Chelsea "Kalou" a Luz (crónica) | Relvado

Chelsea "Kalou" a Luz (crónica)

Golo do avançado da Costa do Marfim ditou o triunfo do Chelsea por 1-0 frente ao Benfica. Terry come
 
Chelsea festeja na Luz
Lusa

O Benfica está mais longe das meias finais da Liga dos Campeões, ao perder em casa contra o Chelsea por 1-0, esta noite.

Sem novidades de última hora na turma de Jorge Jesus, os ingleses começaram o jogo sem elementos como Bosingwa, Essien, Lampard, Drogba ou Sturridge. Paulo Ferreira foi titular, três meses depois.

O primeiro golo poderia ter surgido bem cedo quando, numa jogada algo confusa na área do Chelsea, o desvio de Jardel não foi suficiente.

Na maioria da primeira parte a percentagem de posse de bola foi dividida, com o Benfica a tentar assumir o controlo da partida, mas os seus jogadores pareciam trapalhões: Maxi, Witsel e Bruno César perdiam sozinhos a bola e os passes incompletos multiplicavam-se.

Ficha do jogo:

No conjunto inglês, um homem que conhece bem o relvado da Luz era o elemento mais perigoso. Ramires protagonizou um duelo frequente com Emerson, levou quase sempre a melhor, mas na área não conseguia ter resposta à altura do seu esforço.

A oportunidade mais clara da primeira parte foi protagonizada por Oscar Cardozo. Aos 18 minutos Bruno César fez um passe longo, o paraguaio fugiu de John Terry, dominou bem, mas o remate à meia volta saiu torto. Cardozo que, à passagem da meia hora, tinha um golo quase certo, após uma das arrancadas de Maxi, mas David Luiz tirou a possibilidade ao antigo colega de equipa.

De resto, era no meio campo que os espetadores mais viam a bola. Remates havia, mas seguiam praticamente todos para a bancada. A exceção apareceu a cinco minutos do intervalo, num remate de Raul Meireles para boa defesa de Artur - a primeira defesa de um guarda-redes na Luz.

Torres lembrou-se de aparecer

O ritmo e interesse aumentaram no segundo tempo. Logo nos primeiros instantes, lançamento longo de Maxi, a bola sobrou para Cardozo, que "disparou" e encontrou a barriga de David Luiz, que tomou o lugar de Cech nesse momento e voltou a salvar o Chelsea.

A equipa portuguesa - sem qualquer luso entre os 14 jogadores utilizados - parecia mais empolgada, com uma noção mais clara do que teria de fazer no ataque. No entanto, um cruzamento de Fernando Torres (quase sempre longe da área contrária) chegou a assustar Artur, mas o remate de cabeça de Kalou saiu por cima. Mais tarde esta dupla iria causar outros estragos.

O Benfica ia chegando à frente, sobretudo pelas faixas laterais, mas jogadores como Maxi, Bruno César ou Gaitán insistiam em dar quase sempre mais um toque na bola antes de colocar a mesma na área. Depois a jogada perdia-se. E os cruzamentos que chegavam à área tinham quase sempre o mesmo desfecho: remate de cabeça muito por cima. Mérito também para o Chelsea, que fechou as linhas de passe na maioria das vezes.

O lance polémico do desafio aconteceu aos 60 minutos: John Terry cortou com o braço um cruzamento de Maxi. Três árbitros estavam perto dos jogadores e sobretudo o árbitro de baliza estava numa posição privilegiada para ver a infração. Nenhum deu sinal. 

A verdade é que a jogada terminou num pontapé de baliza e, quando Cech enviou a bola para a frente, uma desatenção na defesa do Benfica deixou Mata isolado; o espanhol passou por Artur e o poste salvou o conjunto português.

Estávamos perante a fase mais agitada do jogo. Logo a seguir Witsel rematou de longe, Terry desviou e a bola parou na rede superior da baliza; depois a grande oportunidade do segundo tempo, num cruzamento de Gaitán que encontrou a cabeça de Jardel e o brasileiro, ao segundo poste, cabeceou na direção de Cech, que fez uma boa defesa.

