Treinador do Borussia Dortmund arrasa “tiki-taka” | Relvado

Treinador do Borussia Dortmund arrasa “tiki-taka”

Klopp prefere futebol “de luta”, de entrega total, ao praticado pelo Barcelona. Concorda?
 
Jürgen Klopp, treinador do Borussia Dortmund
Getty Images

Jürgen Klopp, treinador do Borussia Dortmund, revelou que está longe de ser adepto do estilo de jogo que Pep Guardiola implementou no Barcelona, o célebre “tiki-taka”. Falta paixão, explicou o técnico, na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Arsenal.

“Para desfrutarmos do futebol, temos de fazer isto: ‘Ele vai marcar!’ ‘Ao poste!’ ‘Grande defesa!’ É isto que eu amo”, começou por dizer Klopp, agitando-se na cadeira. “Se o Barcelona dos últimos quatro anos tivesse sido a primeira equipa que eu vi jogar quando tinha quatro anos – um futebol com grande serenidade, em que se ganha 5-0 ou 6-0 – então eu teria jogado ténis. Desculpem-me mas não é suficiente para mim. Gosto de futebol de luta, não de futebol sereno”, justificou o técnico.

“Gosto do futebol à inglesa, em que está a chover, o campo está pesado, todos estão sujos… e vão para casa de tal maneira que não conseguem jogar durante quatro semanas”, acrescentou Klopp.

O treinador do Dortmund sublinhou que exige aos seus jogadores que joguem um futebol atrativo e que “consigam correr mais 10 quilómetros que os adversários”. E exemplificou com a sua própria entrega: “Olhem para mim durante os jogos… Eu festejo quando pressionamos, quando ganhamos um lançamento e eu digo ‘Yesssss!’.

Internacional:

Comentários [27]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

tiki-taka

o principal segredo do tiki-taka não está nos constantes passes.Está num factor que se chama "Pressão Alta" e na qual o Barça era a melhor equipa a anos-luz das outras. Essa pressao nao consiste em correr desenfreadamente atrás do portador da bola, mas sim fazê-lo de forma organizadíssima. O problema das outras equipas é nao terem artistas para conseguirem fazer, quer a troca de bola constante, que a recuperaçao em pressao alta. Nao recuperando bola, nao jogam! O barça tem jogadores que se sabem livrar da bola mesmo com 2 ou 3 adversários a 1metro deles, e isso treina-se! tudo a 1 2 toques. Jogadores como xavi ou iniesta teem constantemente percentagens de passe com sucesso na casa dos 93 ou 94%, seja passe curto ou longo. olha-se para o xavi e vÊ-se um jogador que nao é rápido, nao é fisico, não é explosivo, nao tem jogo aéreo para a sua posiçao, mas os pézinhos, pôr a equipa a jogar em rotaçao, qualidade de passe é 20 a zero em todos os outros. Dadas as caracteristicas desse fabuloso meio campo do barça, com jogadores de 1,70mt ou menos era inevitátel criar uma tática que evite a componente física com outras equipas. Só há uma forma de evitar o choque físico de equipas mais fortes nessa vertente, que é exactamente o tiki-taka. Desgasta o adversario até o desequilibrar e de repente sai um passe de ruptura que destrói tudo!
As próprias equipas adversárias durante um tempo começaram a jogar em linhas baixíssimas, porque perferiam levar só 3-0 do que 6-0, o que é triste. O Real Madrid e o Bayern conseguiram nalguns jogos combater isso, (e eu gosto do futebol do Bayern, achando-o mais completo) mas nao é por aí que o tikitaka foi destruído. Foi ligeiramente "destruido" porque o tata martino tem outras ideias de jogo, e encaixar neymar muda tudo, porque nao é um jogador puro de 1º toque, é um desequilibrador. Messi tem as duas: desiquilibrador e jogador de 1º toque. Até agora tem resultado, mas que me parece que vai dar mais chances a outras equipas de discutirem o jogo (alguma vez o Atl. Madrid disputava o resultado com o barça de há 2 ou 3 anos? nunca!). Apesar de tudo, nota-se que o 1º critério de contratações do Barça nem é a velocidade ou remate, mas sim jogadores com muitíssima qualidade de passe. bola sempre rente À relva, 1ou 2 toques, sem repelões. jogador que nao tenha esses patamares na qualidade de passe nem entra lá.
Se o barça nao tivesse jogado em tiki-taka nao tinha ganho nem metade dos titulos dos ultimos 5 anos.

