Barça avassalador conquista Champions (crónica) | Relvado

Barça avassalador conquista Champions (crónica)

3-1 ao Manchester United numa noite para mais tarde recordar, tal a superioridade da equipa de Pep G
 

O futebol é um jogo simples. É a partir desta ideia básica que Guardiola construiu uma equipa de sonho, que está a marcar uma era no futebol mundial e que dentro de alguns anos será olhada como a referência daquilo que os adeptos consideram a perfeição.

Dito isto, é preciso dizer que a final de Wembley não deixou qualquer dúvida quanto ao vencedor. O Barcelona dominou do princípio ao fim o Manchester United, subjugando uma das equipas mais competentes do mundo, que soube manter-se na disputa graças ao espírito de luta tão característico das equipas inglesas.

Nani no banco, Berbatov nem isso

Sir Alex Ferguson fez o que se previa e colocou em campo um Manchester de combate, com Carrick a ser o vértice mais recuado no centro do terreno, apoiado por Valencia, Park e Giggs. E a verdade é que os ingleses entraram bem, pressionando alto e anulando a circulação de bola do adversário nos primeiros 10 minutos.

Esse foi o tempo que o Barcelona demorou a passar do meio-campo com a bola controlada, mas quando o fez foi uma viagem sem retorno. Os catalães não costumam correr muito tempo atrás do seu objeto de culto, a bola, e assim foi.

Xavi começou aos poucos a pegar no jogo e na primeira vez que teve oportunidade ofereceu o 1-0 a Pedro Rodriguez. O capitão “culé” vê claramente um campo diferente dos outros jogadores, no qual não existem impossíveis, e por isso rasgou a defesa do Manchester permitindo a Pedro entrar na história, tornando-se o primeiro espanhol a marcar ao serviço do Barcelona numa final da Liga dos Campeões.

Os ingleses levaram um soco no estômago, mas rapidamente devolveram a cortesia e sete minutos mais tarde chegaram ao empate. Rooney, incansável durante todo o jogo, pediu a pressão alta dos seus companheiros num lançamento lateral adversário e os Red Devills recuperaram a bola. Rooney tabelou com Giggs (que parece estar ligeiramente em fora-de-jogo) e o galês assistiu o avançado para o 1-1.

A primeira parte não terminou sem algum perigo junto da baliza inglesa, mas Van der Saar resolveu sempre com eficácia. A intensidade não se traduzia em faltas, já que com 7 faltas ficou provado que a agressividade excessiva não é o único caminho.

Barcelona e o fascínio pela bola

A segunda parte do Barcelona foi impressionante. Domínio completo do jogo por parte dos catalães, que colocaram o guarda-redes Van der Sar em destaque na noite em que o holandês se despediu do futebol.

A organização defensiva do Manchester caiu por terra pouco aos 54 minutos perante a visão de Iniesta, que desfez o posicionamento dos defesas contrários com um passe diagonal e encontrou a genialidade de Messi. O argentino voltou a provar que com um metro de terreno livre é letal e perante a passividade de Evra rematou de fora da área para o 2-1.

O espetáculo era de alto nível e cumpriam-se as expectativas de uma das melhores finais de sempre da Champions. O Barça criava espaços, causava perigo e Messi tentou o golo perfeito com um calcanhar que ficou demasiado curto. Ficava a ideia de que a equipa azulgrana estava mais perto do terceiro do que propriamente o Manchester de empatar.

Ferguson foi ao banco tentar mexer com a partida e conseguiu-o, mas para o lado errado. Nani entrou a frio num jogo com um ritmo de loucos e em menos de dois minutos levou uma finta de Messi e participou no 3-1. Uma bola mal dominada dentro da área foi parar a Busquets, com David Villa a aplicar um remate em arco indefensável para Van der Sar. Era o cheque mate de Guardiola a Ferguson.

Vitória do futebol espetáculo, num jogo sem casos de arbitragem e que desmontou as teorias da conspiração que colocavam a UEFA ao lado do Barcelona.