Jorge Jesus terá errado ao retirar do relvado Bruno César e Aimar para colocar no jogo Rodrigo e Matic. A equipa recuou um pouco e nenhum dos suplentes trouxe maior qualidade ao futebol "encarnado".

Quem se lembrou de apresentar qualidade foi outro espanhol. Fernando Torres, que para não variar era apenas mais um jogador em campo, escondido, arrancou pela direita, deixou Jardel para trás, entrou na área e assistiu Kalou, que só encostou. Faltavam 15 minutos para o final e estava decidido o desfecho do encontro.

Até final, nota para o chapéu de Mata que quase surpreendia Artur e para um Benfica que tentava de forma mais assídua chegar ao golo, mas sem resultados práticos. Já nos descontos, Gaitán fez um cruzamento perigoso, mas encontrou Ashley Cole pelo caminho e o jogo terminaria pouco depois.

O Benfica não fez muito para merecer a vitória. Mas o Chelsea também não e, apesar disso, conseguiu o primeiro triunfo europeu como visitante, esta época. Os golos é que contam e os ingleses estão mais perto das meias finais da Liga dos Campeões.

Benfica:

Comentários [101]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Como sou patriota

Fiquei feliz por ter ganho a equipa que apresentou mais jogadores Portugueses em Campo.

Mais um tiro ao lado do Catedrático...

Ontem o Benfica perdeu com o Chelsea, muitos culpam o árbitro e outros culpam o Emerson..

O alegado penalty de Terry poderia ser marcado, não era nenhum escandalo mas compreendo a decisão do arbitro já que o lance é muito a pele, Terry estava quase colado a Maxi. O que é bizarro é sempre culparem os arbitros quando perdem, só falta Jesus e o Lastimavel João Gabriel virem a público dizerem os habituais disparates... Será que João Gabriel dará uma conferência de imprensa dizendo que este jogo foi uma aldrabice???? Falta-lhe os tomates para isso já que a UEFA não iria tolerar essas tontices.

Sobre Emerson toda a gente lhe caiu em cima, muitos Benfiquistas criticam violentamente mas esquecem-se de um grande pormenor, Emerson foi contratado pela SAD que envolve Vieira e Rui Costa, Jesus terá tido uma palavra chave na contratação. Sim Emerson é jogador limitado, não tem pernas se apanhar grandes jogadores pela frente mas a responsabilidade não é dele, é de quem o escolheu portanto a existirem criticas tão duras não se esquecam do Catedrático e do Sr. Vieira!

Sobre o jogo, o Chelsea veio jogar para o empate e fez um jogo muito inteligente, bloqueou o Benfica e esperou o momento certo para dar o golpe fatal....

Mesmo com todos os problemas nesta equipa, existem jogadores de grande nível e este é o factor que fez a diferença. O Benfica pagou bem caro não ter feito o seu trabalho de casa, foi surpreendido com esquema montado e o Catedrático levou novamente uma banhada na tatica.....

Em Stanford Brigde a tarefa é muito complicada, sinceramente não acredito numa reviravolta mas o futebol é fertil em acontecimentos improvaveis..

O jogo.

Na minha opinião:
_Durante o jogo Viu-se que o o Sr Jorje jesus preparou a equipa com muita cautela,respeitando o adversários mas com olhos postos no ataque.

_Os alguns jogadores estavão muito emocionados,justificando um pouco as perdas excessivas(muitos passes errados) de bola.

_A insistência do Sr Jorje jesus em apostar em emerson,Que esteve muito mau e foi batido Pelo ramires.Em jogos desse calibre A sabedoria do Lateral espanhol Capdevila deve aproveitar-se.

_A insistência do Sr Jesus em colocar o Nico gaítan a direita e bruno a esquerda,ja esta visto que rendem muito Pouco.(quando o Nico Gaítan foi a esquerda o jogo do benfica ganhou outra dinâmica)

_Não esquecer que o novo Treinador do Chelsea taticamente Mostrou que sabe Alguma coisa,Fechou Bem os caminhos da sua baliza.

_Maxi Pereira e Ramires estiverão melhor em campo.

