Juventus, Milan, Lázio e Fiorentina arriscam despromoção | Relvado

Juventus, Milan, Lázio e Fiorentina arriscam despromoção

 


Juventus, Milan, Lázio e Fiorentina arriscam despromoção
A Justiça italiana vai julgar quatro dos mais importantes clubes do Calcio no mega-processo de corrupção que continua a abalar o desporto-rei transalpino. Juventus, AC Milan, Fiorentina e Lázio são acusados de ilícito desportivo no chamado
"Calciocaos" que coloca em cheque em particular a época desportiva 2004/2005, na qual a "Velha Senhora" foi campeã. A Juventus surge no epicentro do caso que indicia a manipulação de resultados desportivos, arriscando as quatro Sociedades acusadas a descida de divisão.

O Procurador Federal italiano para a Justiça Desportiva, Stefano Palazzi, pronunciou os quatro maiores clubes italianos numa decisão convenientemente anunciada depois de a Itália ter conseguido a passagem aos oitavos-de-final do Mundial da Alemanha após o triunfo sobre a República Checa (2-0). Num processo de 150 páginas Juventus, AC Milan, Fiorentina e Lázio são acusados de responsabilidade objectiva e directa em ilícitos desportivos vários. A Juventus é o clube mais visado, enquanto a defesa dos responsáveis da Fiorentina e da Lázio alega que estes agiram sob pressão e que são vítimas do "Sistema". De qualquer dos modos os quatro emblemas arriscam penas que podem ir de simples multas à despromoção e até à exclusão do Campeonato.
Individualmente são vários os nomes acusados, nomeadamente Adriano Galliani, dirigente do AC Milan, Luciano Moggi e Antonio Giraudo, responsáveis da Juventus, o presidente da Lázio Claudio Lotito, os dirigentes da Fiorentina Andrea Della Valle e Diego Della Valle, além do ex-presidente da Federação Italiana Franco Carraro e do árbitro internacional Massimo de Santis, entre outros. Moggi é visto como uma das figuras centrais do esquema que promovia alegadamente pressões sobre árbitros, jogadores e outros intervenientes no jogo com vista ao benefício da Juventus.
Ouvidos no âmbito do caso foram Marcelo Lippi, seleccionador italiano, Cannavaro e Buffon, jogadores da Juventus, e o português Fernando Couto do Parma, mas nenhum deles está pronunciado.
O julgamento do caso começa já na próxima semana com as autoridades italianas forçadas a tomarem um veredicto o mais rapidamente possível, devendo tal acontecer até fim de Julho. É que a nova época desportiva está aí à porta e a ideia é que o processo esteja encerrado antes de se dar o pontapé de saída para o campeonato. Além do mais as entidades desportivas pretendem confirmar à UEFA os nomes dos clubes que vão participar nas provas europeias da próxima temporada.



Internacional:

Comentários [10]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

A justiça

tem que ser feita e se os clubes referidos são culpados, têm que sofrer as consequências. Tenho pena pela Fiorentina, que ainda agora conseguiu voltar a ocupar o seu lugar no futebol italiano, e lá vai outra vez embora... Os grandes clubes da Europa (onde também posso incluir os grandes portugueses), preparem-se para os saldos, pois se isto acontecer, vai haver muito bom jogador livre... Cá em portugal devia-se estudar também o apito dourado e castigar os infractores, e se o meu clube também for culpado, também tem que responder pelos seus actos, mas antes do apito dourado devia ser revisto um caso também polémico sobre dividas ao fisco, que devia ter culminado com a descida de divisão de um grande clube. Justiça para todos... Cumprimentos.

