Juventus na Série B e sem os títulos de 2005 e 2006 | Relvado

Juventus na Série B e sem os títulos de 2005 e 2006

 


Juventus na Série B e sem os títulos de 2005 e 2006
É deveras uma sentença exemplar e que vem ao encontro do já antecipado na imprensa italiana. A Justiça desportiva condena a Juventus à descida à Série B e a uma penalização de 30 pontos retirando-lhe ainda o título de 2005 e não lhe atribuindo o de 2006. No caso de corrupção que é conhecido por “Calciopoli” é ainda sancionado o AC Milan que contudo se mantém na Série A, mas com uma penalização de 15 pontos, estando também impedido de disputar a Liga dos Campeões da época vindoura.
Ao AC Milan são retirados 44 pontos no que reporta ao campeonato da época passada, o que é bem mais benevolente do que o castigo de despromoção infligido à Juventus. Com a “Velha Senhora” descem à Série B Fiorentina e Lázio que vão começar a próxima época respectivamente com penalizações de 12 e 7 pontos.
A Comissão de Apelo Federal (CAF) presidida por Cesare Ruperto aplica ainda penas de suspensão a vários dirigentes dos quatro clubes. O ex-director-geral da Juventus, Luciano Moggi, e o ex-administrador-delegado do clube, Antonio Giraudo, ficam impedidos de exercerem actividades de direcção no mundo desportivo durante cinco anos cada. O proprietário da Fiorentina, Diego Della Valle, e o presidente do clube, Andrea Della Valle, são suspensos por 4 e 3 anos e 6 meses, respectivamente. O vice-presidente do Milan, Adriano Galliani, apanha um ano de suspensão, e o presidente da Lázio, Claudio Lotito, é suspenso por 3 anos e 6 meses.
O ex-presidente da Federação Italiana, Franco Carraro, também é punido com um impedimento de 4 anos e 6 meses, enquanto o ex-vice-presidente Innocenzo Mazzini apanha 5 anos de suspensão.
Vários árbitros e árbitros assistentes são igualmente condenados, entre os quais Massimo de Santis, juíz que esteve convocado para o Mundial 2006, mas que foi retirado do lote de opções em virtude deste escândalo, e que é agora suspenso por 4 anos e 6 meses.

Os implicados no caso já anunciaram que vão recorrer da sentença considerando o veredicto injusto, mas parece improvável que a justiça volte atrás nas condenações e é certo que o “Calciopoli” terá reflexos no mercado de transferências, prevendo-se que os clubes punidos sejam desfalcados das suas principais figuras.


Internacional:

Comentários [56]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Exemplar...

Italianos muito exemplares, apenas a equipa do primeiro minitro se safou... pois pois...

Re: Exemplar...

ex ex ex

Agora

Tão os sportinguistas/benfiquistas/portistas a pensar "Mais uns caos e e desta que ganhamos a Champions...":P

Sem medos

Assim se mostra a verdade. Sem medos ou fobias de quais queres espécie. Quem dera que assim sucedesse na nossa sociedade. É necessário que as nossas gentes ponham este exemplo no patamar da verdade. Talvez que o nosso quotidiano (futebolistico) fosse mais claro e verdadeiro. Mas, há sempre um mas, não acredito que os barões do pontapé da bola se revejam nesta matéria. É pena e lamentável.

Na itália é assim, os clubes mal comportados, perdem pontos, mas perdem-nos merecidamente, não é como aqui o ciclone da relva, onde um examinador o classifica com pontos e depois vem outro colega do anterior classificador e tira os pontos que o seu colega atribuii e ainda mais 1 ponto alem desse. Estes classificadors estão é a precisar de irem classificar no campeonato italiano....:-o)