_Sobre os Ausentes Ta provado que Garay é quem manda na Defesa encarnada.

Ontem, Roberto Di Matteo

Ontem, Roberto Di Matteo provou que, se não for um bom técnico, pelo menos um homem inteligente e ponderado é, sem sombra de dúvida.

Este Chelsea não tem quaisquer mecanismos ofensivos (pelo menos consequentes) implementados ou devidamente treinados, vem de um período conturbado ao nível táctico, sendo que a equipa ainda não tem um estilo de jogo e uma táctica 100% definida, assim como ainda estão a recuperar ao nível anímico do mau período de AVB.
Com a equipa neste estado, e com um Benfica galvanizado por jogar em casa, e que apresenta um futebol ofensivo, o Di Matteo fez a opção mais inteligente que tinha: jogar na contenção do jogo do Benfica, na presença de jogadores de carácter defensivo e fortes fisicamente no meio-campo e na defesa, de forma a anular o jogo do Benfica e assim lançar os seus jogadores para o contra-ataque. Porque acham que não jogou Lampard de início, mas sim Mikel? Ou Paulo Ferreira, em vez de Bosingwa? Ou Kalou ao invés de Sturridge ou Drogba?

O Di Matteo aplicou a sua ideia de jogo na perfeição: limitou a fluxo de bola do Benfica, conteve a posse de bola do Benfica para lá da grande área, e assim obrigou o clube da casa ou a resolver os lances ofensivos bombeando a bola para a área ou em remates de média/longa distância, que se mostraram inconsequentes. Não se viu o Maxi a entrar na área adversária, como de costume. Não se viu o Cardozo a receber a bola no pé na grande área, como de costume. E sempre que o Chelsea se lançava no contra-ataque, o Benfica tremia. Como, de certeza, Di Matteo tinha previsto.

Depois, na última parte do jogo, Lampard e Sturridge entram, e aí as coisas tornam-se ainda mais complicadas. O Sturridge (como qualquer pessoa que não seja coxa) fez o que quis do Emerson, lançava-se em velocidade e a partir do lado esquerdo abanava o jogo. Lado esquerdo que foi, precisamente, de onde nasceu o golo dos blues.

O Benfica controlou a posse bola, mas dizer que controlou o jogo é, em parte, errado. O Benfica jogou o que o estilo de jogo do Chelsea deixou. O que interessou ao Chelsea que o Benfica jogasse.

PS: como Português, quis que o Benfica vencesse.

Mas qual penalty qual quê?

Uma bola rematada violentamente a dois metros de distância contra ó braço do adversário, é penalty? Deixem-se disso porque não existiu nenhuma grande penalidade por marcar neste jogo.

Concordo sim que o critério do árbitro beneficiou o Chelsea em alguns lances mas não nesse. O Benfica n em jogou mal, simplesmente o Chelsea jogou melhor, mostrou ter melhor ataque, melhor defesa e tb melhor guarda redes que o Benfica,

PAH!

Existiu SIM, o Terry não pode ter os braços abertos, embora involuntário e o remate seja à queima roupa, é penalty. Vai ver as regras.........

acho que sim...

penalty pelo facto de, apesar de involuntario, o facto de ter os braços abertos impedem o seguimento da bola...ha um remate a baliza que o David luiz tira na linha que a bola chega-lhe a bater no braço...mas longe de ser penalty, tem os braços a proteger o tronco..bater no braço ou na barriga é igual...agora...de braços levantados...

Penalty nítido...

..o "arbitro viu mas não quis marcar" :).

Eu queria era ver o JJ a

Eu queria era ver o JJ a dizer isso na Champions, não disse e sabemos porquê! ;)

e o vitor pereira,

o que disse na conferencia de imprensa aquando o suposto penalty do abidal? BOLA!

Mas depois soube em portugal vir cagar postas de pescada a dizer que era penalty...voces muito falam do que o Jesus diz e deixa de dizer...mas ate agora nao vi nada que os outros nao digam/façam...

O problema em Portugal é podermos dizer toda a merda sobre os arbitros...e os arbitros enquanto quiserem ser amadores tem de mamar com essas criticas...Vai ver em Inglaterra o que acontece quando um treinador fala mal do arbitro...

