Lembram-se de Luca Brasi? | Relvado

Lembram-se de Luca Brasi?

A época que acabou levantou uma nuvem de pó imensa em torno da arbitragem, sendo Pinto da Costa o gr
 
Bayern-Chelsea (Final da Champions 2012) - 29: Pedro Proença e Drogba
ODD ANDERSEN/AFP/GettyImages

A verdade desportiva em Portugal nunca existirá, ou pelo menos não se avista uma luz ao fundo do túnel. Neste particular, a época que recentemente acabou veio levantar uma nuvem de pó imensa em torno da arbitragem, sendo que a figura de Pinto da Costa apareceu como grande instigador.

Desde logo surge a figura de Pedro Proença, que o próprio Pinto da Costa viria a defender publicamente. É largamente aceite que Proença é um bom árbitro, como aliás se viu na final da Liga dos Campeões. Disso pouca gente parece duvidar. Assim, tudo leva a crer que quando erra, o faz propositadamente, como mais recente se viu no caso do FC Porto-Sporting.

Neste particular, dá a sensação que Pinto da Costa veio a reforçar a sua posição de poder sobre o futebol português durante a última época. Logo, as eleições da Federação Portuguesa de Futebol perfilaram-se como mais um golpe de mestre. Estando a arbitragem ligada diretamente à FPF, o controlo deste organismo é importantíssimo para regular o desenrolar dos acontecimentos. Os árbitros são instrumentos, que servem outros interesses, estão lá para regular o encadeamento das ocorrências, que mesmo usurpadas de verdade, se transformam em verdades absolutas.

A questão do erro humano já está gasta de tanto uso. A repetição das decisões favoráveis ao FC Porto, por parte do Proença, são premeditadas, quão premeditadas são as arbitragens do Bruno Paixão contra o Sporting e afins.

Luís Filipe Vieira apoiou “inequivocamente” a candidatura de Fernando Gomes à presidência da FPF. Godinho Lopes seguiu-lhe os passos. Enquanto Pinto da Costa permaneceu em silêncio, gozando do sucesso do seu ‘plano’. Alguém acredita que um ex-administrador da SAD do FC Porto teria virado as costas ao seu patrão?

Lembram-se de Luca Brasi? A personagem de Godfather I, que é enviado pelo chefe Corleone, para se fazer amigo da família rival, mostrando o seu descontentamento para com o seu patrão? Julgo que as semelhanças são por demais evidentes, com a situação das eleições da FPF, com a diferença que neste caso o golpe surtiu efeito e o peixe mordeu o isco.

A Pinto da Costa inveja-se a longevidade, é verdade que pôs o FC Porto no mapa do futebol nacional e internacional, mas a que custo? Este campeonato ficará na retina como o campeonato das greves dos árbitros e uma imensidão de erros de arbitragem, que só vêm estragar o que já é frágil – a qualidade dos espetáculos de futebol. Isto só faz com que as pessoas fiquem em casa e o nosso campeonato gere cada vez menos dinheiro. Toda a gente sabe o que se esconde por detrás dos resultados.

Mas está longe esta questão ser apenas portuguesa. Em Espanha, depois de sucessivos protestos do Barcelona contra a arbitragem, quando estavam a 10 pontos do Real Madrid, Rosell encontrou-se com Villar em Madrid, e a seguir a esse encontro os penaltis triplicaram, com casos escandalosos como contra o Levante, Málaga e Espanyol (isto sem falar nos jogos da Liga dos Campeões).

Todo o futebol está assim envolto num manto de suspeição, sendo que a UEFA e a FIFA têm vindo sucessivamente a ser postas em causa pelos amantes de futebol. Salva-se a Premier League e a Bundesliga para honrar o futebol.

