Sp. Braga no play-off da Champions... se Chelsea vencer Bayern | Relvado

Sp. Braga no play-off da Champions... se Chelsea vencer Bayern

Em caso de triunfo dos londrinos na final da Champions, bracarenses não terão de jogar pré-eliminató
 

O Sporting de Braga entrará no play-off de acesso à Liga dos Campeões em futebol da próxima época caso o Chelsea vença a final desta temporada, confirmou hoje a UEFA.

Num esclarecimento prestado à agência Lusa, o gabinete de comunicação da UEFA confirmou que o Sporting de Braga será promovido da terceira pré-eliminatória para o play-off (última ronda de apuramento) caso o clube inglês se sagre campeão europeu.

Se o Chelsea vencer o Bayern de Munique, a 19 de maio, entrará diretamente na fase de grupos da próxima edição, “sacrificando” o quarto classificado da liga inglesa, que sairá da vaga do play-off para a mesma fase de qualificação da Liga Europa.

Num cenário de vitória dos londrinos a 19 de maio, o play-off da Liga dos Campeões 2012/2013 será disputado pelos quartos classificados dos campeonatos espanhol e alemão (Borussia Moenchelgladbach) mais os terceiros de Portugal (Sporting de Braga), França e Itália, bem como o vice-campeão da Rússia, que também beneficia de um triunfo do Chelsea.

Estes clubes disputarão o decisivo play-off com outras quatro equipas provenientes da terceira pré-eliminatória.

Relativamente aos clubes portugueses na Liga Europa não serão afetados pela final da Liga dos Campeões.

O vencedor da Taça de Portugal entra diretamente na fase de grupos, o quarto classificado no play-off e o quinto na terceira pré-eliminatória.

Se o Sporting, que já assegurou o quarto lugar no campeonato, ganhar a Taça, entra diretamente na fase de grupos da Liga Europa, enquanto o Marítimo, quinto classificado, segue para o play-off, enquanto o Vitória de Guimarães, sexto, entre na terceira pré-eliminatória.

Caso seja a Académica a vencer, é o clube de Coimbra a entrar na fase de grupos, seguindo o Sporting para o play-off e o Marítimo para a terceira pré-eliminatória. O Vitória de Guimarães fica fora da corrida.

Liga dos Campeões:

Comentários [14]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Com a cagueira que andan

Nao me admirava nada ver o chelsea ganhar a final!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Estás a falar a sério?

Porque é que achas que chamamos a taça das caricas/cerveja e que vale tanto como a taça ibérica? Porque ao contrário de Inglaterra, Itália, França, a nossa não dá acesso a nada. Daí que era preferivel deixar de existir, ou ser noutro formato que não o actual.

"Se acabámos esta época em 5º lugar no ranking UEFA, porque é que o 3º classificado no campeonato não vai ao playoff da Liga Europa, mas sim às 3ªs pré-eliminatórias da mesma (sem contar com a situação desta notícia)?"

O nosso 3º classificado, entra na pré eliminatória da Champions e não da Liga Europa. Antes só entrava o 1º directamente, e o 2º classificado entrava na pré eliminatória. Penso que se conseguirmos manter o 5º lugar, para o ano, conseguimos meter mais uma equipa nas competições europeias.

?

"Porque é que achas que chamamos a taça das caricas/cerveja e que vale tanto como a taça ibérica? Porque ao contrário de Inglaterra, Itália, França, a nossa não dá acesso a nada. Daí que era preferivel deixar de existir, ou ser noutro formato que não o actual.". Pois, mas a pergunta é essa! Porque é que não dá acesso? Vais-me dizer que a Taça de Portugal é muito competitiva...

"O nosso 3º classificado, entra na pré eliminatória da Champions e não da Liga Europa.". E não foi isso que eu escrevi?

Errata

""O nosso 3º classificado, entra na pré eliminatória da Champions e não da Liga Europa.". E não foi isso que eu escrevi?"". Tens razão, sabe-se lá porquê não consigo editar esse meu comentário, mas eu no outro queria dizer "Champions" e não "Liga Europa".

Sinceramente, depois de ter lido esta notícia, continuo sem perceber por que razão o Braga é afectado. De qualquer das maneiras podias responder ás minhas outras perguntas?

