Itália é nova campeã do mundo | Relvado

Itália é nova campeã do mundo

 

Zidane marca de penálti primeiro golo do jogo A França até começou o melhor o jogo conseguindo logo aos sete minutos colocar-se em vantagem. Zidane transformou em golo uma grande penalidade. Depois desse tento os italianos foram obrigados a arriscar um pouco mais e aos 19 minutos alcançaram o empate com Materazzi a cabecear para o fundo das redes de Barthez a bola que lhe foi endereçada na marcação de um canto. O jogo desenrolou-se então nas malhas da táctica, muito disputado a meio-campo e com cautelas divididas.Foi sem surpresa que a partida chegou ao prolongamento e também aí nenhuma das equipas conseguiu marcar mais qualquer golo. Aos 110 minutos viria a acontecer o inesperado com Zidane a ver o vermelho directo depois de uma agressão a um adversário. O jogador francês atirou a cabeça contra o peito de Materazzi depois de ambos trocarem algumas palavras. É uma saída injusta para um dos grandes jogadores da história do futebol mundial que não voltará a passar a sua classe pelos relvados.Trezeguet, o azaradoO jogo arrastou-se na mesma toada após a expulsão de Zidane e os penáltis foram inevitáveis. Aí não houve guarda-redes a imitarem o "pára-penáltis Ricardo" e foi Trezeguet quem teve a infelicidade do seu lado, atirando o seu remate à trave. No penálti convertido por Zidane logo no início do jogo a bola também bateu na trave de Buffon, caindo ao chão para lá da linha de golo. Desta feita a "Teamgeist" dourada, especialmente concebida para esta final, desceu da trave superior embatendo teimosamente à frente do risco que define tristezas e alegrias.Do lado italiano ninguém falhou e o título cabe assim à squadra azzurra numa altura em que o futebol italiano ultrapassa uma grave crise fruto de um mega-processo de corrupção desportiva. O presidente italiano havia anunciado antes desta final que se a Itália vencesse o Mundial haveria uma amnistia para todos os implicados no caso.Este é o quarto título mundial para os italianos que venceram também as edições de 1934, 1938 e 1982. Com o título de 2006, a Itália torna-se na segunda Selecção a vencer o troféu por quatro vezes depois do Brasil que já soma cinco triunfos.Foto: Agência LusaSusana Valente

Internacional:

Comentários [18]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

O facto da itália ser campeão do mundo, torna ainda mais ridícula a prestação da nossa selecção em terras bávaras. Ou seja: Aqueles qe nos eliminaram cairam aos pés da equipa que se lhes seguiu, por outro lado, reforça o prestigio da Alemanha 3ª classificada, visto que a equipa que a derrotou acabou por ser campeão do mundo.

Parabéns Itália!

A Itália venceu e ainda bem! Em relação ao jogo penso que a Itália mereceu esta vitória...Fiquei triste pelo Zidane ter sido expulso no Adeus ao futebol e da maneira que foi! Zidane e sinónimo de magia, arte, lenda...Como ja um dia ouvi dizer há o Pelé, Maradona e....Zidane...Sinceramente que eu me lembre, e eu tnh 21 anos, nunca vim um Homem jogar assim à bola...Apesar de não gostar dos franceses, custa-me admitir tal facto...mas é a realidade!

Será que os tabloids ingleses viram a final?

Quanto ao jogo pouco a dizer. Jogo tacticamente disputado mas sem a intensidade de finais de outrora. Quanto ao vencedor do mundial também pouco a dizer. No mundial do pragmatismo teria que ganhar a equipa que foi a mais brilhantemente pragmática. A Itália soube aliar a sua já famosa rigidez e inteligência táctica a pormenores de classe e execussões suberbas. Um caso há a realçar desta final. O lance em que Zidane é expulso e acaba assim da pior forma a sua brilhante carreira. Ele não o merecia... No entanto, desse lance há outra dúvida que me surge. Que dirão os tabloids ingleses do facto do seu ex-companheiro na Juventus, Buffon, ter sido dos mais interventivos junto do fiscal de linha no sentido de dar conhecimento ao árbitro do acontecimento? Será que também se vão "atirar" ao guardião italiano? Será que também destilarão o seu ódio sobre ele, em honra claro do fair-play que reevindicam? Não me parece... O seleccionador francês, por seu lado, culpou Matterazi pela vitória italiana. Para quando mudanças de atitudes ou irradiação de personagens destes que sem dúvida estão a mais no futebol? Aqui fica uma sugestão: deveria o seleccionador francês ir treinar para Inglaterra ou até treinar a selecção inglesa. A semelhança da sua atitude com a dos jornalistas (?) ingleses é por demais evidente para se desperdiçar tão perfeito "casamento"!