É triste que amantes de futebol, como no fundo todos somos, percamos o nosso tempo a falar de arbitragens, quando poderíamos falar de táticas, jogadores e daquilo que realmente interessa no futebol. Não será certamente esta questão que irá apagar a nossa paixão por este desporto, até porque enquanto adeptos somos facilmente iludíveis.
 O

futebol é um desporto fantástico, e seria ainda mais fantástico sem a massa de dirigentes que neste momento empobrece os nossos clubes. O FC Porto ganharia sem Pintos da Costa, o Benfica ganharia sem Vieiras e o Sporting sem Cristóvãos e Godinhos. Acima dos clubes, ganharia o futebol português em geral e ganharíamos todos nós enquanto adeptos. (As recentes afirmações de Luis Felipe Scolari só vieram, mais uma vez, confirmar que o nosso futebol tem muitas nuvens negras. Esperemos que mesmo assim seja possível que Portugal faça um Euro digno da sua história.)

I Liga:

Comentários [39]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Curioso, que o David soube

Curioso, que o David soube recordar os erros de Bruno Paixão contra o Sporting, mas não os cometidos pelo mesmo árbitro prejudicando o Porto! Esse esquecimento é de estranhar, até porque numa das exibições menos conseguidas que já vi da parte de um árbitro profissional, Bruno Paixão poderia ter decidido o título de campeão nacional desta época, no jogo entre o FCP e o Gil Vicente.

Mais curioso ainda é que, apesar de erros de arbitragem existirem em todos os jogos, são os cometidos em jogos do FCP aqueles cujo ênfase é maior por parte de adeptos e imprensa. Já se devem ter esquecido das primeiras jornadas desta época e de jogos como a visita do SLB a Barcelos ou a ida do Vitória à Luz.

Contudo, quanto a mim, a pérola do artigo reside nesta frase: "tudo leva a crer que quando erra, o faz propositadamente". Faz sentido.

Quando Oliver Kahn sofria um golo, fazia-o propositadamente. Um guarda-redes que venceu 5 vezes o prémio de melhor do Mundo e ficou em 2º na Bola de Ouro, só pode errar com intenção.
Messi só pode ter sido corrompido no jogo em Camp Nou contra o Chelsea a contar para as meias da Liga dos Campeões desta época. Um jogador com três Bolas de Ouro consecutivas só falharia um remate a 11 metros da baliza e sem adversários pela frente se o fizesse depropósito.

Lógica infalível e óbvia, não há dúvida.

a culpa

é do benfica, já se sabe...

Posso ser eu que não sei

Posso ser eu que não sei interpretar um texto, mas poderia-me dizer em que parte do meu comentário eu referi a culpa do Benfica no que quer que fosse?

Que eu note, apenas limitei-me a constatar o facto de que o Benfica também foi beneficiado pelas arbitragens em determinados jogos. Tem o desplante de dizer o contrário?

...

Pois é, esse jogo em Barcelos ficará na história do FC Porto como o único jogo no qual foram roubados em quase 30 anos de fruta e salganhadas. Aliás, Pinto da Costa está a pensar erguer uma estátua na Av. dos Aliados em memória desse dia trágico da sua história recente.
Quanto à "pérola da crónica", então você quer dizer que falar de jogadores e árbitros é tudo a mesma coisas? Claro! Nunca me passou pela cabeça que fosse doutra forma! Acho que para bom entendedor meia palavra basta, como não é o caso aqui vai:
Quando o Proença erra, em vários casos é premeditado, como é o favorecimento ao FCP e porque não ao Benfica em várias situações. Neste particular, o que meu artigo quis pôr a nu foram as movimentações no seio do futebol português, que vieram reforçar a posição do Porto. Mas isso ainda ninguém quis comentar! O Benfica também tem bastante poder, disso ninguém dúvida, mas saiu a perder neste particular. O Sporting foi empurrado para baixo, tanto pelo Porto como pelo Benfica. Uma luta a 3 desde o começo seria complicado de aguentar. Eram muitos fogos por apagar, então cortaram logo o mal pela raiz. O Proença, tal como outros árbitros, sabe o que tem que fazer para subir na carreira. A obediência ao Papa (como lhe chamou Madail esta semana) é fulcral...

