Liga dos Campeões portuguesa... porque não? | Relvado

Liga dos Campeões portuguesa... porque não?

Tornou-se moda garantir que uma equipa portuguesa não pode ganhar a Champions.
 
FC Porto campeão europeu em Genselkirchen: fcporto.pt
fcporto.pt

Tornou-se moda para as principais figuras que comentam o nosso futebol reiterar insistentemente a impossibilidade de uma equipa portuguesa ganhar a Champions, uma espécie de verdade absoluta de fácil aceitação por todos.

Como não gosto de ser ovelha, defendo o contrário e passo a explicar porquê:

1º O melhor argumento de todos, o Porto foi campeão europeu há menos de 10 anos. É uma coisa que estes arautos das fáceis verdades absolutas se esquecem na sua análise, ou desvalorizam-na com o habitual endeusamento de José Mourinho (que eu considero o melhor do mundo, mas não santo milagreiro) algo que também é apanágio destes comentadores.

2º Os resultados das equipas portuguesas na Europa, o Porto ano passado, com um bocadinho de sorte, em não ter os seus melhores jogadores lesionados ou a voltar à forma na eliminatória contra o Málaga poderia ter estado nos 1/4 final, e veja-se o caso do Málaga com muito pior equipa que as duas principais equipas do nosso campeonato esteve a 2 minutos de eliminar o Dortmund e estar nas 1/2 finais. Lembro-me ainda do Benfica ter sido eliminado numa disputada até ao fim eliminatória contra o Barcelona que acabaria por ganhar a prova, ou ainda da eliminatória do Chelsea que claramente o Benfica jogou melhor e punha os encarnados nas 1/2 finais.

3º A valia das nossas duas principais equipas no momento, não é por acaso que as duas estão no pote 1, podem não ter o nome, podem não ter nomes na sua equipa como as outras, podem ter menos orçamento, mas quando olho para nomes como Moutinho, Matic, Martinez, James, Alex Sandro, Cardozo ou Lima, e olho para os consagrados do outro lado, sinceramente em termos de futebol não vejo uma colossal diferença.

Em conclusão, é possível uma equipa portuguesa ganhar, mas para isso precisa de tudo o que as outras precisam também; sorte no sorteio, sorte nas arbitragens, sorte nos períodos de forma dos seus jogadores e dos rivais, mas é possível.

Diria que qualquer equipa que inicia, mesmo o Bayern que por esta altura tem maiores probabilidades que todos os outros, não terão mais que 20% de possibilidades. Ao Porto e Benfica darei cerca de 5%, ou seja, talvez ganhem 1 Liga dos campeões de 20 em 20 anos, é difícil de dizer, mas com os jogadores certos, com uma equipa equilibrada, com preparação, a oportunidade poderá ser aproveitada quando ela se apresentar e aí mais uma vez falarão de sorte, de uma qualquer anomalia do sistema, de um ano atípico, etc e tal...

Liga dos Campeões:

Comentários [35]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

MAS O QUE É ISTO MEU DEUS ,

COMPÁRA ESSES JUGADÔRES QUE REFERISTE E AINDA OUTROS DE BENFICA E PORTO COM OS TUBARÕES EUROPEUS , É QUE NÃO HÁ CUALQUER COMPARAÇÃO , NÃO SEIJAS UM SUNHADÔR , ACÓRDA PARA A VIDA PÁ , ENTÃO O TEU CLUBE QUE É O MELHÓR DE PORTUGAL NEM DOS OITÁVOS DA CHAMPIANES PÁÇA APEZÁR DOS ARROGANTES DOS SEUS ADÉPTOS DIZEREM QUE FÁZEM PÁRTE DO TOP 5 OU TOP 6 EUROPEU E O SEGUNDO MELHÓR NEM DA FÁZE DE GRUPOS PÁÇA APEZAR DE OS CONVENCIDOS DOS SEUS ADÉPTOS DIZEREM QUE É O MAIÓR DO MUNDO , A PRÓVA MAIS ADECUÁDA A PORTO E BENFICA (((SÓ DIGO ÉSTAS DUAS IQUIPAS PORQUE AS OUTRAS SÃO FRÁCAS DEMÁIS PARA ÉLA NA MINHA ÓTICA))) É A LIGA EURÓPA E MESMO ASSIM SÓ A GÁNHÃO Á PARTIDA COM MUITAS DIFICULDADES

Uma última coisa

se querias dar uma de ignorante na escrita, não utilizavas os acentos a mais, em vez disso primavas pela ausência dos mesmos, mas lá está para isso precisavas de inteligência... a vida é tramada!