Nem mais!

O xôr Domenech que vá para Inglaterra que assim fica junto dos seus..

outra curiosidade, zidane levou com o 15° cartao vermelho... Grande jogador sem duvida. Sera que ele pegou o lado obscuro da força?

Deste mundial ficam algumas curiosidades : A primeira é o golo da França contra o Brasil no qual ha um fora do jogo passavio; o juiz não assinalou fora do jogo. Hoje, no segundo golo da Italia, mesmas caracteristicas, o jogador que marca o golo não esta fora de jogo, apenas seu companheiro, o arbitro assistence assinala fora do jogo, o golo é recusado. A segunda é a generosidade a oferecer penaltis a selecção francesa, tal foi o caso contra portugal e hoje contra a italia. Depois portugal faz batota e simula... Bem que a italia também tenha beneficiado pelo passado. Outra curiosidade é que portugal deixou de ganhar os jogos desde que a reconduçao do scolari veio pras manchetes. Tudo isto é muito curioso

Itália

Ma que bella. Mammamia! Amore mio(a seguir a Portugal claro). Ummmmmm...........Mammamia!

Zidane ou o ocaso de um feiticeiro

Gostaria apenas de lembrar, ainda a quente, ainda sem conhecer as reacções portuguesas ao acto indesculpável de Zinedine Zidane, que a memória dos homens é mais pequena que a história. A memória, essa incongruente guardiã dos nossos sonhos, manterá aquela cabeçada atordoada e atordoante à tona; a história manterá os golos do francês magrebino-marselhês à superfície. A história, essa, guardará algo de mais poético. Aqueles que, como eu, ainda vêem um futebol herdeiro sorridente de Cruijf, Sócrates, Maradona (e só os vi em jogos arquivados) e, apenas sorrateiramente, de Mathaeus, Dunga e associados, continuarão à espera dos Zidanes-Ronaldinhos-Maradonas, aturarão as maldades e as inconstâncias, regozijar-se-ão com a vírgula, a bicicleta, a "gambetta", o pontapé-moinho, o passe para um lado e o olhar para o outro. E Zidane é isto...é as fintas, os enleios com cheiro a Mediterrâneo, a magia afro-europeia na sua expressão estética mais plural. Toda a gente, do Togo À Trinidad y Tobago, conseguiu ler os pés de Zidane. No futebol, nunca houve analfabetos. E, enquanto feiticeiros-professores como Zidane continuarem a existir, o desporto-rei será um monarca abençoado. O resto, a humanidade, a truculência e a inconstância temperamental, admitimo-la à memória, mas, espero eu, não a deixaremos toldar as fintas, os passes...a magia, no fundo. PS. Malgrado a minha admiração pelo malabarista Zinedine, fiquei satisfeito pela derrota francesa. Assobiar o Cristiano é o mesmo que salpicar a "Ronda da Noite", de Rembrandt, e dizer "sou apreciador de arte!". Enfim, haja paciência para o terceiro-mundismo futebolístico, que, parece, não é apenas nosso.

Re: Zidane ou o ocaso de um feiticeiro

Traduzindo essa lenga-lenga toda dá o quê? O Zidane é um grande jogador de futebol? Será isso?

Re: Re: Zidane ou o ocaso de um feiticeiro

Ninguém aqui "traduz" de português para português, acho eu. Se achou rebuscado, escusa de comentar. Cada um vê o futebol à sua maneira; eu não implico com a sua, escusa de usar esse tom acintoso para implicar com a minha.

Re: Re: Zidane ou o ocaso de um feiticeiro

Essa lenga-lenga é um dos melhores comentários que apareceu aqui nos últimos tempos.

Que campeao tao pobre

Tem uma defesa muito boa e verdade a melhor do mundo ate, mas para um campeao do mundo meu deus que pobre esta o nosso futebol!? Bem mas hoje tambem nao havia outra escolha pk tambem a franca nao jogou um corno neste mundial tiveram ambas uns momentos bons neste mundial mas de resto. Quem merecia ser campeao foi a Argentina que na minha opiniao so nao foi pk o seu treinador decidiu borrar a pintura com substituicoes ridiculas em vez de matar o jogo contra a Alemanha! Melhor em termos de jogo ate Portugal que esta Italia ou ate os Alemaes que decidiram jogar ao ataque apesar de eu nao gostar do futebol alemao. O melhor jogador deste torneio foi Cannavaro ganhou quase todas as disputas de bola, e ainda mais importante quantas faltas precisou para isso?? Sem duvida um central imperial melhor jogador para mim neste torneio o que tambem diz tudo pela qualidade de futebol que temos.