Quando li o artigo, pensei

Quando li o artigo, pensei que o David se tratasse de alguém com opiniões que, a meu ver, são erradas, mas que ainda assim tivesse coerência e seriedade. Mas basta ler a primeira frase da sua resposta ao meu comentário para constatar que tal opinião da minha parte, muito possivelmente, está errada.
Caso a sua miopia clubística o leve a crer que o jogo em Barcelos foi o único em que o Porto foi prejudicado nesta época (e não nos últimos 30 anos, como sugere), então o David já erra.

Se o próprio David reconhece que o Benfica tem poder na estrutura do futebol, e se é do conhecimento público as próprias movimentações do Benfica, não nos bastidores das instituições nacionais de futebol, mas sim do próprio funcionamento das nomeações e escolhas dos árbitros e de contactos com estes, porque razão não se chega à triste mas real conclusão de que todos os grandes, ou em especial FCP e SLB, usam métodos condenáveis e ilícitos para obter resultados? Há escutas do presidente Vieira a combinar árbitros para os jogos do SLB e dos adversários; há documentos da PJ que foram tornados públicos que dão conta de encontros entre dirigentes do SLB e árbitros em hoteis e bares de Lisboa dias antes de estes arbitrarem jogos do SLB (talvez seja uma comitiva de boas-vindas, e eu é que interpreto tudo mal...), foram também tornadas publicas, pela PJ, antigas ligações de elementos da estrutura do SLB à empresa de análises que faz o controlo anti-doping da Liga. E, contudo, é com o Porto que são estabelecidos paralelos com o Padrinho, e é sobre este que recai toda e qualquer suspeito de tentativa de manipular o sistema!...

Em em relação à comparação que fiz entre jogadores e árbitros, efectivamente, para bom entendedor meia palavra basta. Tendo isso em conta, passo a explicar-lhe o que quis dizer: tanto bons jogadores como bons árbitros erram. Quanto mais depressa o perceber, mais depressa aceita o fracasso meramente desportivo da sua equipa.

Bom artigo, bem escrito e a dizer a verdade!

Pinto de Sousa combina árbitros com amigo de longa data (estudaram juntos quando eram novos) de pinto da costa. Esta amizade sempre foi admitida por ambos!!

"22 dias antes do jogo, o presidente do conselho de arbitragem, Pinto de Sousa, combina com Pinto da Costa as nomeações do árbitro Jacinto Paixão para o jogo da Taça de Portugal, Porto - Felgueiras. O presidente portista concorda com o árbitro."

"Porto 2 – Est. Amadora-0 19ª jornada
No dia 24/01/04, Jacinto Paixão é nomeado também para apitar o Porto – Estrela Amadora, o empresário de jogadores, António Araújo oferece ao árbitro Paulo Silva os seus serviços."

Para quem não acredita: http://www.youtube.com/watch?v=xK6nCGYB8Yw

O mesmo Pinto de Sousa que

O mesmo Pinto de Sousa que também foi apanhado em escutas com o Vieira a combinar árbitros para jogos do Benfica na Taça de Portugal?...

PAH!

O Foculporto ganha porque merece.
Os adeptos dos outros clubes é que emprenham pelos ouvidos e acreditam em tudo o que lhes dizem.
São parolos, coitados. Nós é que sabemos ganhar e somos honestos...
É verdade...Reniee, bla, blá, bla, encornados.

Só vou dizer isto uma vez...

...e nunca mais toco no assunto, nem vou responder a porcaria e andar a esgrimir argumentos de diz que disse.

UM COBARDE NÃO DEIXA DE SER COBARDE DE UMA HORA PARA A OUTRA.

E FERMENTO DE HOMEM NÃO TEM NADA. É SÓ FARINHA DE PERCEVEJO PODRE.