Como exemplo dou o benfica. o Clube portugues com mais adeptos em portugal. O que é que conquistou o coraçao dos milhoes de adeptos? Foi os jogos disputados taco-a-taco, ou eram as goleadas de 10-0 em que o Eusébio marcava 7 golos e tinha 80% de posse de bola?
Há uma coisa que eu sei:
- como adeptos do futebol preferimos todos ver jogos disputados até ao ultimo minuto pelas 2 equipas.
- Já como adepto do nosso clube, é diferente. Se os jogos sao taco a taco é porque nao conseguem dominar o encontro, e há logo blogs e foruns a dizer mal de tudo e todos como se do outro lado nao tivesse ninguém. A nossa equipa joga bem quando domina o jogo, tem 70% de posse, a outra equipa nao consegue um unico remate e o resultado termina em 5-0 ou mais. Verdade ou Mentira?

tiki taka é a sublimação

O tiki taka representa os princípios do futebol em si mesmo. Posse de bola, preferencialmente no meio-campo adversário, porque enquanto uma equipa a tiver a outra nada pode fazer, nem perigo criar. Fazer a gestão de esforço e jogo com essa mesma posse de bola, em movimentações colectivas, envolvendo todos os jogadores da defesa ao ataque, porque o futebol não é um jogo individual. Contudo, será na qualidade de execução individual que a eficácia colectiva se traduz. Quem tem Piquet, Busquets, Fabregas, Xavi, Iniesta ou Messi arrisca-se a praticar um futebol sublime, que se traduz na gestão de resultados, de esforço e dos jogos em si. Por isso o Barcelona foi superior na era Guardiola, com mais golos, títulos, domínio em qualquer estádio mundial, rematando mais que os outros e tendo mais posse de bola que os outros. Depois, claro, faz a gestão de esforço no meio campo adversário, independentemente do adversário, e isso não é para todos, porque não precisa de jogar para o 5-0 em todos os encontros, com um calendário tão apertado. E nessa gestão de bola, resultado e de esforço, vem um futebol eficaz mas enfadonho para os olhos dos adeptos. Dizer que é mau ou que o Barça só ganha, ou ganhou, com arbitragens é negligenciar o próprio futebol.

Respeito mas não concordo...

para mim sublime é um jogo entre duas equipas com vontade de vencer e proporcionarem grande intensidade de jogo e grandes emoções(puxando a brasa à minha sardinha, tens o exemplo do FCPorto-Celtic da final da Taça UEFA). Vê lá o que deu o "tiki-taka" quando apanharam o Bayern de Munique pela frente. O "tiki-taka" só resulta com equipas mais fracas e que se deixem intimidar.

percebes alguma coisa de bola?

o "tiki taka" qe tu chamas aquilo que o barca jogou contra o bayern esta bem de longe do verdadeiro tiki que eles mostraram em anos anteriores. e depois tambem gostei da parte do tiki so resultar com equipas fracas. viu-se quando o barca do guardiola violou completamente o real durante 3 anos e ganhou a liga dos campeoes e tudo mais num curtissimo espaco de tempo

O Barça, contra o Bayern, não conseguiu fazer o "tiki-taka"...

porque foi envolvido por outro tipo de futebol mais másculo e objectivo. Contra uma equipa sem complexos e de carácter forte (como tambem o foi Portugal contra a Espanha no, salvo erro, Mundial de 2010) o "tiki-taka" não tem hipóteses. Hoje por hoje Barcelona e Bayern se se defrontarem a jogar o melhor que sabem, o Bayern tem mais hipóteses. Quanto ao Real Madrid dos tempos em que perdia sempre com o Barça, é lógico que era uma equipa mais fraca e com complexos de inferioridade. Mas quando Mourinho conseguiu incutir personalidade e carácter à equipa, os papeis inverteram-se e o Real passou a ganhar quase sempre.

e vou ter de me repetir..

