Messi vs referências sagradas | Relvado

Messi vs referências sagradas

Se continuar a este ritmo será unanimemente aclamado o melhor entre os melhores.
 

"Depois de Di Stefano, Pelé e Maradona... Messi". Foram estas as palavras de Pep Guardiola após a 'mão de Deus', em versão cinco golos, do argentino que, quase sozinho, devastou um Leverkusen que não sendo do topo da hierarquia das equipas da Europa, estará numa segunda linha.

Atuais e antigos jogadores, treinadores e ex-treinadores desfazem-se em elogios ao novo D10s argentino. À margem dos títulos ganhos, onde beneficia e muito em estar numa estrutura como a do Barcelona, em termos de talento puro, Messi é, sem sombra de dúvidas, o melhor do Mundo e herdeiro natural de lendas como Di Stefano, Pelé e Maradona.

Se olharmos em termos de talento e tradução desse valor em qualidade de jogo e regularidade, Messi é o melhor desde Maradona. Porventura, levará vantagem em relação a estes em termos de construção de uma carreira mais sólida num período continuado de tempo, ainda que seja discutível que seja mais talentoso que aqueles astros.

Os cinco golos, nuns oitavos de final de uma competição como a Champions, depois de já ter marcado quatro diante o Arsenal, são apenas pequenos exemplos do que a 'pulga' já conseguiu ao mais alto nível. Em termos de carreira, dificilmente se lhe poderia pedir mais aos 24 anos: cinco ligas espanholas, uma Taça do Rei, cinco Supertaças espanholas, três Ligas dos Campeões, duas Supertaças Europeias, duas Taças Intercontinentais, um Mundial Sub-20 e Ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim.

A isto, juntam-se títulos individuais como três Bolas de Ouro, uma Bota de Ouro, três vezes integrado no melhor 11 do ano, duas vezes melhor jogador para colegas de profissão, três vezes melhor Jovem Jogador do Mundo, seis vezes melhor jogador Argentino do ano, entre muitos outros reconhecimentos.

Tenho dúvidas que Messi noutra equipa que não o Barcelona vença com a mesma regularidade (mas saindo o Barça ficaria, por certo, muito menos forte), no entanto, continuaria com a mesma qualidade de jogo que apresenta. Poderia é não ser tão exponenciada, porque ninguém joga sozinho. E disso é prova a sua prestação na seleção argentina.

Não tenho dúvidas que neste momento Messi já tem um lugar importante guardado na história da modalidade, mas se levar a Argentina ao título mundial e continuar a este ritmo no Barcelona será unanimemente aclamado o melhor entre os melhores, provando que hoje ainda é possível um jogador romper com as referências do passado.

Internacional:

Comentários [23]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Messi é um excelente jogador,

Messi é um excelente jogador, sem dúvida um dos maiores talentos de sempre... mas não se apressem a colocá-lo acima de Pelé, Maradona ou Cruyff!

O Cruyff era um jogador que até faltavam as palavras para o descrever! Era de uma inteligência e criatividade extraordinárias, sendo que muitas das fintas hoje praticadas e treinadas pelos miudos foram introduzidas por ele! Para além da inteligência e da criatividade extraordinárias, possuia uma velocidade estonteante, uma técnica muito elevada e uma grande capacidade de finalização. Quanto a mim, Messi não supera Cruyff.

Assim como Messi não supera Pelé. O Pelé era também um jogador fantástico, que quanto a mim está a um nível que o Messi ainda não alcançou.

Patriota o Cruyff é daqueles

Patriota o Cruyff é daqueles que dava pena não ver jogar, mas eu acho que o Messi está um bom patamar acima de qualquer futebolista que pisou o mundo, punha Messi em 1o e Cruyff em 1o e meio.... acho que poucos jogadores se podem gabar de superar Cruyff, mas já existiram e muito recentemente jogadores fantásticos que têm os chamados pés de lã e depois de Cruyff apenas Van Basten , Gulitt, Rijkaard e Kaká me deram um gosto enorme de ver jogar.... Messi é um jogador que cada vez que o vejo inspirado e odiando o barcelona me dá gosto ele não jogar numa equipa que eu goste....

