Champions: Benfica é o 3.º clube com mais presenças nos "quartos" | Relvado

Champions: Benfica é o 3.º clube com mais presenças nos "quartos"

Na 'era' Liga dos Campeões, desde 1992/93, são apenas três, mas na década de 60 foram sete as ocasiõ
 
Benfica-Zenit, 06/03/12. Foto 40: Nélson Oliveira festeja o 2-0 com Matic e Bruno César
Lusa

O Benfica é o terceiro clube com mais presenças nos quartos de final da principal prova europeia de clubes de futebol, apesar de contar apenas três na “era” Liga dos Campeões, desde 1992/93.

O conjunto da Luz soma um total de 17 presenças nos “quartos”, sendo apenas batido pelos espanhóis do Real Madrid (29) e os alemães do Bayern de Munique (23), que, a exemplo dos “encarnados”, ainda estão em prova.

Os ingleses do Manchester United, que o Benfica – juntamente com os suíços do Basileia – deixou pelo caminho na fase de grupos, e os italianos do AC Milan, ainda na corrida, também contam 17 apuramentos para os quartos de final.

Os espanhóis do FC Barcelona (16 presenças), os italianos da Juventus (14), os ingleses do Liverpool (13), os holandeses do Ajax (12) e os transalpinos do Inter de Milão (12) completam o “top 10”.

O Benfica aproveitou as duas primeiras presenças nos “quartos” para rumar até ao título, sagrando-se bicampeão, com os triunfos em 1960/61 e 1961/62, às custas de vitórias finais sobre FC Barcelona (3-2) e Real Madrid (5-3), respetivamente.

Depois disso, os “encarnados” não mais chegaram ao cetro europeu, apesar de terem conseguido atingir a final em cinco ocasiões: 1962/63, 64/65, 67/68, 87/88 e 89/90.

O Benfica conta a maioria das suas presenças nos “quartos” na década de 60 do século XX (sete), sendo que, desde, então, esteve sempre pelo menos uma vez em cada uma das décadas seguintes.

Desde que a Taça dos Clubes Campeões Europeus se transformou em Liga dos Campeões, o clube da Luz conta apenas três presenças, em 1994/95, 2005/2006 e na presente temporada.

- Clubes com mais presenças nos quartos de final:

1. Real Madrid, Esp 29.

2. Bayern Munique, Ale 23.

3. Manchester United, Ing 17.

. Benfica, Por 17.

. AC Milan, Ita 17.

6. FC Barcelona, Esp 16.

7. Juventus, Ita 14.

8. Liverpool, Ing 13.

9. Ajax, Hol 12.

. Inter Milão, Ita 12.

Benfica:

Comentários [11]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

então e o porto???

..caraças!!!

não sei como lêr isto

e como considerar esta exposição , se como mérito ou miséria .. é que no tempo do salazar só ia o iterno campeão decretado por salazar , com o respectivo decreto lei , 394 /1954 , em que não se podia opor ao clube do regime mais que´uma derrota num periudo de 4 anos , salvo pena de se ser deportado para as colónias , assim éra o o tiririca aos campeões europeus em que só ia os campeões , uma isenção uma elimina´toria e estvas nos quaros cozinhas ou wc -- agora vão os melhores de paises , que não são campeões e ceghar ao corredor já é uma dor de cabeça quanto mais ao quartos ,, e nesta faze parece . só parece que os ricos de portugal só estão na 3ª vêz , agora é que é preciso colhões apesar de serem os mais ricos de portugal de comprarem todos os anos 50 milhões de camónes , e estão lá este ano é este alarido ,, ó meu deus 3 vezes com tanto milhão

em toda a historia o sporting

em toda a historia o sporting contabiliza apenas uma presenca nos quartos, caindo aos pes do colosso real sociedade...
comedia...

Ja deves ter os dentes verdes

Ja deves ter os dentes verdes de tanta bilis que o benfica te provoca..

estas enganado Leaovivo

o Sporting foi mais vezes a taça dos campeoes durante altura da ditura do que depois do 25 Abril...

por acaso sabes lêr

eu disse que esta democracia é mais justa e correcta que a ditadura , não disse isso pois não , é que o sporting , com salazar sem salazar tem de pagar sempre por ter tido a sua origem nos MONÁRQUICOS , , não será preciso fazer um desenho acho eu , se tens inteligencia , deves perceber o que digo --------------- olha sabes a história do ladrão a fazer a partilha .. é assim .. pataca a ti- pataca a mim --------- melhor dizendo ,,, pataca aos tiricas- pataca aos dragones

tu es o maior pá....

um abraço

e eu....

concordo!!!

Que venham os malmequeres!!!

....

este artigo é para ser elogioso ou para demonstrar o quanto o benfica se esfumou na prática e quanto vocês o tentam mandar para cima na teoria? ou é preciso relembrar que nessa altura só participavam 16 equipas e que bastava passar a primeira eliminatória para estar nos "quartos"?

nao, repara é preciso passar

nao, repara é preciso passar 2 pre eliminatorias com equipas campeas da Turquia e da Holanda, foi ainda necessario eliminar o campeao Ingles e o campeao da Romenia para poder eliminar o Campeao da Russia (que ja tinha eliminado o campeao portugues)
facilimo... hehehehe.
Somos o 3ºmelhor clube na principal prova europeia, podiamos e devias ser o primeiro nao fossemos tao prejudicados por corrupcao no futebol portugues,
Somos os reis da europa ainda!

...

dando-te o rebuçado que queres em 9 jogos eras campeão europeu, hoje em dia em 9 jogos estás nos quarto ou seja a começar a aquecer a sério...percebes bem a diferenças? voces são os campeoes mas é das finais perdidas e do desperdicio, da falta de mentalidade vencedora e têem a pior media de aproveitamento de todos os que lá andam...dai que desde 92 são o que são na europa, pouco mais que nada, olha que há cluybes campeões europeus que ja nem existem...e foram campeoes depois de voces...