O barca de hoje, do tito e muito menos o dos tempos do roura está a leguas do tiki taka pleno dos tempos do guardiola. O verdadeiro tiki taka é o tipo de futebol mais perfeito tecnicamente e o mais inteligente de sempre, disso nao ha duvidas. Quem prefere ver equipas sem inteligencia de jogo e a jogar so pra frente em vez de um plano de jogo quase perfeito de controlo total da bola e do jogo só revela que tem um gosto por futebol "barato" se assim lhe posso chamar. De certeza que nos tempos em que o futebol de posse foi pela primeira vez apresentado houve muitos que nao gostaram da mudança, mas revelou-se um metodo mais eficaz de jogo. E para alem disso o tiki taka nao e lento, os adversarios é que o tornam lento. Se a equipa tiver espaco para atacar, entao ataca, mas se nao tem espaco entao ai sim vai fazer os tais 40 passes se necessario em vez de perder a bola tentando fazer ataques com somente 10 passes e dando oportunidades de ataque ao adversario. Agora se a equipa tem a bola e o adversario nao pressiona, algo que ja vi muito, porque é que a culpa do jogo ser lento e aborrecido é da equipa que tem a bola? Porque é que hao de dar a bola ao adversario só porque não estão a ser pressionados? Qualquer outra equipa, se lhes fosse possivel jogar como eles e de controlar o jogo desta maneira aceitaria sem pensar duas vezes.

Pois se o "tiki-taka" fosse assim tão perfeito...

virava tendência e muitas mais equipas haveria com capacidade para o fazer. Agora imagina o Bayern contra o Barça com as duas equipas a fazerem o "tiki-taka"...havia de ser cá uma chatice. Se fosse assim tão implacável muitas mais equipas adoptariam esse estilo de jogo e os campeonatos europeus iam transformar-se em sopa "tiki-taka". Ainda bem que só o Barça gosta dessa papa. Eu gosto mais de um futebol que apresente o maior número possível de soluções para chegar ao golo, um futebol apoiado, como o do FCPorto dos anos oitenta que começou na Final perdida da Taça das Taças e que culminou com a conquista da Taça dos Campeões Europeus.
Outra equipa que gostei muito de ver jogar foi o Everton, salvo erro, nos finais de 1970, aquilo é que era um futebol empolgante. O futebol do "tiki-taka" para mim é muito monótono e empapado, e muito em breve as equipas do mesmo nível do Barcelona vão conseguir contorná-lo.
Mas respeito que tu aprecies.

Pois

mas nem todas as equipas têm os jogadores e a filosofia de posse que o barca tem ha bastantes anos, nem têm o guardiola que se revelou ser peça fundamental no estilo do jogo. se houvesse 2 Barças a jogar seriam 2 equipas a pressionar alto a tentar roubar a bola e logo o jogo nao seria lento como se fossem por exemplo 2 Milans. De seguida o jogo subiria e muito de qualidade, tanto no passe como na tomada de decisões por parte dos jogadores (se ha algo que me chateia a mim muito mais é ver jogadores a mandar balões ou bolas altas e perderem a bola quando têm opções de passe disponiveis). E se bem reparares cada vez que aparece uma equipa com um golo "tiki taka", seja nos escalões secundarios de ligas inglesas e por esses lados aparece logo nos sites desportivos como um golo espectacular de equipa semelhante aos que o barça encaixava quase todos os jogos. Isto para veres o impacto que essa sim, a verdadeira equipa tiki taka teve no futebol. Agora é uma questão de tempo talvez até o Guardiola começar a ir buscar jogadores mais parecidos com os que tinha no Barça para atingir o nível de controlo total do jogo que só o Barcelona atingiu. Eles fizeram um grande jogo contra o City, mas não é com aqueles jogadores que chegam ao patamar do Barça das temporadas anteriores, veremos. Agora se achas que o "tiki taka" é lento, pelos jogos que tens visto nas ultimas 2 temporadas, é algo que simplesmente não podes dizer. Vai ver alguns jogos do Barça de 2011, por ai, quando estavam no seu pico e jogavam com equipas que pressionavam e vais ver que é logo outra coisa. Sugiro estes, entre outros: http://www.youtube.com/watch?v=neYtV3nY7jE contra o sevilla manita 5-0 e http://www.youtube.com/watch?v=smnAvugGdcY contra o real, a primeira parte, se quiseres ver a segunda deve tar nos relacionados. Mas basta ver so uma parte para ter uma ideia

Sinceramente, o "tiki-taka" irrita-me solenemente...

e o Barcelona havia de ter apanhado uma equipa que fizesse o mesmo, para assim termos um jogo com 2500 passes, que é coisa linda de se ver. É um futebol de adormecimento/hipnose, embora se vejam jogadas bem esgalhadas. Quem conseguiu tirar-lhes aquela mania foi o José Mourinho quando começou a ganhar sempre ao Barça. Eu estou completamente de acordo com o Klopp. E basta ver o Borussia de Dortmund a jogar...

