Benfica vs Schalke | Relvado

Benfica vs Schalke

07/12/2010 - 19:45


SLB
Sport Lisboa e Benfica
1 - 2

SCHLK04
FC Schalke 04 - Alemanha

Jornada 6 do Grupo B da Liga dos Campeões.

Comentários [94]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

salvos pelos elmanos

.
Ex(a)s Sr(a)s
ERC;

Venho por este meio apresentar queixa/reclamação contra ( quase ) toda a comunicação social portuguesa, por desavergonhada falta de rigor informativo que falseia por completo a Verdade Desportiva. Objectivamente, o visado é o record, mas parece que o “crime” se generalizou.
Não se tratam de artigos de opinião, as rubricas em causa são as crónicas e comentários da comunicação social ao jogo porto-Setubal, ora nestas situações relativas a um jogo de futebol é pressuposto ser-se imaculadamente rigoroso e objectivo, principalmente tratando-se de uma área tão sensível como os casos do jogo relativamente à arbitragem.
Está em causa o lance do pénalti a favor do Setúbal, vistas as repetições não existe margem para dúvidas, exactamente ao contrário do que foi dito, o lance é claramente pénalti.
BATOTEIROS, VIGARISTAS, “CRIMINOSOS”!

Para fundamentar ainda melhor a minha Queixa transcrevo 2 textos que pus a circular na Net para denunciar a situação:

USAIN BOLT!

1 – Já repararam bem nos inícios das provas de 100m? Quando se dá o tiro de partida, se um dos atletas estiver adiantado, mesmo que poucos centímetros, por uma elementar questão de concorrência leal, a partida terá que ser repetida.
Numa prova de 90 metros, partindo com um avanço de 10-11 metros, qualquer atleta por mais banal que seja pode ganhar a prova à vontadinha.
Com um avanço de 10-11 metros …
Até um atleta dos regionais consegue ganhar ao Usain Bolt!
Obviamente, uma hipotética situação como esta só teria um nome …
BATOTA!
O resto é conversa de corruptos de merda!

2 – Foi o que se passou com o Campeonato Nacional de 2010/2011, o sistema verde-azul deu um avanço de 10-11 pontos ao fcp, agora os gajos já podem ganhar a prova à vontadinha.
Nos jogos com a Académica e o Guimarães os corruptos de serviço roubaram escandalosamente 6 pontos ao Benfica, e nos jogos com o RioAve e a Naval os árbitros corruptos ofereceram 4-5 pontos de bandeja ao porto …
O resto é conversa de corruptos de merda!
As contas são mesmo muito simples de fazer, com árbitros honestos e isentos neste momento o porto estaria atrás do Benfica …
O resto é conversa de corruptos de merda!

3 – Para fazer a análise dos lances polémicos estão apenas 2 variáveis em jogo, e essas variáveis são completamente independentes entre si, é uma coisa completamente TRIVIAL:
- Por um lado as Leis do jogo, que são tão simples que qualquer papagaio de 9-10 meses as consegue fixar e qualquer criancinha de 9-10 anos as consegue compreender.
- Por outro lado a honestidade das pessoas.
E é aqui que a porca verde-azul torce o rabo, é muito mais fácil discutir lances polémicos com um papagaio ou com una criancinha de 9-10 anos do que com um tripeiro ou um lagarto, pela simples razão de que os papagaios e as criancinhas de 9-10 anos são muito mais honestos e muito menos ceguinhos do que os verdes-azuis.

AS COISAS SÃO MESMO MUITO SIMPLES …
QUALQUER PAPAGAIO OU CRIANCINHA DE 9-10 ANOS CHEGARIA FACILMENTE À CONCLUSÃO QUE O SISTEMA VERDE-AZUL DEU UM AVANÇO DE 10-11 PONTOS AO clube corrupto, o porto!
O RESTO É CONVERSA DE corruptos de merda!

