Apoel 2-1 FC Porto: Nem com todos os santos a ajudar! | Relvado

Apoel 2-1 FC Porto: Nem com todos os santos a ajudar!

Resultado negativo e má exibição da equipa portista que nem com um penalti abençoado se salvou. Milh
 
Apoel-FC Porto (01/11/11): Fernando vs Manduca
Lusa

O FC Porto foi a Nicósia perder por 2-1 em jogo do Grupo G da Liga dos Campeões. Um resultado que deixa a equipa portuguesa entregue à dura matemática, arriscando-se a perder os milhões da Champions, o que será uma péssima notícia em tempos de crise.

E se no Dragão ninguém quer falar de crise, o seu fantasma vai pairando em surdina. Foi porventura sob esse peso que o onze do FC Porto entrou muito tenso no jogo, com pouca precisão no passe e muito nervo à flor da bola. Já o Apoel apresentava-se igual a si mesmo, bem fechado no seu meio-campo e apostando em contra-ataques rápidos. Uma fórmula que resultou no Dragão e que a equipa de Vítor Pereira não conseguiu contrariar em Nicósia. Depois do empate a um golo em casa, os da Invicta não aprenderam a lição.


O treinador portista optou por manter Eliaquim Mangala no onze titular, deixando Otamendi no banco de suplentes, e quereria o destino que o jovem francês estivesse no lance do golo que inaugurou o marcador para os cipriotas. Porventura com alguma ingenuidade, o defesa esteve no lance que motivou a marcação da grande penalidade que Ailton converteria em golo aos 41 minutos de jogo. Dirão alguns que foi uma decisão forçada do árbitro.

Certo é que a equipa portuguesa não conseguiu apresentar argumentos para contrariar um Apoel que não perde em casa para as competições europeias há oito jogos. Os cipriotas eram os outsiders do Grupo e agora são lideres com um pé nos oitavos-de-final. Pelo contrário o FC Porto arrisca-se a perder os milhões da Liga Milionária e nem sequer a Liga Europa está segura.

A equipa portista soma 4 pontos no terceiro lugar do Grupo G, mais dois do que o Shakhtar Donetsk que hoje perdeu com o Zenit. Na próxima jornada os dragões vão à Ucrânia e já terão a Liga Europa na mira, embora ainda mantenham esperanças de continuidade na Champions League.


Vítor Pereira coloca-se de novo a jeito para merecer reparos nas opções que fez. O treinador escolheu Varela para o onze titular em vez de James Rodríguez, mas foi só quando o colombiano entrou em campo, aos 59 minutos, que a equipa portista abriu a pestana. Mal entrou em jogo o jovem avançado protagonizava um bom lance pela esquerda e uma jogada de perigo. Foi ele quem arrancou a falta que deu origem ao penalti que Hulk converteu em golo a três minutos dos 90. Mais uma penalidade que alguns dirão forçada, mas na noite de Nicósia o FC Porto nem com todos os santos chegaria ao desejado sucesso.

Em cima dos 90, Manduca atirava para as costas dos dragões o balde de água fria final, rematando para o fundo das redes de Hélton num lance em que a defesa da Invicta ficou à espera de ver assinalado o fora-de-jogo.

Foram quase uma dezena de foras-de-jogo arrancados aos cipriotas, o que indicia bem a toada imposta pelo Apoel. A formação lusa volta a deixar-se picar pelo veneno da equipa de Nicósia que se encaminha para fazer história na Champions League, onde nunca um clube do Chipre conseguiu até agora apurar-se para os oitavos-de-final.

A par dos sustos provocados por Ailton ao longo do encontro, e da falta de influência do meio-campo portista, bem ilustrada no equilíbrio na posse de bola, fica a impressão de que Vítor Pereira se deixou levar pela teia cipriota, não fazendo a melhor leitura do encontro. A troca de Fernando por Guarín aos 59 minutos pareceu absolutamente inconsequente e a entrada de James, na mesma altura, peca por tardia.