Ó SEU PUTO DO CARÁLHO

MAS TU ÉS BURRO O QUÊ , ISTO SOU EU A ESCREVÊR NORMÁLMENTE , NÃO ESTOU A ESCREV~ER MÁL DE PROPÓZITO E O QUE TEM ISSO DOS ACENTOS A VÊR , ÁCHAS QUE SE EU FÔÇE IFÉTIVAMENTE ELE TIRIA DITO AO OUTRO RÉLVA QUE NÃO ESTOU PARA ESTÁR A APRENDÊR O TUGA E QUE ELE ATÉ PODERIA CONSTATÁR QUE EU CHEGÁVA A ESCREVÊR A MESMA PALÁVRA DE FÓRMAS DIFERENTES , ÁCHA QUE EU ME ARRISCARIA DÉÇA MANEIRA , ÁCHA QUE EU SOU ASSIM TÃO BURRO , O SENHOR É QUE É UM BURRO DO CARÁLHO , JÁ AGÓRA , E O QUE TEM A DIZÊR DAQUÉLA CONTA CRIÁDA PELO YUKICHAN DEMOLIIDOR- EM QUE CHEGOU A INTERÁGIR COM ELA , TERÁ PERCEBIDO QUE ÉRA ELE AO FALÁR COM ELE OU TERÁ PENÇÁDO QUE TAMBÉM ERA O SIMPATIZAS , ÉS UM NÁBO

Puto, aprende que eu não duro sempre...

sabes porque é que tu foste apanhado? É que nem para ser ridículo tens jeito...

1º Tu tens a mania de corrigir toda a gente na forma do português utilizado (apesar de cometeres erros de interpretação que não lembram ao diabo...) como tal, esta forma de escrever assim ridícula e cheia de erros, é mesmo de quem tem essa mania e essa atenção... não deverias ter sido tão óbvio.

2º Já aqui te intitulaste de forte, sim a ti, ao Simpatizas, e meu caro, ninguém, mesmo ninguém tem essa opinião de ti neste espaço, como tal, só te denunciaste. Já agora, ninguém se intitula de fraco, como este inventado por ti já o fez aqui.

3º O conhecimento de todas as conversas tidas entre mim e o Simpatizas... meu caro, aqui foi simplesmente anedótico... a tua defesa do simpatizas, deverias ser mais subtil para esconder...

4º as mesmas acusações extemporâneas e sem fundamento...

Meu caro, não sei se é a da ingenuidade da juventude ou se é mesmo falta de qualquer coisa no cérebro, mas não tentes enveredar por uma vida de mentira ou de enganos, porque nem para isso tens jeito.

MAS CUÁL PUTO ,

EU LEMBRO-ME DE TÊR VISTO OS 5 VIOLINOS A JUGÁR E DO MUNDIÁL GÁNHO PELO BRAZIL EM 1958 NA SUÉCIA , Ó SEU BURRO DO CARÁLHO MAS É PRECIZAMENTE O CONTRÁRIO , UM GÁJO QUE PÁÇA A VIDA A CORRIGIR OS ERROS ATÉ LHE DARIA IMPREÇÃO A ESCREVÊR MÁL DE PROPÓSITO , ÁI INTUTILEI-ME DE SIMPATIZAS , DIZ LÁ AONDE , ESTÁS ENGANÁDO , O BRUXO, O YUKATCHAO, O LÁPIS VERMELHO E TÁLÇVEZ OUTROS QUENÃO ME LEMBRO DE MOMENTO PARA ALÉM DE TI ME ACUZÁRÃO DE SER ELE , ÁI NÃO , DIZ LÁ ONDE DIZ ISSO , SE CALHÁR NÃO PERCEBESTE FOI O CONTEISTO , E DEPOIS SOU EU QUE NÃO PERCEBO NÁDA , ÉS UM CRÓMO DO CARÁLHO , Ó SEU CRÓMO DO CARÁLHO EU TAMBÉM SEI DA ESTÓRIA ENTRE O BUFÃO E O FERMENTO E NEM SEQUER ESTÁVA REGISTÁDO AQUI POR ISSO O QUE TEM ISSO DE ESPECIÁL , ALÉM DISSO TAMBÉM DEFENDI O POKERALHO , A RAZÃO DE SÊR DISSO FOI PORQUE VOÇÊS SABENDO QUE ELES NÃO ESTÁVÃO CÁ ATACÁRÃO-NO PELAS CÓSTAS E FIZÉRÃO CUMENTÁRIOS MUITO HIPÓCRITAS , AS ACUZAÇÕES QUE NÃO FAZEM SENTIDO SÃO AS VÓÇAS , SEU FILHO DA PUTA , EU NÃO ESTOU A MENTIR , EU SOU MÁIS VELHO DO QUE TU SEGURAMENTE SEU CABRÃOZAO , Ó SEU PANELEIRO MAS TU NÃO TINHAS DITO QUE ME TINHAS CONFUNDIDO COM O SPORTINGLIVRE , O QUE É QUE EU HAVEREI DE APRENDÊR COM UM PUTO COMO TU , É PRECIZAMENTE O CONTRÁRIO