descordo, mas respeito a opinião

Não posso falar em termos de Pelé e Cruyff, pois não são do meu tempo, mas não tenho dúvidas que Messi já ultrapassou Maradona, quando mais não seja pelo que alcançou no futebol, sendo que, em termos de talento, também em nada fica a dever ao astro argentino. A grande diferença entre Messi e esses jogadores, é que a "Pulga" é um jogador de futebol total, de colectivo, muito eficaz no 1x1 sem precisar de ser exuberante em termos de fintas como terá sido Cruyff. Messi é rápido, excelente tecnica e tacticamente, todas as decisões que toma acrescentam valor à equipa, e marca golos numa quantidade que Maradona não marcava. E isto aos 24 anos. Messi está no topo desde sempre e por lá se deverá manter por muitos mais anos. Quantos anos teve Maradona verdadeiramente no seu auge? À semelhança todos esses astros, Messi também domina cada centímetro do campo de futebol e a bola parece uma extensão do seu pé, mas tem vindo a construir uma carreira mais solidificada num período continuado de tempo acima de qualquer outro. Pela cultura catalã parece ser imune à pressão de que são alvo os jogadores de topo (algo que Maradona não conseguiu, mergulhando nas drogas), o que diz bem da sua força mental. Penso que Messi personifica tudo o que o futebol no seu estado mais puro encerra. Tem um estilo diferente de Cruyff mas (pelo que vi) em nada lhe fica a dever em termos de leitura de jogo e qualidade tecnica (fintas é uma questão de estilo de jogo e estilos não se discutem). Com Pelé, a grande diferença é que um marcou 2 mil golos no Brasileirão (tendo a aposta na Europa sido falhada) e ajudou um Hiper-Brasil (das melhores selecções de todos os tempos) a conquistar três mundiais, enquanto Messi é o rei dos golos na Europa ajudando o seu Barcelona (das melhores equipas de todos os tempos) a ganhar, para já, 3 Ligas do Campeões e 13 títulos em 15 possíveis nos últimos anos.

O Cruyff também alcançou

O Cruyff também alcançou grande sucesso amigo Andre. Levou o Ajax à glória europeia, com a conquista de três Ligas dos Campeões, assim como liderou uma super Holanda que foi finalista do Campeonato do Mundo.
Era um jogador extraordinário a todos os níveis, e quanto a mim está num patamar ainda inalcançado por Messi.

Maradona, ao nível de talento individual, era superior a Messi. Como jogador de equipa, talvez não. Talvez não tivesse a mesma visão de jogo, a mesma capacidade de construir mentalmente as jogadas seguintes da equipa, mas que tinha uma leitura de jogo e uma capacidade de interpretar as movimentações adversárias que, quanto a mim, Messi não tem, tinha.

Também gosto muito de ver jogar o Messi, e como disse, penso que ele já conquistou um lugar na História como um dos melhores de sempre. Mas ainda não o coloco ao nível de Cruyff ou Maradona.

sim, mas

Admito que sim, caro Patriota, e não o quero contrariar. Apenas me custa a ver que para muita gente, sobretudo os mais antigos, minimizarem o que os jogadores de hoje conseguem conquistar. Porque não tenha dúvidas. Se Messi continuar a este nível mais 5 ou 6 épocas, mesmo conquistando mais algumas Bolas e Botas de Ouro, um sem número de títulos colectivos, mesmo marcando 3, 4 e 5 golos em jogos ao mais alto nível, de toda a forma e feitio, os "velhos do restelo" (não estou a dizer que é o seu caso, que fique claro) continuarão, em última instância de argumentos, a dizer que "antigamente é que era"! Depois, há os facciosos que por ser anti-Barcelona ou pró-Ronaldo (jogador que também muito admiro e para mim ainda poderá vir a ser o melhor de sempre de Portugal, sendo neste momento 2º, em minha opinião) não permitem de igual modo unanimidade em torno de Messi como melhor da atualidade (o que para mim nem está em causa). Depois, claro, há figuras como Maradona e Pelé, que se recusam a perder o seu estatudo porque precisam de se sentir reis. Um alegará sempre que Messi ainda não fez da Argentina campeã mundial (o que para mim nem é preciso), o outro argumenta que só falará da "Pulga" quando este marcar 2 mil golos como ele (recusando-se a contextualizar campeonatos e tempos). É ainca curioso notar que Maradona, ao longo dos anos, sempre catalogou imensos jogadores como sendo o seu sucessor....menos Messi, o que poderá querer dizer alguma coisa...
O que quis também dizer é que é dificil medir talento, quando este atinge um nível genial (como sendo todos esses casos), por isso é necessário avaliar a regularidade do percurso dos jogadores e conquistas feitas. E aí Messi pode ganhar vantagem por, aos 24 anos, já ser o que é. Há imensos jogadores na história com talento incrível, mas que depois não conseguiram traduzi-lo na prática e de forma continada. O brasileiro Ronaldo é para mim um desses casos. Há um antes e depois França 98, em que o Fenómeno continuando a ser um enrmíssimo jogador não conseguiu alcançar e dar continuidade ao nível almejado no Barcelona. Maradona também poderia ter ido ainda mais longe nao fossem as drogas....mas não foi.
E Messi, tal como Cruyyff, sabe ler e interpretar o jogo e com as suas qualidades tecnicas superiores a todos os outros, acrescentam muito às suas equipas, tanto no plano individual como colectivo.