Na hora de imputar culpas o treinador, é sabido, é sempre o elo mais fraco, mas no amargo da noite fica o estranho gosto da pobre atitude de uma equipa rica em triunfos. O que se passa afinal no reino do Dragão?


No fim das contas o FC Porto não se pode queixar do resultado, depois de uma exibição que fica muito aquém dos pergaminhos de um clube que recentemente ergueu as Taças da Liga Europa e da Liga dos Campeões.

Para a história fica ainda o dado de que nunca uma equipa cipriota tinha ganho a uma equipa portuguesa.

FC Porto:

Comentários [97]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Com isto o ranking da UEFA é que sofre.

Tanta história por se ter passado a França na ultima jornada, e agora . . . ?

Ai teem

Ai teem o vosso (H)apoel

Que tenham bom proveito

P.S. - ouvi dizer que se mastigar eh azedo, por isso o melhor eh engulir.

POIS

Têm................. escreve com deve ser rapaz.
engolir................................. aprende a escrever rapaz
é................................. escreve pouco rapaz.

Desculpa

Se nao aprendi o Portugues em Portugal.

EM DIA DE MORTOS.

Jogar contra eles nunca deu bom resultado.

Mas que grande baile.

O homem de negro bem quiz ajudar ao marcar penaltie naquele salto para a piscina do James ( o cipriota nem lhe toca ), mas nem assim.

Andava para aí um lorpa a dizer que não via o dia em que o " mágico " perdesse, não ía acontecer. Pronto. Já ficou a saber quando foi.

Quanto ao " Ma(n)gala " ainda não está pronto. Ainda está a fazer a recruta. Metê-lo em guerras destas dá " bota ".

Ontem foi Patético

Ontem foi simplesmente PATÉTICO.

Perante a actual situação espero que a SAD tome medidas imediatas,há que assumir o erro e tentar minorar os danos. Medidas a tomar:

- Substituição do treinador. Defendi VP até ao jogo no Dragão com o Apoel, contudo VP não tem qualidade para treinar o FCP. Existem muitas lacunas de que VP não tem culpa, mas a equipa não denota nenhuma capacidade de virar a situação e VP tem muita culpa.

- Contratar um preparador-físico com provas dadas;

- Avaliar seriamente quem tem vontade de jogar no FCP e quem quer sair. Existe ali muitos jogadores completamente fora de forma e com uma atitude passiva;

- Em Dezembro contratar um PL com a categoria para jogar no FCP. Kleber é um bom suplente, nunca titular, de momento. De que adiante ter excesso de opções no meio-campo e defesa se não há ataque eficás

A lacuna do PL, que TODA a gente identificou, obviamente que está a causar danos na equipa mas sem uma liderança competente estamos a afundar-nos completamente.

Conclusão, é tento de agir e rapidamente. Nesta situação o Tempo não vai ajudar em nada, antes pelo contrário, só vai deteriorar a situação.

POIS

A culpa é do VP porque não sabe para mais, ou melhor poderá ser um bom adjunto, nada mais.
Mas a culpa é da SAD e restantes membros. Estou farto de dizer bem, mas quando fazem merda tambem tê m que ouvir.
Um PL? para a champions? Brincamos?
Ainda vamos a tempo para consumo interno de limpar tudo e HUMILHAR COMO NO ANO PASSADO, agora a nivel externo..... já era..

Oh mercurio

Voces ainda nao pagaram aos Belgas e querem comprar mais???

Ai quando os milhoes se acabarem............

A não contratação de um PL...

..experiente para encarar a Champions foi um erro. Gosto do Kléber,tem promenores interessantes,mas para estas andanças é claramente curto.

Contratamos um central que não precisavamos e sobre uma evidência,não fomos ao mercado.

Mas o problema é VP

Curva, esse foi um dos erros crasos da SAD, mas infelizmente houveram mais..

Como vem sendo habitual, depois de um período de sucesso a SAD comete muitos erros. Infelizmente verifica-se que é quando a pressão aperta, depois de fracassos que a SAD funciona melhor.