Nao me parece ser um campeao pobre

Ate porque a Italia sempre jogou desta forma, é assim que funciona o futebol italiano e é por isso que considero que a Italia é sempre um candidato ao titulo. A forma como acabaram com o jogo com a Alemanha foi simplesmente fantastica e inteligente.

Zidane e tu que tramaste a FIFA...

isso não se faz, logo tu que ias ganhar a Bola de Ouro só pelo jogo que fizeste frente ao Brasil, porque os outros jogos não interessavam...assim como a FIFA te pode eleger e apregoar aos sete ventos o Fair Play que ela própria não defende... Talvez agora a bola de ouro seja para alguém que realmente a mereça, aqui destacava sobretudo: o Pirlo, o nº7 da Alemanha o tal que encheu a mula frente a Portugal, o Canavarro, o Thuran o MANICHE o Buffon o Lahm o Klose o Zambrotta mas para mim o eleito seria sem dúvida o Pirlo , que jogador de top que ele está e depois no mesmo nível colocava o MANICHE,o 7 da Alemanha e o Canavarro. Terramoto PS: Mas como a FIFA já tinha a bola de ouro pré-definida antes do Mundial,como o Zidane neste momento deitou-a fora ela vai escolher sem dúvida alguma o RONALDINHO, que coitado vai ter que interromper as suas férias antes do tempo...:-P

Re: Zidane e tu que tramaste a FIFA...

concordo com a tua opção, mas para mim acho q n vão dar a bola de ouro ao ronaldinho... n chegam a tanta hipocrisia para isso!! por mim... acho q seria o buffon... n só pelo grande mundial q fez mas tb pelos anteriores!! já a agora o nº 7 da alemanha é o schweinsteiger!

Só sei é que ...

o Sá Pinto já enviou uma carta registada à federação francesa fazendo-a notar que o que o Zidade fez tem direitos de autor e que por isso ele vai pôr o Zidane em tribunal por ele ter realizado um final de carreira só ao nível do GRANDE SÁ PINTO,e que por isso deveria ter-lhe pago os direitos de autor... Terramoto PS:Gostei tanto daquela final de ontem...OBRIGADO ITÁLIA, por teres enfiado o nariz dos arrogantes dos franceses e daquele mete nojo do domenech num lugar devido que é CÚ do GALO. Sempre gostava de saber o que esse mer... disse no fim do jogo acerca da expulsão...só falta dizer que o Materazzi simulou a agressão e que se atirou para a piscina

"Comam pizza!!!"

A Itália (que é geralmente a minha favorita, ao contrário da maioria dos amantes do futebol) fez uma boa primeira parte, mas a segunda e o prolongamento foram de sufoco e não de "catenaccio"... a França surpreendeu-me pela positiva. Acho mesmo que foi o melhor jogo dos franceses no Mundial. Mas a partir do momento em que perderam Zidane e Henry, a equipa ficou desnorteada. Fiquei contente com a vitória da Itália, já que não me lembro de ver os transalpinos ganhar em 82. É engraçado ter uma selecção campeão mundial que é inteiramente nacional: todos os jogadores da selecção italiana jogam em Itália. E o mote, como diria a multidão louca em Roma: "comam pizza"!!! E hoje jantei mesmo pizza! Mas, e apesar da maioria dos portugueses se sentir vingados e estarem contra a França, tenho muita pena que Zidane tenha acabado assim a carreira. Não percebo como aquilo aconteceu. Francamente não acho que seja uma lição para Domenech, como tenho lido na net. Parece-me sim que é uma perda de todo o tamanho para os amantes de futebol. Porque com Zizou em campo as coisas eram sempre diferentes. O jogo sempre passava por ele. Era sempre determinante. Tinha sempre um passe acertado e um drible fantástico para fazer. Um golo ou uma assistência perfeita. O futebol mundial fica mais pobre com a "reforma" de Zinedine Zidane. Afinal, é um dos melhores jogadores de todos os tempos que abandona os relvados. Foi da pior maneira, é certo. Mas um segundo de insensatez não apaga a carreira do, para mim, melhor jogador francês de sempre (melhor que Platini), de um dos melhores da Europa (a roer os calcanhares a Eusébio, Beckenbauer e companhia) e um dos melhores do Mundo (não faz sombra a Pelé, mas Ronaldo e Ronaldinho nunca terão o nível de Zizou e Maradona, apesar de um fora de série, não conseguiu tantos títulos como Zidane).