4 – Para confirmar o que foi dito anteriormente e denunciar a força “corruptora” do sistema, nada como analisar o jogo porto-Setubal …
Uma arbitragem escandalosa e vergonhosa que ofereceu mais uma vitória fraudulenta ao fcp!
- Ainda antes do lance do pseudo-pénalti: à entrada da área do fcp, um jogador Setubalense ganhou uma bola limpa a um defesa portista e preparava-se para se isolar quando o corrupto de serviço assinalou uma falta inexistente.
- O pénalti foi uma inacreditável roubalheira astronómica: os jogadores iam a correr lado a lado, o defesa do Setúbal tinha as pernas e os braços afastados do Falcão, o árbitro tinha boa visibilidade, não havia a mínima margem para dúvida: o árbitro foi corrupto e batoteiro, obviamente que viu que não havia nenhum pénalti, e fez questão de oferecer uma prenda ao porto.
O fcp pagou ao árbitro?
Isso eu não sei …
Mas de uma coisa eu tenho a certeza …
Este palhaço apitador é literalmente Moralmente corrupto!
“CORRUPTO DE MERDA”!
- Quase no final do jogo o Fucile fez pénalti e o corrupto de serviço para não ter de o expulsar mostrou amarelo ( salvo erro ) ao Otemandi. Depois mandou repetir o pénalti que tinha sido convertido, criando uma enormíssima pressão sobre o marcador da grande penalidade.
É mais do que óbvio que se o jogador Setubalense tivesse falhado à primeira aquela besta nunca teria mandado repetir o pénalti.
Porquê tanto preciosismo?
Por falar em preciosismos …
Completamente às cegas, eu quase que era capaz de apostar que na segunda tentativa, quando o jogador Setubalense chutou a bola, já havia jogadores do fcp dentro da área.
Vai uma “quase” aposta?
SE POR ACASO ASSIM FOI …
POR UMA ELEMENTAR QUESTÃO DE COERÊNCIA …
PORQUE NÃO MANDOU O CORRUPTO DE SERVIÇO REPETIR NOVAMENTE O PÉNALTI CONTRA O fcp… ???

NAUSEABUNDAMENTE VERGONHOSO E ESCANDALOSO …
O RESTO É CONVERSA DE corruptos de merda!

“Morte aos Corruptos”!

1 – Declaração de interesses: as classes profissionais mais “corruptas” ( literalmente Moralmente corruptas! ) em Portugal são os juízes e os jornalistas.
Em primeiro lugar porque ainda ninguém me conseguiu explicar donde lhes advém a legitimidade para julgar as outras pessoas, uns em tribunal outros na comunicação social ( praça publica! ).
Em segundo lugar, estes julgadores de cartilha fazem o que lhes dá na real gana pela simples razão de que não têm de prestar contas a absolutamente ninguém.
São literalmente os maiores “fora-da-lei” deste País!
Como não têm de prestar contas a ninguém, julgam as pessoas em função de interesses obscuros e não de provas/factos …
“CORRUPTOS DE MERDA”!

2 – Para início de conversa vamos ter que esclarecer muito bem um ponto: se queremos fazer desta merda à beira-mar plantada um País minimamente desenvolvido e civilizado …
ALGUÉM TERÁ NECESSÁRIAMENTE QUE PÔR OS FILHOS DA PUTA DOS JUÍZES E DA COMUNICAÇÃO SOCIAL NA ORDEM!
Não há volta a dar-lhe: esta é condição sine qua non para o País poder avançar: por uma elementar questão de CREDIBILIDADE!
Senão ninguém nos leva a sério …
Principalmente os famigerados MERCADOS!

3 – Vamos lá então passar para os factos e as provas, de forma transparente e objectiva, e estou a falar de provas inequívocas …
http://www.youtube.com/watch?v=9kIxQ4nIoSw
Bem sei que os filhos da puta verde-azuis, juízecos e jornaleiros na gostam do youtube …
Porque será?
Mas no instante 0:17 do vídeo vê-se claramente, sem a mínima margem para dúvida, e de forma inequívoca o Fucile a agarrar/puxar o braço do adversário com as 2 mãos …
PÉNALTI CLARÍSSIMO!

4 – Para tentar branquear aquela “apitadagem” vergonhosa e escandalosamente facciosa a comunicação social ( neste caso, o record ) teve o descaramento de dizer que o pénalti do Setúbal também não existiu. Conforme prova o vídeo … PURA MENTIRA!
Mentirosos de merda!
Filhos da puta de merda!
Corruptos de merda!
Além de mentir, o record ainda teve o “desavergonhamento” de adulterar provas …
Apresentou uma imagem que não correspondia ao momento do crime para assim tentar enganar os leitores menos atentos!
ALGUÉM TERÁ NECESSÁRIAMENTE DE PUNIR ESSES FILHOS DA PUTA PARA LHES DEMONSTRAR ASSIM POR A+B QUE MENTIR E ADULTERAR PROVAS É CRIME!

