Jorge "Pascal" Jesus | Relvado

Jorge "Pascal" Jesus

Jesus, qual grande pensador dos tempos modernos...
 

Depois de alguns anos a "conviver" com Jorge Jesus, todo o adepto de futebol já foi testemunha da sua habilidade para gesticular efusivamente, do mascar incessante de "chiclets", dos palavrões que os microfones da televisão captam em direto, dos comentários hilariantes, de alguma gabarolice, etc....

O que ninguém estava a contar é que Jesus, qual grande pensador dos tempos modernos, "sacasse" da cartola um argumento filosófico e o articulasse com o seu (por vezes desconexo) discurso.

Pois é, a referência a Pascal não foi indiferente a ninguém, e eu não fui exceção. Após alguma (pouca, devo confessar) pesquisa, deparei-me com um endereço onde pude encontrar citações de Pascal. Qual o meu espanto, algumas são mesmo a "cara" de Jesus.

Ora vejamos:

1. "Ninguém é tão ignorante que não tenha algo a ensinar. Ninguém é tão sábio que não tenha algo a aprender." O autointitulado "Mestre da Tática" e dos "5 momentos de jogo" é um adepto fervoroso da primeira frase. Já com a segunda, tem embirrado e embirrado com ela. No entanto, e por muito que ele não queira, a realidade tem-se encarregado de lhe prestar alguns ensinamentos. E que frutos têm dado nesta época desportiva!!!

2. "Corremos sem preocupação para um precipício, após termos posto uma venda para o não poder ver." O exemplo perfeito das temporadas 2010/2011 e 2011/2012. Jesus muitas das vezes foi cego, não quis ver as evidências e julgou-se acima da própria razão. Deslumbrou-se e enganou-se! E isso terá sido fatal em alguns momentos decisivos.

3. "É uma doença natural no homem acreditar que possui a verdade." A descrição perfeita! Quantas vezes a arrogância de Jorge Jesus o feriu de morte?

4. "O coração tem razões que a razão ignora." Quanto a mim, é este o motivo que o prende ao Benfica. Não acredito que, até à data de hoje, este assunto não tenha sido abordado por Jesus e LFV. Acredito até que o acordo (seja para continuar ou não) já esteja acertado. Não duvido que será a melhor opção desportiva para o Benfica, mas tenhas algumas reservas se será a "escolha" do presidente.

Estou de acordo com aquilo que um comentador desportivo disse há dias "A sorte do Benfica, é Jesus querer ficar". Julgo ser verdade! Apesar de todos os apontamentos (não são críticas!) anteriores, devo confessar que Jorge Jesus ocupa neste momento um lugar que é seu por direito. É um homem do futebol, vive e respira o desporto, tem muita experiência ligada aos clubes, aos balneários, aos campeonatos.

Começou por baixo, passou pelas divisões inferiores, teve algumas grandes vitórias mas, provavelmente, ainda mais e maiores derrotas. Merece tudo de bom que este desporto tiver para oferecer.

No final, e filosofias à parte, deixo este pensamento: "Duas coisas instruem o homem, qualquer que seja a sua natureza: o instinto e a experiência.". Jesus tem muito das duas, e é isso que o torna um grande treinador!

Benfica:

Comentários [11]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

JJ não faz enciclopédias

não é professor primário, os erros gramaticais dele pouco ou nada interessam....

pode-se achar ou não piada, gozar com a personagem, mas estou em crer que para quem ele fala (jogadores) não deixam de perceber.... penso que é o que interessa

É exatamente esse o ponto de

É exatamente esse o ponto de chegada do artigo. Os três últimos parágrafos aludem a isso mesmo.
Abraço

Citações de um PASC(ôncio)AL, ainda se fosse do PASCOAL.... LOL

é o dito e o JASUSI nas suas dilacerações..., após o sorteio em que saiu o FENERBATXE após ter eliminado o NIÚCASTE...
«"...Os adeptos empulgam os jogadores, eles puxam pela equipa."
"Querem fazer do rapaz o bode respiratório."
"Não respondo a essa pergunta, porque isso é um assunto do forno interno do clube."
"Vocês os quatro formem aí um triângulo."
"Venham para junto dos pinos efervescentes."
"Queria dedicar a vitória aos motocars da Amadora/Revoleira."
"Isso dos estrangeiros não é um problema. Nós já estamos a tratar do processo de neutralização dos jogadores."
"Agora vamos jogar esta eliminatória em Standard de Liège".
"Ainda dou-le a dúvida desse lance."
"Quê que a gente vai fazer? Lutar como? Só se for na playstation. Na playstation eu consigo resolver isto."»

p.S. - Há gaNDA jASUli...

