Só mesmo para gozar | Relvado

Só mesmo para gozar

O nosso futebol está bom demais para ser verdade: quinto lugar na UEFA à frente dos franceses? Só me
 

Fanáticos do Benfica, Sporting e Porto... abram os olhos. O nosso futebol está bom demais para ser verdade: quinto lugar na UEFA à frente dos franceses? Só mesmo para rir.

Agora vamos ser nós os próximos... os próximos a decair acentuadamente no futebol europeu. As contratações de jogadores estrangeiros em excesso vai ter consequências tão graves, mas tão graves, que vamos entrar em declínio no futebol europeu; o mesmo se passou no futebol escocês e no futebol holandês.

Neste momento Benfica, Porto e Sporting estão acima de Celtic, Rangers, PSV e Ajax, mas é temporário. É temporário porque estas equipas também fizeram o mesmo que nós estamos a fazer agora.

O Ajax há 15 anos ganhou a Liga dos Campeões, nos dias de hoje têm de apostar na formação. O Celtic há 10 anos atrás tinha uma das melhores equipas de sempre, mas para isso gastou balúrdios assim como o seu rival Rangers que nos dias de hoje corre sério risco de falência.

Em suma, hoje pensamos que somos grandes e amanhã vai-nos acontecer o mesmo; é uma questão de tempo.

Liga dos Campeões:

Comentários [21]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

É completamente diferente um

É completamente diferente um clube fazer despesas que não consegue suportar, quer por falta de receitas internas quer por falta de sucesso desportivo, de um clube comprar jogadores estrangeiros mas seguindo uma política de equilíbrio financeiro de através de sucesso desportivo e comercial, como é o caso de Porto.

O Porto compra jogadores estrangeiros em número significativo desde praticamente 1990. Até no ano em que o Porto foi Campeão Europeu pela primeira vez tinhamos alguns estrangeiros na equipa (Madjer, Mylarnazyc, entre outros). Na década de 90 foram bastantes os jogadores estrangeiros que passaram pelo Futebol Clube do Porto, mas não foi por isso que o Porto não foi bem sucedido ao nível desportivo e económico-financeiro.

Desde que um clube tenha uma boa máquina comercial que lhe garante receitas provenientes de bilhetes, quotas de sócios, publicidade, participações em torneios, direitos televisiviso, etc. e uma equipa que alcance sucesso desportivo interno e internacional que garanta, mais uma vez, receitas desportivas e indirectamente dos outros pontos que referi, as dificuldades que Ajax ou Celtic passam hoje não serão sofridas pelos clubes portugueses.

Agora... quando uma equipa como o Benfica, que em anos e anos nunca foi longe numa competição europeia, invertendo-se a situação apenas desde o segundo ano do Jesus, e que gasta em contratações o que gasta e que faz promoções para pacotes de sócio como faz, é normal que passe por situações como as que já passou de ter de ceder passes de jogadores a empresas para cobrir dívidas ou apresentar uma dívida de centenas de milhões de euros.

julgo que misturaste um

julgo que misturaste um bocado alhos com bogalhos ou não te exprimiste da melhor maneira. eu com a tua ideia que que o futebol português está prestes a sofrer uma grande reviravolta, pois isto vai começar pelos campeontos mais pequenos e não pelos grandes claro. aliás vai acontecer oq ue aconteceu ao nosso país e mais uma vez tudo assobia para o lado.

agora em termos de ranking o 5º lugar ajusta-se perfeitamente. os futebol português evolui bastante muito graças à qualidade dos treinadores que vamos formando e da melhoria de muitas infra-estruturas. temos equipas que com pouco fazem muito. basta ver que nos outros países há equipas de meio de tabela com mais adeptos que FCP e sporting por exemplo.e no entanto não atingem o seu potencial máximo. logo julgo que quem está a frente dos nosso clubes tem mais competência do que os estrangeiros. aind ano ano passado nas meias finais da liga europa tinhamos 3 equipas portuguesas. feito histórico e inédito. isso deu muitos pontos para esse ranking. o FCP é das equipas com mais participações n champions, logo todos os anos soma mais pontos. o benfica felizmente nestes últims anos tem chegado mais longe nas competições europeias e creio que o mesmo acontecerá este ano com as equipas portuguesas ainda na europa. recordo que são 4. se as 3 da uefa fizerem mais uma ou duas eliminatórias e o benfica pelo menos mais uma temos grande hipótese de manter este 5º posto durante muito mais tempo. julgo que o nosso campeonato se as equipas pequenas conseguissem atrair mais adeptos e sócios que lhes garantissem mais receitas cresceria muito. pois será sempre esse o eterno problema do nosso campeonato, existem apenas 5 ou 6 clubes com adepots em número razoável. o resto nunca na vida terá receitas que lhes permitam investir mais.nem agora conseguem cobrir o investimento quanto mais se o aumentassem.

