Vieira: coragem ou silêncio? | Relvado

Vieira: coragem ou silêncio?

Luís Filipe Vieira tem um enorme desafio agora à sua frente. E tem dois caminhos possíveis...
 
Luís Filipe Vieira, grande plano
CityFiles/Getty Images

Escrevo este artigo para que se faça uma reflexão sobre o estado atual em que vive o SL Benfica, após a não conquista do título e consequentes manifestações contra o atual estado do clube.

Na realidade sente-se um ambiente diferente de outros anos eleitorais. Existem diversas manifestações que demonstram uma crítica que não é apenas circunstancial ou de meros arruaceiros, se me permitem a expressão. Aliás o facto de pessoas como José Eduardo Moniz se terem já manifestado publicamente, podem indiciar movimentações de bastidores que podem realmente fazer deste momento do SLB , um dos mais importantes da sua história. E Luís Filipe Vieira sabe-o melhor do que ninguém, pois sendo hoje o futebol um enorme negócio, Moniz pode ser uma excelente alternativa no projeto de gestão global do clube e, acima de tudo, nos contratos televisivos a serem negociados no futuro.

O facto das eleições serem após o inicio da época desportiva (em Outubro), levanta uma enorme dúvida sobre o futuro do clube e o que daí poderá advir em termos empresariais e desportivos, pois imaginemos que nessa altura o SLB, com LFV e Jorge Jesus, esteja já eventualmente com atraso no campeonato e de alguma forma arredado da conquista do título? O que poderá acontecer nessas eleições? Aí sim a demagogia imperará, os sócios estarão mais emotivos no peso da sua decisão e poder-se-á deixar o clube voltar a cair num pântano perigoso.

Ora neste momento LFV terá na minha opinião 2 caminhos possíveis. Ou assume uma coragem que lhe é característica, e desde já antecipa o ato eleitoral, para Junho, numa prova cabal do seu benfiquismo e de que não terá medo do sufrágio, sujeitando-se à vontade dos sócios, não colocando assim a época em risco mesmo que não ganhe as eleições, pois a nova direção poderá ainda ter tempo de a preparar, ou na realidade se refugiará e correrá o risco de deitar tudo a perder, pois os sócios por certo em Outubro, a manter-se o atual treinador e equipa técnica e com resultados menos positivos, não lhe irão dar uma vez mais um voto de confiança.

Sempre escrevi que LFV tem feito um enorme trabalho de recuperação do clube em termos financeiros e de prestígio, tendo colocado o clube na rota dos campeões e com méritos que ninguém poderá colocar em risco. Mas um clube vive também de resultados desportivos, e LFV já tem 10 anos de liderança, conquistada, através de eleições livres e sempre com adversários que tiveram a liberdade de se candidatarem ao ato eleitoral numa prova cabal da pluralidade e democracia que se vive nesta instituição. Esses, os resultados desportivos, não se podem considerar satisfatórios para um clube da dimensão do SLB, independentemente dos factores estranhos e externos, que acontecem ano após ano.

Por isso LFV tem aqui a sua maior prova de fogo e em que sinceramente não lhe auguro nada fácil. A direção está fragilizada do ponto de vista de imagem e de apoio dos sócios, o treinador não é nada consensual e está com uma imagem desgastada, existem problemas graves de relacionamento com FPF, LFP, Arbitragem, Olivedesportos, FCP, SCP, SCB. Obviamente que tudo isto seriam trunfos a favor de LFV, se este tivesse conseguido seguir com coragem o caminho conjunto de credibilização do futebol em Portugal, mas notou-se nos últimos tempos um certo abandono desse caminho, o que coloca sérias dúvidas da real estratégia desta direção.

Depois deu-se o eclipse de Rui Costa, ainda por explicar, e o aparecimento de António Carraça que, no meu entender, veio falar de coisas que seguramente não serão as que os benfiquistas queriam ouvir, pois vem falar de que, a seguir este caminho, o clube irá lutar para ganhar a Liga dos Campeões em breve!?

O que o SLB tem de conseguir é um projeto sólido desportivamente que trace um objetivo claro: ganhar o campeonato durante 3 ou mais anos seguidos. E depois o projeto europeu. Porque é preciso consolidar desportivamente as vitórias internas e não dar tanto peso e importância à Liga dos Campeões, porque somente o facto de o clube estar todos os anos na competição, lhe começará a dar um traquejo e experiência que certamente e naturalmente poderão levar num ano o clube a uma final.