Agora cada um de vós que tira as ilações que desejar do que acabo de dizer. Problema vosso. Não vou alimentar mais o assunto.

Eu estive lá. Outros NÂO. E cada um sabe de si.

Mas... que sei eu? Se calhar enganou-se no lado da estação. LOL.

lá onde?

não percebi agora

Ao user do artigo

proença favoreceu o FCP contra o Sporting, e já agoira, o que ganhou o FCP com isso?

outra questão, o mesmo árbitro que validou o golo do Maicon (não será responsabilidade do juiz de linha?) mas que não viu a mão do cardozo, estaria mesmo comprado pelo FCP? deixa passar uma mão tão clara daquelas e- sendo favorecedor do FCP- não a marca porque?

atão mas o

o sporting esta-se queixar desse jogo...e contra o Benfica tambem foram roubados?

...

A resposta à sua pergunta é fácil: Ganhou o jogo e tudo o que nele estava envolvido. Por outro lado o Sporting perdeu o jogo e o muito que nele estava envolvido, o que era bastante. A arbitragem do Porto-Sporting mostrou a falta de respeito que existe pelo clube de Alvalade e por outro lado mostrou a subserviência de Proença à sua casa mãe (enquanto arbitro). Foi uma arbitragem escandalosa, como tantas outras que aconteceram esta época em especial contra o Sporting. Não interessava ter mais um candidato ao título, porque ficava tudo mais difícil de controlar, como se viu na vergonha que foram as primeiras jornadas, nas quais o Sporting foi covardemente assaltado. Concluindo a minha resposta, não acha que sempre foi esta a estratégia de Pinto da Costa: fazer os adversários mais fracos, para que o Porto possa gozar em paz o seu reinado?
A correlação Porto-Proença não vem de agora (por alguma razão ele foi covardemente agredido no Colombo), e o prémio foi a recente final da CL. O árbitros sabem o que têm que fazer para subir na carreira e isso é bastante desolador para quem gosta de futebol... Talvez você gosta de ver o seu clube ganhar quando não merece através de artimanhas que são largamente conhecidas. Eu não gostaria que o meu clube ganhasse dessa forma. É uma questão de valores.

ok

antes de mais, não me conheces de lado nenhum para saber quais os meus valores.

quanto às questões em causa. O jogo, e o tal roubo no dragão, convém relembrar que antes de mais vocês nada fizeram para ganhar... corrige-me , mas sem ser a bola à trave do polga (talvez o unico remate daquele género de Polga na sua carreira) nada fizeram, ou sequer tentaram jogar para ganhar. Sem ser a possivel (digo possivel, porque para mim o vermelho directo foi excessivo, muitos analistas disseram que foi bem mostrado) má expulsão do lance de penalti qual foi o grande escandalo?

sinceramente parece-me que o Sporting não precisa de ajuda para se tornar mais fraco, os responsáveis têm feito um belo trabalho nesse sentido.... aliás, falas de um jogo do campeonato. Mas taça uefa , taça da liga e de Portugal, foi por culpa de quem?

...

Caro Kiko, os valores posso não os conhecer a fundo, mas apenas tiro ilações daquilo que escreve. Não poderia ser doutra forma.
Tem razão que o Sporting pouco fez para ganhar até ao momento em que o Proença decidiu entrar em acção. Sobre o Penalty é claro, agora o Onyewu é expulso quando só faz uma falta e logo aí o jogo se dificultou. A expulsão do Polga foi só a cereja em cima do bolo!
Quanto ao Sporting, pode ler o meu historial de comentários e vai ver que sou bastante critico para com o meu clube, mas acho que essa autocritica falta a muitos dos adeptos que aqui vêm postar os seus pensamentos. O Sporting pode ter tido períodos terríveis este ano, principalmente Janeiro, mas com o que fez, num campeonato sem campos inclinados talvez tivesse até uma palavra a dizer no título, e de certeza que ficaria em 3 lugar, pelo menos, com tudo o que isso acarreta. Esse jogo foi apenas o resumo do campeonato. Se se relembrar das primeiras jornadas, deverá passar pela sua memória a forma como ganhou em Guimarães e com o Gil Vicente, e como o Sporting foi escandalosamente roubado com o Olhanense e por aí fora.