Pois não, não foi isso que

Pois não, não foi isso que escreveste, por isso meti entre aspas o que escreveste e por baixo corrigi. Ou há ai algum mal entendido entre o que lês e o que escreves ou então não sei.....

Lol,

eu enganei-me e tu também te enganaste. Não consigo editar o meu comentário, dá-me "Acesso Negado", não sei porquê, daí eu ter criado o anterior a este. Basicamente: porque é que a nossa taça da liga não dá acesso e a dos outros dá? Até houve aqui há uns tempos um gajo que criticou isso. E não te esqueças que para lá metermos uma 3ª equipa (excluindo a situação desta notícia), essa equipa tem de eliminar duas (uma nas 3ªs pré-eliminatórias e outra no playoff), o que eu duvido.

Tem a ver com estatutos

A nossa não conta para nada, é como se fosse um torneio daqueles do Verão. E mantendo nos moldes em que está, era preferivel ser só para os clubes da 2ª liga, e dos da 1ª que não tivessem acesso ás provas europeias (tipo a partir do 6º classificado). Até porque a unica coisa que se ganha, é 1 milhão de euros, que dá jeito a esse tipo de equipas.

Em relação ás outras perguntas:

O Sporting, entrava na mesma para a fase de grupos. mesmo que tivesse em 10º. O vencedor da Taça de Portugal entra directamente. Se ganhar a Académica, entra directamente.

O Finalista vencido, só ganha o prémio monetário.

O Porto esta época entrou directamente para a Champions por ter ficado em 1º no campeonato. Foi para a Liga Europa por ter ficado em 3º do grupo.

o 3º classificado, só entra nos playoffs para a próxima época. Os pontos amealhados este ano, e que de momento nos dão o 5º Lugar, só são contabilizados na época seguinte.

Lá está, porque a taça da liga desses países está feita num formato diferente dos nossos. Contam para os pontos de ranking da Uefa e tudo. A nossa não.

Mais que isto não sei.

Não

sei se finalista da taça de portugal ganha alguem dinheiro, mas podia ir às 3ªs pré-eliminatórias da liga europa se perdesse a final com uma equipa que se qualificou para a champions. As taças da liga não contam para os pontos do ranking da uefa desses países. Não sei se o formato da nossa é diferente do das outras e se efectivamente for, não sei se é por sê-lo que não dá acesso à liga europa, mas se desse o 5º classificado no campeonato seria sacrificado. Se calhar não querem que isso aconteça (partindo do pressuposto que tínhamos a hipótese de o vencedor aceder às provas da uefa)...

Lol,

não respondeste a nenhuma pergunta das de baixo.

?

"O Porto esta época entrou directamente para a Champions por ter ficado em 1º no campeonato. Foi para a Liga Europa por ter ficado em 3º do grupo. "? Não foi isso que eu perguntei, lol, isso sei eu. O que eu perguntei escrevi foi "É que o Porto venceu a última Taça de Portugal e teve que disputar o playoff da competição". Eu estava a falar da taça ganha pelo vosso clube em 2010 e do facto de terem que disputar o playoff da liga Europa na temporada seguinte porque tinham acabado a edição anterior do campeonato (o último que ganhámos) em 3º lugar. Actualmente, segundo esta notícia, o vencedor da taça de Portugal vai à fase de grupos da liga Europa, mas o vosso clube, que se sagrou vencedor, não foi. Foi por termos subido no ranking UEFA?

Quanto à Taça da Liga, tens a certeza que é por causa disso? Por não ter o mesmo formato da que a deles? E quais são as diferenças, então? E por que é que não mudam o formato da nossa para o das outras, para incentivar os outros clubes (o vencedor iria à Liga Europa)? Os vencedores das Taças da Liga desses países vão a que fase da Liga Europa? À fase de grupos, às pré-eliminatórias ou ao playoff? Quanto dinheiro é que o vencedor da nossa taça da liga recebe?

Sabes se algum clube se apurar para a fase de grupos da Liga Europa através da posição em que acabou o campeonato? Por outras palavras, só lá vai se tiver vencido a última edição ou se tiver vencido a respectiva taça desse país (este último, só nalguns países, pelos vistos)?