5 – Além dos jagunços do sistema, existem aqueles que tentam ser mais discretos, um dos que já não me voltará a enganar é o octávio ribeiro …
Passou definitivamente para a minha lista de filhos da puta a abater!
Não sob o ponto de vista físico, obviamente, mas sob o ponto de vista do combate Moral na luta pela transparência e verdade desportiva.
Qualquer das maneiras aconselho-o a não se pôr a jeito, não tenho problemas nenhuns em dar-lhe uma chapada naquelas beiças com a mão aberta, de maneira a fazer jorrar-lhe de imediato aquele sangue sujo e nojento …
SEM DÓ NEM PIEDADE!
Quando eu era criança os meus pais também me deram algumas chapadas, e sinto-me na obrigação de lhes agradecer porque só me fizeram bem …
Pelo menos posso andar de cabeça bem erguida, coisa que a maioria dos Portugueses nunca se poderá orgulhar!

6 – Alguém terá necessáriamente que afastar aquele filho da puta de Director do correio da manha. O jornal mais lido de Portugal não pode ter à sua frente uma criaturazinha bastarda e sinistra que defende com unhas e dentes um corrupto como o presidente do fcp mas por outro lado moveu uma traiçoeira caça ao homem na pessoa do PM de Portugal.
E o bolo em cima da cereja, o jornal ( cm ) publicou escutas ( salvo erro, ao Vara e à Edite Estrela ) que tinham única e exclusivamente a ver com a privacidade dos escutados, e nada a ver com casos a ser investigados pelas autoridades …
Trata-se claramente de um filho da puta ao serviço da direita e a soldo do corrupto da costa!
E é assim a comunicação social que temos: um antro de filhos da puta que se auto-legitimaram na sua função de fazer julgamentos na praça publica, mas que os faz em função de interesses obscuros e não de factos e provas.

7 – Voltemos ao local do crime: estádio do dragay. Um juiz/apitador imbuído de um facciosismo de fazer arrepiar as pedras da calçada …
Além do pénalti escandaloso que inventou a favor do fcp, tornou-se mais do que óbvia a sua intenção de condicionar/enervar o jogador do Setúbal responsável pela marcação do Pénalti contra o clube corrupto que dá pelo nome de porto.
As imagens são inequívocas, quando o Setubalense partiu para a bola, o GR adversário estava pronto e a postos assim como todos os outros jogadores …
Então porque mandou o apitador repetir o Pénalti?
Obviamente, para condicionar/enervar o jogador do Setúbal! É mais do que óbvio: se o Setubalense tivesse falhado a primeira tentativa o apitador nunca teria mandado repetir o pénalti.
E como posso eu ter assim tanta certeza?
É FACIL!
Os filhos da puta verdes-azuis dirão inevitavelmente que não se pode aferir das más intenções do apitador, que se tratou apenas de um mero preciosismo …
Ahhhh é?
Se o árbitro tem a mania dos rigores absolutos e dos preciosismos, então porque não mandou ele repetir novamente o pénalti depois da segunda tentativa falhada?
Voltemos novamente ao vídeo do youtube: reparem bem no instante 0:47, na segunda tentativa, quando o jogador do Setúbal chuta a bola já está um jogador do porto dentro da área. Sim, dentro da área: um jogador com pé em cima do risco já está dentro da área, como além disso o jogador tem o corpo bastante inclinado, estará pelo menos 20-30 cm dentro da área.
ENTÃO PORQUE NÃO MANDOU O APITADOR REPETIR NOVAMENTE O PÉNALTI?
OBVIAMENTE …
PORQUE SE TRATA DE UM CORRUPTO A SOLDO DO fcp!
Além disso …
Estaremos cá para ver quantas mais vezes o apitador se deixará embalar nestes preciosismos!
Só se for para lixar o Benfica!
Pois é: salvo erro, a época passada, na marcação de um pénalti contra o Benfica, o jogador correu para a bola, depois parou, depois simulou, depois voltou a puxar o pé atrás, e só depois voltou a chutar a bola para golo …
ESSE SIM, ERA UM PÉNALTI QUE DEVIA SER REPETIDO!
MAS O SISTEMA verde-azul VICIA TUDO À SUA VOLTA E AS REGRAS DO JOGO NÃO SÃO IGUAIS PARA TODOS!
“CORRUPTOS DE MERDA”!

