Michel Platini quer Euro 2020 disputado em... 13 países! | Relvado

Michel Platini quer Euro 2020 disputado em... 13 países!

Presidente da UEFA lança a ideia que está a ser estudada, apontando as vantagens económicas da organ
 

Michel Platini, presidente da UEFA, revela que o Euro 2020 poderá decorrer não apenas num país ou dois, mas em... 13! O dirigente refere que a ideia está em estudo e diz que "seria mais simples financeiramente".


"É uma ideia que lancei já há algum tempo", refere em declarações divulgadas pela imprensa francesa, notando que se poderá organizar o Europeu "em 12 ou 13 cidades" de vários países da Europa. "O Comité Executivo da UEFA concedeu um mandato à administração para estudar esta possibilidade", acrescenta.

"Seria mais simples financeiramente", considera Platini, apontando que "construir dez estádios e aeroportos, é complicado".

Além disso, a distribuição do Euro 2020 por vários países serviria, como diz Platini, para assinalar "os 60 anos dos Europeus".


Platini atesta que ainda "não há nada definitivo", sublinhando que até janeiro de 2013 haverá uma decisão sobre esta matéria.

Acompanhe os artigos do Relvado no Facebook e no Twitter.

Internacional:

Comentários [14]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

menes, um tiro a este platini

menes, um tiro a este platini era bem dado

13 países parece-me

13 países parece-me exagerado, mas porque não?

13 nações também penso que

13 nações também penso que seja um exagero, mas porque não quatro?

Imaginemos um Europeu que envolva Inglaterra, França, Alemanha e Holanda.
Numa distância relativamente curta de espaço (menor que a Espanha) essas quatro nações têm junto das fronteiras que partilham umas com as outras cidades com estádios, acessibilidades e serviços que dariam resposta às necessidades exigidas por um Europeu.

Londres, Paris, Berlim e Munique, como disse, estão territorialmente localizadas a menor distância uma das outras que a dimensão total do território espanhol. Apenas no que toca ao aos estádios existentes nessas cidades que têm as condições necessárias para neles se disputar jogos do Euro, deixo a lista dos mesmos:

Alliaz Arena (Munique)
Estádio Olímpico de Munique
Estádio Olímpico de Berlim
Emirates Stadium (Londres)
Estádio de Wembley (Londres)
Arena de Amesterdão
Parque dos Príncipes (Paris)
Philips Stadion (Eindhoven)

caro srº será que não vê

que o que platini quer é isso mesmo , garantir que os finalistas serão sempre estes paises, frança -alemanha- inglaterra - holande os reis da troika - quer que estes clubes joguem sempre em casa , haverá coisa mais fácil que é lixar os do sul da europa , espanha itália portugal , mesmo que passem aos quartos , terão de jogar nestes paises , mesmo que passem ás meias terão de jogar nestes paises, e se for a final é mais que garantiso que será com um destes paises não morrem os 4 a jogarem em casa um europeu ,, pode cair uma duas mas não as quatro .. platini não dá nada aos paises pobres da europa ,, quer é garantir que não há tomba potencias

Caro viscondelivre, e o que é

Caro viscondelivre, e o que é que o Euro 2004 nos deu a nós, para além de estádios fantasma?

É UMA QUESTÃO DE GOVERNO

NÃO APOIAR COM DINHEIRO ESTATÁL , as construções faraónicas ,, mas note o problema não é os estádios feitos como a uefa quer , como tambem o que fosse aprovado por 50 milhões não ficar em 100 ,, como não se justicava o estádio da luz , porque o benfica tinha um estádio que tinha recebido melhoramentos recentes por causa do sub 20 . seria só uma cobertura e todos sentados ,, alvalade dentro de um valor razoável como o do guimarães , falhas no braga e dragão com gastos superiores ao previsto como na luz , escusado seria o estádio do algarve como o de leiria e aveiro . sim um covilhã guarda viseu , dentro deste triangulo ....... mas oq ue está em causa no platini é o que ele quer , é só ler com mais atenção e fazer bem contas

Partilho da mesma opinião. E

Partilho da mesma opinião. E não me parece que fosse descabido incluir Lisboa e Madrid a esse lote. Isto tendo em conta que em 3h se faz um Lisboa/ Berlim ou Londres.

e

Turim - milão - nápoles-- lisboa e porto - atenas- saraevo - belgardo e moscovo porque não ............... o platini eu sei o que ele quer , quer é que se faça uma nova uefa seria asssi. A-associação-P-paises -F- futebol L- livres DOS MAFIOSOS , frança alemanha holanda .inglaterra ,,, que joguem o torneio das 4 nações que despensamos essa gente , já chega de troikianos até no futebol ---------------------------------------------------------- não será preciso é fazer estádios como a uefa quer para estas provas , e os governos como de portugal e os deste europeu fazer e consentir tamanho disparate

Meu caro, o exemplo que eu

Meu caro, o exemplo que eu dei é isso mesmo, um exemplo!