Segundo título europeu de Guardiola, que se torna o mais jovem treinador (40 anos) a conquistar duas Ligas dos Campeões e contribuiu para aumentar para 9 o número de troféus conquistados por técnicos espanhóis, que assim igualam os italianos como dominadores da competição.

Acompanhe os artigos do Relvado no Facebook e no Twitter.

Liga dos Campeões:

Comentários [25]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Sim, sim,

grande jogo. O Barça é a melhor equipa do mundo, claro. Joga o melhor futebol do mundo, claro que sim. Não há engano: 3 LC em 4 anos, uma selecção que joda assim campeã da Europa e do Mundo seguidos!!
Só o Inter consegui o ano passado parar esta máquina, com muita dificuldade, muita concentração e muita sorte.
Este jogo curto de jogadores baixos tem que ter a ronha de saber sofrer faltas, sim.
Mas que este Barcelona é protegido mais que o habitual, ganham faltas que não são para ser marcadas,
também sim claro.
Mou tem certa razão.

Gracies Pep!

Y Gracies Equip! Mesmo que tivésseis perdido, nós estávamos aqui. Porque deixastes tudo em campo. Obrigado! Até sempre!

Muda-te para Espanha

oh filho da puta!!! ou para a merda da Catalunha oh cabrão racista de merda e nazi!!!

Desculpe?!

Disse alguma coisa ofensiva? Dirigi-me porventura a algo ou alguém que não me fosse próximo? Bem me parecia. Não tem que pedir desculpa. Mas, já agora, algumas recomendações. A primeira, evidentemente, é que não invoque aleatoriamente o passado obscuro da minha progenitora - eu não conheço o da sua e abstenho-me de fazer juízos de valor sobre a senhora. A segunda tem a ver com os seus presumíveis conhecimentos de ortografia, pois a gramática implica uma certa ciência (devia ter escrito "Ó", em vez de "Oh", cuja interjeição significa desgosto) que obviamente você não domina (pelo menos, de momento, mesmo descontando o adiantado da hora). Em terceiro lugar, não faça prematuramente juízos de valor acerca de quem não conhece - é possível que se surpreenda. Finalmente, aconselho-o vivamente a aprofundar conhecimentos sobre o país vizinho, cuja geografia é fascinante. 1 abraço

Vitória do futebol

Vitória do futebol espetáculo, num jogo sem casos de arbitragem e que desmontou as teorias da conspiração que colocavam a UEFA ao lado do Barcelona.

O jornalista é burro ou faz-se. É que o beneplácito da UEFA não se veria aqui na final evidentemente, mas viu-se bem contra o Arsenal e contra o Real. Assim como se viu no passado contra Chesea, e naquele célebre jogo em que o Messi, essoutro enorme jogador que é tão bom quanto manhoso, a pegar na bola e marcar logo o livre que originou em golo. Já me não me lembro contra quem foi, creio que uma equipa do leste.

Não lamento, Tom

O Barça ganha como certos clubes gostavam de ganhar. Houve um tempo em que também falávamos de árbitros... Hoje, sabemos que era coisa de perdedores. O ano passado calámo-nos com o Olarápio e este ano até fizemos de conta que não aconteceu nada na Copa del Rey! "Poquê? Poquê? Poquê" Porque não somos invejosos nem "manhosos" (sic). Ao contrário do "realíssimo" de um tal Choradinho, cujo grande mérito é o de convencer a Pátria de que os que se contorcem no solo são os prevaricadores. Na Alemanha, na década de 30, houve quem conseguisse chegar ao poder desta forma.

Já agora??

Vai a Espanha e vê como o Mourinho ajudou crianças necessitadas e não só. Compara-lo com Hitler, só demonstra de que são feitos os merdas dos Culés... Infelizmente só agora li essa ultima frase, de mau gosto e simplesmente sem educação nenhuma, oh burro asno de merda...

Uups!

Tem calma, homem! Não me lembro de te ter insultado ou ofendido. Mas aceito continuar o debate se quiseres enveredar pela educação.

Não são o quê?