É óbvio que ninguém vence

É óbvio que ninguém vence três bolas de Ouro sem talento, e nem é isso que coloco em causa amigo André! O Messi é um jogador que adoro ver jogar, cujas qualidades e características eu admiro, mas será que o mesmo Messi, com os mesmos pontos fortes, numa equipa que não tivesse jogadores de uma qualidade semelhante à dele, continuaria a arrecadar prémios e a alcançar recordes? Não aconteceria o mesmo que na selecção argentina, onde Messi não se destaca, nem de perto nem de longe, tanto como no Barcelona?

É nesse sentido que acho ser demasiado cedo para pôr Messi ao nível de Cruyff ou Maradona, apenas por ele ter vencido o que já venceu aos 24 anos de idade. Repare que o Cruyff foi vencedor da Bola de Ouro três vezes, como o Messi, e venceu a Liga dos Campeões por três vezes, como o Messi. Mas será que se pode comparar o Ajax da altura ao Barcelona de hoje? Será que o estilo de jogo do Barcelona de hoje é semelhante ao do Ajax da década de 70?
Ao analisarmos os jogos do Ajax da década de 70, e os do Barcelona de hoje, constatamos que o Ajax estava muito mais dependente de Cruyff do que o Barcelona de Messi. Eu e o amigo André, muito provavelmente, imaginamos este Barcelona a vencer sem o Messi. Coloca-se o Pedro ou o Alexis no seu lugar e, na totalidade do jogo do Barcelona, a essência não muda. Pode notar-se o vazio de pormenores individuais fabulosos do Messi, mas ao nível de jogo colectivo, de mecanismos de jogo e de esquema táctico pouco ou nada mudará.
Mas imaginar o Ajax ou a Holanda sem o Cruyff, é imaginar duas equipas orfãs de criatividade, de velocidade no ataque, de capacidade finalizadora e de contra-ataque.
Por isso mesmo penso que, pela História, podemos ver como Cruyff está num patamar acima de Messi: Cruyff conseguiu levar o Ajax e a Holanda a grandes feitos, sem ter colegas de equipa de qualidade semelhante à sua, enquanto que Messi alcançou as grandes conquistas da sua carreira numa equipa em que todos os jogadores teriam lugar em qualquer equipa do Mundo.

Não digo isto para tentar contrariar a sua opinião, ou para tentar impôr a minha, muito pelo contrário! A beleza do futebol está, precisamente, no facto de, como a arte, não ser universal e poder ser interpretado de várias formas.

No caso Português, o Ronaldo já é, efectivamente, um dos grandes nomes do futebol Português. Não tem a elegância e a postura em campo de Luis Figo (para mim o 2º melhor jogador nacional de sempre) ou Rui Costa, mas que tem qualidades únicas, isso ninguém o pode negar.

Sempre duvidas

Quando o Critiano Ronaldo estava no MU, todo o mundo tinha duvidas que ele pudesse vingar noutro clube. Agora ja ninguem tem duvidas. No Real Madri ainda esta a render mais Os grandes jogadores são bons em qualquer clube. Agora uma coisa é certa. Se um jogador de top joga numa equioa recheada de valores mediocres,o mais certo é não ganhar nada

Não alcançam a profundidade... não é um tema sintético.

não é um tema sintéctico, aritmético. O abstracto não se mensura.

