

Isso tem muito que se lhe diga

Por exemplo, o Braga, embora tenha pouca tradição, era o então vice-campeão português, disputando o titulo até à última Jornada com o SLB.

O Sevilla não tem tradição europeia, no entanto, foi 5º classificado da liga mais difícil do mundo, atrás de monstros como Barcelona, Real Madrid, e só ficou a 1 pontos do Valência, e a 2 do Atlético.

O Chelsea em 2013 despensa apresentações. O Atlético de Madrid ganhou 2, equipa que esteve na base do futuro campeão espanhol de 2014 estando a segundos de ganhar a champions. O Porto de 2011, se calhar até era superior ao Porto de Mourinho.

Claro que é uma prova em que clubes que não têm tradição, mas que estão em forma, podem surpreender.

Dá acesso a uma final da supertaça europeia...

Sei que o Porto é o único clube português que ganhou uma Champions, mas não exageremos... Quando a ganharam em 2003 e 2011 festejaram tanto, ou mais, como um campeonato.

Quanto ao resto admito que tenhas razão. Mas coloco uma questão: se o Jesus abdica dos jogos europeus, para se dedicar por inteiro ao campeonato, como será se não o ganhar o titulo ? É que para além de perderem o campeonato, ainda deixam uma imagem muito negativa lá fora...

A imagem dum clube português, não tem grande importância

quando faz porcaria, ninguém está a ver o que Porto, Benfica ou Sporting estão a fazer... lembram-se de nós, quando fazemo coisas boas, porque negativas, para o resto da Europa, é expectável... essa é que é a realidade.

Para mim, o grande campeonato de JJ, o mínimo, é ficar à frente do Benfica, claro está, que ficando, também quer o título, isso seria a platina, mas o ouro, é mesmo ficar à frente do Benfica, e se ficar, BdC e ele, ficam bem...

Sobre o que disseste, essas equipas grandes, não ganharam dimensão europeia pelo que fizeram na Liga europa, mas pelo que fizeram antes na Liga dos Campeões, por estarem sempre lá... o resto, Bragas e Sevilhas, são boas equipas, mas lá está, também existem boas equipas na nossa 2ª Liga, o certo, é que quando pensas nas primeiras 20 equipas europeias, irás lembrar-te sempre daquelas que, mesmo não ganhando, estão presentes constantemente nos oitavos e quartos de final da Champions... isso não invalida que se caírem na 2ª Liga não a ganhem, o Guimarães caiu na nossa 2ª Liga, e voltou, é normal... mas o Guimarães não tem a reputação que tem, porque conseguiu disputar a 2ª Liga, tem porque disputa com sucesso a 1ª Liga apesar de não a vencer.

Há dois anos, quando Jardim qualificou o Sporting para a Liga dos campeões, vi muita gente a dizer, que o objectivo do Sporting seria a Liga europa, até porque JJ com maiores meios quase que invariavelmente ia lá parar com o Benfica... pois bem, eu disse logo, antes da competição começar, que o objectivo de qualquer clube grande português são, pelo menos os oitavos de final da Champions, é lá que os nossos melhores têm lugar, e o Sporting apesar de ter menores meios, tinha todas as condições para disputar o seu lugar, como se veio a confirmar... não é assim tão complicado, num grupo normal, é um objectivo perfeitamente ao nosso alcance. Dou-te um exemplo, o Lyon na década passada, nunca ou raramente foi à LIga europa, não ganhou nenhum troféu, mas quando pensavas em equipas de dimensão europeia, de CHampions, tinhas que incluir essa equipa.

Tem importancia

Tem importância ao nível da visibilidade dos jogadores, de receitas de jogo, do entusiasmo dos adeptos, para atrair patrocinadores (neste momento o SCP não tem patrocínio!!!), ou nem que seja por uma questão de orgulho. Nada de atrai a abordar competições da UEFA só por estar...

Olha, na antiga Taça dos Campeões, até o Notingam Forest, o Estrela Vermelha, e entre outros clubes que hoje não conhecemos, estiveram em finais....

Mas admito que não basta ganhar a Liga Europa. É necessário ter a capacidade de vez em quando, passar a fase de grupos da Champions.

Na última final da Liga Europa, lembro-me do Unay Emery ter dito que se ganhassem a Liga Europa e se qualificassem para a Champions, tinham a responsabilidade de dar o passo seguinte, que passava por chegar aos Oitavos de final. Na verdade, também não tiveram muita sorte com o sorteio, já que ficaram no grupo do City e da Juventus. Mas tudo está em aberto...

Repara no Arsenal. É presença constante nos Oitavos da Champions, mas nunca a conseguiu vencer. A Liga Europa sempre seria um prémio de consolação. Porque na prática, os adeptos não festejam Taça nenhuma, só por estarem nos Oitavos da Champions.

O Valência esteve na final da Champions em 2000 e 2001, e perdeu ambas as finais. Depois em 2004 teve o prémio de consolação ao ganhar a Taça UEFA...

Se o Sporting ficar em 2º no campeonato, talvez a casa não vá abaixo, mas não deixará de criar algumas divisões no clube. Afinal, com BdC, já saiu Jesualdo Ferreira, Leonardo Jardim, Marco Silva, e agora temos o Sr.5 milhões...

No mínimo, é ficar em 2º, ganhar uma Taça (de Portugal, de preferência), e dar mostras de que a equipa será mais forte para o ano.

No entanto, quero acreditar que se irão bater até ao fim, e se desistem da Liga Europa, e não ganham nada, pode estar o caldo entornado! E saber se o Jesus quer continuar para o ano... todos os anos há um treinador novo.

E digo-te uma coisa: das poucas coisas boas que este presidente tem feito, é contratar treinadores. Mas até com eles ele se mete, e são eles que têm segurado o barco...

hehehehehehe...

cepórtém, tu nunca vais acabar, hehehehehehehehe...

.....

E tendo em conta que ainda não se sabe quais as equipas que saltam da champions.

Gostei das declarações do Jesus

Gostei das declarações do Jesus e do Adrien na conferencia de imprensa de hoje. Demonstram ambição, e que há a noção das capacidades da equipa.

Força Sporting !

e as declaraçoes do " TOU _ME

e as declaraçoes do " TOU _ME A CAGAR LITERALMENTE PARA A LIGA EUROPA" do jesus apos derrota em casa com o lokomotiv.

nao percebo para que pagar tantos milhoes a um tecnico que nao faz gestao, apenas coloca todas as fichas no campeonato. 6 milhoes para isto?!? nem champions ? nem nada?
que farsa!