À quinta viagem, FC Porto desliza na Rússia (crónica) | Relvado

À quinta viagem, FC Porto desliza na Rússia (crónica)

Zenit derrotou os dragões por 3-1, aproveitando a expulsão de Fucile ainda na primeira parte, que "a
 
Zenit-FC Porto: Shirokov faz o 1-1
Lusa

O FC Porto chegou a São Petersburgo com o intuito de deixar desde já um "fosso" de seis pontos para aquele que, teoricamente, será o seu adversário direto na luta pelo primeiro lugar do Grupo G da Liga dos Campeões. Mas a noite não correu como o esperado.

A partida começou com pressão alta dos dois lados, num interessante 3x3 no meio campo: Fernando, Moutinho e Belluschi contra Shirokov, Zyryanov e Denisov.

Ritmo elevado, intenso - o predileto do Zenit - mas com Moutinho e Belluschi a iniciarem bem o jogo e a conseguirem desmarcações perigosas, sobretudo para James, que tentava criar perigo na frente.

Foi precisamente o extremo colombiano que inaugurar o marcador. Aos 10 minutos, num contra-ataque bem construído Belluschi fez um passe longo para Hulk que, do lado direito, temporizou, deixou um adversário para trás e colocou a bola ao segundo poste, onde apareceu James para encostar.

Os russos tentavam responder ao golo com o que melhor sabem fazer: jogadas rápidas, cruzamentos para a área, quase sempre do lado direito, mas o perigo não rondava a baliza de Helton.

No entanto, foi precisamente um cruzamento do lado direito que originou o empate. Zyryanov colocou a bola na área, Helton não teve a melhor abordagem na saída da baliza, aliviou para a frente e deixou a bola à mercê de Shirokov, que não desperdiçou, rematando forte para o 1-1, apesar da tentativa de desvio de Fucile.

O golo empolgou os homens de leste e logo no minuto seguinte Danny assistiu Kerzhakov, que rematou por cima, num dos vários desperdícios do avançado russo. Danny foi mesmo - mais uma vez - o principal "motor" do Zenit e ao minuto 24', numa das suas arrancadas pelo lado esquerdo, só foi travado com falta de Fucile, que viu o cartão amarelo, num momento que viria a ser importante no encontro.

Ficha do jogo:

Do outro lado, a segunda jogada de perigo portuguesa, entre vários ressaltos e insistência de João Moutinho e Alvaro Pereira, o uruguaio rematou forte e colocado para uma grande defesa de Malafeev.

Pouco antes da meia hora, o primeiro revés para o lado português: Kléber sofre uma falta e na queda lesiona-se no ombro esquerdo. Acabaria por ser substituído aos 32 minutos por Varela, passando Hulk para o centro.

O FC Porto continuava a fazer pressão através dos seus médios e avançados, mas algumas perdas de bola praticamente ofereciam construções perigosas ao Zenit. Foi o que aconteceu ao minuto 45', quando Rolando fez um mau passe e no contra-ataque Danny teve tempo e espaço para marcar, mas no remate a bola saiu muito perto do poste.

A partida começou a mudar na última jogada da primeira parte. Em nova jogada rápida dos russos após mais uma perda de bola de Hulk - que foi quase uma nulidade na primeira parte, excetuando a jogada do golo - Fucile travou o contra-ataque com o braço. O árbitro Howard Webb viu, mostrou o segundo cartão amarelo ao uruguaio e assim o FC Porto iria jogar todo o segundo tempo com dez elementos.

Uma adversidade que foi posteriormente analisada, em tom crítico, por Vítor Pereira e por Hulk, tendo sido uma falha que não deveria acontecer a este nível.

Um improvisado Fernando não chegou

Vítor Pereira estava quase obrigado a mexer no seu setor defensivo. Colocou Souza em campo, para o lugar de James, improvisando Fernando como o novo lateral direito da equipa. Faltavam 45 minutos e só havia uma substituição por fazer.

Na antiga Leninegrado, o Zenit entrou com um regime autoritário dentro do relvado, aproveitando o (mal conseguido) reajustamento da turma portuguesa. Kerzhakov, por duas vezes em dois minutos, esteve perto do golo: na primeira oportunidade atirou ao poste, na segunda Helton reagiu bem e na recarga o russo rematou por cima. Souza não estava tão agressivo como Fernando e Fernando não parecia adaptado ao lado direito da defesa.

As perdas de bola por parte do FC Porto acumulavam-se, o que concedia muito espaço ao Zenit. Kerzhakov e Danny não aproveitaram boas oportunidades para marcar e, ao minuto 59', Kerzhakov acabou mesmo por introduzir a bola nas redes contrárias, mas a jogada foi anulada por fora de jogo que, analisando as repetições televisivas, dá a ideia de ter sido mal assinalado.