"é futebol"...

...disse ele.

JJ anda nisto há muito tempo.

Podiam, e deveriam ter levado

Podiam, e deveriam ter levado mais 2. Tiveram imensa sorte!

Triste, mas naõ chateado.

Não fiquei chateado com a aderrota de ontem, pois o Benfica qus ganhar o jogo e fez por isso.
Assumiu sempre o jogo e mercecia outro resultado. E aquele Penalti!? A história seria con toda a erteza outra....

O chelsea tem sem dúvida bons jogadores, experientes, mas naõ me assusta.

Fiquei triste com a derrota, obviamente, mas acredito, apesar das dificuldades, que podemos inverter a eliminatória e sair de Londres apurados para as meias finais.

Bem...

...adeusinho...

A tradição foi cumprida....os

A tradição foi cumprida....os azuis venceram na Luz!

Jogo fraco...

...nem parecia uns quartos de final da champions. Bem sei que o Chelsea fez 6 alterações em relação ao jogo do Tottenham,mas caramba,como é possivel jogar tão pouco?? Aliás até apetece perguntar o que faz Ramires naquela equipa,joga claramente numa velocidade diferente dos outros.

Não percebo porque razão aquele que chama de mago,tem que sair quando a equipa precisa de assumir o jogo,existem lá coisas........já agora o Witsel jogou??

O novo porta voz de arbitragem do benfica,o Maxi,tem razão na grande penalidade.A mão de Terry é demasiado evidente.

Desculpa

mas naõ consigo concordar.

Primeiro porque o Jogo foi muito bom. As equipas respeitaram-se, mas jogaram para ganhar. O Benfica jogou claramente para ganhar e fez por isso.

O Witsel ?! Foi provavelmente o melhor do Benfica e talvez o melhor em campo. Fez um enorme jogo.

Concordo contigo, no que diz respeito á susbtituição do mago. Não percebi.

PAH!

O Wiitsel passou ao lado do jogo...... Gaitan esteve muito bem, mas para mim o melhor em campo foi o David Luiz.

Não vi esse jogo "bom"...

..na primeira parte,apenas tens o lance do cardozo,é preciso muita boa vontade classificar aquilo de oportunidade de golo. Na segunda apertaram um pouco,mas espremido tens o lance em que Luiz tira em cima da linha.

Não sei o que vês em Witsel(atenção continuo a dizer que é um bom jogador),contra um meio-campo do Chelsea com dois reservas,nunca se conseguiu superiorizar.O gajo não remata á baliza,não faz passes de ruptura,não sei que bom jogo foi esse....controlar o Mata que joga parado?

O mago é bom é contra o Feirense.

O Chelsea

Jogou com uma equipa para não sofrer golos e levar um empate para londres, as coisas acabaram por sair ainda melhor com um golo que nasce de um erro da equipa do Benfica.
Jogadores com o nivel de Garay são importantes nestes jogos, onde ainda se nota mais a falta de qualidade do lateral esquerdo do Benfica.

Cumps.

Mata ainda mandou ao poste...

..e no final não matou porque quis "brincar" um pouco.O resultado injusto que muitos falam,está baseado num lançamento lateral(lance bem trabalhado pelo benfica) em que o Luiz tira em cima da linha?? benfica teve ontem uma oportunidade de ouro,para conseguir atingir as meias-finais,não foram competentes.

Isso de estar sempre a bater no Emerson,não me parece muito correcto.Até porque quem não consegue matar a jogada(por pouco não arrumou com o Ramires) é o Javi.

Lá tudo é possivel.
Cumps.

..........................