8 – Para terminar: as “malditas” provas reunidas contra o pinto da bosta e o fcp. Fossem essas mesmas provas contra o Vale e Azevedo e o Benfica, e obviamente a estória seria outra bem diferente, o Vale e Azevedo preso e o Benfica na segunda divisão …
E é assim a justiça que temos: um antro de filhos da puta que se auto-legitimaram na sua função de fazer julgamentos, mas que os faz em função de interesses obscuros e não de factos e provas.

Até depois do meu ultimo suspiro …
CORRUPTOS DE MERDA!

Nota – Antes salvos pelo Lyon do que salvos pelos elmanos. Eu não teria problema nenhum em ser salvo pelo por quem quer que seja que não seja verde-azul, mas neste caso a coisa deixa-me assim um cadito indignado porque é apenas mais um dos muitos mitos criados pelo sistema e engolidos pelos otários do Benfica.
O Benfica ficou à frente do Hapoel pela simples razão de que fez mais pontos, assim como o Lyon ficou à frente do Benfica porque fez mais pontos …
Ou acham que o Lyon foi salvo pelo Hapoel ( porque ganhou ao Benfica ) e pelo Shalke ( porque ganhou ao Benfica )?
E o Shalke ficou à frente do Lyon porque fez mais pontos …

E assim sucessivamente …

É ABSOLUTAMENTE INACREDITAVEL A FACILIDADE COM QUE OS OTÁRIOS DO BENFICA SE DEIXAM ENROLAR PELOS FILHOS DA PUTA verdes-azuis!
.

Grande merda. Dass. Pior

Grande merda. Dass.

Pior jogo de sempre.

ora aí está mais um lance sonegado

pela verdade desportiva vermelha

http://www.youtube.com/watch?v=iDTUC8wUa8Y

É para gozar, não? O gajo

É para gozar, não? O gajo atira-se claramente, já vê o David no chão há que tempos e faz-se à falta. Até o Jogo considera que não há qualquer falta!
Esta derrota do Benfica deixou-os mesmo contentes: agora até vêm com disparates destes depois do que se viu com o Setúbal. a decência aconselharia a estare mais calmos, mas parece que isso é coisa que não abunda por aí.

pois

é como dá mais jeito, já se sabe, o toque aí do Coentrão no jogador Olhanense é igual ao do Fucile sobre o do Vitória dentro da area, mas aqui já não é nada, e o Luiz deixar-se cair no segundo imediatamente anterior ao da passagem em velocidade do avançado também calhou, é como os guarda redes, quando vão no um para um e o avançado adianta a bola, atravessam-se no caminho deste impedindo a sua continuidade mas nunca é penalty, lá está, é como dá jeito....
A derrota do SLB não me deixou contente, se fosse uma coisa inesperada poderia ter-me causado essa sensação repentina, assim, ficava admirado era se ganhassem..

Coitadinha...

...gloriosa...até mete dó...faz me lembrar alguns dos governantes deste país...tem a puta da mania que são bons e vai se a ver só fazem merda...

Peçam ao pereira dos blindados e ao 1º engenheiro pinóquio que vos consolem...

Quando vi o primeiro golo do

Quando vi o primeiro golo do Schalke apeteceu-me logo desligar a TV. É que já estava a ver o filme... Este Benfica é incapaz de reagir a contrariedades. Vi o resto do jogo a espaços (no golo do Benfica nem me mexi), e tudo o que vi foram jogadores sem garra, sem vontade, em que talvez só o Aimar tentava remar contra a maré. Não vamos falar do tempo que estava mau, das escassas oportunidades perto do fim, do golo de honra, etc: tudo junto foi mau demais para um clube que queria, ao menos, recueprar alguma honra e amealhar mais uns Euros. O resultado é perfeitamente justo: Os alemães marcaram quando deviam e defenderam quando tinha de o fazer. E agora, já nem é a síndrome dos "jogos fora". A culpa de mais este desaire cabe por inteiro ao treinador e à maioria dos jogadores. E ao Presidente, claro. Quem tem responsabilidades tem de as assumir, e até agora só ouvi Rui Costa.