Se não era para vender um central e ninguém do meio-campo, era preferivel ter gasto o dinheiro num PL.

Mas existe um problrma mais grave que é o do treinador.
Eu compreendi a escolha de PC, com Domingos já fora do mercado, com P.Emanuel já na Académica e face à restante falta de alternativas em Portugal, percebi a escolha. Mas infelizmente VP não tem capacidade para ser treinador do FCP. Pode ser um fenomenal treinador-adjunto mas é um mau treinador principal.

E isso, é preciso alterar rapidamente. Sem isso, não vamos a lado nenhum..

P.S. Continuo a não perceber como fomos dar um Dragão de Ouro ao Libras Boas.

Concordo...

...VP não tem carisma,como se viu nas declarações que proferiu no final do jogo.

Agora a culpa não é só dele,não consigo perceber como se gasta milhões em 3 defesas e não se contrata um avançado experiente.

Sobre o teu P.S,o FC Porto é maior do que qq treinador de futebol.

Não vai ser fácil sair deste buraco..

E Curva, não te esqueças de Danilo..

Ficar sem treinador a uma semana de começar a preparação de uma equipa de futebol, não lembra aa ninguém e esse facto, obviamente, que ia ter consequências.. Uma coisa era decidir em Maio, outra é no final de Junho..

As consequências estão ai...

Os 15 M de Libras Boas, que parecia muito dinheiro, desapareceram num ápice com a não qualificação para os oitavos da LC.. LIbras saiu, por pagou a clausula, mas agora dar-lhe um Dragão de Ouro!!!

Libras construiu uma época de ouro e sabotou completamente outra época..

Mercurio...

..sei o que pensas sobre essa matéria,mas acho isso muito redutor num clube como o FC Porto.

Este filme já vimos,nunca pensei que se voltasse a repetir.Parece que a SAD não aprendeu com os erros.

A situação está muito complicada..

Curva,
Olha para o Inter..
Olha para o Chelsea..

O que aconteceu depois da saída do Mourinho?
A substituição de um treinador que tem sucesso num clube é extremamente díficil. E agora, potencia essa dificuldade quando a saida é na véspera de começar a preparação da equipa..

Obviamente que a SAD cometeu muitos erros, alguns completamente infantis.. Mas quando ao treinador, qual a alternativa que a SAD tinha? Um tipo de fora que mudava tudo ou apostar na prata da casa? Apostou na prata da casa ,mas infelizmente esta não tem qualidade..

Infelizmente parece-me que a SAD não vai tomar nenhuma atitude e assim, o problema vai prolongar-se e agravar-se!!..

Mas nem tudo se resume ao treinador....

..a novela do A.Pereira por exemplo.O mesmo se passou com Guarin,o que não falta são jogadores a querer dar a vida pelo FC Porto.

A primeira medida(que já vai tarde) era implantar um blackout. Já nem posso ver Moutinho a falar depois dos maus resultados,com aquele discurso á scp,foda-se!!!

POIS

A culpa é do VP porque não sabe para mais, ou melhor poderá ser um bom adjunto, nada mais.
Mas a culpa é da SAD e restantes membros. Estou farto de dizer bem, mas quando fazem merda tambem tê m que ouvir.
Um PL? para a champions? Brincamos?
Ainda vamos a tempo para consumo interno de limpar tudo e HUMILHAR COMO NO ANO PASSADO, agora a nivel externo..... já era..

equipa sem.....

.... ideias
... . garra
.... ambição
.... pontos

foi um desnorte total contra uma equipa aguerrida , com um excelente jogador na frente, e pouco mais.... Fcp sem ideias, sem clarividencia, sem organização, sem fio de jogo e sem forma fisica. Se na segunda parte fomos para cima deles (algo consentido) também foi notório que nem uma ocasião de golo tivemos, o penalti 8que não me parece) caiu do céu, e oferecer aquele 2º golo é de uma equipa amadora....

neste momento a equipa parece que joga com 11 jogadores novos que não se conhecem... não há rotinas, uma jogada estudada, nada.... Hulk tenta, parece ser dos poucos que tenta, mas as coisas não lhe têm saido tão bem. Aliás, não têm saido a ninguém.

