"No tempo de Maradona ou Pelé, Messi seria suplente" | Relvado

"No tempo de Maradona ou Pelé, Messi seria suplente"

E o Barcelona de hoje não é assim tão bom, o futebol em geral é que é pior. Descubra quem o diz e co
 

"Na época de Pelé, Maradona e Cruyff, Messi não jogaria, iria para o banco". Quem o diz é Hugo Gatti, ex-guarda-redes da Argentina, que jogou no Mundial de 1966 e que pendurou as botas em 1988 no Boca Juniors.

Em declarações à Radio argentina La Red, "El Loco", como ficou conhecido Gatti pela sua exuberência dentro e fora de campo, considera que "os maiores são Pelé, Maradona, Di Stéfano, Cruyff e Zidane".

O antigo guardião diz ainda que o valor do Barcelona atual está sobrevalorizado porque o futebol em geral é pior. "O futebol de hoje não é de qualidade e está abaixo, por isso o Barcelona parece melhor", frisa Gatti, apontando que "noutra época estes jogadores do Barcelona seriam suplentes".

Internacional:

Comentários [16]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

.

E na época de hoje Pelé seria reserva de um time da terceira divisão do Chipre.
Acontece que o futebol de antigamente era muito amador e qualquer time que jogasse contra um Barcelona ou um Real Madrid de hoje levaria uma sapatada. Naquela época tinha só pernas de pau e a marcação não chegava perto da de hoje, tanto que atualmente como já disseram, tá quase virando luta livre. E quem é esse Gatti pra criticar um dos melhores jogadores de todos os tempos e de um time espetacular e único que já entrou pra história?

QUEM DIZ ISTO NÃO TEM RAZÃO

o futebol é diferente , antigamente passavas um jogador e ele nunca mais te agarrava, hoje é batido e tem mais capacidade de recuperação , por isso o futebol hoje é mais rápido e exige mais aos atletas , um jogador nese tempo corria 6- 7 kilometros hoje já fazem 10-11-12 km. antigamente os jogadores estavam e ocupavam cabeça de área até á outra hoje jogam mais compactas nos 30- 35 metros é preciso mais circulação de bola portanto mais precisão no passe , passes constantes de 30 35 metros antigamente hoje óu és bom e seguras a bola e dás bem , ou então o terinador diz logo , não quero que sejas o m´ssi mas não percas assima bola

Concordo em absoluto

Lembro-me de nem me deitar ou de levantar cedo pra ver futebol na TV.

Hoje chego a adormecer a ver um jogo de tão chato que ele é.

PAH!

A 3ª divisão deve ser mesmo um tédio..... Não há bons jogadores lá??! LOL Entretanto, enquanto vês a chatice do futebol do teu clube na 3ª divisão, vai revendo os jogos que o GRANDE FCPORTO fez em 2011, assim não adormeces! AHahahhahah...

Concordo

no entanto não parece lógico andarem a fazer comparações desses tempos com os de hoje, o Messi é deste tempo, pelo que devemos simplesmente de o comparar com os actuais, embora não me pareça muito distante do Maradona, na qual considero o melhor de sempre. O futebol sofreu uma enorme evolução e isso atingiu os jogadores actuais, sobretudo na sua formação e maneira de jogar.

Concordo em absoluto com Gatti.

Aliás, o falecido Sócrates já havia lamentado que o futebol de hoje é inferior na beleza/qualidade (mais feio, eu concordo).
Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, Doutor Sócrates:

"Não sinto nada especial. O importante é ser feliz. Só sinto saudade do bom futebol. Hoje não se joga mais futebol. Os atletas só correm. O que vence o jogo não é a qualidade e sim o estado atlético das equipes - disse o ex-jogador, sugerindo ainda uma solução para o problema.

Tenho uma tese: 9 contra 9, no mesmo espaço que se joga hoje. Assim não daria para se esconder atrás de uma linha de três volantes. Até o zagueiro central teria de saber jogar."

Observo um grupo de jogadores a correr atrás de uma bola, sem interrupções, sem saber o que fazer com ela.... O "futebol" de hoje é composto por atletas, hoje é sobretudo a condição física que ganha relevância, as aptidões técnicas e a inteligência são praticamente dispensáveis, considerando os objectivos do futebol actual.

Lionel, é inferior a um Garrincha, Maradona, Zico, Pelé, Ronaldo... e mais umas dezenas.

Saudações

Tb sou daqueles que acha...

....antigamente existiam jogadores de nivel mais elevado,agora não posso concordar que Zico era melhor do que Messi.

Zico era fantástico.

Que jogador... quando Sartor falou nos actuais Slaloms de Messi , quando representa o Barcelona e isso perante jogadores com menos capacidade técnica (com tijolos na extremidade dos membros inferiores), lembro-me de Zico em Itália na Udinese nos anos 80, porém, no fim desse ziguezagueante percurso nem sempre marcava, por vezes (maioria das vezes), oferecia o golo aos colegas, imagino se o seu enfoque único e exclusivamente o golo, acabaria com certeza uma época com mais de 70 golos... isso em Itália.