A 2 lances possiveis de penalidade, o do David Luiz (mesmo com repetições não dá para perceber onde bate a bola) que aceito a decisão e o do Terry que abre os braços ,"qual Cristo Rei", e a salta para frente após cruzamento (ou tentativa de) de Maxi esse é penalty claro, sem sombra de duvidas.........o Javi só não consegue arrumar a jogada porque não era ele que devia lá estar, o Javi vem da zona central tentar o corte a lateral porque Emerson deixa o Ramires fazer tudo sem lhe oferecer qualquer tipo de oposição...
O Emerson ontem começou muito mal, no final da 1ª parte e fruto do Ramirez ter tb entrado em gestão de esforço melhoru um pouco, no inicio da 2ª parte começou e o Emerson começa como acabou a 1ª, como menos mal, mas de repente Ramires volta a carga e o Emerson não mais conseguiu equilibrar o flanco.

Não esquecendo que grande parte dos golos que o Benfica sofre são construidos principalmente pelo lado de Emerson isto porquê, porque quando se defende em linha e com laterais com liberdade para atacar deve-se ter o cuidado de que Quando o Lateral esquerdo ataca o lateral direito fica mais recuado e vice versa, mas o que acontece no Benfica é que quando o Maxi ataca o Emerson afasta-se da linha lateral e sobe em demasia sendo que depois não tem velocidade para apanhar um extremo ou muitas vezes acaba por ser "sentado" no chão porque o extremo tendo flanco todo pode decidir para onde passar e muitas são as vezes que Javi é obrigado a vir a esquerda fazer a dobra, no lado contrário basta veres a movimentação de MAxi quando o Emerso sobe ao ataque o Maxi fica no meio campo defensivo numa zona ligeiramente mais interior mas sabe que tem Luisão nas costas, já o Emerson está sempre na zona de meio campo Ofensivo que se ele fosse um Coentrão ou um Léo não havia crise, mas ele nem levanta os pés para correr e se até o Paulo Ferreira ainda lhe deu 2 ou 3 nós quantos não lhe deu o Ramires, que se a nivel de fintinhas e etc não é dos melhores, mas em velocidade ninguem aguenta o Ramires em forma porque consegue fazer 90 minutos sempre a um nivel elevado e se por vezes parece que deixa de correr está como eu disse a gerir o esforço mas nunca perde a influencia no jogo da equipa, quem tem Ramires tem um 2 em 1, ou seja podes apostar em jogadores mais forte defensivamente porque o Ramires a atacar e a a defender faz o trabalho de 2 sem crises

caro srº desculpe

mas não é nada disso que está a dizer ok, diz qualquer coisa mas não é tudo certo , 1º ponto como não sabem ver e ler uum esquema tático fléxivel como o jj usa , dizem disparates , o jjj está a tentar e consegue por vezes com eqipas que jogam maracção ao homem , jogar á ajax ,,,,,,,, subida dos dois laterias , e abertura dos centrais e conpensação no centro da defeza com jávi logo que a equipa perde a bola ,, até a defeza se recolocar na sua origem defensiva ,,,,,,,,,,, e é aqui que as equipas apanham sempre o benfica , até os clube pequenos com alas rápidos têem lixado o jj como se tem visto mais ultimamente porque os jogadores já não respondem da mesma maneira , nem o barcelona joga com uma frente de ataque com 5 jogadores como por vezes acontece ---------- veja lá há jogos tem 2 pontas cardozo- rodrigo--- 2 estremos gaitam- cesar-- 2 médios interiores witsel .aimar-- misturados com estes anda sempre o máxi menos o emerson fica nas traseiras o jávi e os 2 centrais --- quando a equipa está fresca tudo bem no inicio do campeonato é uma maravilha mas é super desgastante os jogadores da frente têem de andar em constante movimentação porque as equipas jogam muito fechadas com este sistema , aqui logo é os jogadores á procura de esoaços que não há , o barcelona é a bola que corre no benfica é os jogadores , 2º ponto se há um ramiriz , o médio desse lado não devia de jogar para o contrato fugio sempre do confronto com ramiriz porque sabia que ia perder , é aqui que está o mal , não é o emerson que é obrigadoa subir porque é assim o esquema do jj mas não obriga o médio a fechar ,,,,,,,,,,,,,,,,,,, sabe porque foram criados os médios interiores , foram e começaram a ser usados para evitar de os estremos terem de fazer os corredores a subir e a descer para fechar , cois que o emerson não tem um médio interior que o ajude quando sobe -------- a fartura fáz mál a muito treinador ,, e não é com 2 linhas que se ganha jogos nesta faze da prova ,,-- é com 4-2-3-1------ e não com 3 -4-3---- é muito atacante por muito que o luizão e garay máxi corram . por norma só fica jávi é pouco muito pouco depois dá isto ,,,,,, uma equipa de reservas ganhar

................