liga dos champinhoes em Portucalia

so na playstation

Como disse em 2004, joguei então playstation sem comando

essa resolução é exactamente demonstrativa do nosso portuguesismo, andamos lá a roçar, sempre com uma equipa a passar a fase de grupos, com equipas portuguesas competitivas, mas Ai Meu Deus!!! de pensar que é possível ganhar.... apesar de já o termos feito.

Também concordo que náo seja impossível

mas acho que terá de haver uma conjugação quase perfeita de factores, como por exemplo:
- canibalismo entre os tubarões;
- Quebra de forma ou renovação de planteis desses mesmos tubarões;
- Aparecimento de equipas surpresa que façam um ou dois brilharetes (como basileia há dois anos)
- Um calendãrio local que permita uma gestão dos planteis voltada para CL.

Atenção que estas conidções não tiram mérito a uma eventual conquista de uma equipa portuguesa, elas são mais como os contrapesos que compensam a diferença de potencial entre um Porto ou Benfica e um Real de Madrid ou Barcelona.

Eu "acardito"

Referiste algo que me esqueci e concordo

um campeonato interno muito tranquilo.

Olha que não creio Nuno,

O Porto ganha em 87, ganha em 2004... são 20 anos... mas, também não vou ser desonesto ao ponto de negar que o futebol mudou muito, contudo, mesmo vendendo por vezes podes fazer grandes equipas, referiste e bem o Porto de VB... esse Porto de VB era pior em termos de jogadores que o Porto de 2004? Não, não era... para mim até era superior, tinha mais soluções, tinha mais jogadores de classe mundial, tinha até maior complementariedade de jogadores, ou seja, mesmo aqueles que tinham limitações para serem grandes jogadores, os seus pontos fortes casavam perfeitamente com os pontos fracos dos seus colegas... por exemplo, Fernando não sabe atacar, mas casava muito bem naquela estratégia de 1-2, Moutinho não era um 10 nem um 8, era tudo, e com as costas muito resguardadas fazia a diferença no meio campo, defendendo e pressionando, ao seu lado, Guarín que táticamente era uma desgraça, tinha no seu remate e espontaneidade os seus pontos fortes, algo que faltava a Moutinho, ou seja, o meio campo era de uma complementariedade do outro mundo... na defesa Álvaro Pereira atacava mais não de forma brilhante mas com força e defendia bem e do outro lado Sapunaru cumpria... mas também Arbeloa faz mais no Real que cumprir? No ataque tinhamos muito maior classe que Mourinho teve, Derlei estava a anos luz de Hulk em termos de classe, claro que Derlei poderia fazer mais posições... Falcao é muito mas mesmo muito melhor que Benny era e James é James, não é comparável porque o Porto na Champions com Mou jogava em 4-4-2... e estamos a falar de duas grandes equipas no espaço de 7/8 anos, portanto, com criatividade é possível conseguir resultados mesmo vendendo jogaores, é preciso é ter mais sorte que os outros...

Mas, concordo contigo que seja complicado, só não concordo com a tua lei das probabilidades, bem, espero sinceramente estarmos cá para te dar razão :)

Cpts.

O Futebol desde 87 mudou

O Futebol desde 87 mudou muito...

Era mais facil uma equipa portuguesa ganhar uma champions nessa altura do que é hoje...nao pelo grau de dificuldade da prova, mas sim pela equivalencia de equipas pela europa, fruto da ausencia dos "Petro dolares e Companhia"

Ja viste que em 87 tiveste o Porto vencedor da Champions, e no ano seguinte o Benfica perde a final em penaltys e passado dois anos, temos novamente uma equipa portuguesa a disputar uma final...