caro srº

Proença favoroceu o PORTO contra o SPORTING o que ganhou com isso ,,,,, srº tem de perguntar é como todos viram que assim foi , o que perdeu o sporting iso sim , porque ao porto nada podia afectar a não ser uma derrota no dia da sua legitima festa , se o sporting não tem perdido porque só perdeu depois de toda a matéria possivel que o proença fêz para que tál fosse possivel , o sporting até podia ganhar o jogo , ,, o que podia no ultim jogo ganhar ao braga conforme aconteceu e ficaria em 3º lugar COIS A QUE PERMITIA AO SPORTING TER LOGO UMA POSSIBILIDADE DE FAZER RECEITAS NO MINIMO PARA S 10 MILHÕES E ESTAR NA MONTRA DOS SEUS JOGADORES SE TUDO CORRE-SE BEM NA P´ROXIMA ÉPOCA , não vale a pena as pessoas quererem fazer parecer que tudo é correcto em porttugal , porque já não descotimos o sporting ser campeão ou não j a lutamos para não sermos prejudicados para beneficiara um clube que tudo convem que seja o BRAGA PORQUE OS EU PRESIDENTE ATÉ É SÓCIO DO PORTO E POSSIVEL PRESIDENTE DO PORTO , PORQUE TODO O COMPORTAMENTO DO SRº SALVADOR É TUDO IDENTICOA O SRº PINTO DA COSTA , não vale a pena querer esconder o que todos vêm , uma proteção ao braga , excepto ns jogos contra o porto e benfica , ai não agora de resto convem até ao benfica que o braga se mantanha na luta com o sporting , julga o benfica que ganha com issso ,, julgam que ganham ,, mas um dia será tarde como foi tarde quando FERNANDO MARTINS SE DESTRAIU EM DESTRUIR O SPORTING E FÊZ PACTO COM PINTO DA COSTA ,, AGORA PERNAS ARA OS AGARRAREM , ----------------------- RESUMINDO PODE-SE NÃO GANHAR DIRECTAMENTE MAS GANHA-SE EM ENFRAQUECER UM ADVERSÁRIO QUE TEM 3 MILHÕES DE ADEPTOS QUANTO MENOS FACTURAREM MELHOR PARA O PORTO UM CONCORRENTE EM BANHO MARIA

sim,

ok , percebo esse ponto de vista, mas este mesmo Braga que se diz subserviente ao FCP foi o mesmo que conquistou a Champions em deterimento do FCP e que mais pontos nos tem ganho....

para

não levantar ainda mais suspeitas...

portanto

rouba-nos para não levantar suspeitas.... ok

claro,

senão vocês iam protestar ainda mais, porque não foram beneficiados, então...

lol

ok.... é um ponto de vista

p.s. é por isso que voces têm protestado tanto?

...

fora as suspeições que não vou comentar, apenas relembrar que ainda este ano na taça de inglaterra que o chelsea ganhou foi validado um golo que não foi, fora outros escandalos que foram sobejamente conhecidos...a bundesliga, sem a mediatização de outras ligas será muito dificil fazer uma avaliação real sendo que árbitros alemães só me lembro de um que não me deixou muito boa impressão...de resto penso que todo o futebol ganhava se os adeptos se concentrassem nas suas equipas, em ser exigentes e criticos, principalmente os que gastam dinheiro e vão aos jogos, exigir dos treinadores, dirigentes e jogadores e só depois apontar baterias para os outros intervenientes...primeiro a auto critica consciente depois então criticar os outros...quem mal faz que bem exige? como referido no artigo todos ganhávamos sem personagens a intigar ódios, e a alienação do que realmente interessa ao desporto...