Ficamos na Liga Europa, pois ficamos, mas apenas graças ao despertar tardio do Lyon (estes também andam a fazer um rico ano, andam). Mas nem sei se seria melhor para nós: evitámos uma humilhação ainda maior, mas corremos o risco de sermos eliminados por uma equipazeca qualquer, tal a falta de discernimento dos jogadores. O que me revolta é mesmo isso: não se trata de um plantel de Tahars ou Pringles, e nem sequer podemos falar de azar, como em tempos aconteceu nos confrontos com o Celtic, na fase de grupos. há qualidade para fazer muito mais; mas sem vontade, brio, desejo de vitória e organização, nada feito.

Não vale a pena ficarmos com esperanças este ano e pensarmos que as coisas até estão a melhorar: este ano, ficamos provavelmente em segundo e não ganhamos troféus. Tirem daí as vossas esperanças. O que nasce torto...

Bom...

comentário...

Sobre jogo,

...assinalo como positivo a arbitragem, excelente árbitro o sr. Howard Webb, confesso que gostaria de ter no quadro da arbitragem portuguesa alguns indivíduos com semelhante desempenho, mesmo que esporadicamente.

Quanto ao SLB, muito sinceramente, preferia a sua ausência (este ano) das competições europeias… Há muita complexidade "orgânica" por solucionar e urgente.

Saudações

algo se passa

Não é normal tal diferença de rendimento num ano

Que jogo de merda..

.. valeu pelo empate do Lyon!

O Peixoto vai para o caralho, fazer o que tu fazes também eu faço e por menos dinheiro, ou seja comer a Diana e jogar no Benfica!

Outra merda que não me entra na cabeça, é estarem a cantarem para eles jogarem à bola, e no fim é tudo uma alegria do caralho, talvez seja por isso que os jogadores não corram no máximo, estavam a contar que o Lyon ia ganhar!

Esta tua...

... tirada: "O Peixoto vai para o caralho, fazer o que tu fazes também eu faço e por menos dinheiro, ou seja comer a Diana e jogar no Benfica!"

Foi de morte! LOL ... :D

lol

é a verdade meu, o gajo é mesmo um cepo com dois olhos!

É vergonhoso como é que o Benfica pode manter um profissional destes nos seus quadros, assim fazemos e iremos continuar a fazer as figurinhas que fazemos!

Sem dúvida!

Concordo em absoluto!

Na volta mantêm o gajo lá por causa do protocolo com a Multiópticas onde a Diana diz que se oferece o segundo par... :)

LOL

Cumps!

Vocês são fudidos. lol

Lanço só uma estatistica, ao que parece o Peixoto na 1ª parte foi o homem do Benfica que mais correu, o que diz bem da exibição dos restantes.

Mas de bom mesmo só tem lá a Diana, essa 'boa' sportinguista. eheh

Fábio

o que ainda correr, se não corre para o sitio certo?!

O Peixoto

Nunca foi gajo para jogar mais que isto, muito menos para ser jogador de Porto ou Benfica. Quis fazer-se dele no inicio, ou vá, quando surgiu a um nivel mais elevado do próximo lateral esquerdo da selecção, apenas porque não havia mais ninguém, e eu sempre me perguntei tal como Luis Filipe como conseguiram chegar a clubes grandes e manterem-se lá, e quem diz estes diz outros.

Mas não sendo injusto de todo, não é tão mau assim, é mau, mas é o 'patinho feio' da equipa e qualquer coisa que faça mal, é sempre mais visível e alvo de critica fácil.

Safos miraculosamente por lisandro & Cª

Este slb torna-se um dos clubes mais apetecíveis para a próxima fase da liga europa.

Pena não podermos defrontá-los já nos 16 avos.

não nos pode calhar já??

ohh!!

Infelizmente não..

Uma goleada seria bom para levantar a moral de uma equipa agastada com 20 vitórias e 2 empates.

Fica então prós 8vos se esses gajos lá chegarem.

