Os saldos chegam ao mercado de transferências | Relvado

Os saldos chegam ao mercado de transferências

 


Os saldos chegam ao mercado de transferências
João Moutinho por 11 milhões, Miguel Veloso por 9, o "capitão" Bruno Alves e o internacional canarinho Ramires a renderem 22 milhões... É tempo de saldos também no futebol! O mercado de transferências deste Verão reflecte a crise mundial...

No Verão do ano passado gastaram-se mais de 700 milhões de euros em transferências até ao início do mês de Agosto, com Barcelona e Real Madrid à proa, desembolsando juntos mais de 315 milhões de euros. Neste Verão os gastos globais nem chegam aos 300 milhões.


São tempos de "vacas magras" que afectam os clubes portugueses, sempre dependentes das vendas de jogadores para equilibrarem as finanças. Os 11 milhões de euros pagos pelo FC Porto por João Moutinho ao Sporting são um verdadeiro "saldo", embora o negócio tenha incluído também o passe de Nuno André Coelho e seja preciso contabilizar a vontade do jogador de deixar Alvalade. A ausência do Mundial da África do Sul também ajudou a desvalorizar o valor do passe do ex-capitão leonino.

A saída de Miguel Veloso para o Génova por 9 milhões de euros é outro "rosto da crise", tratando-se de um médio de apenas 24 anos e que foi apontado como alvo de Arsenal, Barcelona e Inter de Milão.


O Benfica também não conseguiu lucrar mais do que 25 milhões de euros com a venda do craque Angel di María para o Real Madrid, habitual campeão das transferências. Se na época passada o emblema "galáctico" apostou forte no mercado contratando Cristiano Ronaldo ao Manchester United por 96 milhões de euros, Kaká ao AC Milan por 67 milhões e Karim Benzema ao Lyon por 35 milhões, neste Verão a grande aposta foi mesmo José Mourinho, sendo Di María até ao momento o mais caro reforço. O alemão Sami Khedira, ex-Estugarda e uma das grandes revelações do Mundial da África do Sul, terá custado cerca de 14 milhões de euros.

O clube da Luz ainda conseguiu vender Ramires para o Chelsea por 22 milhões de euros, o mesmo montante que o capitão Bruno Alves rendeu ao FC Porto na saída para o Zenit. Verbas interessantes, mas mesmo assim ainda longe dos números das cláusulas de rescisão dos dois jogadores que rondavam os 30 milhões.

Até o milionário Manchester City, financiado pelos "petrodólares" do seu dono saudita, aperta o cinto. Depois de no Verão de 2009 ter gastado 117 milhões em figuras como Tévez, Adebayor, Santa Cruz e Kolo Touré, nesta pré-temporada dispendeu apenas 79 milhões, tendo pago ao Barcelona cerca de 34 milhões de euros por Yaya Touré e não chegando aos 29 milhões por David Silva, ex-Valência.


A mais cara transferência do futebol europeu até ao momento neste defeso foi a de David Villa do Valência para o Barcelona, por 40 milhões de euros. Um negócio feito antes do Mundial da África do Sul, onde o internacional espanhol brilhou com a Selecção que se tornou campeã pela primeira vez.

O campeão europeu em título, Inter de Milão, que até contratou um novo treinador, Rafael Benítez, apostou apenas num jogador, o brasileiro Coutinho, e a custo zero, depois de na época passada ter gasto 47 milhões de euros em reforços como Diego Milito, Motta, Lucio e Eto'o.

Foto 1: sxc
Fotos 2: fcporto.pt
Foto 3: realmadrid.com
Foto 4: FIFA


Internacional:

Comentários [7]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

OFF TOPIC - HERNANES

O hernanes sempre foi para a Lazio por 13,5M? Lá se foi o sonho de o ver de azul e branco... ;)

Re: OFF TOPIC - HERNANES

por enquanto no site deles não diz nada...mas só vendo. :D uhm e também FCP não ia gastar tanto num defesa central.

Não concordo...

Entao, o Moutinho por 11 M + N. André Coelho + 20% da proxima venda (nao tenho a certeza se é esta a percentagem) é um saldo, por um jogador que nunca ganhou nada, nao foi ao Mundial, e é um médio centro que nunca jogou em nenhuma equipa de topo? Até tenho a dizer que acho que foi mesmo muito bem vendido, ainda por cima depois da miserável época que fez. Do Veloso digo algo parecido, só que este foi ao Mundial, embora não calçasse... Quanto ao Ramires, é um jogador bom, sem duvida, outro que nao calçou no Mundial, e que fez uma época em portugal, onde jogou a taça Uefa... O Di Maria, que não é nenhum Maradona, mas que lhe caiu em graça, sai por 25 M. Verdade seja dita, foi o motor do Benfica no ano passado, mas também não me parece mal vendido... O Bruno Alves tem 29 anos, ainda acham que vale mais? Bem, este artigo parece o mercado especulativo da Bolsa de Valores, como se isso seja assim...

Re: Os saldos chegam ao mercado de transferências

A Susana deve ser muito rica!.. Com que então, 10/20 milhões para um gajo dar uns pontapés na bola ao fim de semana, são SALDOS?!?!?! ...cá para mim, estão é mal habituados!..

Eu deixo de ter interesse...

...quando todos os jogadores referidos neste artigo (exceptuando o Moutinho) têm preços superiores àqueles que realmente custaram... Revei as vossas finanças e aqui voltarei para convosco falar. Arre.

Ramires incógnita por 22M€???

Não chega??? Um pretinho nº8 franzino querem 900M€ por ele??? Estão com febre...

Moutinho a dizer que era vontade do Sporting que e

Moutinho a dizer que era vontade do Sporting que ele saísse. Lol o Porquito ainda mais porco é. E se for verdade, por que queria o Sporting que ele saísse? É muito fácil olhar as coisas sem nos vermos primeiro por dentro. Lançado agora? Hum... está a evoluir o Relvado.