saudações e um abraço

É verdade

Concordo que também não me tenha exprimido bem ^^'
Mas é bem verdade que os nossos clubes "médios e baixos" não atraiam muitos adeptos. Creio que nem é culpa deles, é mais culpa da nossa cultura. Por exemplo, em Inglaterra, um jogo mesmo entre o último e o penúltimo da tabela é provável de encher um estádio. Cá em Portugal qualquer jogo que não envolva os grandes leva ao estádio aí umas quê, 1000 pessoas?
Também é totalmente verdade que as equipas portuguesas têm tido boas prestações nas competições europeias e espero que este ano, Benfica, Porto, Sporting e Braga consigam chegar longe nas suas competições. No ano passado, ao ter 3 equipas portuguesas em 4 na Liga Europa foi um feito histórico. Era bom este ano conseguirmos fazer uma campanha europeia a este nível.
Abraço :D

Uma vergonha

Terá que se rever a situação de tão poucos jogadores portugueses na 1ª. Liga.
Talvez uma hipótese, numa 1ª. fase, obrigar os Clubes a apresentarem 50% de portugueses na Taça de portugal e na Taça da Liga...
Tal como está, é uma vergonha!

Sempre justo

As classificações da UEFA reflectem, salvo erro, os últimos 5 anos... isso quer dizer que a classificação é sempre justa porque não mostra um momento, mas a continuidade... à semelhança da classificação final de um campeonato...
Também não entendo a lógica da compra de jogadores estrangeiros com a classificação... senão vejamos: com quantos espanhois joga o Real ou o Valencia? Com quantos ingleses jogam Man Utd, City ou Chelsea? E quantos Italianos tem o Milan, o Inter ou a Juve? E quantos alemaes tem Bayern, Schalke ou Dortmund? Não é relevante... o problema dos estrangeiros irá reflectir, sim, na selcção daqui a uns anitos... mas isso é de outro ranking...

Neste momento temos 4 equipas capazes de dar cartas na Europa... junte-se o Braga aos 3 grandes... Em Inglaterra, há 5... Em Espanha há 4 também... Em Italia mais 4... Na Alemanha mais 4... E os franceses?? Holandeses??
Se calhar, estamos mesmo bem em 5º lugar, nao?!?

SL

jbleo

não compares a nossa dimensao economica com a dos tubaroes .
o celtic a 7 anos era dos 20 clubes mais ricos do mundo , por isso nao vendia jogadores e teve uma grande equipa . contudo teve o azar de estar num campenato mt pouco competitivo .
o nosso caso relaciona-se com o passivo .

Não há comparação...

entre realidades diferentes... Podes alegar que as nossas 4 dão cartas até aos 4ºs final e os outros dão cartas nas finais... é certo que sim, mas o que quis dizer foi que somos mesmo o 5º campeonato... por isso, a nossa posição no ranking é a correcta...

Quanto ao passivo... só há uma coisa que não entendo... vendemos aos Milhões, Falcões, Di Marias, Davids Luizes e afins e, afinal, os passivos crescem e crescem... o que deve ser investigado?!? Para onde vai o dinheiro afinal?!!?

SL

Passivos a crescerem.....

É assim acho que esta tb é uma altura um pouco má para se fazer analises a evolução dos passivos, essa avaliação deve ser feita no final da época já contabilizando tudo, dinheiros das competições e de vendas, etc....
É que de acordo com aquilo que tenho informações, o Benfica tem um passivo altissimo, mas que de momento está todo assente no património do clube, ou seja, a SAD acumula os resultados positivos e o clube negativos, porquê, porque o Benfica em vez de ter as despesas divididas por cada uma das estruturas (Clube e SAD) resolveu compactar a maior parte das dividas em cima do clube, para que tudo que a SAD consiga de resultados positivos sirva para ir financiando o clube, e penso que os resultados irão surgir aos poucos, pois o património do Benfica neste momento (contabilizando tudo, estádio, imagem bilheteiras e passes dos jogadores) acho que está avaliado em cerca de 600 milhões no total (acho eu não tenho certeza) logo penso que com um pouco de inteligência esse passivo irá, aos poucos e poucos, baixando, mas sim são valores altissimos neste momento, mas isso não tem a ver com o estado do Futebol mas sim com a estratégia de cada clube e só o futuro dirá se foram boas ou má opções, agora estarmos BEM em termos de Europa no Futebol reflete sim a nossa qualidade futebolistica e não a fluidez economica de cada clube

Acho piada...