Que é feito do Beluschi que tão bem começou no ano passado, do Guarin decisivo em tantos jogos? do Moutinho a alta rotação um ano inteiro?

O Estado fisico da equipa é preocupante , parecem demasiado cansados para inicio de época.....
que é preciso para mudar? a resposta começa cada vez mais a ser encontrada.....

POIS

A culpa é do VP porque não sabe para mais, ou melhor poderá ser um bom adjunto, nada mais.
Mas a culpa é da SAD e restantes membros. Estou farto de dizer bem, mas quando fazem merda tambem tê m que ouvir.
Um PL? para a champions? Brincamos?
Ainda vamos a tempo para consumo interno de limpar tudo e HUMILHAR COMO NO ANO PASSADO, agora a nivel externo..... já era..

VP

na altura foi a solução encontrada, foi em cima da hora, pouco mais havia a fazer.... estava por dentro da equipa, campeonato, clube... não foi descabido

....

Por mais que tentem disfarçar nota se que algo ali não vai bem,jogadores contrariados(sim pq não é só no Benfica) treinador sem qualidade e jogadores todos rotos dá nisto,e ponham se a fancos pq nem a 3ªposição está assegurada.

P.S. Comparar o Rodrigo com o kleber é uma ofensa.(pró Rodrigo claro) que nulidade.
Cumps

ANTES.........

Era eu sozinho a assobiar o Givanildo............. Agora, Somos Todos... Porto!!!!

Primeiro que tudo...

...eu faço parte daquele grupo de benfiquistas que quer ver o FCP na Champions o máximo de tempo possível.

São várias as razões para tal:
- potencia o ranking de Portugal
- é uma equipa portuguesa, e que representa o país
- mantém aberta uma janela competitiva que atrapalha a gestão para o campeonato nacional

Dito isto...acho que nunca curti tanto uma vitória de uma equipa cipriota. :)
Não pela derrota em si, não pela forma como foi obtida...mas pelo inegável sentido de justiça que o resultado traduz.
O FCP não jogou nada!
O Apoel de Nicósia...repito...o Apoel de Nicósia, até para ver se não há quem escreva isto com "H"...foi muito mais equipa. Já para não falar de que tem lá 3/4 jogadores bastante interessantes. Um deles até é português...

Adorei a queda do James. É sempre giro ver estas situações no clube dos que tanto falam dos Saviolas e dos Aimares. E nem vou falar da birra do camelo loiro, difundida em grande plano e para o mundo inteiro. Belíssima imagem de um jogador, que representa um clube infinitamente maior que ele, e que ainda tem o desplante de vir dizer que foram roubados pela arbitragem. Enfim...

A situação está complicada, mas não impossível. Só me chateia é que o Vitor Pereira esteja com a porta de saída cada vez mais próxima...

infelizmente...

....tens razão
;)
muito fraco este porto, sem ideias, sem garra, sem vontade... e sem pontos
para esquecer

Kiko...

...até a mim me supreendeu.
Restam poucas dúvidas da ferida que o Villas Boas abriu, independentemente da demagogia, votos de confiança e sorrisos amarelos do Pinto da Costa durante galas e afins.

No meio disto tudo, o Vitor Pereira até nem tem culpa...mas um gajo cujas primeiras declarações visam directamente o carácter de um colega de profissão, por mim está apresentado. Frouxo, fraco, impotente de ideias e com zero de capacidade no que a motivação diz respeito.

E o Hulk, senhores...o Hulk. Ontem era tudo a elogiar a "vontade" do Hulk, melhor em campo e afins...e é cada vez mais evidente que é preciso dizer isso do Hulk. Fernando foi enorme num meio campo fraquíssimo, onde Belluschi nem se viu. Hulk e Varela foram responsáveis por remates idiotas, passes desconexos e falta de distribuição em catadupa...e Hulk é o melhor em campo???! Enfim...para mim está também no topo dos grandes responsáveis por este momento menos feliz do FCP. Sem a muleta de um Falcao, é o que se vê...