Para ser considerado um "Dios", sim um Deus, não é necessário ganhar títulos em quantidade, possuir uma técnica refinada, possuir qualidade, arte ou engenho e ser fantástico nas sua actuações, não, não é... é "somente" ser o foco de todas as atenções, de câmaras e flashs... conquistar e modelar emoções em todos os contextose sentidos, por mais vulgar que seja a situação, possuir esse poder, enfim... é ser diferente, raro, é quase que uma dádiva. Só um redutor número de indivíduos "normais" alcançam uma posição “sobrenatural” (celestial) entre os semelhantes, e contar-se-ão com certeza na história da humanidade, pelos dedos de uma mão...

http://www.youtube.com/watch?v=skqSasWQc5c&feature=fvst

http://www.youtube.com/watch?v=MQRkz0M4FSc&feature=fvwrel

http://www.youtube.com/watch?v=lmKoGcnmRkg

Messi, nesta posição, jamais...

Saudações

Pois, mas...

O Messi nem sequer é um jogador mediático! Não usa penteados esquisitos, nºão se veste para chamar a atenção, não anda sempre atrás de starlettes, prima mesmo por ter uma certa modéstia!

Messi talvez o melhor de sempre!

Lionel Messi é, muito possivelmente, o melhor jogador de sempre ainda que eu ache que no futebol, desporto colectivo, o mais importante são os títulos colectivos e não os individuais.
O que me impressiona em Messi é a forma como joga, a forma quase "pura" como interpreta o futebol. Tive a sorte, por ser mais velho o que não é sorte nenhuma, de ver Di Stéfano, Pelé, Maradona ou mesmo Eusébio, Cruyff ou Beckenbauer mas Messi é, para mim, o mais decisivo de todos e quando se fala da categoria deste Barcelona, para muitos a melhor equipa de sempre, há que entender que Messi é a peça fundamental e que, sem o talento argentino, muitos jogos simplesmente não se resolviam!
Não tem "estilo" acusa o Vattimo! Que importa? Que estilo tinham Pelé ou Maradona? Se Pelé ainda tinha algum, Maradona nem por isso! Mais importante é a eficácia e a beleza dos lances que desenha no relvado!
Há apenas um senão: Messi, enquanto futebolista, precisava de ganhar um Mundial para ser o maior de sempre! Os títulos colectivos são determinantes!

Messi tem apenas um pequeno senão até agora

A ausência de títulos pela selecção....

sim, mas...

Isso é verdade, mas note uma: Se Pelé ou Maradona jogassem numa selecção onde não era possível ganhar títulos mundiais, seriam menos bons jogadores por isso? Dir-me-à que não é o caso de Messi, que é argentino, tal como Maradona o é. Mas Maradona também não foi o goleador que Messi é e aos 24 anos não estava no patamar que Messi já está (o período aureo foi atingido quando foi para Napoles e foi campeão pela Argentina). Pelé nem na Europa jogou e é como se quisesse eleger o melhor jogador do mundo de sempre de basquetebol sem nunca ter jogado na NBA.
Conforme comentava um analista brasileiro há uns dias. Se metesse no mesmo relvado Pelé, Maradona e Messi, sem saber que títulos mundiais, bolas de ouro e ligas dos campeões alcançaram, medindo a sua avaliação só pelo que vê em campo, quem escolheria? Como disse esse analista: "Venha o diabo e escolha..."

Títulos colectivos são os mais importantes!

Se Pelé ou Maradona não tivessem ganho títulos mundiais não seriam piores jogadores por isso, é certo, mas teriam uma carreira menos conseguida e seriam menos famosos!
É interessante notar como há muitos jogadores na NBA (paradigma do desporto profissional) que, já em fim de carreirta, aceitam ir ganhar menos para poder fazer parte de uma dormação de topo, com ambições de ganhar o campeonato, para poderem conseguir o anel de campeões que nunca puderam conquistar!

são os 3 diferentes

Pele , nunca vi jogar, mas os numeros dele são impressionantes. maradona era mais fantasista e messi um pouco de cada um dos anteriores.... sinceramente não sei quem escolher, mas se tivessem os 3 em campo, mais CR talvez este ultimo fosse o mais competitivo dos 4 .... Mais forte, mais potencia, é rápido mas menos fantasioso (foi um àparte apenas)