4 anos...por tres vezes na champions um dos finalistas era portugues...dificilmente isso valtará a acontecer, nao achas?

eu dei o exemplo de AVB para a frente nao para comparar, mas sim para pensarmos no que seriam as equipas portuguesas se nao precisassem de vender jogadores. imagina o porto hoje se ainda tivesse Falcao, Hulk, james, moutinho e tantos outros que tiveram de ser vendidos? ou o Benfica hoje se ainda tivesse David Luiz, Ramirez, di maria, coentrao, witsel ? eramos super potencias europeias...

é triste dizer isto isto...mas acho que mesmo os 5% que falas é um numero muito optimista.

Nuno, sem problema

é a tua opinião...

Faz-me um favor

Faz-me um favor Companheiro...

Pede ai ao Borrego do Bruxo para ler a parte em que te disse que : "...Era mais facil uma equipa portuguesa ganhar uma champions nessa altura do que é hoje...nao pelo grau de dificuldade da prova, mas sim pela equivalencia de equipas pela europa, fruto da ausencia dos "Petro dolares e Companhia"

Esse anda a "estragar-te" o artigo com inundações de SPAM (gosta de protagonismos....) a contradizer o que eu disse, argumento o que eu digo...sem no entanto perceber o que estava a dizer...

Vá, vocês são duas pessoas inteligentes, de certeza que ambos

compreendem que não se detestam, apenas gostam da rivalidade futeboleira, e nas discussões sobre futebol muitas vezes discutimos de forma mais aguerrida... vocês resolvem isso de certeza absoluta...

»Ja viste que em 87 tiveste o

»Ja viste que em 87 tiveste o Porto vencedor da Champions, e no ano seguinte o Benfica perde a final em penaltys e passado dois anos, temos novamente uma equipa portuguesa a disputar uma final...»

Nem La Palisse diria melhor. O Porto em 1987 para serem Campeão Europeu fez 9 jogos, em contraste, em 2004 para ser Campeão Europeu realizou 13 jogos, e com maior grau de dificuldade!

Em 1987, apenas os Campeões integravam essa prova, ou o Campeão Europeu, caso este não tivesse sido Campeão no seu Pais!

Com este formato Liga dos Campeões, os 4 primeiros Classificados das ligas mais fortes: Inglaterra, Alemanha, Espanha ou Itália participam na Liga dos Campeões, o que acaba por desvirtuar o conceito de Liga dos Campeões. Aliás, na Edição passada o Bayern Campeao Europeu, não tinha sido Campeão no ano anterior no seu País, o mesmo aconteceu na Edição da LC em 2012 com o Chelsea!

Escreveste tanto e nao

Escreveste tanto e nao disseste nada....

Ten noção que a Champions em 87 começava onde agora começa os 1/8 de final?

O Monaco tambem foi a uma final e nao tinha sido campeao europeu.

Em 87 nao havia margem de erro...perdias ias com o caralho...agora ainda podes brincar as fases de grupo com Dinamos e compnhias...

sao dois modelos que nao sao comparaveis...cada um tem a sua dificuldade

»Em 87 nao havia margem de

»Em 87 nao havia margem de erro...perdias ias com o caralho...agora ainda podes brincar as fases de grupo com Dinamos e compnhias»

Não te estás a contrariar?

Pois eu acho que nestes moldes é bem mais dificil ser Campeão Europeu, não só pelo numero de jogos, mas também pelo grau de dificuldade dos mesmos!

Repito, relativamente a 1/8 e afinas:

Porto Campeão Europeu 1987 fez 9 jogos, com 2 dificeis adversários D Kiev (colosso Europeu na época), e Bayern!

Porto Campeão Europeu 2004, com 13 jogos, entre eles : R Madrid, Marselha, Manchester United, Lyon, o Corunha que não perdia em casa há 2/3 anos (O Porto quebrou esse ciclo), e Monaco na Final, esses tinham eliminado o Chelsea!

Nao vale a pena....Es burro

Nao vale a pena....Es burro demais para perceberes....

em 2004 fazes 13 jogos...pois fazes....bastava em 87 teres feito o que fizeste em 2004 com o Real Madrid e tinhas ido com o Caralho logo de inicio....

Mas confesso, dificil,

Mas confesso, dificil, dificil era ser Campeão Europeu nos anos 60! lol

benfica 1961 :
Hearts da Escócia!
Ujpest da Hungria!
Aarhus da Dinamarca!
Rapid Viena da Austria!
Barça!

Tenho de reconhecer, a Taça dos Campeões Europeus nos anos 60 tinha um superlativo grau de dificuldade!

