Porto de raça merecia continuar na Champions (Crónica) | Relvado

Porto de raça merecia continuar na Champions (Crónica)

Equipa de Vítor Pereira fez mais do que o suficiente para vencer o Zenit. Mas o guarda-redes Malafee
 
James Rodríguez no FC Porto-Zenit
Lusa

O FC Porto empatou sem golos frente ao Zenit e ficou em terceiro lugar no seu grupo da Liga dos Campeões, o que significa que em fevereiro vai entrar em ação nos 16 avos de final da...Liga Europa. A equipa portuguesa não ficava pelo caminho na fase de grupos desde 2005/06, sob o comando de Co Adriaanse.

O resultado foi claramente injusto, pois a equipa portuguesa criou inúmeras oportunidades de golo, quase sempre negadas pelo guarda-redes Malafeev.

Os dragões entraram com todo o gás e logo aos 6 minutos, Djalma teve nos pés grande oportunidade, mas falhou completamente isolado (depois de fantástico passe de Moutinho) permitindo a defesa ao guardião Malafeev.

Como se previa, Danny era ruidosamente assobiado sempre que tocava na bola, por causa da polémica com Vítor Pereira, que criticou os seus festejos imitando um cão no jogo entre as duas equipas na Rússia.

Moutinho continuava a brilhar com grandes assistências e aos 13', o destinatário foi James, que rematou forte. Mas Malafeev voltou a mostrar grande atenção.

O FC Porto encostava o rival às cordas, impondo um ritmo muito forte, com boas iniciativas de Djalma e James pelas alas. O Zenit quase nem saía do seu meio campo.

Mas a partir da meia hora, o balão esvaziou e o jogo entrou num ritmo bastante mais calmo, que convinha ao Zenit. Os russos aproveitaram para se estenderem um pouco no terreno, embora só tenham colocado em perigo a baliza de Helton num contra-ataque em cima do intervalo.

Os espetadores presentes no Dragão acordaram com um bom remate de Hulk, para não variar travado por Malafeev.

Nova entrada em força

No recomeço, Vítor Pereira arriscou, colocando Kléber no lugar de Defour. Na prática, a equipa passou a atuar em 4.2.4. E o FC Porto voltou a entrar muito bem, criando duas enormes oportunidades de golo, por Hulk e James.

A deslustrar, Otamendi teve uma entrada desnecessária a meio-campo e viu de forma justa o amarelo que o afasta do próximo encontro europeu.

Como sofriam os adeptos dos azuis e brancos: a equipa carregava em busca do mísero golo que faltava, mas alguma sofreguidão na hora do remate e a bela exibição do guardião russo não permitiam a explosão de alegria das repletas bancadas do Dragão.

Aos 68' Vítor Pereira refrescou as alas, com a entrada de Varela para o lugar de Djalma. Mas faltava algo que, já sabe, é indispensável a este FC Porto, bem mais frágil que em épocas anteriores: um Hulk em grande plano. O brasileiro esteve longe de ser o elemento desequilibrador que tantos problemas resolveu à sua equipa.

E faltava também um lateral direito que seja...um lateral direito. Esta adaptação de Maicon não parece fazer grande sentido... O brasileiro bem se esforçava para apoiar o ataque, mas de facto não tem grande vocação para tal.

Aos 79' foi James quem esteve perto do golo que o FC Porto merecia. Mas lá estava o terrível Malafeev em mais uma intervenção de grande classe. Ainda entrou Belluschi para o lugar de Otamendi, mas o resultado manteve-se inalterável, apesar da artilharia pesada na frente: Hulk, Kléber, Varela e James, apoiados por Moutinho e Belluschi.

No final da partida, os adeptos do FC Porto despediram-se com sonoros aplausos. E agora na Liga Europa, quem sabe se os azuis e brancos não vão voltar a conquistar a prova?

