Benfica acaba a sofrer em noite quase perfeita | Relvado

Benfica acaba a sofrer em noite quase perfeita

 

O Benfica venceu o Olympique de Lyon por 4-3, em jogo do grupo B da Liga dos Campeões de futebol, numa partida em que os "encarnados" realizaram uma exibição de sonho, mas que acabaram quase vivendo um pesadelo.

A vitória mantém os lisboetas na corrida aos oitavos de final da "champions", numa altura em que são terceiros no grupo com seis pontos, menos um do que os alemães do Schalke 04, que empataram 0-0 em casa dos israelitas do Hapoel Telavive, e menos três do que os gauleses, que lideram.

Alan Kardec, aos 20 minutos, abriu o caminho da vitória, tendo Fábio Coentrão, aos 32 e 67, este segundo um "chapéu" exemplarmente executado, e Javi Garcia, aos 42, colocaram os "encarnados" a vencer por 4-0 e com a sensação de missão cumprida, mas os últimos 15 minutos foram de quase pesadelo.

Gourcuff, aos 75, Gomis, aos 85, e Lovren, nos instantes finais dos descontos, anotaram os três tentos dos franceses, que vencedram cara a derrota em Lisboa.

A palavra eficácia é a que melhor define a exibição do Benfica, eficácia essa que lhe permitiu resolver o jogo em 45 minutos, mas quase “borrava a pintura” no último quarto de hora da partida. período em que sofreu três golos.

Quando o Benfica chegou ao primeiro golo, aos 20 minutos, na sequência de um livre de Carlos Martins – esteve na origem dos quatro golos –, ao qual Kardec correspondeu com cabeçada fatal, o Lyon tinha criado dois lances pelo flanco esquerdo, nos quais introduziu a bola na baliza de Roberto, ambos ionvalidados por fora de jogo.

O segundo golo surgiu de um lance de contra-ataque, com Javi Garcia a rechaçar a bola e um defesa francês a cometer um erro fatal, com um passe transviado a embalar Carlos Martins na oferta para Fábio Coentrão marcar o segundo golo.

Sem que o Benfica tivesse criado caudal de jogo suficiente, chegou ao terceiro golo em novo lance de bola parada, desta vez um canto e mais uma vez com Carlos Martins a cobrar o lance para Javi Garcia desviar na pequena área para o fundo das redes, com culpas evidentes para o guarda-redes Lloris.

O Benfica entrou para a segunda parte com o jogo na mão e resolvido, ideia que reforçou aos 67 minutos, com Fábio Coentrão a assinar o quarto golo, mais uma vez num lance de contra-ataque a aproveitar o balanceamento ofensivo dos franceses.

De resto, se Carlos Martins “esteve” nos quatro golos, Coentrão “esteve” em três, marcando um deles, cotando-se ambos como os melhores jogadores em campo.

Perdido por quatro perdido por mil, Claude Puel abriu a frente de ataque com as entradas de Gomis e Lacazzete, permitindo ao Lyon maior profundidade e agressividade atacante, cujo efeito se traduziu em três golos no espaço de um quarto de hora.

Ao mesmo tempo, Jorge Jesus, resguardado com os quatro golos, resolveu começar a poupar as “pedras” mais influentes: Carlos Martins, Saviola e Kardec deram lugar a Felipe Menezes, Jara e Weldon.

Essa mensagem terá passado para dentro do campo e começaram as facilidades e desconcentrações que conduziram à recuperação quase total dos franceses, inaceitável quando se disputa um jogo da Liga dos Campeões.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Foto: Lusa

Benfica:

Comentários [74]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

a melhor ekipa do mundo é

a melhor ekipa do mundo é esta... benfica...

Boas GVF!

Não gosto!! Já no Porto não gostava... não tem categoria para jogar num clube da dimensão do Benfica, para mim é como o Mariano no Porto, só lá está porque o treinador gosta(va) dele ;)

Abraço!

Parabéns a todos os benfiquistas...

...coerentes deste fórum, a vitória de ontem foi muito importante para as contas do apuramento e com o resultado de Telaviv diria que o apuramento já não deve fugir ao Benfica... a não ser que Neuer faça na luz o que fez ontem e o que fez no Dragão à 3 anos.

Quanto ao jogo, aquilo que poderia ter sido uma grande injecção de moral para as hostes Benfiquistas acabou por ser mais uma noite de tremideira desnecessária e que mostrou novamente que o sector mais recuado do Benfica não está a travessar um bom momento, o próprio Roberto que vinha a subir de forma e a corrigir alguns dos seus erros voltou a vacilar, por falar em Roberto, nunca pensei ver users por aqui comparar Helton com Roberto, Fiquei parvo para a minha vida...

Queria colocar aqui uma questão aos Benfiquistas, será que Jorge Jesus anda a comer o rabo ao César Peixoto ou vice-versa?

Olha que o Peixoto...

