Jaime Pacheco é "treinador do ano" na China | Relvado

Jaime Pacheco é "treinador do ano" na China

"Pa Qie Ke (Pacheco, em chinês) é fantástico", dizem os adeptos do GuoAn.
 

Jaime Pacheco foi considerado "o treinador do ano na China" por um jornal chinês e renovou o contrato com o Beijing GuoAn, de Pequim, por mais dois anos.

"Já sei que o meu futuro é na China. Sinto-me feliz aqui", disse Jaime Pacheco à agência Lusa, no final da sua primeira época na China.

Por outro lado, acrescentou: "Há um grande entendimento e empatia com a direção do clube. Eles queriam até renovar o contrato por quatro anos".

A superliga chinesa, disputada por 16 equipas, terminou no dia 2 de novembro.

Sob a direção de Jaime Pacheco, o Beijing GuoAn conseguiu o 2.º lugar, três lugares acima da classificação de 2010, e qualificou-se para a Liga dos Campeões Asiáticos.

"Foi uma época, a todos os títulos, maravilhosa. Os jogadores, que estavam sem confiança, tiveram vontade de aprender e reconquistaram o seu espaço no futebol chinês", afirmou Pacheco.

Quando o Beijing GuoAn o contratou, em dezembro passado, o clube tinha perdido alguns dos melhores jogadores, dois dos quais titulares de seleção da China, e a direção estava mentalizada para terminar este ano no 7º ou 8º lugares, contou o treinador português

Jaime Pacheco elogiou também os adeptos do clube, que considerou "excecionais": "Em cada jogo, temos sempre 40 a 50 mil aficionados a apoiar-nos".

A admiração é recíproca

"Pa Qie Ke (Pacheco, em chinês) é fantástico. Vejo os todos os jogos do Beijing GuoAn. Aqui ou pela televisão, quando joga fora", contou uma das dezenas de fãs que acorreram na semana passada ao anexo do Estádio dos Trabalhadores, na zona oriental de Pequim, para ver o último treino da equipa antes das férias de inverno.

Um outro adepto, Yang Bin, de 22 anos, trouxe até uma rosa de pano para oferecer a Pacheco: "É um grande treinador. No início não davam muito por ele, mas afinal ficámos em segundo lugar", disse.

O Beijing GuoAn foi também a segunda equipa mais goleadora da super-liga chinesa, a seguir ao novo campeão, o Guangzhou, e a que sofreu menos golos.

"Fizemos vinte jogos seguidos sem perder", realçou ainda o técnico português.

Ao distinguir Jaime Pacheco como "treinador do ano" na China, o semanário Titan salientou que o técnico português tem "uma forte personalidade" e "introduziu uma profunda mudança" no Beijing GuoAn.

A equipa técnica de Pacheco inclui ainda dois outros portugueses - Luís Diogo e António Natal - e um senegalês, o ex-Boavista Khadim.

Segundo os editores do Titan, o Beijing GuoAn conseguiu "inovar tecnicamente" e "mostrou vontade de jogar".

Para Jaime Pacheco, "o problema maior, na China, é a língua", mas - remata - "o futebol é universal e as suas regras são iguais em todo o mundo".

Internacional:

Comentários [11]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

excelente treinador.... e

excelente treinador.... e ganhar lá é uma faca de 2 legumes.....

Parabéns

Dar os parabéns a Pacheco, que desta forma eleva o nome de Portugal num mercado que pode ser importante para as equipas Portuguesas daqui a uns anos quem sabe.

Miguel C.
http://linhasdojogo.blogspot.com/

Grande Jaime Pacheco .

O Jaime Pacheco devia de voltar a ter oportunidades em Portugal , para mim é dos melhores treinadores Portugueses e lembram-se , o Jaime Pacheco levou o Boavista a campeão :) .

Este...

Ainda dava uma perninha no porto!!! Quer como treinador... quer como jogador!!

Grande Pacheco!

Fez-me logo lembrar o Calisto que foi campeão no Vietname. Idêntico ao nosso inatel, imagino.

"Pé na boca" lol

Grande treinador...

....com um curriculum quer como jogador,quer como treinador,superior a muito "ditadorzinho" da nossa praça.

Curiosamente, na única pega

Curiosamente, na única pega que teve com um jogador, esse jogador a admitiu que o J. Pacheco até teve razão...

Não me recordo...

..dessa história.

Quando esteve no Maiorca, o

Quando esteve no Maiorca, o JP teve uma pega com o Eto'o, chegou mesmo a treinar à parte. A direcção ficou do lado do jogador, e foi uma das razões pelo qual despacharam o homem.
Passado um tempo Eto'o disse que o Jaime teve razão, e que não tinha outra hipótese senão castiga-lo. E que tinha gostado de trabalhar com ele.

Já me lembro...

..o gajo queria treinar de calças fato de treino :).

Pacheco rules.

Pacheco a seleccionador já.

Pacheco a seleccionador já. lol