FC Porto:

Comentários [138]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

O " O Jogo "

A imagem de Rolando a jogar como ponta-de-lança durante os últimos dez minutos do jogo de ontem, no Dragão, diz quase tanto sobre o que foi a participação do FC Porto nesta edição da Liga dos Campeões como sobre o empate com o Zenit que custou a despromoção à Liga Europa. E três milhões e picos de euros. E mais tudo o que não se pode contabilizar por não ter um preço fixo, como o prestígio, a promoção da marca e dos jogadores e outras minudências desse género.

O facto é que num jogo em que era preciso ganhar, os portistas começaram sem um ponta-de-lança de raiz e acabaram com um central a jogar na posição que há um ano era de Falcao. Pelo meio, colocaram as fichas todas em Hulk que, por azar, sofreu um eclipse total na pior noite de todas. Ora, sucede que, neste FC Porto, quando não há Hulk, sobram poucas alternativas para chegar ao golo. Aliás, isso mesmo ficou muito claro logo aos seis minutos, quando Djalma, isolado na cara de Malafeev pelo primeiro de vários passes geniais de João Moutinho, permitiu a defesa do guarda-redes russo. Um lance que pedia um finalizador que o angolano ainda não é e o FC Porto não tem, pelo menos não quando Hulk passa um jogo inteiro entretido consigo próprio.

É verdade que os campeões nacionais dominaram o jogo do primeiro ao último minuto e até encostaram o Zenit às cordas, procurando marcar de todas as maneiras possíveis e imaginárias. Há 25 remates a prová-lo e nove defesas de Malafeev, algumas espectaculares, a sublinhar essa evidência, mas não deixa de ser sintomático que durante os 45 minutos que esteve em campo, Kléber, o único ponta-de-lança inscrito na Liga dos Campeões, não tenha chegado a fazer um só remate à baliza.

O Zenit fez um jogo cínico, como seria de esperar de uma equipa que não precisa de ganhar para vencer. Danny terá mesmo acusado a pressão que o público o fez sentir sempre que tocou na bola, raramente conseguindo dar mais do que um passo com ela controlada, mas esse foi um triunfo pírrico do Dragão, até porque construir, a especialidade do internacional português, não era exactamente a primeira preocupação dos russos. O empate servia-lhes e o investimento ofensivo era praticamente nulo, como prova o facto de não terem feito um único remate à baliza de Helton.

É importante dizer que, ontem, Vítor Pereira fez tudo o que podia fazer com as opções que tinha à disposição. É impossível saber se teria acrescentado Kléber ao ataque logo depois do intervalo se Defour não se tivesse lesionado no último lance da primeira parte, mas o facto é que o FC Porto surgiu ainda mais inclinado sobre a baliza do Zenit no segundo tempo. O adiantamento de Rolando para o ataque e a saída de Otamendi para a entrada de Belluschi nos último instantes do jogo teve quase tanto de corajoso como de desesperado. Sem surpresa, não resultou e o FC Porto voltou à Liga Europa.

E está tudo dito. Tudo a mais é TRETA.

falcao e outros estranhos

falcao e outros estranhos négocios do FC Porto - 2011/12

Danilo, mangala, defour, kléber, etc.

http://csifutebol.wordpress.com/2011/12/03/falcao-e-outros-negocios-do-f...

Solicita-se... à Edição

aqui do estáminé...

..que publiquem alguma coisa sobre o Benfica.. assim tipo... a Cinha Jardim, atropelou o cão do Godinho Lopes.

Não é por nada.. mas estou com saudades dos comentários do art qualquer coisa, do levei com a bola do givanildo na testa aqui em cima na curva sul, do DAE_SAE_OH_DI_GUDI, do fermentó pão, do fafe, do dragão azulinho... and so on!!

Obrigado!!!

já cá estás,desde de 6a tens

já cá estás,desde de 6a tens andado desaparecido,bem tu só comentas o porto!

então....

tenho estado por aqui...não me tens visto?....lol....

LOLLL

eh pah!!.... Não!!

mas com a quantidade de bolas que o Givanildo mandou para a bancada imaginei que andasses por lá a procurar alguma..