O Pedro Ribeiro, eu e mais

O Pedro Ribeiro, eu e mais uns quantos somos "burros" tu és genial! lol

Então é mais facil actualmente ser Campeão Europeu, a ser Campeão Europeu nos anos 80? lol

1987 Porto :
Rabat Ajax de Malta!
Vitkovice da Chescoslováquia!
Brondby da Dinamarca!
D Kiev Ex URSS!
Bayern Munique!

Como disse.... Es burro

Como disse....

Es burro demais para perceberes o que estava a dizer ao Inside...antes de meteres o focinho na conversa....

Nem te vou explicar outra que nao se trata de ser mais facil ou mais dificil....trata-se de em 87 haver muito menos margem de erro do que ha agora...

em 87 levavas 3-1 do Real Madrid em Casa e ias com o Caralho....em 2004 levaste e foste à final...

Es estupido demais para perceberes este tipo de conversa filho...

Agora vá...puxa la dos campeonatos dos ultimos 20 anos LOL....Limitado mental!

Mas vou-te facilitar a coisa,

Mas vou-te facilitar a coisa, e compara as 2 versões Porto Campeão Europeu, sem a Fase de Grupos de 2004:

1987 Porto :
Rabat Ajax de Malta!
Vitkovice da Chescoslováquia!
Brondby da Dinamarca!
D Kiev Ex URSS!
Bayern Munique!

Porto 2004 pós Fasede Grupos:

Manchester United!
Lyon Pentacampeão França!
Corunha de Espanha!
Monaco!

Agora tenta comparar Urso da Casa Pia!

foda-se.... Alguem que mostre

foda-se....

Alguem que mostre os pés ao homem....!!! a ver se ele se acalma...

Rabat Ajax de Malta - Campeao Nacional!
Vitkovice da Chescoslováquia! - - Campeao Nacional!
Brondby da Dinamarca! - - Campeao Nacional!
D Kiev Ex URSS! - - Campeao Nacional!
Bayern Munique! - - Campeao Nacional!

Manchester United! - Campeao do que?
Lyon Pentacampeão França!
Corunha de Espanha! - Campeao do Que?
Monaco! - Campeao do Que?

E volto a dizer-te os dados que estas a omitir...para tua conviniencia....

Se tivesses feito em 87 o que fizeste com o Real Madrid em 2004...tinhas ido à final?????????

Atao eu digo te que a

Atao eu digo te que a champions em 87 começava onde agora começa os 1/8 de finail...

tu respondes em em 87 fazia-se 9 jogos e em 2004 13...

e agora metes.-me 4 jogos em 2004 e 5 jogos em 1987...

volto a dizer-te e ladra o que quiseres...em 87 se tivesses feito o que fizeste com o Real...nao passavas da primeira eliminatoria....nem um PArtizan te safava...

Não deve saber ler,

Não deve saber ler, descacorecei a coisa,, queres mais?

Em 1987 o Ajax de Malta o Porto deu-lhes 9-0, o Vitkovice da Checoslováquia, o Brondby da Dinamarca e voilá, D Kiev nas Meias!

Já me "cansei"!

eu nao sei ler ou estou -me a

eu nao sei ler ou estou -me a cagar para a merda que escreves....por estranho que te possa parecer...sao duas coisas distintas...

Volto a dizer-te....em 1987 se fizesses o percurso que fizeste em 2004...nao ganhavas um caralho...

Estes gajos tem uma mania de menosprezar a conquista de 87 em prol da de 2004 e eu ainda na percebi porque...

»Estes gajos tem uma mania de

»Estes gajos tem uma mania de menosprezar a conquista de 87 em prol da de 2004 e eu ainda na percebi porque...»

E depois, mais grave, em modo Campus da Justiça, deturpa afirmações!

Quem estás a menosprezar a conquista de 1987!

Repito, e provo, hoje neste moldes L Campeões é bem mais dificil ser Campeão Europeu, versus ser Campeão Europeu nos anos 80!

A estupidez é extraordinária,

A estupidez é extraordinária, de tão estupida, insiste sempre!

Por hoje já chega!

Já esgotei as "bandarilhas"! lol

Esgotaste as bandarilhas,

Esgotaste as bandarilhas, olha para o Lombo....tira e volta a auto-mutilares-te...de forma insconsciente...

este gajo nao tem mesmo noção da figurinha triste a que se submete...

e agora...vamos falar dos titulos dos ultimos 20 anos ou das conquistas do Porto? é isso que chamas de "esgotar bandarilhas" ? lol

Errata: falarão e não falaram

o problema é que escrevo e envio sem ler nem editar, e depois dá nisto... mas honestamente, não vou ter mais cuidado da próxima vez :)