Leão mostra o dente | Relvado

Leão mostra o dente

É possível ir ao Algarve buscar a vitória que colocará pressão lá para os lados do Colombo.
 
Jorge Jesus apresentado em Alvalade

O Sporting pisou a relva de Alvalade pela primeira vez em 2015/16, e deixou-me bem mais tranquilo relativamente aos dois últimos jogos.

O adversário era de peso. Segundo classificado da última liga italiana, uma equipa com alguns nomes do futebol mundial e dois ou três foras-de-série. A Roma tinha já enfrentado nesta pré-temporada o Real Madrid e o Manchester City, tendo empatado ambos os jogos, e perdido nas duas ocasiões através do desempate por grandes penalidades.

Gostei. Continuo a dizer que há muito caminho a percorrer, principalmente tendo em conta que a juntar às ideias novas, há jogadores novos para entrosar. Mas a verdade é que, talvez inspirado pelos 5 Violinos, o Sporting conseguiu apresentar qualidade e mostrar uma maior adaptação ao novo sistema táctico.

Destaco principalmente Paulo Oliveira. Que grande central que temos aqui. O futuro patrão da selecção nacional e o mais que provável indiscutível no Sporting desta época. De resto, foi o único jogador a cumprir os 90 minutos frente à Roma. Naldo continua a mostrar que traz maturidade, qualidade técnica e músculo à defesa. Infelizmente, à semelhança de Paulo Oliveira, peca na saída a jogar, no primeiro passe, que tem de ser sempre curto e simples. Jefferson esteve também praticamente irrepreensível, principalmente na vertente ofensiva, em que chegou mesmo a mostrar-se mais produtivo que o próprio Bryan Ruiz. O último destaque positivo vai para Carrillo, que mais uma vez, demonstrou que tem a matéria prima para ser também ele um fora-de-série. Resta saber se de facto há um compromisso com o clube e se Jesus fará dele um jogador de futebol.

Continuo a não ficar convencido com a dupla do meio-campo, Adrien/João Mário, que continua à procura do método neste novo sistema, que os deixa órfãos de um trinco, pilar que lhes permitia outra liberdade criativa, e cuja ausência agora obriga a preocupações defensivas e maior desamparo na transição ofensiva, momento do jogo em que demonstraram grande dificuldade frente aos italianos, quase sempre a mastigarem o jogo, sem velocidade na saída para o ataque. A meu ver, isto deve-se à evidente inferioridade numérica que se cria no meio-campo, quando jogamos com uma equipa que pressiona como a Roma na transição defensiva. Perante a pressão a que são submetidos quando tentam iniciar o processo ofensivo, os médios do Sporting têm de ter maior velocidade e qualidade na saída para o ataque.

Slimani, apesar de continuar a evidenciar grandes lacunas técnicas, mantém-se como a grande referência no ataque do Sporting, é ele quem dá mais profundidade ao futebol leonino.

E como os putos Mané e Gelson mexeram naquilo! Gostei.

João Pereira desafinado. Ruiz cansado. Gutierrez pesado. Tobias inseguro. Esgaio alternativa. André Martins inadequado. Montero ansioso. Wallyson tímido. Jonathan certinho. Semedo tremido. 

Vi os dentes à fera e gostei do que vi. Muita baba a escorrer pelos beiços, tal é a fome de ir ao Algarve buscar, mais do que um caneco, a vitória que colocará uma tonelada de pressão lá para os lados do Colombo. E é possível. Mesmo.

Sporting:

Comentários [3]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Pressão existe para os dois

Pressão existe para os dois lados e quem perder vai sofrer essa pressão durante algumas semanas.

Não concordo minimamente com a análise feita a Tobias, Semedo e Wallison que estiveram muito bem durante esta pré-época, bem como a João Pereira que a continuar assim será dono e senhor do lugar. Quanto aos médio centro, claro que Adrien e João Mário não têm características de trinco (apesar de Paulo Bento ter apostado muito em Adrien naquela posição), pelo que serão apenas remendos, enquanto William não regressar ou se contrate outro jogador para aquele lugar, mas disso não têm culpa os jogadores.

Quanto ao benfica, estas pré-épocas, mais concretamente estes jogos a feijões, não espelham a realidade competitiva das equipas e ficarei deveras surpreendido se o benfica não se apresentar em campo com muito mais qualidade. Júlio César, André Almeida, Luisão, Jardel, Eliseu, Fejsa, Samaris, Carcela (ou Pizzi), Gaitan, Talisca e Jonas constituirão sempre uma equipa forte, rotinada e experiente que, em condições normais, será favorita. Parece que os comentadores e muitos sportinguistas já estão a cantar muito de galo, quando pela frente teremos um adversário de qualidade, aparentemente mais fraco que na época passada (Maxi, Sálvio e Lima são sempre baixas de peso), mas que ainda assim pode e vai discutir o jogo, tendo a vantagem já adiantada de ser uma equipa que se conhece bem, sem caras novas.

Isto não quer dizer que não acredite que o Sporting possa vencer e que tenha condições para o fazer, o que não acredite é que seja um passeio e que sejam favas contadas, até porque um derby é sempre um derby e se até o Sporting do sétimo lugar só foi derrotado num derby pela capela...

Quem te vê falar...

até parece que esse Onze do Benfica é fortíssimo, como até parece que têm melhor equipa que o Sporting.

Ou isso é só para pareceres politicamente correcto???

"Parabéns ao Benfica pelo titulo". Vergonhoso...

Quem te ouve falar até acha que és Sportinguista,

mas no fundo, no fundo não passas de mais um clone de um adepto de Contumil que proliferam nesta fórum.