Tonel: "Quero voltar em breve a Portugal" (Exclusivo) | Relvado

Tonel: "Quero voltar em breve a Portugal" (Exclusivo)

Central começa a ficar saturado da vida de emigrante em Zagreb, apesar de se confessar feliz no Dína
 
Tonel, Dínamo de Zagreb

O Dínamo de Zagreb de Tonel lidera confortavelmente o campeonato croata, com seis vitórias em seis jogos. Na quarta-feira, o central português volta a disputar a Liga dos Campeões, depois de ter entrado na competição pela última vez em 2009/10, ao serviço do Sporting. E o adversário é nem mais nem menos do que o Real Madrid.

Ainda assim, o central não esconde que a vida de emigrante é saturante e que deseja voltar a Portugal. Na segunda parte da sua entrevista ao Relvado, o defesa de 31 anos abordou este e outros temas.

Relvado - Está a poucos dias de voltar à ação na Liga dos Campeões e logo frente ao Real Madrid. Já sentia saudades desta competição?

Tonel - Sim, sem dúvida! A Liga dos Campeões é a máxima competição que  um jogador pode alcançar a nível de clubes. A vinda do Real Madrid a Zagreb está a mexer muito com a cidade, não se fala de outra coisa por aqui! Mas sábado ainda há jogo com o Hajduk, o nosso principal rival na Croácia.

R - Já falou com algum dos jogadores portugueses do Real Madrid?

T - Não, ainda não tive oportunidade. Possivelmente só o farei no dia do jogo... O que poderemos fazer nesse jogo? O Dínamo tem de entrar com o pensamento na vitória, embora saibamos que não será fácil. Sabemos que o Real Madrid é uma equipa superior à nossa, mas a jogar em casa não entregamos o triunfo a ninguém!

R - O estádio vai estar cheio?

T - Sim, tudo indica que sim. Os bilhetes foram postos à venda na quarta-feira e as pessoas estiveram três, quatro horas nas filas. Vão ser 35 mil espetadores, a lotação do estádio nos jogos das competições europeias. Ainda por cima, as condições do recinto melhoraram muito: a relva é nova, as cadeiras nas bancadas também e agora até passa a existir a possibilidade de aquecer a relva quando as temperaturas forem negativas.

R - O que acha do grupo do Dínamo de Zagreb na Champions, que inclui igualmente Lyon e Ajax, para além do Real Madrid?

T - Temos de reconhecer que é complicado. Mas em termos de bilheteira é ótimo... Temos consciência que as outras equipas são favoritas, mas vamos tentar lutar pelo terceiro lugar, para conseguir o acesso aos dezasseis-avos-de-final da Liga Europa. Vamos pensar jogo a jogo, mas já cumprimos o nosso objetivo, que era conseguir a qualificação para esta fase de grupos da Liga dos Campeões.

R - Que jogadores do Dínamo Zagreb poderão fazer furor na Liga dos Campeões?

T - O campeonato croata não é seguido em Portugal e nos outros países da Europa, mas temos alguns bons jogadores. Por exemplo o Sammir, que é um brasileiro número 10, com grande qualidade técnica. E também o Badelj, um número 8. São dois futebolistas muito jovens, mas já com alguma experiência e que poderão sair a qualquer momento porque qualidade não lhes falta.

R - Está feliz em Zagreb?

T - Sim, gosto de estar cá, é uma cidade acolhedora. Quando chega o frio é que é complicado... Mas não é fácil para a minha mulher e para os meus filhos, que estudam numa escola inglesa e não dominam totalmente a língua... Por outro lado não conhecemos ninguém... Enfim, é vida de emigrante...

R - Pensa num regresso a Portugal?

T - Sim, sem dúvida que quero voltar em breve. Tenho mais ano e meio de contrato e pretendo cumpri-lo, mas depois quero voltar ao meu país.

R - E quer acabar no Sporting?

T - Acabar? Ainda só tenho 31 anos e penso jogar muitos anos mais. Sempre me cuidei, nunca tive lesões musculares... Todos sabem que gosto do Sporting, vamos ver o que irá acontecer.

Leia também a primeira parte da entrevista do Relvado a Tonel.

Internacional:

Comentários