Leão quando o Aimar é titular ou joga 1avançado apenas ou só um extremo nunca pode ser assim como você diz porque senão o Benfica teriam 12 em campo LOL
Mas quanto as táticas e estratégia você diz uma coisa eu digo outra, todos falam ninguem tem razão, mas penso que a minha estará mais ou menos correcta.....e não é estilo Ajax.....mas sim um estilo mais Barcelona de Cruyft, mas para mim não existe comparação porque esse barcelona usava mesmo 3 centrais fixos

Quanto a equipa de Reservas, isso só você entende o porquê de considerar reservas, não considero nenhum deles reserva, qualquer um deles tem no minimo 20 jogos feitos esta época.

Emerson..Emerson..Emerson...

..não sei como analias um jogo apenas focado num unico jogado. O benfica joga com dois médios defensivos,Javi devia ter matado a jogada.

P.Ferreira ganhou muitos lances.partindo para cima do Emerson muitas vezes juntamente com Ramires. Grande jogo do P.Ferreira,parece que não jogava desde Dezembro.

............................

porque jogar 80 minutos a dobrar o emerson e ainda a cobrir a zona central arrebenta com um gajo, e aquilo é uma bola fácil que Emerson perde, e depois Javi que estava a marcar o torres é obrigado a desposicionar-se deixando o Torres sozinho para ir a dobra do Emerson (jardel não sabe dobrar o lateral) o Javi chega atrasado e ainda tenta a falta a Ramires que mesmo assim consegue colocar a bola em Torres que apenas tendo Matic entre ele e Kalou fez uso da sua velocidade e controlo de bola dando um nó cego a matic e passando a kalou que estava sem marcação...

Ou seja, por causa de um erro do Emerson a equipa foi obrigada a reajustar as marcações em 15 segundos, e nem todas foram as mais correctas isso é certo, mas culpa vá para quem deixa iniciar um lance perigoso e que depois deixa-se ficar para trás

Exatamente...

Alias, o Matic entra porque o Javi estava rebentado...e porra...um javi cansado contra um lampard fresquinho nao me parece que fosse correr bem...

Em relação ao Emerson volto a dizer...a culpa nao é dele, mas sim de quem o mete a jogar...o Rapaz ainda nao tem estaleca para ser sucessor do Coentrao, precisava de mais ou ano ou dois no banco, que a ver bem, era para isso que ele veio...ser o segundo lateral esquerdo, nao fosse a birra do jesus com o Capdevilla...
Agora...que neste momento o Emerson é fraquinho...é....ataca mal, sobe na linha para depois jogar a bola para tras, é facil de bater em corrida, nao tem posicionamento...é um jogador que precisa de trabalho, e neste momento o que lhe estao a fazer é apenas dar-lhe uma responsabilidade à qual ele nao tem ombros para a aguentar...

.............................

Oh Nuno o Emerson já tem 27 anos acho eu, se agora não tem estaleca....................LOL....venha o menino Luis Martins

nao é pela idade

que falo do emerson...falo pela adaptação...lembro-me de casos como o Luisao, o David Luiz, o Di Maria, que demoraram pelo menos uma epoca a adaptar-se...e acho que é essa epoca de deviam dar ao emerson...

abraço

.............................

corectissimo mas o problema do Emerson é mesmo de qualidade....não a tem, um jogador por fraco que seja tem de saber dominar uma bola, e ele não sabe e se reparares (vê em câmara lenta) ele domina a bola sempre com a frente da bota....sim é mesmo acredita....eu dei-me ao trabalho de parar (nos ultimos 3 jogos) a imagem na box e recuar a imagem e verificar cuicadosamente em 4 ou 5 lances em que ele perde o dominio de bola em todas essas vezes dominou a bola dessa maneira ...............................