Há muitas outras opções multinacionais para a organização do Europeu.
Portugal/Espanha é uma delas, pelo simples facto de que já temos as condições necessárias para albergar a competição. Porto, Lisboa, Braga, Faro, Madrid, Barcelona, Valencia e Sevilha são algumas cidades que poderiam receber jogos.

Itália/França/Suiça é uma opção viável, também. Numa zona territorial relativamente pequena, encontramos cidades como Turim, Lyon, Milão, Génova e Genebra.

Ou porque não algo inédito, representando uma oportunidade de modernização para os países do Adriático: Zagreb/Sarajevo/Liubliana/Split, sendo que nesta cidade croata está um dos mais modernos estádios da região adriática, o Estádio Poljud.

Sinceramente, não concordo com nenhuma das opções que defende. Porto/Atenas/Saraevo/Belgrado? Cidades demasiado distantes para que haja igualdade na circulação de adeptos.
Se a França jogar num grupo em que, por exemplo, estiver com a Grécia, a Rússia e a Polónia, os adeptos gauleses ficam em desvantagem, e, mais que tudo, a Grécia fica numa situação privilegiada por ter jogos no seu país.
Além disso, as pessoas passariam a gastar fortunas com as viagens, pois se a sua selecção passasse de eliminatória os jogos mudariam para outro país, e se passasse à seguinte passariam para outro, e por ai em diante.

Defendo que o Europeu possa ser organizado por mais que duas nações (3-4 o ideal, mais que isso é exagero, quanto a mim), mas que essas nações sejam próximas umas das outras, de forma a haver o mínimo de igualdade para todas as selecções e para não haver falta de transparência.

há aqui um engano de itrepertação da sua parte

a minha resposta a sua crónica eu alonguei e dei como hipóte-se tambem estas cidades enquadradas nas táis 13 cidades , o srº disse 4 paises e é ai que eu estou completamente em desacorde admito sempre e aceito sepre 2 paises mas nunca 4 ,, já viu os paises que deu em exemplo , 4 potencias a jogarem sempre em casa , , como disse o platini com esta ideia quer acabr com tomba potencias , não tenha duvida , eles não querem fazer um europeu em paises pequenos e pobres e as potencias serem corridas , ele não quer isso .. quer sempre como acbou de dizer espanha- alemanha-------- alemanha françã ou inglaterra ele não quer que volte a acontecer uma grécia , esse srº é pior que hitler .............. por mim pode ser em 1-2-3-4 paise s mas nunca a escolha deles ,

Visconde, em alguma altura o

Visconde, em alguma altura o Euro tem de ser realizado no que apelida de potência! Não podemos excluir países como a França e a Alemanha da organização dessas competições apenas por serem nações ricas (argumento irrisório), quando até são dos países que mais condições dão para a organização dos mesmos.

Atente ao meu comentário anterior e verá que nas mais variadas hipóteses que dei mencionei países como Portugal, Espanha, Croácia, Bósnia e Eslovénia, nações que estão longe de ser potências do que quer que seja.

Desde que os países tenham unidades hoteleiras em número e qualidade para albergar os adeptos, desde que garantam a segurança e a integridade física dos adeptos (algo que falhou neste Euro), desde que tenham as vias de comunicação e as acessibilidades necessárias para um fácil e cómodo acesso às cidades onde os jogos são disputados e desde que os estádios tenham condições, o Europeu tanto pode ser disputado numa organização multinacional França/Alemanha/Inglaterra como numa outra como Croácia/Bósnia/Eslovénia. Os países têm é que dar garantias de que podem organizar um bom Europeu.

Como disse, organizações que acho que, com as condições devidas, seriam interessantes:

Portugal-Espanha
Itália-França-Suiça
Eslovénia-Croácia-Bósnia
Letónia-Estónia-Finlândia-Suécia

Discordo

uma tremenda parvoíce, não tem cabimento um Europeu "vaguear" num ano de cidade em cidade, pela Europa fora, este cada vez que vai à retrete tem uma ideia brilhante, ou quero dizer bizarrra, é como os políticos em Portugal!!!!

Tal organização multinacional

Tal organização multinacional do Europeu terá as suas vantagens, assim como as suas desvantagens.
Um Europeu organizado por uma nação apenas confere à mesma uma oportunidade de modernização, crescimento económico, divulgação cultural, tudo mais. Contudo, temos o exemplo de Portugal, no qual para se organizar o Euro, procedeu-se a obras públicas de custos elevadíssimos que, após o Euro, pouca ou nenhuma utilidade pública têm.

Como disse, assim como terá vantagens, terá as suas desvantagens, nem que seja a desigualdade que causará ao nível de proximidade de um país ou outro, beneficiando e facilitando a ida de adeptos de uma das nações envolvidas do jogo e dificultando o acesso aos adeptos da outra nação.
É algo cuja avaliação deverá ter em conta a situação económica e social da altura, mas a escolher manter os actuais moldes de competição ou os propostos por Platini, optaria por tomar uma decisão segura e manter o modelo vigente de competição.

Se ao invés de 13 nações ele propusesse 3 ou 4... aí já seria, de facto, algo a ter muito em conta.

este

platini está cada vez mais estúpido...