Petr Cech afastado dos relvados durante um ano | Relvado

Petr Cech afastado dos relvados durante um ano

 


Petr Cech afastado dos relvados durante um ano
Petr Cech deverá ficar sem jogar futebol durante um ano. É o pai do guarda-redes checo quem o revela em declarações à imprensa inglesa depois de o filho ter sido operado a uma fractura no crânio no seguimento de um choque com Stephen Hunt, do Reading.
Vaclav Cech considera que o adversário do guardião do Chelsea «atingiu-o de propósito e Petr ficará de fora por um ano», lamenta, apelando a uma sanção dura para Hunt. A mãe de Cech, Libuse Cechova, é também citada a sublinhar que «parecia que Hunt queria matar Petr» e os médicos falam da eventualidade de o atleta ficar com resquícios permanentes, enquanto surgem alertas para a crescente insegurança dos guarda-redes nos relvados.

Cech poderá vir a sofrer de epilepsia

A mãe do internacional checo, Libuse Cechova, não é de meias medidas e diz que quando viu o lance na televisão «parecia que Hunt queria matar Petr». «Sei que ele o queria magoar a sério», adiciona a senhora na natural raiva motivada pelo instinto maternal protector. O pai Vaclav Cech também considera que o lance «não foi um acidente; Hunt atingiu-o de propósito e Petr ficará de fora por um ano», lamenta, lembrando que o jogador do Manchester City, Ben Thatcher, foi suspenso por oito semanas por um choque com o português Pedro Mendes do Portsmouth. Vaclav solicita agora um castigo «ainda mais duro» para o atleta do Reading, depois de José Mourinho ter pedido à Federação Inglesa para analisar o caso.
Hunt nega ter atingido Cech deliberadamente, frisando que o choque foi «inevitável» e um «completo acidente». «Não sou o tipo de pessoa que magoasse deliberadamente um adversário», assegura, revelando que já escreveu ao guarda-redes «a desejar-lhe uma recuperação plena». E o treinador do Reading, Steve Coppell, revela total apoio ao seu jogador, sublinhando que se trata de um atleta «honesto e justo».
A situação clínica de Cech suscita entretanto cuidados com os médicos a alertarem para a eventualidade de o jogador ficar com mazelas para o resto da vida. John Firth, da equipa que operou o guardião, sublinha citado pela comunicação social inglesa que a fractura «pode ter sérias consequências», alertando «os primeiros 10 dias são críticos por causa do risco de uma infecção». O médico fala ainda da «possibilidade de espasmos» que a acontecerem significarão «que há uma em quatro hipóteses de epilepsia no futuro», diz. A epilepsia é uma doença que se caracteriza por crises convulsivas e perda repentina dos sentidos. O neuro-cirurgiâo Peter Hamlyn alerta também que «se Petr Cech voltar [à competição] depressa demais o resultado pode ser fatal».

Integridade física dos guarda-redes preocupa

A grave lesão de Cech tem suscitado preocupações de vários quadrantes relativamente à segurança dos guarda-redes no terreno de jogo. Além do checo e do seu suplente no Chelsea, Carlo Cudicini que também perdeu os sentidos no decurso do jogo com o Reading após colisão com um adversário, nos últimos tempos lesionaram-se na Liga inglesa os guarda-redes Mark Schwarzer (Middlesbrough) que fracturou um osso da face após choque com um rival em Abril passado, e Shay Given (Newcastle) que foi operado a uma ruptura no intestino depois de uma disputa com um adversário em Setembro. Para o treinador do Arsenal, Arsène Wenger, não é coincidência que as lesões com guardiões tenham aumentado nos últimos tempos, mas o francês diz que não pode «imaginar que um jogador tente atingir outro na cabeça com o seu joelho porque sabe que pode matá-lo». E o internacional germânico Jens Lehman, do Arsenal, repara que embora o futebol seja um jogo para homens de barba rija, «estes homens têm crianças e mulheres e os seus filhos não querem ver os pais a acabarem com danos para toda a vida, guiados numa cadeira de rodas ou não sendo capazes de trabalharem mais», conclui.

Atente no vídeo do lance entre Cech e Hunt

Internacional:

Comentários [49]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Desejos de uma...

recuperação rápida e eficaz para o Petr Cech. Já para o nosso Pedro cch do relvado...continua assim:)

é verdade o nosso cech do relvado deve estar

muito triste entao,o idolo dele o cech vai ficar parado 1 ano!!! cumps ao cech do relvado.

Não dás uma para a caixa ó Baía!

O rapaz do relvado é cch e não cech e o cch, não tem nada a ver com o Cech, mas sim com Coruche... Foi ao lado!

epa tu é que nao das uma para a caixa

ja devias ter percebido que o nosso pedro cch do relvado é fã do petr cech e só tem este nick por causa do petr cech. e eu que uso o nick baia 99 sou fã do vitor baia.