so para lembrar uma coisa

o presidnete da juventos foi condenado a 1 ano de pena suspensa mais clube despromovido a segunda divisão por ter conversas com o presidente da comissão de arbitragem de italia: com base em escutas em que o presidente da juventos pedia arbitros mais agradaveis pa apitar os jogos da juve. No telefonema, Pinto de Sousa tenta acalmar o líder dos ‘dragões’. “Vamos hoje ver, calmamente, com ele [João Bartolomeu] o que é que ele quer”, disse, ao que Pinto da Costa disparou: “Senão mais vale pôr o António Costa que ninguém discute”. Depois da primeira sugestão, Pinto da Costa vai mais longe . “Já agora, estais a fazer as classificações?”, pergunta a Pinto de Sousa, ao que o líder da arbitragem responde: “Estamos, eu e o António Henriques, precisamente a ver isso. Estamos aqui a cozinhar um bocadinho essas coisas”. Refira-se que António Henriques é compadre de Pinto da Costa, ex-vice-presidente do Conselho de Arbitragem da FPF e também ele arguido do processo ‘Apito Dourado’. Henriques também falou com Pinto da Costa, assegurando que Pinto de Sousa tinha prometido a final a Isidoro Rodrigues. PEDRO HENRIQUES A curiosidade aguçou o engenho de Pinto da Costa e é por esta altura que o presidente portista propõe a nomeação de Pedro Henriques para arbitrar a final da Taça. “Quem é que está primeiro na classificação?”, perguntou Pinto da Costa, sendo elucidado de imediato por Pinto de Sousa: “Tenho a impressão de que é o Pedro Henriques”. Na resposta, o dirigente azul-e-branco sugere. “Eh!. Seria espectacular pôr esse. Dizem que fez uma arbitragem fantástica e assim não havia problemas, em especial para vocês, carago. É pá, eu quero que se lixe o Isidoro, que com tanta coisa ainda vai para lá e estraga a festa e isso eu não quero. Se tiver coloque um gajo que se defenda melhor”, rematou. O escolhido foi mesmo Pedro Henriques. pinto de sousa é so o ex presidente da comissão de arbitragem alias amigo intimo de pinto da costa... se a justiça funciona-se em portugal o fcp nem estaria na europa nem a disputar a campeonato nacional e perderia os titulos... aos inconformados com o desporto sujo em portugal e se querem futebol limpo em portugal enviem estas escutas e denunciem este escandalo braqueado pela comunicação social portuguesa há uefa.... podem traduzir em igles: aki http://babel.altavista.com/ UEFA Route de Genève 46 Código postal CH-1260 Nyon 2 Suíça Tel: +41 (0) 848 00 2727 Fax: +41 (0) 848 01 2727 Web: www.uefa.com Email: info@uefa.com Media Desk Tel: +41 (0) 848 04 2727 UEFA Media Technologies SA Route de St-Cergue 9 CH-1260 Nyon 1 Suíça Tel: +41 (0) 848 00 2525 Fax: +41 (0) 848 01 2525 Web: www.uefa.com Email: info@uefa.com ja que a imprensa se cala e os tribunais e poder politico assobiam pro lado .... denunciem

Encosta tua cabecinha...

..no meu ombro e chora!!! Já nao era tempo dessa azia ter acabado? Convence te que ninguem vai dar titulos ao benfica...essa época ja terminou no 25 de Abril...cresce duma vez ou nunca vais ser feliz com essa obsessão doentia pelo Porto, rapazinho...

Noko, não te esqueças do Restaurante Sapo

É que para sermos críticos não devemos omitir casos que também dão direito a penalização, ou achas, que o LFV e o Veiga são alguns santinhos. Achas que o jogo Estoril-Benfica, árbitros a receberem camisolas de jogadores ao intervalo e mais alguns episódios escabrosos não devem ser igualmente relatados à FIFA e à UEFA...

Re: so para lembrar uma coisa

denuncia lá a comissão europeia aos tribunais e a quem mais quiseres o celebre caso Benfica- Durão Barroso em que o mesmo fisco que empurrou o Salgueiros para a segunda divisão aceitou como garantia de pagamento acções que ninguem sabe quanto valem? É que se souberes explicar eu talvez possa começar a pagar assim os meus impostos.