A reviravolta russa haveria por surgir aos 62 minutos: livre de Faizulin do lado esquerdo, Otamendi deu espaço a mais a Shirokov, que fez uma boa receção e rematou forte para o 2-1.

Hulk era visto mais vezes no chão do que a criar jogadas produtivas e continuava a passar ao lado do jogo e, pouco apoiado, o seu único companheiro mais ofensivo, Varela, não fez melhor. No entanto, o brasileiro teve oportunidade de brilhar dois minutos depois do golo do Zenit, quando num livre de muito longe atirou a bola ligeiramente ao lado da baliza de Malafeev.

Quem marcou novamente foi o Zenit, aos 71 minutos. Mau passe de Souza, Kerzhakov passou por Otamendi, colocou a bola na área e, após um desvio, esta foi de encontro a Danny, que ao segundo poste estabeleceu o 3-1 final.

Nos minutos seguintes poderia ter surgido o quarto e até mesmo o quinto golos. Mas mais uma vez a eficácia russa não foi das melhores, primeiro por Shirokov e depois por Danny, ambos remataram por cima.

Fernando ainda tentou reduzir, num remate de longe que Malafeev agarrou e, já nos descontos, novamente de livre (e só de livre), Hulk voltou a aparecer, mas o guardião russo sacudiu o remate muito potente do brasileiro.

A festa do 118.º aniversário do FC Porto não se estendeu ao relvado, que perdeu pela primeira vez na Rússia. E, se o Shakthar derrotar mais logo o Apoel, todas as equipas vão terminar a segunda jornada com três pontos cada.

Ao FC Porto convém vencer os dois próximos encontros, ambos com o Apoel...

FC Porto:

Comentários [176]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Os adeptos do Porto têm que

Os adeptos do Porto têm que ter calma com o Vitor Pereira porque a equipa ainda está assimilar os seus métodos! Certamente que as coisas vão melhorar porque ele tem potencial!

Mesmo que as coisas lhes corram mal nas próximas jornadas, acho que deviam manter a calma e perceber que as chicotadas normalmente pouco resolvem!!

Não sei se outro seria melhor...

...mas colocar Fernando a defesa direito foi um erro.
Não foi só a mão de Fucile que deu cabo da equipa.

Muito desiludido.

O Fucile foi burro.. Para mim seriam 5 jogos sem jogar e 1/3 do ordenado fora..!

O fcp só se pode considerar sortudo

em não ter saído de lá com uma derrota por 6 ou 7.
Foi uma VERGONHA PARA PORTUGAL, por favor, vão para a liga europa que lá fazem figuras melhores e deixem a liga dos campeões para outros, NEXT!

lá fazemos

melhor figuras do que vocEs, sem duvida, aliás até ganahmos a liga europa.... mas considerar que vocês fazem melhor figura na Champions é de quem não tem vivido neste mundo.

Será????

Visto que vais buscar conquistas do passado, apesar de mais recente do que o nosso, não deixa de ser passado, logo avaliando por ai podes ter a certeza que fizemos muito melhor figura do que vocês pois já contamos com 7 finais.

Mas como estamos falando da actualidade, continuo a achar que as 2 equipas podem seguir em frente , mas será igualmente difícil...

Ah sobre a tua referencia à liga Europa...é preciso não esquecer que isso não é liga Europa, são competições diferentes com adversários ainda mais diferentes...

passado?

somos os detentores da liga europa e estou a falar de passado? queres que restrinja um titulo a quantas horas ou minutos!?!?!?

e tens que ver o meu comentário a um user que afirma que fomos uma vergonha para portugal e que deviamos ir para a Liga Europa onde fariamos melhor figura... como era suposto responder-lhe?

Epah, não se chateiem ...

Epah, não se chateiem e deixem lá o Vitor Perira mais um aninho que ele aprende...
Até lá o Benfica ganha o que tem para ganhar e ficam todos contentes :P

O Pedro Emanuel...

...se quer ser o próximo treinador do FCP, sabe o que tem de fazer.

Mas não creio que aconteça. A história recente da Académica (que até treinadores de juniores do FCP vai buscar, se for preciso) mostra precisamente o contrário...

P.S: Fernando a lateral direito, Souza no meio campo, mantém Varela e tira James...e quando já está a levar 3 batatas é que mete o Defour??!

P.S1: Hulk é um jogador explosivo. Tem uma capacidade de remate completamente acima da média, bem como o arranque e a força física...mas é dos gajos mais burros que já vi dentro de um relvado. Os patéticos choradinhos de ontem são só mais uma achega para a inequívoca realidade...

não me parece que o Pedro

não me parece que o Pedro "olhe para as botas". Ele sabe o quanto o Domingos se prejudicou por isso!!

...

...a ver vamos.

Se for esperto, mete a Briosa a comer a relva e despacha o FCP. No Natal recebe a prenda...

Treinar o scp...

..é assim tão mau?!!

Já eu estou a apostar que o

Já eu estou a apostar que o Domingos, sem clausula de rescisão... não chega ao natal onde está!!