...

Concordo em parte com o que escreveu, principalmente na questão da autocrítica. Acho que o fanatismo acaba por fazer que muitos adeptos vejam a realidade sobre palas.
Relativamente a Inglaterra, acho que é têm o campeonato melhor, onde existe mais respeito por parte dos adeptos rivais, mas há sempre coisas que acontecem. Se acompanha a Premier League sabe do que falo. Relativamente à Bundesliga vou posso dizer-lhe que é um campeonato correctíssimo, que tem os seus casos (como em qualquer lado), mas não existem suspeições. Num jogo crucial para a subida à Bundesliga o avançado do St. Pauli marcou um golo com a mão. O golo foi validado e foi o próprio jogador que directamente confessou ao árbitro o que tinha feito. Conclusão o árbitro voltou a trás na decisão e ainda lhe deu amarelo. Só aqui se vê o abismo de atitude que existe entre a nossa liga e a alemã.
Todos desejamos um futebol sem suspeições, agora com os dirigentes que actualmente os nossos clubes têm, não apenas dos grandes mas em geral, julgo que será impossível...

Ora bem,

quanto à actuação de Pedro Proença na final da Champions e embora poucos comentadores o tenham dito,
pelo menos um cartão amarelo e um vermelho por mostrar aos jogadores dos vencedores. Atenção que na
altura o comentador da RTP o afirmou quando do amarelo não mostrado e cuja falta não ficou atrás da que
levou à amostragem ao alemão aos 3 ou 4 minutos. Quanto ao trabalho dos árbitros em Portugal, trata-se
do não funcionamento das instituições como em muitos outros casos da vida nacional. Porquê ? Não sei...
Interessará a alguém que os árbitros sejam obrigados a cumprir e fazer cumprir as leis do jogo? Interessará
a alguém que um árbitro que tenha más actuações umas atrás de outras seja despromovido ou "corrido" da
arbitragem? Alguém que responda...E já agora, com este panorama, o que esperar de árbitros profissionais
para além dos simples erros humanos que nunca deixarão de existir??? Como no futebol em geral, confesso
que não sei mesmo o que esperar futuramente!!!Cumprimentos e saudações desportivas e benfiquistas.

No campeonato da verdade..

Segundo RUI Santos,

No campeonato da verdade, o FCP não teria os mesmos pontso que obteve no campeonato real?

E o SLB, acabou o campeonato com mais 3 pontos do que deveria, segundo o campeonato da verdade de Rui Santos??

Então, afinal foi o SLB que foi beneficiado no campeonato nacional 2011/12..

O artigo, é mais um, do lote de benfiquistas que sofre da memória ou então tem memória selectiva..

cala-te

encornado corrupto! esás sempre a falar no benfica!

boas mercurio

acho que este texto nao poe em causa o resultado final do campeonato...ou poe?

Grande liderança

Então, PC manda na arbitragem e o SLB é que é o beneficiado..

Grande liderança!!

POIS O QUE CONTA SÓ

é o campeão ou 2º lugar é justo ou não influencia do resultado para atribuir o 3º lugar já não conta , já se pode prejudicar seja o clube que for desde que não seja o porto ou benfica ,, ver um clube ser expoliado em 10 milhões e a possivel valorização dos seus activos que podem ser miçhões mas muitos já está tudo bem ,,,,,,, é estas afirmações vossas que por vezes me leva á raiva e dize r certas palavras, pensem bem nas vossa opiniões porque o dia que vos tocar um prejuizo destes que foi fazer com que o sporting não fica-se em 3º lugar já não falo do 2º para não ser chamado de fanático , o sporting directamente foi roubado em 9 pontos , mas bastava não terem roubado o sporting no jogo com o porto ,, podia ser empate mas tambem ser a vitória , e já dava muito bem para o 3º ...... não éra só um jogo