Acho sempre piada quando falam de patrimonio dos clubes e incluem os valores dos passes dos jogadores... Sim, sao um activo mas nao podemos contabilizar os passes de acordo com as clausulas de rescicao mas sim com o preco de compra... que nao é o que se faz nos clubes portugueses, tanto quanto sei... Dizer que o patrimonio do clube vale 600M€ (apenas para falar nos teus numeros, porque nao conheco mesmo os reais) e a seguir dizer que o passivo (leia-se, dividas) é de 300M€ quase faz parecer que as SAD estao de boa saude, quando nao estao...
Dizes que o passivo vai baixando com essa negociata contabilistica mas nao é verdade... alias, porto e benfica tem vendido bem nos ultimos tempos e o passivo baixa muito pouco... quanto baixa... ambos tem emprestimos obrigacionistas a pagar juros demasiado altos para o que se pratica nos mercados... daqui a uns anos, como vao pagar isso?? Atencao que falo no porto e no benfica mas o sporting esta igual...
Como podes reduzir passivo quando, por exemplo, o porto, com a venda do falcao gasta tudo na compra de mangala, defour, danilo e alex sandro?!?! Simplesmente, nao podes....

SL

Eu calculo...

Vê meu com."ULTIMA HORA" in "sonhos ...".

Saudações leoninas SA

uma crónica que adoro

adóro isto sim senhor , mánada

Caro escritor do artigo

o Ajax sempre viveu da sua formação, no ano em que foram campeões da taça dos campeões europeus, 80% da equipa era made "in" AJAX ou pelo menos "in" Holanda, Kluivert Seedorf Davids etc, o problema desse mesmo Ajax foi ter vendido todos esses jogadores na época seguinte, e partiu a equipa, mas atenção actualmente quem fizer isso (ganhar e vender toda a equipa) arrisca-se a ficar com os cofres cheios e nessa altura os jogadores saiam por miseráveis compensações, hoje os clubes protegem-se bem melhor, mas tb lhe digo não aprovo o excessivo uso de jogadores estrangeiros, mas neste momento fruto da crise penso que os clubes portugueses estão a optar bem, compram estrangeiros baratos, para vender caros, ou seja, os estrangeiros são neste momento muito mais fáceis de rentabilizar dos que os portugueses, clubes como o milan o inter o barça o real fazem o mesmo, mas penso que os "nossos meninos" dentro de pouco tempo começaram a surgir novamente

...

Quando começarmos a decair vai ser a Grande Depressão .. já os norte americanos pensavam que nada os abalava .. nós vamos cair no mesmo erro . PATINHOSS ...

Amigo

No inicio do século o nosso campeonato estava atrás do escoces e holandes .
O problema é tb o passivo .

claro que o passivo é um problema

Mas pensas que foi por isso que o futebol holandês ou o escocês caiu??
Desculpa vê uma coisa o futebol escocês viveu sempre muito do dos seus vizinhos Inglaterra e Irlanda, e tb esses já há muito tempo que não conseguem dar provas de valor a nivel de selecções e mesmo de a nivel de clubes têm estado muito aquem, se não fossem os muitos estrangeiros nem o liverpool saia do 7 lugar da liga inglesa, a liga Holandesa desde do fim da década de 80 não aparece um clube em condições de lutar por tudo na europa (o PSV em 88 foi o ultimo) desde essa altura tiveste um Ajax um Feyenord um Az Alkmar e um Vitesse a mostrarem alguma coisa, mas mesmo assim nunca conseguiram mostrar muito mais, porque o seu futebol interno estagnou, a qualidade não sofreu evolução, tens o exemplo dos alemães que até 2000 tinham clubes fortes e uma selecção brutal e agora estão pouco a pouco a resurgir no mapa.