Tenta entender.. o danny andava por ali a partir a loiça toda, por isso meteu lá o fernando. Achou que o sousa dava conta do recado. O varela tinha acabado de entrar, é chato!!

O givanildo começa a dar-me razão!!

O estado de graça acabou!!

Domingo tudo que não seja uma vitória convincente,temos barraca pela certa!!

-Fucile
-Varela
-Rolando(esta merda de acabar os jogos em que perdemos a rir com adversários tem que acabar)
-Álvaro

Abram a pestana,caralho!!!

Será que....???

Será que já está em preparação mais um raide intimidatório por parte dos que realmente actuam a mando do PC, vulgo claques?

lol

para quem teve um compportamento tão exemplar nas ultimas eleições.....

re-lol

Não confundir actos espontaneos com práticas concertadas e recorrentes.....

Este é mais um dominio em que estamos a anos luz do fcp......e ainda bem....

desculpa

e penso ser do conhecimento publico que , nas ultimas eleições o papel da claque principal vossa foi tudo menos esppontanea, havendo até a suspeita de votos comprados....

a nossa claque é recorrente em quê?

Bolas Kiko...

Não pensei que fosse necessário evidenciar-te estas coisas.....

Em primeiro lugar as eleiçoes do Sporting:
Tanto foi espontâneo como 2 horas antes já se dava como garantida a vitória do Bruno Carvalho em todos os orgãos de comunicação social (cobertura directa e integral das televisões)....e depois, para surpresa geral, quem ganhou foi o Godinho (com menos votos mas mais peso em termos de sufrágio)...A suspeita de votos comprados (???) foi de parte de quem para beneficio de quem??....sinceramente é a primeira vez que oiço tal coisa...e se houve alguém que se chegou à frente para serenar os ânimos foi o próprio Bruno de Carvalho.....Nunca se soube do PC interpôr-se entre a claque e o que quer que seja.....

Segundo - A vossa claque é recorrente em acções intimidatórias e ameaçadoras para com jogadores e staff do porto (alguns casos como paulo assunção, mourinho, etc...), presta serviços de guarda pessoal ao vosso presidente, etc...de modo que não seria nada de novo......

A parte dos votos

comprados foi comentada, o peso da Juve leo (fala-se que foram eles que vetaram mourinho) é assunto recorrente e nada novo. São especulações mas fala-se, como se falou nas ultimas eleições. Seé , ou não verdade não te posso nem sei garantir, mas falou se de G.Lopes ter garantido algum apoio dentro das claques... atenção, não sei da veracidade da coisa.

Quanto aos SD, lembro me de terem feito aquele ataque injustificado e ridiculo ao Co Adrianse, na altura do Adriano provou-se na altura que não eram pessoas da claquie. Quanto a Mourinho toda a gente sabe a história, e nada tem a ver com a claque, como grupo, e sim com um elemento da claque. MAs , e digo desde já, que pessoas como os SD estão longe de ter o meu apoio

Ok, bem me parecia...

que tu não és adepto do seguidismo e da "carneirada"....qualquer forma de violencia no futebol tb não tem o meu apoio.....

Afinal sabes bem do que falo, não era preciso identificar situações concretas....
Se era só uma "provocaçãozita", aceito..... mas ficas a saber que eu não costumo mandar bitaites sem (o minimo de) conhecimento de causa.....

O teu presidente deveria manter uma certa distancia destas pessoas para que estas coisas não lhe caiam em cima.....

hihihi

oh corrupto, o teu clube este ano vai disputar os lugares cimeiros da Liga com o Sporting hihihi!

Olha este parolo...

..que só aparece quando o Campeão perde.

Aziado.

por isso não me lembrava

dele... aparece tão pouco

hihihi

eu é que tou aziado...hihihi

se calhar falta quem lhe

se calhar falta quem lhe mostre que aquele é um momento de fracasso....

A pedido de muitas famílias

aqui vai a tradução:

artenigma, Фабио Coentrao из плакатов не были успешными. к черту! |
задницу: Витор Перейра

куча коррупционных

artenigma, os posters do Fabio Coentrao não foram bem sucedidos.
vai á merda
ass: Vitor Pereira

cambada de corruptos!

A Edição volta a permitir os balidos desta BESTA

Estão bem um para o outro, farinha do mesmo saco.

Foi pena, os do Vilarinho e

Foi pena, os do Vilarinho e do Jesus funcionaram melhor. Mas parabéns pelo empate no Dragão, estou a ver que vos foi tão satisfatório quanto os empates que Feirenses e Gils Vicentes lá conseguem de lés a lés. Mas é normal, a gente entende, quando acontecem surpresas grandes, a reacção é sempre desse género...

e por falar em grande surpresa!!!

.......... é pah tou a levar um banho de bola...

Calma meto o fernando na direita e a coisa....... !!!

Surpresaaaa!!!