O fenómeno Lyon no futebol francês | Relvado

O fenómeno Lyon no futebol francês

 

Até 2002, AS Saint-Étienne, Olympique de Marseille, FC Nantes, AS Mónaco FC, Stade Reims e FC Girondins de Bordeaux tinham ganho a Liga gaulesa cinco vezes ou mais. Curiosamente, a equipa que mais temporadas completou no escalão máximo do futebol francês, o FC Sochaux, só se sagrou campeão duas vezes; e o FC Metz, terceiro com mais participações na 1ª Divisão Francesa, nunca chegou ao título.A partir de 2002, a história mudou e o futebol francês passou a ser sinónimo de Olympique Lyonnais.O Lyon sempre foi uma boa equipa, mas nunca tinha conseguido inscrever o seu nome na longa lista dos campeões franceses. Pois, a partir de 2002 ganhou sete campeonatos seguidos, batendo o recorde de quatro ceptros consecutivos que o Marselha e o Saint-Étienne detinham.Ganhou ainda seis Supertaças seguidas, de 2002 a 2007 (perdendo, esta época, para o Bordéus e nos penáltis, pela primeira vez em sete anos).Em 2008 ganhou pela primeira vez a Taça de França, algo que nunca tinha acontecido na história do clube.Apesar desta hegemonia interna inegável, o Lyon nunca conseguiu ter uma prestação extraordinária na Europa. Nunca chegou às meias-finais da Liga dos Campeões, apesar de ser, ano após ano, considerado um dos grandes outsiders na corrida pela maior competição europeia de clubes.Actualmente, o plantel do Lyon conta com nomes como Cris, Jean-Alain Boumsong, Kim Källström, Juninho Pernambucano, Fred, Karim Benzema, Fabio Grosso, Sidney Gouvou ou Jérémy Toulalan.Com este heptacampeonato, o Lyon já igualou o AS Mónaco e já só há três equipas em França com mais campeonatos do que o Lyon. Como é que um clube sem nenhum título nacional na sua história consegue vencer sete campeonatos seguidos sem grande contestação? Foi o Lyon que se tornou muito forte ou foram todos os seus adversários que se tornaram muito fracos?Este reinado do Lyon é positivo ou negativo para o futebol francês? Torna-o mais ou menos apelativo? Isto é fruto do grande trabalho de treinadores como Paul Le Guen, Gérard Houllier e, porque não, Alain Perrin e Claude Puel? Será pela superioridade do plantel? Mérito da direcção?Quando é que teremos um novo campeão gaulês? Quando é que competitividade voltará a ser palavra de ordem na Liga Francesa? Será o 8º (!) campeonato sucessivo para "Les Gones"?PauloFerreira

Liga dos Campeões:

Comentários [13]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Pois..

Olympique Lyonais = Futebol Clube do Porto

Lá também há fruta...

... e cafézinhos... É só faltinhas e penalties para o Juninho marcar... cheira a esturro! Cumps!

Re: Lá também há fruta...

é...faz lembrar a caminhada do Benfica para o título em 2005! Os últimos 10 jogos ganhos com penaltis, lances ilegais e faltas inventadas à entrada da área, com EstorilGATES como cereja em cima do bolo!

Re: Lá também há fruta...

Na penúltima jornada o Benfica empatou em Penafiel, tendo sido roubado escandalosamente. Logo por aí se vê a falácia desse teu argumento!

Re: Lá também há fruta...

poupa-te ao trabalho. Toda a gente viu o que se passou. Até dava para o Mantorras quase espetar com os pitões no focinho do adversário, que valia tudo para marcar golo.

A piada do dia...

... "O campeonato francês sempre foi considerado um dos mais competitivos do mundo"

O que acho...

engraçado é que nunca tinham ganho nenhum campeonato, mas depois de terem ganho o 1º tem sido sempre àbrir! Não percebo porque é que muita gente ainda diz que o campeonato francês é dos mais competitivos da Europa... Se existe um clube a ganhar durante 8 anos(é o mais certo!!) seguidos não vejo sinceramente onde está essa competitividade... Faz-me lembrar os 5 seguidos ganhos pelo Porto, sempre com grandes vantagens pontuais(tipo o deste ano...). Cumps

Uma estrutura fortíssima e competente...