...até fez um jogo bastante bom. Falhou aquele golo feito, mas de resto, jogou com abnegação e vontade. Rebentou foi aos 75 minutos...mas até aí estava a ser bastante interessante de vê-lo a fazer a ala com o Coentrão...

Abraço.

Perfeitamente de acordo

com a tua analise ao jogo do Peixoto, acho que esta ala esquerda com Coentrão em alta rotação a partir da defesa para o ataque com o Peixoto a apoiar o caxineiro em ambas as tarrefas foi interessante.
A ver vamos se o Jesus continua com este esquema e ponha de uma vez por todas o Gaitan como opção para médio centro.
E a ver vamos se o Coentrão aguenta a carga fisica exigida.
Cumprimentos.

Não concordo

Peixoto até é um jogador experiente, e com grande maturidade, mas sinceramente acho que o Benfica merece bem melhor, fazendo uma análise pontual, cumpriu com o Lyon. . .mas não fez nada de extraordinário. . .

essa analise é a mais

essa analise é a mais superflua possivel que quem nao compreende muito o futebol. Sofrer 3 golos nao significa que a defesa esteve mal, ate pelo contrario esteve mto bem. Teve sim a ver com o que os medios e atacantes deixaram jogar. Foi quando se mexeu na ofensiva da equipa que esta se tornou permeavel. A melhor defesa é o ataque e a propria defesa comeca la a frente, no ataque. Ai sim falhou nos ultimos minutos. A defesa em si esteve irrepreensivel, tirando o ultimo golo desnecessario saida do Roberto.

Uma defesa que sofre três golos...

... nunca se pode dizer que esteve bem... acho eu!

Então o segundo golo não é falha de marcação? E o 3º não é falha de comunicação? E ainda tens o 2º golo anulado a Briand em que aparece sozinho só com Roberto... não serão falhas a mais para este nível?

Discordo. . .

O 2º golo há um desvio ao primeiro poste. . . uma bola quase perdida, isto depois de um lance que não era canto, ou uma coisa assim semelhante, o 3º golo só digo uma coisa Roberto( não tem nada que vir socar a bola ao limite da grande área). . .tendo em conta que já passava da hora. . não é normal mas face ao 4-0 a equipa relaxou ,e fez mal,porque a vantagem que poderia tirar na diferença de golos acabou por a perder

Bons golos do Coentrão em fora de jogo

O primeiro golo foi em fora-de-jogo claro, é engraçado que a transmissão televisiva não mostrou a repetição, felizmente que com a box dá para voltar atrás e parar a imagem. O comentador a dizer que era o melhor resultado de sempre do benfica....lol

Eu pessoalmente

não acho que foi um bom jogo do meu SLB, é claro que jogamos bem e merecemos marcar 4 ao Lyon que não é qualquer um que o faz, a falta de experiência europeia foi gritante, o David Luiz esta uma sombra do que foi no ano passado, muito nervoso, até se via na cara dele que ele queria mesmo que o jogo acabasse. Enfim não consigo perceber como pode o David Luiz estar a passar por esta fase !
O Maxi até que enfim esta a subir de forma, e ja não precisa de recorrer tanto a falta para travar os adversarios directos.
Luisão foi imperial, Roberto tem muito que trabalhar as saidas da baliza, Carlos Martins esta uma maquina, Salvio esteve bem, jogou inteligentemente, Kardec tem que ganhar uns quilos de musculo e confiança, Peixoto mesmo falhando um golo certo fez um jogo enorme, falou a experiência e Coentrão é ja jogador de nivel mundial, mas isto ja não é novidade para ninguem.

Poderiamos ter goleado Lyon (não é para qualquer um) com esta tactica inteligente do JotaJota, a garra tem que ser sempre esta, é a marca do Benfica, do Glorioso !
Mas acho que este jogo foi pouco positivo a nivel emocional, tenho receio que esta defesa borre-se toda contra o FCP. A ver vamos, somos Campeões e não podemos faciltar !

Partilho a mesma opinião.

Gostei de ver o Sálvio. O gajo tem pinta. Têm direito de opção? Está avaliado em quantos Milhões?

O Sálvio já devia lá estar à

O Sálvio já devia lá estar à muito tempo. . . Saviola banquito. . .

Não faço a minima ideia, mas

Não faço a minima ideia, mas o rapaz tem mesmo pinta, falta-lhe entrozamento mas ontem mostrou alguma coisa.
Acho-o algo parecido com o Cebola Rodriguez.

Por acaso também gostei, tem

Por acaso também gostei, tem muita velocidade e é lutador.

Injecção de moral... rebenta as veias?

Inacreditável o que 15 minutinhos podem fazer a um jogo de futebol que já pedia balanços finais e análises prematuras, daquelas que os nossos comentadores televisivos e radiofónicos se pelam por fazer e pelas quais parecem estar sempre mortinhos, não conseguindo sequer aguardar até ao FINAL (sim, apito final, com tempo de compensação e tudo envolvido) para evitar cair no ridículo, como se passou ontem com aquele par da RTP.