Por tudo isto termino dizendo que LFV tem um enorme desafio agora à sua frente. Coragem ou Silêncio? Os próximos dias serão determinantes.

Bem hajam.

Benfica:

Comentários [6]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Coragem ou Silêncio?

Penso que depois de tantos anos na presidência já sabemos qual é a resposta... Coragem se ganhar, silêncio se perder

curriculum vitae de ..Passos Coelho.

________________________________
Subject: curriculum vitae de ..Passos Coelho.
Date: Wed, 16 May 2012 17:26:29 +0100

" Pôrra, tamos fêtos ao bife "...
************************************

Nome: Pedro Passos Coelho
Morada: Rua da Milharada - Massamá
Data de nascimento: 24 de Julho de 1964
Formação Académica: Licenciatura em Economia - Universidade Lusíada (concluída em 2001, com 37 anos de idade)

Percurso profissional: Até 2004, apenas actividade partidária na JSD e PSD; a partir de 2004 (com 40 anos de idade) passou a desempenhar vários cargos em empresas do amigo e companheiro de Partido, Engº Ângelo Correia, de quem foi diligente e dedicado 'moço-de-fretes', tais como:

(2007-2009) Administrador Executivo da Fomentinvest, SGPS, SA;
(2007-2009) Presidente da HLC Tejo,SA;
(2007-2009) Administrador Executivo da Fomentinvest;
(2007-2009) Administrador Não Executivo da Ecoambiente,SA;
(2005-2009) Presidente da Ribtejo, SA;
(2005-2007) Administrador Não Executivo da Tecnidata SGPS;
(2005-2007) Administrador Não Executivo da Adtech, SA;
(2004-2006) Director Financeiro da Fomentinvest,SGPS,SA;
(2004-2009) Administrador Delegado da Tejo Ambiente, SA;
(2004-2006) Administrador Financeiro da HLC Tejo,SA.

Este é o "magnífico" CV do homem que 'teoricamente' governa este País!
Um homem que nunca soube o que era trabalhar até aos 37 anos de idade!
Um homem que, mesmo sem ocupação profissional, só conseguiu terminar a Licenciatura (numa Universidade privada...) com 37 anos de idade!

Mais: um homem que, mesmo sem experiência de vida e de trabalho, conseguiu logo obter emprego como ADMINISTRADOR... em empresas de Ângelo Correia, "barão" do PSD e seu tutor e patrão político!... E que nesse universo continua a exercer funções!...

É ESTE O HOMEM QUE FALA DE "ESFORÇO" NA VIDA E DE "MÉRITO"!
É ESTE O HOMEM QUE PRETENDE DAR LIÇÕES DE VIDA A MILHARES DE TRABALHADORES DESTE PAÍS QUE NUNCA CHEGARÃO A ADMINISTRADORES DE EMPRESA ALGUMA, MAS QUE LABUTAM ARDUAMENTE HÁ MUITOS E MUITOS ANOS NAS SUAS EMPRESAS, GANHANDO ORDENADOS DE MISÉRIA!

É ESTE O HOMEM QUE, EM TOM MORALISTA, FALA DE "BOYS" E DE "COMPADRIOS", LOGO ELE QUE, COMO SE COMPROVA, NÃO PRECISOU DE "FAVORES" DE NINGUÉM... PARA ARRANJAR EMPREGO!...
EDIFICANTE... NÃO É?...
DIGA LÁ... DAVA EMPREGO (QUE NÃO FOSSE O DE 'MOÇO-DE-RECADOS') A ALGUÉM COM ESTA 'FOLHA DE SERVIÇOS'?
POIS É...
DEPOIS DO SEU BRILHANTE E QUASE IGUAL ANTECESSOR, PORTUGAL DEPRESSA SE ENTERRÁ NO 'GUANO'!...
ALIÁS,
ESTE PORTUGAL TEM SIDO MESMO UM "GUANO"
Algum de vós dava emprego (não estou a falar de trabalho...) a alguém com esta "Carreira de Vida" (Curriculum Vitae [CV])!?...