Saudações

completamente cheio de razão nesse aspecto

hoje em dia tudo se centra na condição e aptidão física. Por isso um trauliteiro que jogue com 2 pés esquerdos mas que se apresente sempre a índices físicos elevados e constantes tem lugar no futebol de hoje. Mas essa era a inevitabilidade da profissionalização e dos treinos começarem a ser diários e bi-diários, a busca pela melhor condição atlética no jogador, 11 máquinas de rendimento físico em campo durante 90 minutos a traçar, a cortar linhas, a fechar espaços, a moverem-se como a táctica do quadrado da armada portuguesa. Essa blindagem física bloqueou a beleza do jogo, o recorte técnico, a qualidade técnica individual. Hoje em dia um Ronaldo abdica da técnica e da finta para dar lugar a um autómato de regularidade física.

Os jogos dos anos 70 e 80, com as equipas a entrarem no meio campo do adversário a trocar a bola e em movimentações técnicas elegantes, enquanto a outra não pressiona a bola e fica à espera que o adversário se acerque, já não existe. O Porto de Mourinho ainda veio trazer algo mais agressivo, o atacante que começa a defender as linhas a partir do momento em que a bola sai dos pés do guarda redes adversário, o sufoco completo dentro de campo.

Por isso achei muito interessante (não sabia destas palavras) essa tese do Sócrates, o de obrigar a haver de novo espaço para jogar em campo, com vista a voltar a dar a beleza técnica ao jogo, mas desta feita retirando jogadores a cada uma das equipas. É de facto a única forma de uma equipa de futebol não conseguir controlar os espaços com estratégias militares, os jogadores seriam obrigados a correr com a bola, a efectuar mais passes, a tratar a bola.

Mas ambos sabemos que isso de jogar com equipas de 9 não vai acontecer. E se porventura acontecesse, se calhar o mais certo é que aconteceria o mais provável: em vez de as equipas abrirem e começarem a jogar com a bola no pé, se calhar criavam era uma linha defensiva e um mini bloco mais recuados!

Não posso concordar que Messi seja inferior a quem quer que seja, pois eu já vi o Messi a pegar na bola no meio campo e a galgar tudo e a passar por todos e a metê-la lá para dentro com a maior classe possível. Tanto no toque curto, na tabela rápida, no pique de 5 metros, como no slalom, eu já vi o Messi a fazer de tudo. É injusto dizer que não teria capacidade para ser universal na história deste desporto.

Um abraço, Vattimo.

Sabia minha opinião sobre Messi seria controversa,

... meu caro, mas mantenho-a.

Um abraço

...

...concordo em parte.
Acho que o fosso é maior entre a qualidade dos futebolistas.
Mas é inegável que a inteligência e capacidade de pensar o jogo é francamente menor no futebol moderno.
Daí o apreço inegável por jogadores como Aimar...

Mas não deixa de ser um testemunho extremamente interessante...

+1

Se fosse muito novo...

...ou muito preguiçoso, também não acreditaria ter sido possível existir uma defesa central cerebral com aptidões técnicas superiores a qualquer jogador que por aqui milita neste pequeno rectângulo, um tal de... "Franz Beckenbauer”.
Contudo, também compreendo que alguns não possuam conteúdo mnésico que lhes faculte o imaginar de um jogador com essas características e aptidões, se indicar os actuais centrais (que nem uma recepção sabem fazer) como modelo e referência... compreenderemos, e por fim lamentamos.

Saudações

o lobby d' "o futebol de outrora é que era"

alguém tem que o fazer!

O que é certo é que o futebol de hoje está muito mais rápido, muito mais profissionalizado, muito mais rigoroso em termos tácticos, muito mais organizado, mais calculista, mais elaborado, mais pormenorizado, os blocos são muito mais fortes, as marcações muito mais implacáveis, os jogadores mais fisicamente aptos e seguidos passo a passo a nível médico, a nível nutricional, ao nível das horas de descanso, tudo tudo é orientado.

Eu digo que se calhar muitos jogadores dos anos 60 ou 70, de onde vem este tal de Hugo Gatti, hoje em dia nem cheiravam a bola.

pois eu ia mais pelo teu

pois eu ia mais pelo teu ponto de vista.

Toda a gente tem direito a ter opinião!

Num tempo de liberdade. toda a gente tem direito a ter opinião, mas há algumas, como esta de Hugo Gatti, que são o cúmulo do disparate!
As pessoas muitas vezes não conseguem ver o que é a evolução! O futebol hoje é bem diferente e mais difícil e, ao mesmo tempo, menos propício ao brilho de estrelas. É mais rápido e com marcações muito mais rigorosas. Por isso parece pior. Mas este Barcelona de hoje venceria com facilidade as equipas de antanho e Messi é mesmo um fora de série!

O futebol daqui a pouco está

O futebol daqui a pouco está como o boxe.