Sobre a coerencia, já te expliquei... é ir beber uns copos com o Javi Garcia.. e no fim da noite querer invadir a Polónia!!

bebes?

o alcool faz te mal, deixa-te mal disposto.... mas hoje podes beber à vontade, com o 1º lugar bem podes beber umas bejecas com o Javi (Sagres, não é cerveja...lol)

LOL

LOL

Tou contigo

Hoje apoio os lampiões (e olha que para mim não é fácil).

PORTUGAL! PORTUGAAL!!

Saudações SA

Tás com quem?????

... comigo não estás de certeza!!!

Eu é Bancada Sagres, Sector 13, Fila C, e o numero do lugar é o mesmo da camisola do Pablo!!!

Por ultimo, deixa-te lá disso de Portugal...... para mim é Benfica e todos os que ganham aos lagartos e ao porto.

Carrega!!!!

lugar dos sidórios

por lagartos , com tantos que levas dos leões ainda tens cu para tanto lagarto , não pode

Independentemente

Do que tu aches.Eu quero que o teu clube ganhe hoje.
Quanto ao "tou contigo" referia-me à necessidade de um artigo que nos permitisse antever o jogo de logo .
Não que tivesse saudades dos apedrejamentos mútuos a que alguns se dedicam mas para poder discutir de uma forma séria.
De qualquer forma as minhas desculpas.

SA

Tudo bem..

Mas sabes que eu desconfio sempre desses adeptos que dizem somos portugueses e tal, temos que apoiar os clubes nacionais... por norma é uma treta!!!

Os "apedrejamentos"... se não me ofenderes... estás há vontade!!... Para discutir de forma séria, também dá.. começamos pelo que achas do Central Americano que anda em alvalade?!?!?

tu tens um olho para grandes

vái vái .. é o americano é o luizão ,, olha eu tambem sou grande tenho 1,84 camisinha uso 29.5-- ainda tens cu para isto ó sidas

Onyewu

Parece-me uma boa aquisição mas ainda tenho dúvidas,acho que tem vindo a melhorar à medida que ganha rotina com a equipa .Espero que tenha um trajeto tipo Maniche(o alto e loiro) a quem chamavam tosco quando chegou e depois foi o que se viu .

SA

P.S.: Fui suficientemente sério?

Foste...

..e eu também não posso falar muito.. que me lembro do Luisão.. por amor de Deus, era um cepo!!

PAH!

ENRETANTO tenta encontrar o caminho MARÍTIMO para a final da "Taça que já estava ganha porque o Porto já arrumou e assim não nos elimina"...

Pah!!!

Agora não me desconcentres... que ando a procurar as bolas que o Givanildo mandou cá para baixo para Lisboa!!

PAH!

PAROLO SILVA não procures mais, REVÊ os jogos da REVIRAVOLTA e da FESTA do CAMPEONATO que o GRANDE FCPorto fez na Luz, vais encontrar as bolas que ele mandou aí para baixo de CERTEZA, mas dentro da baliza.

Vá, eu dou uma ajuda:

http://www.youtube.com/watch?v=myVrdEl1uEw
http://www.youtube.com/watch?v=xc9ceD3Xw8s

Este gajo do pão...

é chato!!!...

faz como o vitor pereira, pah..... tira o Djalma e mete o Varela!!!

ahahahhahahahahhahahahaha

PAH!

Só isso PAROLO SILVA?

Eu gosto mesmo é do dispensa Quim e contrata Roberto!!! Ou então do "poupar MAXI" no jogo de Taça mas que também não pode jogar o seguinte por estar castigado! LOOOOOOOOOOOL

Pois pois...

afinal o falcao foi vendido por quanto mesmo???...

e quem te disse que o Maxi foi poupado pah???... tens que usar a cabeça, e não te cingires ao que lês.

PAH!