eu dava emprego ao homem

seria o meu vendedor numero 1 de banha da cobra. Só não entendo que m...a tem este comentário a ver com o SLB

O Sr. Luis Filipe Vieira e o futebol

Quando o LFV substituiu Vilarinho, o SLB vinha de uma crise gravissima, era dificil qualquer um fazer pior, bastava ser so' um pouquinho mais honesto, versus, J.V. Azevedo, pelo que nao foi muito dificil devolver a credibilidade ao maior clube portugues e do mundo em associados.
Muitos erros foram semeados pelo caminho, na contratacao de treinadores, jogadores e sobretudo de dirigentes proximos da equipa profissional, ser-se melhor depois do Porto nao chega, este clube nunca passara' de um regional e jamais podera' ocupar o lugar do Benfica a nivel nacional e internacional e, aqui o LFV falhou redundamente, ao nao assumir a lideranca do maior clube portugues na mudanca do futebol portugues que ja' se impoe ha' muitos anos, relativamente a credibilidade e sustentacao economica de todos os clubes que participam na liga principal, devia caber ao presidente do Benfica a responsabilidade nas mudancas. Votar contra o sorteio dos arbitros, Fernando Gomes para a FPF, encetar guerras com o Sporting, grande adversario, mas talvez o melhor aliado na causa anti-Porto, onde poderia ter havido troca de jogadores, como nos velhos tempos (Artur, Jordao, Laranjeira etc)
Ser presidente do Benfica e' tambem ser lider do futebol nacional, atraves do incremento de mecanismos que tendem a afuguentar a suspeicao das arbitragens de forma inequivoca, para que os estadios se voltem a encher, nao criticando os arbitros, mas obrigando estes a serem honestos, aliados a uma disciplina solida, transparente, onde todos os intervenientes desportivos tenham de sofrer a cega e justa justica desportiva. Nao vejo o Benfica a ser obrigado a ter de vencer sempre todas as provas onde participe, mas imagino este clube com menos dividas e sem ter de vender os seus melhores ativos para pagar para pagar juros, deixando os treinadores ano apos ano, sem condicoes para lutar para serem os melhores.

Sobre os elogios

a LFV e embora lhe reconheça alguns méritos, não estou totalmente de acordo...Se não, vejamos:
PRIMEIRO-A gestão económica/financeira tem sido tão digna de elogios? Não me parece, pois o
passivo a que se chegou, quanto a mim, mete medo...
SEGUNDO-E a gestão desportiva? Independentemente das conquistas, muito importantes, mas
o comportamento das equipas? Qual o adjectivo adequado? Vejamos apenas estas
duas últimas épocas: A que terminou a semana passada e que de 5 pontos de avanço,
num ápice passámos para 6 pontos do primeiro posto, o que na prática são 11 pontos
de atraso e ainda fora da final da Taça de Portugal...E a época passada ? A 21 pontos do
topo da classificação e também fora das finais da T. de Portugal e da Liga Europa?????
TERCEIRO-O sr. LFV ter contratado uns 200 jogadores durante o seu reinado/consulado, muitos dos
dos quais sem categoria para representarem o GLORIOSO, também será de elogiar? QUARTO-O Rui Costa com tal carreira no futebol profissional tem feito o quê na estrutura dirigente?
Está lá só para o penacho? E Carraça está lá a que propósito? Para sacar o graveto???
QUINTO-Tanto me faz que esteja lá LFV ou outro, assim como J.Jesus mas, o que se impunha era
uma nova forma de gestão/governação que até agora me parece tem vindo a ser feita muito
em cima do "joelho", insuficiente para uma tal NAU....
Cumprimentos e saudações desportivas e benfiquistas.

Não 1 mas 2 comentários !!!

1.º Comentário: A isto eu chamo um adepto cheio de confiança em relação à nova época

"maginemos que nessa altura (Outubro) o SLB, com LFV e Jorge Jesus, esteja já eventualmente com atraso no campeonato e de alguma forma arredado da conquista do título?"

2.º Comentário: Um artigo tem de ter sempre um toque de humor:

"Ou assume uma coragem que lhe é característica" - referindo-se a Luís Filipe Vieira.

PS - Onde anda o "corajoso" ?????