Re: Não dás uma para a caixa ó Baía!

Se fosse só esse a não dar uma pra caixa neste forum... :)

Eu acho o lance...

completamente acidental. Faz-me lembrar o lance do Mantorras sobre o Ivo do Salgueiros. São acidentes que acontecem, os jogadores tentam chegar à bola e batem nos outros, é normal. O Cech teve azar, tal como o Cudicini, mas não tenho duvida nenhuma que se não tivesse tido a consequências que teve, ambos os lances passavam completamente despercebidos.

e o contrário?

E os guarda redes que entram de joelho ou piton à frente quando ganham a bola no ar?

Re: e o contrário?

Se não achas bem um guarda redes defender-se com o joelho no ar num canto ou num livre imagina como seria duplamente dificil para eles sair-se a uma bola no meio da confusao de jogadores onde todos vao de cabeça e de pé ou ele vai com as mãos. Imagina que se eles não tivessem essa protecção o que seria de Cudicini neste momento e outros tantos como ele? Se já com joelho se vêem entradas bárbaras imagina sem essa protecção. cumps

Re: e o contrário?

Tendo em conta o que aconteceu aos GR do chelsea percebe-se bem pq levantam eles a perna. Aliás uma coisa é proteger levantando a perna a outro é o que o Schumacher fez ao Patrick Battison http://youtube.com/watch?v=6RvuuiEgsY0

o video que mandaste é muito longo

http://youtube.com/watch?v=9l7SBLEEuwM&mode=related&search= nao tive paciencia para ver ,veja este video que é melhor o mais incrivel é que a agressao foi dentro de area e por isso seria penaltie e cartao vermelho para o bastiston e o arbitro nem falta marcou nao marcou nada cumps

bem isto nao nao foi bem levantar o pe,aquilo

foi mesmo 1 pontape para o batiston ir parar no hospital mas o mais estranho de tudo é que é o schumacher nem amarelo levou!!! incrivel.

não, não é incrivel...

eram outras as Leis do Jogo. Seria incrivel à Luz do que é Lei no Futebol nos dias de hoje.

Re: não, não é incrivel...

Eu acho que tal como o lance do Chelsea os árbitros não ficam com a noção completa do que acontece (ou ficam aparvalhados e sem reacção). Isto porque as jogadas são muito rápidas e os impactos são escondidos pelos corpos dos jogadores. As leis eram iguais para este tipo de lances...

Se se refere somente à agressão

Sim. Mas o meu comentário não foi sobre a agressão mas sobre a forma como este guardião em particular se costumava comportar.

Re: não, não é incrivel...

entao no mundial 82 eram permitidas dar pontapes na cabeca do adversario??? mas que raio de lei ? é kickboxing ou futebol?

Re: Re: não, não é incrivel...

Recordo-me bem do lance. Não me referí à agressão no meu comentário, mas à forma intimidatória como o Harald Shumacher saiu de entre postes nesse jogo. Digo isto porque algumas das saídas (então legitimas) hoje seriam falta. A agressão, então como hoje, daria expulsão do guardião Alemão... mas o árbitro não teve reacção... só ele sabe o porquê.

querias como entao?

Que os guarda redes quando saem ficam com as pernas direitas a espera que leve um pontape nos tomates? Qualquer guarda redes do mundo que sai a 1 cruzamento levanta 1 pouco a perna para proteger a si proprio senao leva os pontapes nos tomates nao é falta nenhuma agora quando 1 guarda redes tem a bola nas suas maos e ainda leva 1 pontape na cabeca é pura agressa,o hunt nem amarelo levou e ainda por cima os arbitros ingleses sao profissionais ha 4 anos.

Re: querias como entao?

E se eu saltar à bola para lá chegar com a cabeça levo uma saudável joelhada nas costelas... Cá se fazem, cá se pagam, não há bons da fita.

no tempo de eusebio era pior.

nao deves ter jogado como guarda redes certeza para estares aqui a falar mal dos guarda redes,eu ja joguei. entao no tempo de eusebio era muito pior nao havia cartoes nem substituicoes e nem havia falta sobre os guarda redes na area guarda redes, um avancado podia entrar com a bola e o guarda redes ao mesmo tempo dentro de baliza que o golo era validado na mesma

É tudo muito bonito

Eu também acho que o jogador poderia ter evitado o choque, mas a gana de ganhar a bola não o fez pensar assim. Aliás, muitos jogadores fazem o mesmo e felizmente não acontece com esta gravidade. Para mim o lance é casual, ponto. Teve azar. Quando um guarda-redes levanta a perna no ar pode acertar perfeitamente num jogador. E quem se desvia é o jogador, não o guarda-redes que poderia evitar o contacto .. e neste caso nem disputam a bola porque já está no poder deles.