...que se auto-gere,o que possibilita a qualquer treinador(a menos que seja realmente mau)ser facilmente campeão. Em tudo semelhante ao Futebol Clube do Porto,no caso Português. Claro está,bem ao contrário de outros clubes onde um fracassado sucede-se a outro e por aí adiante... Uma orgia de incompetências digamos assim.

Re: Uma estrutura fortíssima e competente...

Foi muito boa a comparação com o FCP, já não é a primeira vez que me lembro do quanto são similares os dois clubes, mesmo a nivel de vendas de jogadores devem ter sido dos 2 clubes que mais fizeram bons negocios nos ultimos anos, claro que o FCP tem mais projecção(e titulos) a nivel internacional. Cumps

Re: O fenómeno Lyon no futebol francês

Há um caso parecido em Portugal de repentino sucesso, e, inspirando-me em alguns relvas, parece que "repentino sucesso" (que em Portugal não foi assim tão repentino) é sinónimo de corrupção. Por isso o Lyon é um clube corrupto e ganha tudo o que tem ganho devido a corrupção.

Obrigado pela moderação, eu estava a ser irónico.

O problema em França...

É que nestes últimos 10/ 15 anos não houve nenhuma equipa sólida, tirando claro está o O. Lyon. Depois dos "grandes" Saint-Etienne (Anos 70) e Marselha (80 e 90) se terem apagado, nunca ouve uma equipa capaz de responder à altura e ser um crónico candidato ao título. A Liga Francesa continua a ser um grande mistério. Enquanto que na maioria das outras ligas, existem claramente candidatos ao título, outros à europa e outros na luta para não descerem, em França (tirando o Lyon) nada é previsível. Um Bordeus, um Monaco, um Marselha ou um PSG tanto podem num ano lutar pelos primeiros lugares, como na época a seguir fazer algo desastroso e lutarem é mesmo para não descerem de divisão. Basicamente não existe CONSISTÊNCIA dos clubes de maior dimensão em França. E depois Toulouses, Lilles, Le Mans e companhias conseguem resultados impensáveis para a sua dimensão. O O. Lyon tem sem dúvida mérito na forma como ganhou justamente estes 7 campeonatos seguidos, mas tenho a certeza absoluta que se tivesse noutra liga europeia das mais fortes (onde incluo inclusive Portugal ou a Holanda) jamais conseguiria isso. É penoso ver o Lyon ano após ano, mesmo sem às vezes brilhar, ganhar uma vantagem com toda a facilidade e o problema é que não foi só uma vez, já lá vão 7 anos! Imprevisibilidade é a palavra que melhor resume a liga francesa. Quase todo o resultado é possível... menos quando naturalmente joga o Lyon. P.S O insucesso do Lyon em conseguir voos mais altos na Chmapions prende-se muito com a pouca concorrência que encontra no Campeonato. Sem concorrência forte e regular, na Europa a equipa ressente-se quando enfrenta outros "grandes clubes", esses habituados a grandes jogos e de alto grau de dificuladade nas suas ligas.

Re: O problema em França...

Mas este ano tudo pode ser diferente, no ano passado o Lyon esteve à rasca por causa do Bordéus, o Marselha esta em grande, e tem na minha opiniao, bem melhor equipa do que Lyon, o PSG reforçou-se bem com Makelele, que apesar do peso dos anos, continua uma maquina, Ludovic Giuly ainda em forma, Matija Kezmann, que encontrou novamente um clube da dimenssao dele... E uma coisa que gosto no futebol francês, é a taça da Liga e a Taça da França, que proporcionam sempre muito espetaculo, e muitas surpresas, vindo de clubes amadores... Cumps.