Queres que te recorde o que se passou em Barcelona na meia final do ano passado e todas as provas que não existe maiores hipocritas que os da Catalunha? Queres comparar a arbitragem do Olarapio, com os erros vergonhosos em dois jogos da meia final este ano?

Não manhosos, são racistas. Pelo o menos não vejo ninguém em Madrid a dizer que é o melhor da historia, nem os adeptos agritarem "morre individuo tal"...

OPah que queiras defender os moços, tudo bem, não sejas é burro e atires areia para os olhos.

Parabéns pela vitoria, e pelo massacre. Merecem o campeonato, nunca se vai saber se mereciam esta Champions.

PS: se quiseres dá m o mail, e mando-te as tretas todas dos teus queridinhos perfeitos!!!

Manhosos e Invejosos

Você começa a ser cansativo. Fala de erros de arbitragens e, depois, chama "Olarápio" ao Olegário? E não vê ninguém em Madrid? É natural: você nunca lá esteve!

Sartorzinho como diz um outro o Parvinho number one

andas à procura de agasalho, que te bisionem, vai lá trocar de posição 69 com o ArteAntiga que aqui Parvinhos só os BIMBOS, tadinhos dos bichinhos, o outro ao pensar que era encornado bazou, foi para a torre das antas (cemitério prós-bimbos) na esperança do Salvio chegar ao aeroporto do Sá Carneirento)!

Lonfe caddie, não prestas, és muito tenrinho, rapazinho para o rapazolas, nada sabes nada parlapias com nexo, és desconexo...

Trata-te BIMBO carregador de tacos e que alevanta bandeirolas e demais sacolas de saxofones de dois papos.

Penso que estamos mais que parlapiados.

.

põe-te no caralho.

No dito andas tu montado desde sempre caddie carregador de tacos

cu acima.

recalcamentos, ó toninho?

desaparece, põe-te nas putas.

BIMBO, vou-me só pôr na minha pois sou homem de uma

mulher só, devias, não criar expectativas nos da tua espécie, pois são como tu e os demais BIMBOS, leva em conta aquilo que de dou de graça, meros conselhos de sapiente, tu és um caso por demais urgente, tolinho para o parvinho, espero não ter sido eu a ajudar a tal anomalia psiquica...

Vai dormir caddie, sobre o assunto, são meras opiniões, visões de um veterinário sobre a sua saúde animal.

Tssc; tssc, Quinje a Jero é na supertaça ó Guardião qual Catalão

Os BIMBOS até bão taganir...

olha q o teu sporting..

...tb não fez grande figura aqui há 2/3 anos frente a este barça.

Não estarás para o confundido qual confúncio não serão os outros

onde joga o arremelgado da Irina Russa?

É que uns são de..., outros são de..., percebeste "andesendertes" para os lestes.

Caro user Gomas das Bolas a cena em questão interessava para quê

O Sporting passava em primeiro ou segundo, e comparar no presente um com outro é o mesmo que comparar o Oliveira do Bairro será do Douro com a União Desportiva de Leiria, não será assim meu caro.

Não masque tanta pastilha além de dar cabo dos dentes quiçá maxilares, afecta-llhe o cerebrum é uma opinião de quem não mete à boca tal...

Na boa, man.

Ok Maior.. foi apenas para

Ok Maior.. foi apenas para esclarecer a dúvida... eu lembro-me perfeitamente que nesse mesmo ano o Sporting participou no trófeu chamartin e perdeu 5-3... esse sim não contou para nada..

O Oliveira do Douro é grande... Joguei lá nos infantis e iniciados :)

nop

foi mm o lado norte da 2ª circular que levou uma mão cheia em alavalade..

levaram 5 em casa, não foi?

e foram 5 porque o barcelona desistiu de jogar à bola ao intervalo, não sei se foi por terem ficado com pena do adversário...

exacto

5 batatas a meio gás

Já agora isso BOI, foi para quê, final da supertaça das caricas

ou aceeso à liga Carlsberg, para a cerveja dos monges belgas.

A que propósito estamos a escrevinhar tal, porque vão ou não levar Quinje a Jero, tadinhos de tantos Parvinhos...