Re: Re: so para lembrar uma coisa

Tanto falam das garantias com acções, mas o certo é que os impostos estão pagos. E ao que sei Sporting e Porto ainda tem impostos por pagar, anteriores ao Tótónegócio. Ah... mas contestam... que o estado não tem razão, que está no tótónegócio, etc... pois mas isto é para o pessoal esquecer... que não interessa... e por isso foi abafado

Re: so para lembrar uma coisa

Parece que neste espaço não se pode discordar daquilo que a casa gasta. Escreves-te uma crítica muito digna mas parece que eles não gostaram.... Se fosses um palerma qualquer que viesse para cá dizer daquelas brejeirices sem tino mas a dizer bem de tudo o que está mal, aí serias classificado com 3 ou 4 pontos. Tal como o ciclone por exemplo, tu tambem és filho de um deus menor..........

Re: so para lembrar uma coisa

A tua moderação diz tudo! continua palhaço ke assim vais longe.

Re: Re: so para lembrar uma coisa

klose és mesmo um labrego...um artigo de qualiodade. dos poucos bons que se tem visto aki no relvado e para ti não presta...continua assim que vais longe labrego

Re: so para lembrar uma coisa

Denunciar não sei... mas gostava que se investigasse tudo. O que acontece com o Apito Dourado (e com o caso Casa Pia, por exemplo) é o afastamento dos princípais responsáveis pela investigação, de forma a que se possa enfraquecer a acusação. Em Itália, apesar de ser um país corrompido pela Máfia, o Poder Judícial consegue ser independente e julgar em força. Só Berlusconi conseguiu escapar, mas por meio de falcatruas que não podem ser destruidas pelos juizes. Em Portugal, o Poder Judicial não é um verdadeiro Poder... é influencíavel e pouco estável. Os juizes, os investigadores, os procuradores, são insultados e aniqulidados em praça Pública por jornalistas sem pudores e muitas vezes com ligações estreitas aos acusados (por exemplo Inês Serra Lopes, filha do advogado de Carlos Cruz)

Re: Re: so para lembrar uma coisa

Texto meritório o teu. Como vês não foste classificado por isso, bem plo contrário... É a vida, meu caro;). Cumprimentos de quem gostou de te ler.

Re: Re: Re: so para lembrar uma coisa

Tanto se me dá as classificações que me dão. :-) Não venho para aqui dizer pataquadas nem acusar ninguém. Escrevo sobre factos, que para muitos são difíceis de digerir. As pontuações são sempre complicadas. É sábido que na arbitragem nem sempre os melhores arbitros são os mais bem pontuados. Basta ser amigo de A ou B ou jantar com C ou D ou fazer um favor a E ou F e voilá! Talvez por aqui seja o mesmo! Nunca se sabe? :-)

Talvez esclareça mais um pouco a situação

A bicampeã Juventus, a Fiorentina e a Lazio foram hoje despromovidas à Serie B (II Divisão) italiana de futebol, no âmbito do processo por corrupção “Calciocaos”, enquanto o Milan permanece na Serie A, mas sem presença nas taças europeias. O Tribunal Disciplinar da Federação Italiana de Futebol (FIGC) decidiu retirar os dois últimos títulos de campeã à “Vecchia Signora”, que assim sofre a primeira despromoção da sua história, iniciada em 1897, não se sabendo se serão designados outros campeões. Os “bianconeri” vão começar a próxima época no segundo escalão transalpino, mas com menos 30 pontos, o que torna muito difícil a tarefa de atingir a promoção ao futebol de topo. Num processo que julgou uma rede de arranjo de resultados, envolvendo árbitros, os ex-dirigentes da equipa de Turim Luciano Moggi e Antonio Giraudo ficaram inibidos de exercer funções semelhantes durante cinco anos. O Milan, segundo classificado nas últimas duas edições da Serie A, foi penalizado em 44 pontos, o que o impede de disputar a Liga dos Campeões ou a Taça UEFA, e vai iniciar o próximo campeonato com menos 15 pontos. Os dirigentes milaneses Adriano Galliani e Leonardo Meani ficaram inibidos por um ano e entre seis meses a três anos, respectivamente. A Fiorentina, quarta posicionada em 2005/06, também foi relegada para a Serie B e vai começar o campeonato com menos 12 pontos. O presidente honorário do clube, Diego Della Valle, ficou inibido por quatro anos, enquanto o actual líder, Andrea Della Valle, entre seis meses e três anos. Por fim, a Lázio também foi despromovida para a II Divisão, com um “prejuízo” de sete pontos, enquanto o dirigente Claudio Lotito está impedido por três anos. Sete dirigentes federativos e da arbitragem foram também condenados a penas de inibição semelhantes, além de 10 árbitros. Entretanto, a segunda instância, o Tribunal de Apelo da Corte Federal, deverá reunir-se até 25 de Julho, a tempo das inscrições nas provas europeias da UEFA, mas se foram confirmadas as despromoções, Messina, Lecce e Treviso subirão à Serie A. A decisão é conhecida cinco dias depois de a Itália ter ganho o seu quarto título mundial de futebol no Alemanha’2006, com 13 dos 23 jogadores a pertencerem a equipas envolvidas neste escândalo. in "O Jogo"

