Por que desceu o River Plate, afinal? | Relvado

Por que desceu o River Plate, afinal?

Breve explicação das regras do campeonato argentino, que provocaram a queda do colosso.
 

O River Plate, um clube de futebol associado à classe média-alta argentina, foi traído pelos invulgares regulamentos e despromovido, pela primeira vez em 110 anos de existência, ao segundo escalão.

Por ter sido apenas o 17.º melhor, num total de 20 clubes, na média dos últimos três anos do campeonato argentino, o River Plate foi obrigado a disputar um play-off com o quarto classificado da segunda divisão, o Belgrano, para se manter entre os grandes.

Para definir quem desce, somam-se os pontos das últimas três temporadas (juntando-se os dois torneios, de Apertura e Clausura) e dividem-se pelo total de jogos. Os clubes que disputaram todas as três temporadas têm os seus pontos divididos por 114. Os clubes que disputaram as duas últimas temporadas têm os seus pontos divididos por 76. E os recém-promovidos têm os seus pontos divididos por 38.

Os dois piores da média, o 19.º e 20.º, descem automaticamente. Os 17.º e 18.º vão aos play-off com o 3.º e o 4.º da segunda divisão. Foi o caso do River Plate.

Curiosamente, estas regras foram implementadas pelos clubes grandes da Argentina, River Plate incluído, e visavam precisamente evitar que, por uma época má, um deles tivesse o infortúnio de descer. Até porque o sistema prejudica os recém-promovidos, que têm de conseguir muitos pontos, cerca de 48 em 38 jogos, para não descerem. O feitiço acabou por se virar contra o feiticeiro...

Benfica, Sporting e FC Porto numa elite restrita

Com esta despromoção, restam apenas dois clubes argentinos com lugar cativo no primeiro escalão: o Boca Juniors, maior rival do River Plate, e Independiente.

Na contabilidade Mundial, apenas 24 outros clubes, Benfica, Sporting e FC Porto incluídos, nunca desceram da primeira divisão.

Acompanhe os artigos do Relvado no Facebook e no Twitter.

Internacional:

Comentários [18]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Atacar Mori e Lamela

Neste momento, dois dos mais cobiçados argentinos do campeonato estarão na mira de diversos clubes, refiro-me ao médio-esquerdo Lamela (19 anos) e Funes Mori (20). O pai deste último, lamentou recentemente que o River não tivesse aceite a proposta do Benfica (falou-se em 8,5 milhões), pois o seu passe do seu filho não valeria nem metade daquele valor. Quanto a Lamela é um craque e é seguido por alguns tubarões do velho continente. A descida de divisão do River tornará estes jogadores mais acessiveis, quiçá até ao mercado português.
Outro dos jogadores mais conceituados do River é Pavone que, apesar de estar emprestado pelo Bétis e de ter quase trinta anos, faz lembrar muito Acosta...
Neste momento Rui Costa deve rir muito, quando vê o guarda-redes do River na 2.ª divisão, após ter recusado o SLB para assinar por um clube do meio da tabela do campeonato italiano, que o recambiou rapidamente!

Realmente o benfica tem olho para GR

O Roberto é o que se vê.

Do Júlio César nada se viu.

Este do River ajudou a afundar a equipa.

O Quim era um pouco melhor mas ainda assim...MAU.

uma nota a elite restrita de

uma nota a elite restrita de clubes que nunca desceram, é neceesario colocar um asterisco nisso, é que o FCP ja por 2 vezes devia ter sido despromovido.
Uma, ainda no tempo de salazar, obteve a pior classificação de sempre em campo, e a classificação obtida atirava-o para a segunda liga, mas um engenhoso alargamento do nacional permitiu manter-se na primeira divisao, a liga passava entao a ter mais clubes e assim o porto a esquivar-se a uma penosa despromoção.
A segunda, ja mais recente, face a tudo o que os portugueses ja sabem e ouviram, devia ter sido enviado para as distritais, pois nao cabe na cabeça de ninguem que um clube corrompa arbtiros, pague com prostitutas ou viagens a marrocos ou brasil (isto é só o que todos ja sabemos, imaginemos o que mais havera...). Isto é claro e so um sistema muito podre e corrompido conseguiu abafar um escandalo deste tamanho que ditaria o fim pratico do clube. São pormenores historicos importantes que nao devem ser ignorados...

Hás-de explicar

como um 9º Lugar dá direito a despromoção.
Uma mentira contada mutias vezes não a torna verdade por muito que queiras e estrebuches!

Trate-se...

os campeonatos nem sempre

os campeonatos nem sempre tiveram 15 equipas...

Pois mas nunca tiveram só 10...

e que descessem duas em 10 lol. Conta outra que essa não pega!

Num país sério.....

..só o FC Porto e SCP,podiam ser referenciados nesta noticia.

se a lei fosse aplicada o FCP

se a lei fosse aplicada o FCP teria descido as distritais por aquilo que sabes e ouviste...
Historicamente, o unico grande portugues condenado desportivamente por batota. Es corajoso vires falar lol

A isso chama-se desviar

A isso chama-se desviar conversa ...

A isso..

.. chama-se dizer merda! :)

Pelo teu modo de ver...

...que embora não digas qual é se percebe á légua, será que não poderia ser só o Sporting a ser referenciado?
O Youtube tem destas coisas.
Nunca te esqueças que o boato é primo afastado da verdade...mas é primo.

...

Tens piada Curva. Um bom dia para ti pá...

Na contabilidade Mundial, apenas 24 outros clubes

,Benfica, Sporting e FC Porto incluídos, nunca desceram da primeira divisão.

Verdade, mas apenas um terminou sempre nos primeiros 5 lugares. E, nessa contabilidade mundial, esse clube é o Sporting. :)

na contabilidade dos

na contabilidade dos principais campeonatos nacionais, o benfica é lider em 1ª lugares....
parabens pelas vossas proezas dos 5º lugares, é mesmo a sporting, incham como um sapo com muito pouco.

Acertei-te no olho, foi?

Não é proezas de quintos lugares, mas eu percebo que ler e interpretar o que se lê já são duas tarefas e pode ser complicado.

É nunca, em toda a sua história, ter ficado abaixo do 5º posto. E, nisso, o Sporting é o único clube do mundo. O Benfica é o clube do mundo com mais primeiros lugares? Então onde é que é comparável? Por amor de Deus...

Se te acertar no olho outra vez, coça e cala o bico.

Que..

.. regra mais estúpida!!

A probabilidade de descer num dito campeonato normal seria muito baixa, porque mesmo que a época corresse mal, tinha de correr muito mal mas muito mesmo, para ficar nos últimos 3 classificados!

É caso para dizer que criaram esta regra para se lixarem!!

"Curiosamente, estas regras

"Curiosamente, estas regras foram implementadas pelos clubes grandes da Argentina, River Plate incluído, e visavam precisamente evitar que, por uma época má, um deles tivesse o infortúnio de descer."

Se pensar que eles pensam o mesmo das nossas regras, poderá começar a ver isto com outros olhos...

é a mesma coisa que um nome chinês para nós, é 'chinês', para eles chineses, um nome português também é 'chinês'

Cumps

Pois..

... o problema é que as regras deles eram iguais às nossas, simplesmente decidiram mudar!