...eu não vos disse que o Materazzi estava no onze

...ideal deste Mundial?! Mesmo tendo um francês ludibriado o árbitro por pretenso penalti de Materazzi, que o juiz assinalou, Materazzi, qual Tonel, nas alturas, lá fez o golo do empate italiano, o golo que "matou" o galo francês.,. Fica assim provada mais uma vez a minha compreensão elevada deste jogo que é o futebol, agora só nos falta o "Luso-Caos" (qual "Calccio -Caos", para limpar de vez a HONRA e o VALOR do FUTEBOL PORTUGUÊS!!! E se há um verdadeiro HERÓI neste MUNDIAL, chama-se LUÍS FIGO, o ETERNO 7 da SELECÇÃO! Zidane borrou a fotografia com aquela tentativa de arrombamento do peito do jogador italiano, parece que o Zizou pratica Karaté e parte barrotes com a cabeça! Fiquei até assustado, qualquer dia os ladrões aprendem essa e entram em casa das pessoas à cabeçada! Que má figura, no único jogador que poderia justificar uma França campeã do Mundo, já que os restantes quase nem tocaram na chicha, praticando antes a arte do Mergulho que tanto criticavam aos jogadores portugueses, curiosamente dos que mais faltas sofreram neste mundial e mais foram prejudicados no critério disciplinar!!! Bem, o resumo do Mundial é este, os 4 primeiros lugares foram, com mais ou menos sorteou karma, ou bruxaria, o que quiserem, bem entregues. Mas só um subiu ao pedestal dos maiores: o ETERNO LUÍS FIGO!!!

Sem duvida

Sem duvida que Figo fez um grande mundial, nao podia estar mais de acordo, mas ja te deves ter esquecido que também ele deu uma cabeçada num jogador da Holanda que deveria ter dado em expulsão. Com isto apenas quero dizer que nao se deve crucificar o Zidane...principalmente nao sabendo o que é que o Materazzi lhe disse.

Sim, não crucifico o Zidane...

...mas que a cabeçada foi MUITO MAIS VIOLENTA que a de Figo, isso ninguém pode negar! Sem querer discutir intensões e intensidades, o holandês ao qual Figo "encostou" a cabeça só se mandou para o chão uns instantes depois, teatralizando a "eventual" agressão. Ora lances destes não são poucos no futebol moderno. Aliás, a FIFA ainda veio com cacaracás, sobre as cotoveladas, que eram lances para vermelho directo, mas só na final houve pelo menos um lance desses, e nem foi mostrado um amarelo! Permitiram tudo a alguns, a outros crucificaram por nada! Foi um festival de Mergulho, Karaté, dualidade de critérios nos vários jogos, e no mesmo jogo, favorecendo directa ou indirectamente certas equipas: França e Itália como as mais beneficiadas, Portugal como uma das que sempre contou consigo e não na imparcialidade do árbitro para passar! Mas a marrada de Zidane, bem vistas as coisas, é indiscutivelmente merecedora de cartão vermelho directo, a do Figo, aceita-se perfeitamente o cartão amarelo, dada a "fraqueza a posteriori" do jogador holandês! Cristiano Ronaldo foi agredido bem cedo nesse jogo contra a Holanda, com uma entrada de pitons sobre a coxa, forçando a sua substituição prematuramente, e o árbitro permitiu que o holandês "caceteiro" permanecesse em campo! Por isso, parece-me que Figo saiu pela porta grande, já que NÂO PÔS EM PERIGO A INTEGRIDADE FÍSICA DE NINGUÉM; já Zidane raiou a brutalidade num jogador que se sabe ser um dos grandes mestres do futebol moderno, e isso já é mais intolerável, por muito que se desculpe, e o desculpemos...não são exemplos para ninguém, muito menos para as CRIANÇAS, que SÂO o FUTURO, também no FUTEBOL!!! É pôr em causa toda a noção e essência do JOGO, do FUTEBOL ESPECTÁCULO, FAIR-PLAY, TEAMGEIST, etc... Parecia que Zidane se tinha esquecido do que tão bem estava a fazer: JOGAR FUTEBOL, representando um PAÍS, numa FINAL de um MUNDIAL!!! Não pode ser assim, este é o EXEMPLO de como NÃO FAZER, como NÂO JOGAR!!! E logo nele, que na maioria dos momentos e jogos decisivos, não vacilava, e pelo contrário fazia toda a diferença, positivamente! E por muitos nomes que Materazzi lhe chame, nós todos já vimos e ouvimos muitos impropérios de vários elementos do futebol, e nem 1% dessas ocasiões se resolvem à cabeçada, ainda para mais numa competição de tamanha IMPORTÂNCIA e VISIBILIDADE, com tanta coisa em jogo!!! Assim... ...adieu les bleus!!! Adieu Zizou!!! Parabéns à Itália, muito sólida no JOGO DE EQUIPA, mecanizada, eficaz, calculista, "cínica", mas inteiramente merecedora, pois ninguém soube fazer melhor que eles! No mundial da Teamgeist, ganhou quem mostrou ter maior COESÃO e ESPÍRITO DE EQUIPA!