Melhores dias virão, meu caro...a ver vamos se com ou sem Vitor Pereira...

Sem Vitor Pereira

por favor...e estou demasiado "fodido" para comentar mais qualquer coisa.
Vou trabalhar "masé". :)

Se...

...o Vitor não conseguir pelo menos o acesso à Liga Europa, isso é certinho direitinho que leva um par de patins...

Sinceramente, supreende-te este momento? A mim não...

Não discordo...

de muito do que dizes, mas erras quando falas na muleta do Falcão. O Hulk é tremendo, mas como todos os grandes jogadores precisa de um colectivo que ajude, ora, quando o FCP neste momento tem mais de meia equipa titular com uma condição fisica de inicio de pré-época, será justo colocar as culpas em um jogador?

O Vitor Pereira não tem culpa! Culpa tem quem o colocou lá.

Isto faz lembrar o Benfica do ano passado, o grupo é semelhante, a falta de motivação a mesma.

...

...não pus nada disso em causa...mas independentemente do que defenderem, o fora-de-série era/é o Falcao. O Hulk é força bruta e muito, mas muito pouco cérebro. Não sabe lidar com a pressão, não tem capacidade de agarrar, pautar e pensar o jogo (como fazia Falcao), para além do passe curto, não é capaz de virar o flanco...ou seja, quando não está em forma, é um verdadeiro empecilho.

Contudo, não estou a colocar as culpas única e exclusivamente em cima dele. O Moutinho está deplorável, o Alvaro Pereira está desmotivado, o Rolando está a confirmar o quão banal é, o Fucile está igual a ele próprio, o Varela parece que desaprendeu de jogar à bola...o Kléber, enfim...é um miúdo com umas botas do caraças para calçar.

Os melhores do FCP têm sido Hélton e Fernando.
Vítor Pereira é o menos responsável, sinceramente. Tinha um currículo que falava por ele...mas após o "voto de confiança" ficaram todos descansados, pois vinha aí a continuidade.

Não digo que não encontrem novamente o rumo, mas só está surpreendido com este momento quem não percebe um cu de futebol...e em particular, do futebol português...

E, peço desculpa, esta situação em nada se pode comparar à do Benfica.
O Benfica ficou sem três dos jogadores mais influentes, teve um defeso patético e desconexo, um treinador (o mesmo) a braços com uma situação pessoal estupidamente delicada (e da qual a comunicação social não fez eco nenhum) e uma direcção incompetente e sem tomates para decidir de forma incisiva e coerente...

Qualquer semelhança com o que se está a passar com o FCP é pura coincidência...

discordo em parte do que dizes de Hulk

ele não é banal- é -o forma de forma (mas aqui serão quase todos) , é um gajo que desiquelibra e com falcao fez uma dupla de sonho. Com muito mérito de Falcao mas igualmente de Hulk. Hulk é inconformado e ontem, aquele ataque de raiva no final revela isso, prefiro sinceramente a apatia, que parece mal comum aquela equipa....

nesta altura duvido mesmo que os jogadores estejam com VP.

que se passou com JJ? a que te referes ? bpp?

Não disse que...

...ele era banal. Disse que tem sérias dificuldades sobre pressão, já para não falar de que...é um jogador limitado intelectualmente.

Não o estou a chamar de burro enquanto pessoa...mas é burro enquanto jogador. Aliás, a recorrência aos remates dos 40 metros quando é incapaz de levantar a cabeça é prova disso...

Que há ali muito jogador sem qualquer ligação ao VP parece-me evidente...

E o Jesus teve problemas familiares muito complicados a época passada. A comunicação social só fez eco, timidamente, da doença e morte do pai, mas também viu um filho ser preso, bem como igual doença que afligiu a mulher. É óbvio que são coisas que nos passam ao lado, mas mexem seriamente com a cabeça de quem quer que seja...