MAs caro colega "Relva" o futebol portugues já esteve estagnado, desde 1990 até ao ano 2000, depois voltamos a carga, a selecção ganhou força e os clube voltam a se assumir fortes poderemos e de certeza que iremos passar novamente por uma fase mais estanque do futebol portugues, porque o futebol é assim, porque por exemplo a 15 anos atras ninguem na Europa conseguia caracterizar o estilo do Futebol Portugues, porque havia o Jogo Defensivo Italiano, o Jogo Cinico Alemão, o Jogo de Ganas Espanhol, o Jogo de Magia Holandesa, o Jogo Fisico Ingles, e o portugues....o que era o nosso futebol........hoje os grandes senhores da Europa do Futebol respeitam Portugal, porque criaram uma simbiose entre o campeonato e a sua selecção neste momento existe a marca do JOGADOR PORTUGUES que é um jogador Polivalente de Técnica Refinada e com isto nasce o estilo portugues, o Jogo de Orquestra Portugues, onde todos os intervinentes usam as suas capacidades para dar harmonia a equipa e que quando um falha nota-se que a música está a tocar diferente.....eu sou benfiquista e admito que se tem gasto balurdios com jogadores, mas tb sei ler as noticias e analisar o que vejo, e o que vejo é 3 ou 4 clubes a apostarem em jovens com qualidade sejam de que pais forem, agora esses jovens chegam 7 ou 8 pelo preço de um Neymar, e desses 7 ou 8 pelo menos 3 podem vir a dar a ganhar ao clube o triplo ou quadruplo daquilo que custaram, tem que se saber apostar e gastar, e acho que os clubes Portugueses apesar dos passivos tem estado na sua generalidade muito nas compras

Amigos

Estamos a viver acima das nossas possibilidades .
O passivo dos 3 grandes é enorme .
Como eu já disse .. é uma questão de tempo .

Acredite user, que não entendo o artigo, mistura alhos com...,

bugalhos e não consigo perceber a "conectividade" entre tal, vamos lá a ver se nos entendemos :

- Você escreve que só mesmo a gozar que o nosso futebol está bom demais para ser verdade: quinto lugar na UEFA à frente dos franceses? Só mesmo para rir. PORQUÊ??? Para si o Marselha o Lion e o Paris Saint Germain, são melhores que os Índio/Lampionáceos, que os BIMBOS que o «MAIOR o SPORTING CLUBE de PORTUGAL» ou mesmo os Bracarenses...???!!! LOL

Já isto o que tem a ver com o escrevinhamento relativo se merecemos estar à frente dos Franceses ou não??? "...Agora vamos ser nós os próximos... os próximos a decair acentuadamente no futebol europeu. As contratações de jogadores estrangeiros em excesso vai ter consequências tão graves, mas tão graves, que vamos entrar em declínio no futebol europeu; o mesmo se passou no futebol escocês e no futebol holandês.
Neste momento Benfica, Porto e Sporting estão acima de Celtic, Rangers, PSV e Ajax, mas é temporário. É temporário porque estas equipas também fizeram o mesmo que nós estamos a fazer agora.
Em suma, hoje pensamos que somos grandes e amanhã vai-nos acontecer o mesmo; é uma questão de tempo.

P.S. - foi a Edição que lhe alterou o artigo, ou isto é mesmo um molho de "bróculos" sem ponta por onde se lhe pegue...???!!!

Vamos?

Será que vamos mesmo?
Explique-me lá porque a contratação de jogadores estrangeiros tem consequências graves para um clube...
Agora não tenho qualquer dúvida que os nossos 3 são melhores que esses 3 franceses que mencionou. E nem há argumento contrário, qualquer leigo percebe isso.

Resposta

Não concordo.
Sinceramente, não posso deixar de concordar no facto de andarmos a contratar muitos jogadores estrangeiros, não só por parte dos 3 grandes mas também por parte de outros clubes que se enchem de brasileiros...
Agora quanto ao facto de estarmos acima da liga francesa e de clubes como o Ajax, etc...
Não percebo qual a piada que o senhor captou nisso.
A nossa liga é bem melhor que a francesa, é muito mais dinâmica e exige maior qualidade.
Se estamos à frente de clubes como o Ajax, PSV, etc... porque não?
Não me recordo de ver os 3 grandes em tão boa forma como este ano (também sou novo xD) e acho que todos os 3 merecem bem essa posição.
Se essas equipas caíram por causa de investimentos falhados, é problema de gestão, não dos jogadores serem estrangeiros.

...

...