Mas Maradona por exemplo fez daquela selecção campeã do mundo, levou literalmente a equipa às costas, coisa que não sabemos se Messi faz. Convém não esquecer que este Barça , uma das melhores equipas de sempre, tem um ou o melhor meio campo quie é simultaneamente ataque de sempre.. talvez. pelo menos seja.

terá Messi a capacidade de sozuinho arcar com uma equipa às costas - comparando com CR mais uma vez, já vimos que este sim, é capaz de o fazer...

quanto a mim é muito dificil avaliar o melhor, até o do ano é dificil (que precisará Xavi fazer para o ser ? ou que fez Canavarro para o ser?) quanto mais o de sempre....

o CR7 leva a equipa as costas??

Que equipa leva cr7 as costas? tem quase tantos golos como Benzema tirando as penalties.. Não marcou ainda de livre este ano, com mais de 40 tentativas.. no mundial marcou um unico golo, quando a bola lhe bateu nas costas, golo este que terá sido o 6 a zero..Figo levava portugal as costas, CR7 só nos da dores de costas...

Eu referi no inicio que a CR

ainda falrta levar a seleção às costas... Cr tem levado o Real ``as costas tal como fez nos ultimos anos de Manchester

concordo e acrescento

Concordo, Dragão13. Há quem o acuse de falta de "aura", mas eu tenho uma interpretação um pouco diferente. Ao contrário de Maradona (também tive a sorte de o ver jogar), que era a força do futebol das equipas que representou, Messi empresta o seu futebol à força colectiva, tirando dividendos disso. O futebol é uma arte colectiva, em que o individual pode fazer a diferença. E Messi, neste Barcelona, é essa diferença. Uma equipa que vale pelo colectivo e é a melhor do mundo, mas com Messi é uma das melhores de sempre, porque a qualidade que o argentino empresta à dinâmica colectiva faz com que as suas qualidades sejam exponenciadas ao máximo. Além disso parece ser um grande profissional, pois só com muito e bom treino é que se pode evitar lesões musculares e estar sempre ao mais alto nível jogo após jogo.
Em minha opinião nem precisa de vencer um mundial. Messi na Argentina é o mesmo jogador, embora aprarentemente não seja tão influente. E isto acontece porque a dinâmica colectiva não é igual, porque nenhum jogador joga sozinho. Com Ronaldo acontece o mesmo (ainda que este não tenha as mesmas catacterísticas colectivas, sendo mais um finalizador e impulsionador de jogo ofensivo). Maradona foi campeão mundial numa altura em que os defesas só defendiam e os atacantes só atacavam. Hoje, para uma equipa ter sucesso a jogar bem o ataque começa logo a ser construído à saída do defesa-central com a bola. Todos atacam, todos defendem, numa dinâmica colectiva.
Além disso, Messi está a construir uma carreira mais sólida que Maradona. Não é uma questão de talento. Maradona fez cinco, seis épocas mais alto nível até caír nos escandalos das drogas. Poderia ter ido mais longe, reconheço, mas objectivamente não foi. Messi tem outro estilo, mais "non-pop", o que lhe tem permitido ter uma carreira sempre ao mais alto nível e aos 24 anos, porventura, já terá atingido o mesmo patamar que Maradona, podendo agora ultrapassá-lo. Como disse, não é só uma questão de talento (isso seria sempre discutível) mas sim na construção de uma carreira mais sólida num período continuado de tempo. E por isso não precisa de conquistar um mundial. Porque, também lhe digo, Maradona e Pelé escudar-se-ão sempre nos argumentos "dei um Mundial à Argentina e Leo não, por isso sou melhor" e "quando ele marcar mil golos que fale comigo", porque eles precisam de sentir-se os melhores de sempre e fazem questão de ter esse estatuto para alimentar o seu ego. Ao contrário de Messi, que não pensa em mais nada que não ser sempre o mesmo jogador jogo após jogo, treinando bem para poder dar o seu melhor pela equipa. Ao contrário de Ronaldo (que admiro imenso e para mim vai suplantar Eusébio, tendo há muito superado Figo) Messi não está obcecado com o ser o melhor de sempre, parecendo imune à tentação dos elogios (cultura de Barcelona e sobretudo Pep Guardiola, também aqui). E é por sentir que Guardiola incrementou essa força colectiva no Barcelona, que exponencia o talento individual de Messi, Xavi e Iniesta, que o argentino veio esta semana dizer que "Pep é mais importante que eu no Barcelona".

