Liga dos Campeões: números e curiosidades | Relvado

Liga dos Campeões: números e curiosidades

Terminada a fase de grupos, é altura de fazer um balanço provisório, com alguns portugueses em desta
 
 

A fase de grupos da Liga dos Campeões deste ano terminou na quarta-feira passada - veja a galeria com algumas imagens da última jornada. Chega a altura de fazer um balanço provisório e há alguns portugueses em destaque.

Chelsea goleador, mas eliminado - O portal da UEFA começa por destacar a eliminação precoce do Chelsea, o primeiro campeão europeu a sair de cena logo na fase de grupos da época seguinte. No entanto, e apesar do terceiro lugar no Grupo E, a turma londrina foi a mais concretizadora nesta fase, com 16 golos marcados (seis só no último jogo, na goleada por 6-1 contra o Nordsjaelland).

10 pontos e um City "não europeu" - Também o Chelsea chegou aos 10 pontos, tal como o Cluj, mas ingleses e romenos juntaram-se a um pequeno lote de clubes que falharam o apuramento na fase de grupos com este total de pontos. Já o Manchester City fez história em Inglaterra, pelos piores motivos: foi o primeiro clube inglês que não venceu qualquer jogo na fase de grupos.

Mourinho e Real Madrid - José Mourinho chegou ao centésimo jogo na Liga dos Campeões, duas semanas antes de Arsène Wenger ter completado o seu encontro número 150 na prova. Ao conseguir a passagem para os oitavos de final, o Real Madrid atingiu a última fase da competição pela 17.ª vez, a 16.ª consecutiva.

Um turco que "acordou" - Cristiano Ronaldo e Burak Yılmaz são, para já, os melhores goleadores, com seis golos cada. Mas o turco do Galatasaray tem uma particularidade: antes destes seis golos seguidos, tinha ficado em branco nos 16 jogos que havia realizado na Liga dos Campeões, incluindo as pré-eliminatórias. 

Visitantes mandaram no grupo do Sp. Braga - Um registo pouco habitual verificou-se no Grupo H, que incluía o Sporting de Braga. Em 12 partidas, sete terminaram com vitória da equipa que jogava fora de casa (os minhotos contribuíram muito, já que perderam sempre que jogaram no seu estádio). Houve apenas quatro triunfos caseiros.

Juventus gosta de empatar - O campeão italiano empatou os três primeiros jogos disputados no Grupo E; há duas épocas havia empatado todos os seis encontros na Liga Europa. Assim, a Juventus estabeleceu um recorde de nove igualdades consecutivas nas competições europeias.

Ibrahimović, os golos e as assistências - O sueco fez as assistências para os quatro golos do Paris Saint-Germain frente ao Dínamo Zagreb; o último jogador a conseguir esse número num único jogo foi Carlos Martins, no Benfica 4-3 Lyon, há dois anos. Zlatan Ibrahimović é também o único jogador a marcar por seis clubes na Liga dos Campeões: Ajax, Juventus, Inter Milão, Barcelona, AC Milan e PSG.

Liga dos Campeões:

Comentários [4]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Poderiamos "acarçentar" o

Poderiamos "acarçentar" o facto de o spartk ter conseguido apenas 3 pontos e roubou-os ao....."maior clube do mundo"

o psg que roubou ao "melhor clube do mundo"...

PSG, o clube que mais

PSG, o clube que mais dinheiro gasta em transferencias :) Que tem uma equipa 10x mais cara que a do benfica de vigo

que a do porto de bratislava... E? Quanto gastou o city que voltou a não passar da fase de grupos da champions e que desta vez não vai à liga europa, sequer?