NÓS POR CÁ ... TUDO SEM VERGONHA

PRESIDENTE DA LIGA DE FUTEBOL DE ITÁLIA RENUNCIA AO CARGO O presidente da Liga de Futebol da Itália, Adriano Galliani, renunciou na última quinta-feira depois de ser processado formalmente, acusado de envolvimento no escândalo de corrupção que abalou o futebol italiano. O próprio Galliani adiantou a sua renúncia, ainda que tenha manifestado ser "totalmente alheio" aos factos. A declaração foi feita assim que o promotor da Federação Italiana de Futebol (FIGC) incluiu seu nome na lista de acusados. O advogado de Galliani, Leandro Cantamessa, admitiu que o dirigente do Milan está sob investigação formal por violação do artigo 1 do Código de justiça desportiva, que fala de violação aos deveres de lealdade, honra e sinceridade. A acusação central refere-se a uma partida em que o Milan jogou contra Chievo, em 20 de Abril de 2005. PS: As pessoas mesmo quando não são sérias, pelo menos têm vergonha e mostram que ainda lhes resta um pouco de dignidade. Por cá, as acusações no âmbito do processo Apito Dourado são muito mais graves do que aquelas que foram feitas em Itália, mas os nosso dirigentes não se demitiram. Não se demitem e ainda querem ocupar o lugar para além do seu mandato. Começo a ter vergonha de ser português. Somos sobretudo um bando de cobardes, porque não há nenhum dirigente que se atreva a falar do assunto e interesseiros porque continuam à espera de algumas migalhas. Assim vamos longe in blog da bola

A meu ver não vai dar em nada.

Mas os clubes estao muito confiantes

Estão tão confiantes que continuam a comprar jogadores e a renovar contratos. O milan renovou com o kaka ate 2011. Não sei porquê mas parece-me que a acontecer a descida destes clubes, que nem sequer vão vender jogadores mas sim emprestar até voltar a subir. Não tou a ver a Juve a vender Trezeguet, Ibrahimovic, Del Piero, Camoranesi..etc. Nem o Milan a ficar sem Kaka, Seedorf, Inzaghi, Pirlo.... Será interessante ver afinal o que acontece, mas caso desçam ou vai ser a debandada geral, pilhagem de jogadores no futebol italiano...ou então cheira-me que vai ser como disse com emprestimos ate subirem.

Re: Mas os clubes estao muito confiantes

Eu não tou a ver esses jogadores dispostos a jogarem na 2ª ou 3ª divisão italiana. Cumprimentos.

Re: Mas os clubes estao muito confiantes

o kaka renovou, mas tem uma clausula que o obriga a cumprir contrato se o milan descer... para se fazer uma clausula destas é preciso ter muito sentimento de culpa...

Re: Mas os clubes estao muito confiantes

Mas quantos desses jogadores nao tem clausulas de resicao de contrato em caso de uma descida de divisao? Essa eh a questao!

Re: Re: Mas os clubes estao muito confiantes

quer no milan quer na juventos ! não acredito minimamente que os jogadores tenham clausulas que os premitam sair em caso de descida ! e isso é muito facil de calcular devido a dimensão dos clubes , impensavel portanto , uma descida de divisão nas ditas condições normais !! já na fiorentina e na lazio , ai já é provavel existir desse tipo de clausulas , ate porque são equipas instaveis !!

Re: Re: Mas os clubes estao muito confiantes

Nao jogam na segunda, mas os salarios que recebem em italia nao devem ser faceis de voltar a ter noutros sitios, sao eles que têm de negociar e isso poe o poder negocial do lado dos novos clubes. Se forem emprestados uma epoca, podem continuar a receber, os clubes pagam uma epoca de salarios para quando subirem terem garantia de uma equipa competitiva sem ter de voltar a comprar tudo.

Alguns cometarios

1- Quatro maiores equipas italianas? Juventos e Milan acredito que sim, mas a Fiorentina e a Lazio nao me parecem. 2- Presidente da Federacao italiana se demite, o nosso presidente da liga fala em re-candidatar-se. 3- Veridicto do julgamento para Julho, e o apito doirado parace quem tem pilhas duracell, dura, dura, dura.... 4- Tenho alguma pena de Fiorantina, primeiro faliu e desceu, agora corrope os resultados e ira descer de novo. Para finalizar, se a descida de divisao realmente acontecer, acredito que ira haver inumeros bons jogadores disponiveis a custo zero.