...

preocupam se tanto com o vocabulario do Jesus que ate se esqueçam da incompetencia do roupeiro que têm no clube, o entendido V.P :)...continuem assim que nos agradecemos....cambada de burros!!

.

Esqueceste-te de uma que ele disse em entrevista ao Rui Santos e que poucas pessoas, se não mesmo ninguém, não apanhou. Foi quando em resposta ao Rui Santos da razão por que gostava de jogadores brasileiros, disse: "os Brasileiros são diferentes dos Sul Americanos"

Enigmática ou não, a sua

Enigmática ou não, a sua continuidade ou não, no Benfica!

Enigmática renovação ou não, perante a melhor temporada de Jesus, e tal renovação seria precioso aditivo nesta recta final!

E vamos lendo sinais, meros sinais, o que dizem eles? O Benfica quer Jesus, e ninguém sabe se Jesus quer o Benfica!

Em todas essas equações surgirá o nome de Pinto da Costa? Talvez, irá cumprir o seu ultimo mandato, e pretenderá terminá-lo em Glória. Como ?! Bom, interrompendo este ciclo anormal do Benfica, cujo o unico responsável é o Treinador, e como bom estratega que é, acrescenta a esse factor a contratação de um excelente Treinador, que suportado pela Estrutura Porto poderá acumular e continuar a hegemonia Porto!

Meras conjunturas académicas, ou suposições ou ideias com fundamento não verificado. Será que á 3ª é de vez? Após a entrada de Jesus ter abortado em 09/10 (4ª temporada de Jesualdo no Porto), em 10/11 (Temporada de Villas Boas que era a 2ª opção, depois de Jesus), será em Junho de 2013?

Bom, e sem citar Pascal, e entrando na pertinente dialética do QUERER e PODER, deixo uma "ex_citação" do nosso Fernando Pessoa:

»Querer não é poder. Quem pôde, quis antes de poder só depois de poder. Quem quer nunca há-de poder, porque se perde em querer»

lamento provocar-te uma

lamento provocar-te uma decepcao mas jesus ja renovou por mais 2 epocas. O anuncio nao sera efetuado nesta fase de decisoes da epoca mas sim no fim.
lamento, mas o domingos ou o pedro emanuel tambem sao bons.

....

...cujo o unico responsável é o Treinador...

Estou aqui a pensar se terá sido o Jesus a enviar o seu CV para os recursos humanos ou se foi o Presidente do Benfica a lembrar-se de Jesus...

Estou ainda a pensar se foi o Jesus que obrigou a direção do Benfica a fazer-lhe a primeira renovação de contrato ou se foi a direção que o desejou...

Estou ainda a pensar no Lima...

Estou ainda a pensar em tanta merda...

Estou ainda a pensar no Jesus que nao foi despedio no inicio do campeonato para ir para o porto...

Tanta coisa que eu penso...

*Meras conjecturas

*Meras conjecturas académicas...

Puta de tristesa

Este artigo.

O homem fala do JJ e se calhar tem alguma razão em algumas coisas. Mas o eivado clubismo que transparece de imediato do articulado faz com que logo se perceba qual o desejo do autor.

E depois, esquece que no seu clube está pessoal, desde o dirigente ( que tem a mania que é irónico ) ao mais pequeno dos empregados, que é bem mais lerdo que o JJ, e que até enche de vergonha os próprios adeptos do clube. O que pela amostra se vê que não é o caso deste articulista. As palas de Penafiel ou de Alcanena devem ser mesmo muito boas.

Nunca estive em Penafiel, nem

Nunca estive em Penafiel, nem tão pouco em Alcanena. Já visitou? São bonitas?
Quanto a palas, só conheço as dos chapéus e as dos burros. As dos chapéus, e até porque sou vaidoso, ficam-me bem a mim, as dos burros, a avaliar pelo seu comentário e falta de perspicácia, ficar-lhe-ão bem a si com certeza.
No meu clube, que está muito longe (140Kms a sul) daquele que insinua, militam profissionais que nasceram e cresceram a gostar de um emblema bem diferente. Com mais ou menos possibilidades ou estudos, defendem com unhas e dentes um clube que vale muito mais do que apenas o seu futebol.
Abraço!