Pode-se dizer que o Benfica levou uma valente injecção de moral, de tal maneira forte que lhe rebentou as veias e esavaiu-se perigosamente até ao limite crítico...
Depressa se passou do oitenta para o oito, e aquilo que poderia ter sido o tónico moral ideal para a dificílima deslocação ao Dragão transformou-se em sério aviso à navegação, num adensar de dúvidas e de falta de confiança que certamente nem uma derrota por 1-0 igualaria.
Podem sempre advogar que a equipa brilhou em termos ofensivos e enquanto estiveram em campo os elementos mais inspirados. Mas, no Domingo será que vai ser o caudal ofensivo benfiquista a ser colocado mais à prova ou a sua segurança defensiva??... E agora, Jesus? E agora, Roberto?... Sinto pena do guardião encarnado, porque bastavam alguns segundos de compensação a menos para que o raio do fantasma não o assaltasse de novo - e eu sei bem o que é lidar com esse tipo de malapata, porque tive um jogador no meu clube que eu admirava muito, mas que era muito mal-amado e que, verdade seja dita, não podia ter nenhuma bola a sobrevoar a sua área a mais de 2 metros de altura e fora da pequena área, porque era logo sarilho na certa...

Apesar de tudo, uma boa vitória, mas... o que estará Jesus neste momento a pensar?? Que porventura poderia ter já uma boa vantagem, em termos de goal-average, para com os seus directos concorrentes no grupo da Champions...

Mas qual fantasma??

Roberto não é um keeper constante,penso que é claro para todos.Não é tão mau como no inicio,nem tão bom agora só porque defende bolas junto ao poste.É um g.r mediano.Cumps.

Não parece assim tão linear.

Não parece assim tão linear. Acho que há muita psicologia pelo meio... Roberto parece estar sempre a pensar nos frangos que cometeu e isso, obviamente, afecta a prestação de um guarda-redes. Não sei se reparaste também, mas ele não se dá muito bem com a defesa: anda sempre a mandar bocas e a queixar-se de que não as recebe... lol

Se estivesse..

...4-3,ele tinha a mesma saída.O que eu acho é que a defesa não confia nele,nada mais natural :). Ouve lá se um Postiga já chateia,imagina dois lol.Abraço.

LOL

É caso para dizer: "Puto, não sigas os passos do teu irmão mais velho"... ;)

Vitória importante

Com o empate do Schalke a luta pelo 2º lugar continua em aberto.Apesar do péssimo jogo do Lyon ontem na luz,não acredito que deixe fugir o 1º lugar.Vitória justa do benfica,com dois golos de bola parada+2 golos que resultaram de bolas paradas do adversário....lol.Aquele segundo golo de Coentrão(parece adiantado) é de infantil.Uma palavra para Coentrão,uma máquina!

Adiantados estavamos dois gajos do Lyon

no canto que dá origem ao segundo golo, é que estavam offside uns 10 metros.

Acredito

Não vi em "directo" nenhum golo dos gajos.Boa primeira parte do benfica,aproveitar muito bem os lances de bola parada.fjorge pouca gente ontem na luz não? Eu tenho uma teoria,que o estádio só enche com a presença das casas do benfica,espalhadas pelo país.Concordas?

Por acaso não vi a lotação de ontem no ecrã.

Mas foi chegando muita gente com o decorrer do jogo, os resultados não têm sido bons e isso depois reflecte-se.
As casas também são importantes mas não decisivas em casas cheias.
Salvio ontem começou a mostrar porque razão tenho defendido a sua titularidade.

Ou então quando lá vai o

Ou então quando lá vai o Mágico :).Não cheguei a perceber,Salvio estava no onze,ou foi devido à lesão do Aimar? Sim esteve bem,beneficiou do Lyon "não ter" defesa-esquerdo,penso que quebrou fisicamente.Não vejo nele as qualidades que tu apontas,mas é uma solução.

Jogou porque o Aimar não pode

Obviamente que depois quebrou, o rapaz não tem ritmo de jogo, mas foi sempre lutador e fez com que o Maxi se libertasse muito mais que nos últimos jogos.
Nunca disse que era um Maradona, é sim um jogador com muita qualidade que tem de jogar mais minutos.
O Coentrão é que está impressionante, ele ataca, defende e ainda cobre o César Peixoto, que jogador.

Sem dúvida

Claramente a mais valia deste benfica.Ele não precisa do Peixoto para nada,aliás até estrova .).Continuo a dizer o que sempre disse,não perde nada para Di Maria.mas atençaõe é um fdp!

Sapunaru ou Fucile para tapar

Sapunaru ou Fucile para tapar o Coentrão? :)

O problema do benfas....

..é como vai parar as nossas motas :).

Nós também temos que ter

Nós também temos que ter cautelas, excesso de confiança nunca fez bem a ninguém e aquele Coentrão é um perigo à solta, será que Otamendi não seria uma boa escolha para a direita(apesar de não gostar de adaptações).