quando 1 gajo anda para tras entao algo de muito

grave aconteceu http://www.youtube.com/watch?v=ip6NcVm6syI

so ha 1 castigo possivel para o hunt

que é ficar suspenso enquanto o cech nao voltar aos relvados. se cech ficar parado 1 ano entao o hunt tem que ficar parado tambem 1 ano. um guarda redes que ja tem a bola nas maos e ainda leva uma joelhada do adversario,nao é intencional??? Ja houve guarda redes que levaram 1 pontape na cabeca e morrrem ou entao ficaram malucos ja agora vejam este video impressionante: http://www.youtube.com/watch?v=ip6NcVm6syI

Serei

Só eu,que axa que em qualquer dos lances,a ùnica intenção foi lesionar os guarda redes? Se repararem bem,no lance do Petr,fico com a ideia de que o Hunt,em vez de levantar a perna direita para evitar o contacto ainda a baixa mais,para lhe acertar.E digamos que uma joelhada ali...No segundo,então nem vale a pena comentar! Um castigo exemplar,é a melhor maneira de por travão a estas situações.Não esquecer,que o Petr a partir de agora,e digam o que disserem nunca mais vai ser o mesmo.O medo que esta situação lhe criou,vai concerteza refelectir no futuro,em intervenções mais perigosas que tenha que fazer... Cumprimentos

Re: Serei

no primeiro eu tenho algumas dúvidas. Parece-me que o jogador tenta não por o pé retraindo-o e antecipando o passo, e como consequência quando posa o pé vai um pouco abaixo e bate-lhe com o joelho. Acho que se o quisesse magoar ou intimidar faria-o com o pé, pois é mais controlavel. a correr daquela forma não é facil lesiona-lo com o joelho. e não só seria dificil como seria complicado de pensar nisso. o link que está no artigo dá uam visão muito boa. na segunda acho que há um salto irresponsavel para a molhada sim.

Re: Re: Serei

mas ele devia levantar o pé, já que era mais que óbvio que o Cech ia agarrar a bola... se calhar até era um lance para picar Cech, nunca para o lesionar.

O problema é que o futebol inglês é isto

Jogo físico, de choque e de deixar jogar. Não digo que é mau, pois eu também não gosto de jogos parados a cada falta e faltinha, gosto do máximo tempo de jogo útil (quem não gosta), mas depois pode haver alguns jogadores que não sabem distinguir jogo duro mas justo, de entradas violentas e assassinas, como neste caso e (para mim) muito mais no outro, o do Pedro Mendes. Esse é que se viu mesmo que o Thatcher foi la de mau e por mim era irradiá-lo logo naquele instante do futebol. Neste caso aqui nota-se que o jogador meteu o peso todo do corpo ali no choque com o Cech, mas não creio que o propósito fosse magoar o redes do Chelsea mas, como diz o Andebol, para o intimidar, mas ali joelho na cabeça é um perigo. Talvez agora os britânicos já não assobiem tanto quando um árbitro europeu apite faltas que para eles são jogadas banais, pois se calhar estes árbitros vão prevenir que se jogue até ao limite e ocorram situações destas. Quanto ao Cech, tenho pena do homem, que um dia vê a vida a sorrir-lhe e a correr-lhe de feição, com mulher e filho(s) em casa e um emprego de sonho, e no outro dia arrisca-se a nunca mais ser normal na vida.

Eu acho que se este tipo de lance

em questao que vai deixar o guarda-redes fora da competicao por um largo periudo de tempo tem de ser severamente castigado e nao so uma sapatada na mao. Senao o futebol vai transformar-se numa segunda onda de futebol Americano com os jogadores a utilizarem capacates e armaduras protectoras dos ombros e peito. Cumps

Oportuníssimo

Tenha mesma muita pena em não ter pontos. Fica um Oportuno virtual. Cumps.

Agora gostava de ver

Os media britânicos, que pintaram os nossos jogadores no Mundial de "bárbaros" e "sarrafeiros", comentar isto. O jogador do Reading, só tinha que ter saltado em cima do Petr Cech, evitando assim o choque duríssimo que o guarda-redes sofreu. Mas quis intimidá-lo, ou cavar um penalti e depois deu nisto. E nós os portugueses é que somos sarrafeiros??????????????? Se fosse o Cristiano Ronaldo a fazer isto que diriam esses merdia??????????????????? Estavam já a fazer uma campanha (mais uma), para denegrir a imagem do Cristiano. E contudo esta pranchada brutal foi feita por um dos civilizados e educados ingleses. Aposto que se fosse o Ronaldo... Cumps. Bando de hipócritas. Cumps.

Re: Agora gostava de ver

O jogador do Reading, só tinha que ter saltado em cima do Petr Cech, evitando assim o choque duríssimo que o guarda-redes sofreu. Por cima e não em cima. É que se ele lhe saltasse em cima ainda podia ser pior ;)