Messi tem "tudo", excepto estilo.

Diego, Pelé e tantos outros, possuíam uma qualidade natural e rara no homem, de uma clareza límpida dentro e fora do rectângulo/campo, o foco de luz não permanecia sobre eles, eles eram a luz, a beleza do espectáculo, o foco de toda atenção, sem excepção e contexto, o estilo não se resume ao culto de criar e quantificar, Leonel não possui essa raríssima qualidade, jamais conseguirá afastar-se da escuridão... tem muitas sombras que o acompanham.

http://www.youtube.com/watch?v=Ekh_GymdgIc

Saudações

não compreendo esta sua declamação

porque isto é mais declamação , do que uma opinião ,

Não compreender é normal.

Aliás, nem é uma declamação, para mim é uma espontaneidade natural, pomposo será com certeza a estupefacção com que a maioria dos usuários ficam (não eu, obviamente), ou observarem que você utiliza esporadicamente um léxico e uma semântica aprimorada (bem não quero exagerar, com algum polimento), contudo, é claramente dissonante se recordarmos o que habitualmente suas encenadas intervenções nos fornecem, sim, compreendo que seja complicado focar-se na integra em vários papeis, solidificar personagens virtuais e ainda conter um turbilhão de emoções?!.
As encenações que sempre foram artificiais (elementar caro Watson), só iludem crédulos, admito a generalidade de sua eficácia, porém, para convencer/iludir alguns usuários terá que nascer uma outra vez.... ou volver à “tomatina radioactiva”.
Talvez a "Carlota" que será um dia psicóloga – se dispuser de uma outra vida – compreenda.

Saudações

se de facto não ocupa-se e fize-se o papel de

quem se convençe que o que diz é uma verdade sabendo que é mentira , talvez a sua escrita fosse entendivel , o léxico e semantica utilizada por mim não é bruta nem prejurativa , porque apenas me limito a responder a pessoas que usam abestrato para ofender , ( excepto estilo - ) jamais conseguirá escapar da escuridão -tem muitas sombras que o acompanham ---- dentro do meu pouco conhecimento para compreender a escrita como diz o srº , EU JÁMAIS acusaria outro ser humano de tál , é falta de respeito de acusar que o méssi é uma pessoa perdida sem sentido , posso dizelo sem me enganar o srº precisa urgentemente de um psiquiátra ,

"Depois de Di Stefano, Pelé e

"Depois de Di Stefano, Pelé e Maradona... Messi"..

Isto é de propósito???... ou foi apenas esquecimento???..

Até para falar de Messi, tem que ser primeiro um anti primário.. tá bem!!

Messi é de longe um dos

Messi é de longe um dos melhores jogadores da história do futebol, sem margem para dúvidas, a forma que a cada época se auto renova e cresce na modalidade é de facto impressionante.... fora do barcelona pode vir a não dar tanto, mas será sempre recordado como o sucessor de Platini, como triplo bola de ouro da FIFA, e é de facto um jogador completo, e acho que as pessoas que dizem que Ronaldo é melhor não estão equivocadas, pois isso vai depender de muitos factores, mas uma coisa de que nós Portugueses nos devemos orgulhar é de ter Ronaldo a competir com Messi para o trono de futebol e existirem especialistas que dizem que CR é melhor.... isso para Portugal é uma honra enorme.... basicamente não é bom ficar em 2o mas quando o 1o é Messi só temos de ficar orgulhosos em ser 2o....
Messi também teve a sorte e ainda bem de não ter lesões que afectassem o seu nivel de jogo, e isso é importante, pois acredito que se não fossem as lesões, hoje não estavas a fazer este artigo sobre Messi mas sim sobre Kaká, mas isso é uma incógnita.... Para mim Kaká é o jogador que me encantou na era pós Cruyff, mas Messi tem sido de facto impressionante e demolidor.... acredito que já não evolua muito mais, mas o que ele tem neste momento chega para ser o melhor....

Saudações.