realmente

Barcelona em 5 anos, ganhou 4 títulos, duas taças, uma ou duas supertaças, duas Ligas dos campeões, 2 Supertaças Europeias e 2 Ligas Mundiais. Em três anos José Mourinho ganhou 1 campeonato, 1 Taça, 1 Supertaça Espanhola. E mesmo sem Guardiola, o Barcelona voltou a vencer. Realmente José Mourinho tirou-lhes a mania e acabou com a hegemonia do Barcelona, conforme o próprio pinta e os discipulos da Mourinhização engolem. loool

Quanto ao fenómeno da "Mourinhização"...

desde que apareceram Mourinho e Ronaldo, os portugueses têm ganho muito mais títulos a nível individual como temos constatado nos últimos tempos. Têm sido dois grandes exemplos de profissionalismo e garra de vencer que têm influenciado positivamente o desempenho dos portugueses no desporto, e isso é incontornável.

Ronaldo e Mourinho são

Ronaldo e Mourinho são claramente os dois maiores expoentes do desporto português a nível mundial. No entanto, e apesar de considerar ambos exemplos de excelência, profissionalismo e alta performance, não considero Mourinho como o melhor exemplo para o futebol mundial. E claramente um dos melhores treinadores do mundo, com resultados de excelência, uma gestão de liderança absolutamente notável, mas uma influência negativa para o futebol, sobretudo pela postura que manteve em Itália e acima de tudo, em Espanha com o Real Madrid. Quando se atinge o topo e se é uma referência mundial e de um desporto, como é o caso, é preciso ter em conta também a postura perante adversários, cultura dos clubes, e outros elementos do jogo (treinadores, dirigentes, árbitros, elementos federativos, etc) e aí Mourinho deixa muito a desejar,,,,

Tambem...ninguem é perfeito...

Acho que a postura dele tem vindo a melhorar.

Eu corroboro a opinião de Klopp...

acho irritante e desrespeitador para os adversários aquelas intermináveis sessões de passes, tipo meiinho, para hipnotizar o adversário. Aceitaria se tivessem outros planos de jogo para alternarem com esse. Aquilo era demasiado repetitivo e previsível. Chegou uma altura, depois de uma série de derrotas e perda do campeonato, em que Mourinho descobriu a fórmula para inverter a situação e o Real Madrid passou a vencer quase todos os jogos com o Barcelona. Não significou o fim da hegemonia da equipa catalã no futebol espanhol, mas que o "tiki-taka" quase foi ridicularizado, isso foi. O antídoto para esse tipo de jogo tem que se basear em grande atitude, pressão alta e velocidade, como se viu na primeira parte de um Barcelona-Porto e, a nível de selecções, no Portugal-Espanha do Mundial da África do Sul.

caro fernamleandres eu tinha

caro fernamleandres eu tinha uma opinião um pouco como a sua e não a alterei por completo, mas hoje em dia dou por mim a pensar que em certos aspectos o tiki taka é muito vantajoso em alguns momentos do jogo. Mourinho começou a ganhar muitas vezes ao barcelona é verdade e realmente bateu o tiki taka a jogar em contra ataque, o problema foi o tempo que precisou para ver como se fazia e as sucessivas humilhações que apanhou. E digo isto sendo grande fã do Mourinho e do Ronaldo, e completamente anti ao estilo de jogo do barcelona. Aquilo que na minha opinião é criticável em relação ao esquema de posse de Guardiola é talvez é a falta de enfâse que dá ao futebol, no aspecto de não eixar a outra equipa jogar, um pouco como o Catennaccio, nunca vais ver duas equipas jogarem de igual para igual se uma delas não consegue ter bola. Klopp na minha opinião a par de Conte o melhor treinador da actualidade refere que acha aborrecido este estilo, e vendo do BVB jogar não é preciso sequer perguntar porquê, na minha opinião são a equipa que melhor futebol practica na Europa e no mundo, e a par deles acho que o Bayern de Guardiola ainda com aqueles traços da época passada e o seu ADN com as junções de posse de Guardiola são uma equipa fantástica. Pode ser seca ver jogar o barça de Guardiola, mas este Bayern consegue ser uma equipa directa e uma equipa de posse ao mesmo tempo. Reveja o jogo contra o city em Manchester e veja que o Bayern consegue ter a bola cerca de 4 minutos... Ou seja aquilo que faltava ao barcelona de Pep era ser uma equipa completa, hoje em dia nota-se as fraquezas da equipa por falta de alguém que sempre as soube esconder com enormes percentagens de posse de bola.

