Reforço do Boavista tem muito para contar | Relvado

Reforço do Boavista tem muito para contar

Quincy Owusu-Abeyie era um menino mal comportado. O Ajax "despachou", o Arsenal aceitou.
 
Quincy apresentado no Boavista
Reprodução / Facebook

O seu ídolo no futebol era Patrick Kluivert. Quincy Owusu-Abeyie, nascido em Amesterdão, queria seguir a carreira do avançado seu compatriota. Cresceu enquanto futebolista no Ajax, na sua cidade natal. Esteve no clube holandês durante quase uma década até que os responsáveis do Ajax o "despacharam", quando tinha 16 anos.

"A culpa era minha" - Porquê? O próprio explicou: "Tive problemas com os treinadores no Ajax. E a culpa era minha, não deles. Era eu, eu era o problema. Os treinadores diziam-me alguma coisa e eu tinha sempre que responder. Não posso culpar o Ajax por me mandar embora".

"A minha experiência lá fez-me crescer. Percebi que não poderia ser a mesma pessoa que era nos tempos do Ajax", lembrou o reforço do Boavista, em entrevista ao jornal 'London Evening Standard', em 2005 - Quincy concedeu essa entrevista a um jornal de Londres porque na altura estava a representar o Arsenal, onde finalizou a sua formação e se estreou enquanto profissional.

Sair do país - O jovem tentou uma experiência no estrangeiro porque nenhum clube holandês aceitou o jogador. Através de uns contactos passou por um período de testes no Arsenal e, para surpresa do próprio, foi aceite.

Mais problemas - No dia 15 de abril de 2004 assinou em Londres o seu primeiro contrato enquanto futebolista profissional. E surgiram mais problemas. Mas desta vez não foi por sua causa: o Arsenal negociou com um empresário falso, não autorizado; o clube pagou o clube uma multa de 10 mil libras e foi proibido (embora com pena suspensa) de se movimentar no mercado de jogadores durante dois anos.

No Highbury cresceu e aprendeu com outros avançados como Thierry Henry ou Dennis Bergkamp, mas em janeiro de 2006 Emmanuel Adebayor e Theo Walcott chegaram a Londres; Quincy apercebeu-se que iria jogar pouco e saiu.

Vários clubes em poucos anos - Viajou para leste, pertenceu aos quadros do Spartak Moscovo durante quatro anos mas jogou pouco lá. Foi emprestado a quatro clubes em três anos: Celta Vigo, Birmingham City, Cardiff City e Portsmouth. Só em Espanha ganhou algum destaque.

Em 2010 passou a ser jogador do Al-Sadd, do Catar, onde esteve durante... três meses. Passou para o Málaga e depois para o Panathinaikos - foi orientado por Jesualdo Ferreira nessas duas equipas. Agora tem 28 anos e na semana passada foi apresentado como o 24.º e último reforço do Boavista para a época 2014/15.

Carreira em duas seleções - Quincy Owusu-Abeyie, como já foi referido, nasceu na Holanda e representou a seleção sub-21 holandesa. No entanto, em janeiro de 2008, passou a poder ser convocado para a seleção do Gana, país natal dos seus pais, e passou a jogar pelo país africano enquanto sénior, estreando-se pelo Gana no mesmo mês, na Taça das Nações Africanas daquele ano.

Internacional:

Comentários [2]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Será este...

...a estrela da companhia?

LOL

mais um bóbó!