Quando a isso do ranking UEFA, pelo que escreveste só entra em vigor duas épocas depois, é? Ou seja, na prática é como se fôssemos iniciar a próxima época em 6º lugar, apesar de estarmos em 5º lugar, e só daqui a 2 épocas é que estamos em 6º lugar (independentemente de descermos ou subirmos no ranking UEFA)? Porque é que o lugar no ranking UEFA mais recente não entra em vigor na próxima época, mas sim duas épocas depois?

Epá tanta pergunta lol

Antes só entrava para os grupos da champions o 1º classificado. o 2º ia aos playoffs. o 3º ia para a taça uefa, o quarto aos playoffs. etc

Neste momento entra o 1º e o 2º directamente para os Grupos da champions, o 3º para os playoffs da champions. E a isso deve se sim, á subida do ranking. Pelo que percebo, anda sempre atrasado 2 épocas. Não sei se na altura foi devido a isso ou não, ou se mudou entretanto. Como te disse mais que isto não sabia ;)

Sei que também houve bronca por causa do patrocinio da Bwin. Nem sei quais os critérios que tem que ter, mas alguma coisa não está de acordo com os estatutos da Uefa, para não contar para ranking nem para entrar em competições europeias. Pode ser que alguém daqui possa responder a isso. O nosso vencedor da taça da liga, recebe 1 milhão de euros.

O 4º acho que entra directamente para a fase de grupos da Liga Europa.

Já sabia

disto: "Sei que também houve bronca por causa do patrocinio da Bwin. Nem sei quais os critérios que tem que ter, mas alguma coisa não está de acordo com os estatutos da Uefa, para não contar para ranking nem para entrar em competições europeias. Pode ser que alguém daqui possa responder a isso. O nosso vencedor da taça da liga, recebe 1 milhão de euros.", mas de qualquer das maneiras muito obrigado por responderes a estas perguntas.

O 4º classificado no campeonato vai ao playoff da Liga Europa, daí não haver, penso eu, um clube que se apure para a fase de grupos através da posição em que acabou o campeonato, o que é estúpido, na minha opinião. O que eu acho estranho é a vitória na taça de Portugal dar, agora, entrada automática na fase de grupos da liga europa, mas em 2010, quando o Porto a ganhou, teve que ir a playoff. Isso tem a ver com o facto de termos subido no ranking UEFA? Quanto ganha o vencedor da taça de Portugal? Basicamente a UEFA acha que a nossa taça da Liga não é tão competitiva como a desses 3 países, é isso? Outra coisa: também não percebi como é que a vitória do Chelsea pode dar o playoff da Champions ao Braga.

Já percebi,

entrou em vigor uma nova regra que diz que as equipas que se apuram para a fase de grupos da liga Europa são os vencedores das taças de cada país (não taças da liga) dos 6 países primeiros classificados no ranking UEFA (nós estamos em 6º lugar devido ao ranking da época de 2010-2011), para além do anterior critério que consiste no apuramente para a fase de grupos da Liga Europa se o clube em questão tiver vencido a última edição da Liga Europa. Só através de uma destas duas formas é que um clube se pode apurar para a fase de grupos da Liga Europa (não se pode apurar para a fase de grupos da Liga Europa através da posição em que acabou o campeonato), daí o Porto, em 2010, ter sido obrigado a disputar o playoff da Liga Europa, porque não existia ainda este critério. Outra coisa: o finalista vencido da taça de Portugal pode ir à liga Europa (dependendo da vaga que o país tem, sendo sempre a vaga mais precoce) se perder com uma equipa que se qualificou para a Champions, fazendo com que a equipa que ia à fase mais precoce da Liga Europa não vá a nenhuma competição da UEFA.

Quanto à questão da taça da liga, não tem a ver com competitividade, mas sim com o facto de o nosso país não ter feito um pedido à UEFA para que o vencedor vá à Liga Europa (a França e a Inglaterra fizeram-no), com o custo de se ficar com menos uma vaga para a Lga Europa através do campeonato. O vencedor da Taça da Liga entra na fase mais precoce a que o país tem uma vaga (a não ser que elas já se qualificaram por outros meios, via campeonato ou taça).