40 M€ , praticamente 3 CUentroes!! Lucro de 20 M€ em relação ao que foi pago por ele, comissões e venda.
Mais aqui:
http://csifutebol.wordpress.com/2011/12/03/falcao-e-outros-negocios-do-f...

Por falar em MAXI, já renovou? Ou é preciso desembolsar alguns milhões para a compra de mais metade do passe? LOL

Poupa MAXI para a Champions... ui espera, MAXI está castigado, poupança em vão e arreda da Taça! LOL

São pérolas e são porcos.

"A ameaça de golo, formulada com insistência, voltou a ganhar forma em três tentativas de Hulk e outra de James, sem que nenhuma delas produzisse o efeito desejado. Todas esbarraram ou acabaram nas luvas de Malafeev, o único capaz de resistir à avalanche portista, que já então justificava o balançar das redes. Nessa altura, já o afortunado imitador de cães se transformara, por livre e espontânea vontade (ou, quem sabe, por instinto), num mero defesa, que recuperava representações caninas na forma frequente com que cheirava a bola e corria atrás dos calcanhares do adversário". site dos corruptos

Este tipo pode enviar o curriculum para o Serpa. "Genial, Presidente!"

http://ndrangheta.blogspot.com/

pérolas porcos e melões!!!!

Ele pode pôr no Título "Uma chantagem fantástica"

Agora quero ver o que se vai escrever sobre certos assuntos.....

Fosse o Valdemar Duarte agredido na Luz e era um crime Lesa - Pátria, tínhamos de levar com a fina ironia e com o José Régio nos noticiários todos. Sobre a agressão no Estádio do Ladrão... schiuuuuuu

A questão das modalidades, vamos imaginar que os capitães de 4 ou 5 modalidades do SLB iam para os jornais. "Temos Fome" "Tive de deixar o desporto para ir para as obras".
Telejornais a abrir com escândalo e pouca vergonha, uma chinfrineira infernal, entrevistas ao Bufas ao guarda abel ao dias ferreira ao macaco e ao rui moreira que iriam bradar pedidos de justiça e castigos severos. (caso algum destes não estivesse disponivel filmavam uma pedra que vai dar ao mesmo)
As modalidades dos corruptos/caloteiros não recebem há 4 meses. schiuuuuuuuu

A hostilização ao Danny.
Há anos que eu ouço que o SLB não recebe bem o CR e o Nanny porque os assobiam etc etc (recordo que até os próprios já desvalorizaram)
O Vitinho andou três dias a atiçar os corruptos/caloteiros para cima do homem (recordo que é um internacional Português). schiuuuuuuuuuu
Os meus parabéns Danny, pela comemoração no fianl do jogo e pela demonstração de carácter não te encolheste e foste ao banco chamar os bois pelos nomes.

Chama - se a isto condutas para um "clube" que se diz grande (só na cartola deles)?
Não fosse o putedo e as jogadas de bastidores e estavam a meio da tabela.

Spasiba Zenit!

olha a cabeça!!!! olha a cabeça!!! continua a inchar!!! continua a inchar!!!!!

+1

Caro Pedro
Li o seu artigo e parabéns, está ao nível dos mais doente e aziados cá do fórum..

Mas para lutar por esse primeiro lugar, confesso que o seu comentário é curto, exige-se mais.. mas força, está bem lançado para o pódio dos doentes.

Relativamente à dor de cabeça, nada melhor que um adepto que no ano passado apanhou 5, não foi à final da LE e anda à anos a ver competições europeias a preto-e-branco para nos dar lições sobre dores de cabeça!!!..lolo

Bem-vindo doente!!!

muito bem.

muito bem.

Gente de muito baixo...

...nível nem merecem o copy-paste. Concedes-lhes importância que nem sequer arranham. É deixá-los a chafurdar na merda da sua própria cabeça....

a postura do site

foi muito triste.... Admito

...

...lamentavelmente, também tenho que concordar contigo no que concerne à parte da Benfica TV. Esta cultura do ódio bacoco que se anda a instalar e a desenvolver caminha para parâmetros simplesmente rídiculos...