em portugal é bem pior e nao se faz nada

alias ..atiram.se o processos pa gaveta e a imprensa nem pia

Re: em portugal é bem pior e nao se faz nada

Tu e o noko foram penalizados , apenas porque são realistas na forma como vêem o mundo que vos rodeia

Re: em portugal é bem pior e nao se faz nada

Tiveste zero pontos, só porque disseste a verdade!!!

Re: em portugal é bem pior e nao se faz nada

se te referes ao vale azevedo tás bem enganado!!

Re: Re: em portugal é bem pior e nao se faz nada

Não... ele refere-se ao Pimenta Machado, ao Valentim Loureiro, ao Pinto da Costa, às férias de arbítros no Brasil, aos impostos não pagos anteriores a 1996. Aquelas coisas que acabam por ser abafadas!

De interesse para Portugal!

Se a Roma for a segunda equipa automaticamente apurada para a fase de Grupos, estará integrada no segundo grupo, pois é 17ª Europeia com 76.020. No que toca aos clubes portugueses temos o seguinte: No pior dos casos, o Porto é a 9ª equipa no Ranking da Champions League, ficando no segundo grupo de equipas... se Liverpool, Arsenal ou Valência não se apurarem na 3ª eliminatória o Porto passa a cabeça de série. Para o Sporting passar para o segundo grupo, precisa que um dos 3 antes citados ou Ajax ou Lille, não passem à fase de Grupos. O Benfica se passar à fase de Grupos, ficará no 3º grupo, excepto se duas das cinco equipas citadas não se qualificarem. Saudações Cordiais!

Re: De interesse para Portugal!

Ah. Então vamos torcer para que pelo menos 2 das 5 não se qualifiquem. De preferência que fiquem as 5 pelo caminho. hi hi Espero que este ano tenhamos finalmente 3 equipas na Liga dos Campeões. Saudações.

Errata

2 em 5... mas numa configuração que interesse aos clubes portugueses citados.