Quanto ao Braga, se o Chelsea ganhar a Champions qualifica-se para a fase de grupos da própria como detentores do título de campeão, já que existe uma regra que diz que mais de 4 clubes por cada país não se podem qualificar para a champions, fazendo com que a equipa 4º classificada no campeonato inglês não se qualifique para a Champions (qualificando-se para o playoff da Liga Europa ou para a fase de grupos se essa equipa que acabou o campeonato em 4º lugar tiver ganho a edição anterior da Liga Europa ou tiver vencido a taça do país). Então, o seu 4º lugar fica vago. A vaga vai ser preenchida ao se mover uma equipa do país classificado em 6º lugar no ranking UEFA (primeiro país que não tem uma vaga no playoff da champions ainda) , que é o nosso país, das 3ªs pré-eliminatórias para o playoff. Essa equipa é o Braga, nesta época. E para compensar o número estranho de equipas nas 3ªs pré-eliminatórias da champions, também a equipa do páis em 7º lugar no ranking UEFA (Rússia) vai ser movida para o playoff.

OK...

Desconhecia esta situação.

Não sabia que o vencedor da Taça de portugal entrava directamente na fase de grupos da Liga Europa. Pensava que só os vencedores da anterior edição (da Liga Europa) é que entravam (independentemente da posição em que acabaram a época no campeonato) directamente (sem disputar pré-eliminatórias e playoff). Se calhar é porque subimos no ranking de 9º para 6º lugar...

Outras coisas: se o Sporting ganhasse a Taça de Portugal e acabasse num lugar abaixo do 4º no campeonato ia directamente à fase de grupos da Liga Europa ou tinha que disputar as pré-eliminatórias ou o playoff da mesma?

Não sabia que o vencedor da Liga dos Campeões tinha entrada directa na fase de grupos da próxima edição da mesma, independentemente da posição em que acabar o campeonato.

O finalista vencido da Taça de Portugal não vai à Liga Europa? Eu pensava que ia às terceiras pré-eliminatórias ou ao playoff (independentemente da posição em que acabasse o campeonato)... É que o Porto venceu a última Taça de Portugal e teve que disputar o playoff da competição.

Se acabámos esta época em 5º lugar no ranking UEFA, porque é que o 3º classificado no campeonato não vai ao playoff da Champions, mas sim às 3ªs pré-eliminatórias da mesma (sem contar com a situação desta notícia)?

Porque é que o vencedor da Taça da Liga de França vai à Liga Europa (não sei a que fase) e o vencedor da nossa Taça da Liga não vai? É que ainda por cima, a França está neste momento no 6º lugar no ranking UEFA e nós no 5º. Que estupidez!

A fase a que a equipa que venceu a Taça de Portugal vai disputar na Liga Europa é determinada pelo ranking UEFA ou não? E o vencedor das Taça da Liga vão a uma determinada fase da Liga Europa consoante a posição ocupada no ranking UEFA por esse país?

Uma pergunta que não tem a ver com isto: porque é que nem todos os países têm Taça da Liga e porque é que nalguns casos o vencedor dessa competição não vai à Liga Europa (como no nosso), ao contrário do vencedor da mesma competição noutros países?

Falando agora do Braga. Duvido que passe do playoff da Champions, até porque vai enfrentar 4ºs classificados dos campeonatos inglês, espanhol e alemão. A 3ª pré-eliminatória é capaz de passar, até porque enfrenta adversários de campeonatos teoricamente menos competitivos, mas se chegar ao playoff, seja por ter eliminado a equipa que enfrentou nas 3ª pré-eliminatórias, seja porque o Chelsea venceu o Bayern de Munique, duvido que passe. O mais provável é perder e ir parar ao playff da Liga Europa. Principalmente se daqui a uns meses jogar como tem jogado nestas últimas semanas. Nesse caso nem das 3ª pré-eliminatórias passa (partindo do pressuposto de que o Chelsea perde com o Bayern de Munique, o que é o mais provável, fazendo com que o Braga tenha que disputar a 3º pré-eliminatória da Champions).