Subscrevo na íntegra Kitazz.

Subscrevo na íntegra Kitazz. E acrescento uma achega ao que o fernaleandres disse, O que o Bayern fez em Manchester e o que o Barcelona fazia a todos os adeversários (fosse Getafe, Alcorcon, Madrid ou Milan), isto é, asfixiar com posse de bola, os adversários no seu meio-campo está ao nível de muito poucos na história do futebol mundial. Neste momento, o Dortmund é a equipa mais espectacular a jogar à bola, mas o Bayern tem outros jogadores e é mais consistente. Uma palavra também para o trabalho incrível que Conte tem feito na Juventus, só lhe faltando o reconhecimento europeu, que esta época está muito difícil. E estou curioso igualmente para ver o que Rudi Garcia vai continuar a fazer na Roma depois do excelente trabalho feito em França...

então caro André por exemplo,

então caro André por exemplo, se jogar da mesma forma em qualquer campo só está apenas destinados aos melhores, podemos concluir que o BVB de Klopp e o Man United de Sir Alex estaram sempre entre os melhores? Apenas seguindo essa lógica, você não tem de jogar em posse constante, basta abordar jogos diferentes com o mesmo estilo... ou não?

aquilo que muda na minha

aquilo que muda na minha opinião é pouco, mas no entanto eu já não olho para o tiki taka como uma forma de anti-jogo mas sim uma forma de fazer jogar uma equipa, eu posso não pagar para ver um jogo do barcelona, mas nada me impede de o fazer. Acho que este Bayern de Guardiola pode precisar de algum tempo para mudar para uma equipa estilo barça, mas com a qualidade de plantel e acima de tudo de orçamento eu se fosse treinador acho que não precisava de fazer mais alterações do que as que já estão. Como não anti do Guardiola ( que até apreciava como jogador ), mas sim da parte mais aborrecida do tiki taka, acho que esta Bayern pode não ter 70 ou 80% de posse de bola, mas a qualquer momento consegue flipar qualquer adversário, ou em passe longo ou nos seus traços de futebol fisico. Se hoje em dia o Bayern jogasse contra o barça do ano passado não tenho a minima duvida que em vez de 7-0 o barça apanharia mais de 10 porque o que faltou ao Bayern pa chegar a esse resultado foi ter mais bola... Mas da mesma maneira que digo isto do Bayern digo do barcelona, a mim parece-me que Tata Martino está a criar uma equipa não perfeccionista mas completa. Perdeu a maioria da posse num jogo ganhou por 4... Se calhar se isso acontecesse ao barça de Pep a equipa não se sabe como reagia. Agora entre ver Bayern ou Dortmund, nem penso duas vezes com um orçamento pouco mais que a minha carteira practicar este futebol em qualquer campo do mundo, contra qualquer um acho que o BVB é a melhor equipa a fazê-lo e tenho impressão que Klopp mesmo contra Pep vai ser campeão.

Caro Kitazzz...

estou inteiramente de acordo consigo. Neste momento é o futebol alemão que está a dar cartas na Europa.
E penso mesmo que nem Barcelona e muito menos o Real Madrid são capazes de travar Bayern e BVB. Aliás, na pretérita temporada ambos levaram que contar das duas equipas alemãs. O "tiki-taka" simplesmente não tem hipóteses face à intensidade destas duas equipas. Até preconizo uma nova final da Champions entre Borussia de Dortmund e Bayern de Munique.

Como??? Final entre B.D VS B.M...???

... E o benfas???

Vá lá, peça desculpa aos tavinhos cá do burgo... mas que afronta é essa???

Pois é...tens razão...

esqueci-me completamente do Sport Lavandaria e Benfica. Então volto a preconizar final da Champions entre SLB e BVB. Resultado final 3-0, golos de Cardozo.

Epáaaa.... Segundo as tuas

Epáaaa....

Segundo as tuas palavras, o Benfica vai perder a final em casa com o Porto....

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=438110

Exige...termo forte, nao?

O Barça do Guardiola

O Barça do Guardiola foi das melhores equipas de sempre, senão a melhor. Quanto à beleza do futebol, penso que não. Talvez o Brasil de 1970...

em portugal é mais Bobby e Tareco

eheheh

Cala-te...

flato de amónia...

Já eu...

... Na minha modéstia opinião, prefiro um futebol, estilo rolo compressor, ou mesmo nota artística, e terminar o jogo, com um golo de lançamento de linha lateral...

lol

lol