so para lembrar uma coisa

o presidente da juventos foi condenado a 1 ano de pena suspensa mais clube despromovido a segunda divisão por ter conversas com o presidente da comissão de arbitragem de italia: com base em escutas em que o presidente da juventos pedia arbitros mais agradaveis pa apitar os jogos da juve. com mais de 40 pessoas envolvidas ---em portugal são mais de 150 No telefonema, Pinto de Sousa tenta acalmar o líder dos ‘dragões’. “Vamos hoje ver, calmamente, com ele [João Bartolomeu] o que é que ele quer”, disse, ao que Pinto da Costa disparou: “Senão mais vale pôr o António Costa que ninguém discute”. Depois da primeira sugestão, Pinto da Costa vai mais longe . “Já agora, estais a fazer as classificações?”, pergunta a Pinto de Sousa, ao que o líder da arbitragem responde: “Estamos, eu e o António Henriques, precisamente a ver isso. Estamos aqui a cozinhar um bocadinho essas coisas”. Refira-se que António Henriques é compadre de Pinto da Costa, ex-vice-presidente do Conselho de Arbitragem da FPF e também ele arguido do processo ‘Apito Dourado’. Henriques também falou com Pinto da Costa, assegurando que Pinto de Sousa tinha prometido a final a Isidoro Rodrigues. PEDRO HENRIQUES A curiosidade aguçou o engenho de Pinto da Costa e é por esta altura que o presidente portista propõe a nomeação de Pedro Henriques para arbitrar a final da Taça. “Quem é que está primeiro na classificação?”, perguntou Pinto da Costa, sendo elucidado de imediato por Pinto de Sousa: “Tenho a impressão de que é o Pedro Henriques”. Na resposta, o dirigente azul-e-branco sugere. “Eh!. Seria espectacular pôr esse. Dizem que fez uma arbitragem fantástica e assim não havia problemas, em especial para vocês, carago. É pá, eu quero que se lixe o Isidoro, que com tanta coisa ainda vai para lá e estraga a festa e isso eu não quero. Se tiver coloque um gajo que se defenda melhor”, rematou. O escolhido foi mesmo Pedro Henriques. pinto de sousa é so o ex presidente da comissão de arbitragem alias amigo intimo de pinto da costa... se a justiça funciona-se em portugal o fcp nem estaria na europa nem a disputar a campeonato nacional e perderia os titulos... aos inconformados com o desporto sujo em portugal e se querem futebol limpo em portugal enviem estas escutas e denunciem este escandalo braqueado pela comunicação social portuguesa há uefa.... podem traduzir em igles: aki http://babel.altavista.com/ UEFA Route de Genève 46 Código postal CH-1260 Nyon 2 Suíça Tel: +41 (0) 848 00 2727 Fax: +41 (0) 848 01 2727 Web: www.uefa.com Email: info@uefa.com Media Desk Tel: +41 (0) 848 04 2727 UEFA Media Technologies SA Route de St-Cergue 9 CH-1260 Nyon 1 Suíça Tel: +41 (0) 848 00 2525 Fax: +41 (0) 848 01 2525 Web: www.uefa.com Email: info@uefa.com ja que a imprensa se cala e os tribunais e poder politico assobiam pro lado .... denunciem

É engraçado

ver os comentários dos adeptos do Benfica, Tirsense, Sporting, Oliveira do Bairro,etc que acham incrível como o presidente do maior clube português da actualidade não está preso. Alguém tem provas ?? é que se as tem vá à policia judiciária e mostre-as. Eu também posso dizer que acho incrível como um senhor Veiga que deve milhões ao fisco não está preso! Mas apenas não o digo porque não tenho provas e confio até prova em contrário na justiça portuguesa! ps: para queles que dizem que o Porto só ganha através de meios ilicítos porque será que os vossos clubes foram buscar: Paredes, Argel, Drulovic, Jardel, Zahovic, Edmilson, Marco Ferreira, Rui Jorge, etc e ainda à aqueles que sonham com o Derlei, Maniche...

Re: É engraçado

Pois... todos querem os jogadores da Juventus e ela vai para a segunda. Deve ser pela mesma razão. Provas há... por isso é que os advogados de defesa tudo fazem para as destruir...

E o Inter de Figo é consagrado campeão?

Ou não? Aqueles que jogaram sem batota, mereciam ser campeões contra os batoteiros do costume!!! Cá em Portugal, borraram no cuecão e não quiseram espetar com SLB e FCP na 2ª divisão, COMO VINHA NAS LEIS!!! ORGULHO VERDE!!! SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!! E VIVA O INTER DE FIGO!!! O RESTO SÂO CLUBES de CORROMPIDOS!!! PALHAÇOS, VÌGAROS, FALSÀRIOS DO FUTEBOL: MORTE!!!

E Rui Costa??

Achei engracado o Rui Costa a dizer que está preocupado e que espera que os culpados sejam apanhados, etc.... Ele jogou no Milan e Fiorentina, dois clubes envolvidos nesta confusão. Pensemos um bocado: - A combinação de resultados não pode ser feita nas secretarias, alguem tem de dizer aos jogadores para perderem propositadamente, isso faz com que os jogadores estejam envolvidos nisto tambem, inclusive Rui Costa. Claro que agora ninguem sabe de nada....