É VERGONHA A MAIS,

para todos nós Portugueses, termos um Benfica que joga assim, que afinal não adianta nada ser campeão, porque na época a seguir não tem estaleca para ganhar jogos na LIga dos Campeões e por fim depende dos outros clubes para seguir numa competição europeia, ( sim beijem o cú aos franceses do LYON) porque se eles não tivesem empatado acho que seria o principio do FIM do SLB, agora não venham dizer que foi o arbitro que favoreceu os alemães, que querem a verdade desportiva e à custa disso mandam clubes para a falência (Boav.FC)e etc etc, como é vosso apanagio e crença.
Eu apesar de não ser benfisquista, sou PORTUGUÊS e sinto-me ENVERGONHADO pela me.... de prestação desse que se diz o maior clube de portugal e do mundo,(só se fôr nas enciclopédias do FASCISMO) aí sim vocês eram grandes.
TENHAM VERGONHA E RECONHEÇAM QUEM REALMENTE LEVA BEM ALTO O NOME DE PORTUGAL NO DESPORTO.

TEM MAS È VERGONHA NA CARA!!!!

MAS QUEM ÈS TU PARA VIR FALAR DE FASCISMO???? MAS QUEM ÉS TU PARA QUESTIONAR UM CLUBE QUE TEM MAIS ACTOS DE SUFRÁGIO QUE A PRÓPRIA REPÚBLICA??? QUEM ÉS TU PARA VIRES FALAR EM VERGONHAS DE SERES PORTUGUÊS QUANDO ESTAVAS A TORCER CONTRA O BENFICA!

Quando falares em fascismo vai mas é verificar quais eram os clubes que tinham como dirigentes políticos do antigo regime. Depois disso logo falamos de vergonha.

Opiniões dessas nós dispensamos, porque não têm nada de genuíno, não passam de vingenças mesquinhas acicatadas por esses ódios ridículos que vocês os antiBenfiquistas possuem!

O PROBLEMA É ESTE

Realmente sou anti-benfiquista

Pois sou e com muito prazer, não sou talibã, nem tão pouco estupido, só te quero dizer que provavelmente ainda andavas nos coiros do teu pAI JÁ eu ERA ANTI BENFIQUISTA e sei muito bem que vocés parvalhões só foram um grande clube no tempo do Fascismo, sim porque após o 25 de Abril as coisa mudaram e BEM para o Norte, percebeste o pé rapado.
Vai-te CATAR

E BEM PARA O NORTE

É FODIDO NO FACHISMO SER O BENFICA A SER PROTEGIDO COMO DIZ E BEM ,, VEM O 25 DE ABRIL É A DEMOCRACIA E SÓ GANHA O NORTE ,, CONCLUSÃO , PODER DE ESTADO GANHA O BENFICA --- PODER DE PARTIDOS GANHA O PORTO ---- ENTÃO QUANDO COMEÇA A GANHAR - A LEALDADE A SÉRIEDADE- OS CUMPRIDORES - HONESTOS-OS QUE NÃO USAM A CORRUPÇÃO ... QUANDO GANHA O QUE MERECE ,,,------------ PERGUNTO QUANDO GANHA O QUE MERECE ------ QUANDO SE JOGA EM PORTUGAL COM CAMPOS NORMAIS PARA TODOS -------- NÃO EM CAMPOS COMO O PORTO E O BENFICA COSTUMA JOGAR COM ESTE SEMPRE A DESCER ,,,,,,,,,,,,,,,,----------- AMIGO PORQUE DIZ O ROTO PARA O NU TU ESTÁS MAL.
http://escolinhadesportopapagovas.bloguedesporto.com/57009/Campos-Inclin...

Podes ser o que bem

Podes ser o que bem entenderes, mas essa do "grande clube do tempo do fascismo" revela uma ignorância gritante, própria de quem fala através de preconceitozinhos ou de frases feitas de outros que dizem o que se quer ouvir; como me pareces portista, deves ignorar que o teu clube lambia as botas a esse mesmo "fascismo", bem mais do que o Benfica , aliás, tanto que até dedicaram o estádios das Antas ao regime que hoje tanto tentam colar ao Benfica.
Mas enfim, ignorância há aos rodos por esse país fora, por isso fazes com certeza parte da maioria.

PS: isso de levar o nome bem alto tem a sua piada. Isso também vale para o ano passado?

Poupa-me ...

... a tamanha ignorãncia. Se és mais velho que eu, então não deves ter aprendido muito, pois não sabes nada do passado.