Euro'12: Dinamarca confunde as contas (crónica) | Relvado

Euro'12: Dinamarca confunde as contas (crónica)

Equipa mais consistente e com menos "artistas" levou a melhor sobre a Holanda por 1-0.
 
Dinamarca marca à Holanda
Julian Finney/Getty Images

A Dinamarca surpreendeu - ou talvez não - no jogo inaugural do grupo de Portugal no Europeu 2012. Ganhou a Holanda por 1-0, esta tarde.

A seleção laranja começou, sem surpresas, ao ataque. Logo nos primeiros minutos as suas maiores "estrelas" criaram perigo. Primeiro Van Persie, depois Sneijder e Van Persie, mas nenhum marcou. Praticamente na primeira vez que entrou na área adversária, aos 23 minutos, a Dinamarca inaugurou o marcador. Krohn-Dehli ganhou um ressalto e, com um remate rasteiro, fez a bola passar por entre as pernas de Stekelenburg.

A Holanda podia ter empatado aos 35 minutos graças a uma oferta de Andersen. O guarda-redes dinamarquês fem um passe, literalmente, para Robben e o extremo rematou ao poste. À falta de novos "presentes", e excetuando um remate de Van Persie contra o corpo de Andersen, a pouco criativa Holanda não voltou a criar perigo até ao intervalo.

No primeiro quarto de hora da segunda parte assistiu-se a um "sufoco" por parte dos homens de Bert van Marwijk. Van Persie, por duas vezes, Van Bommel e a cabeça de Robben podiam ter marcado, mas os dinamarqueses também tentavam responder no contra-ataque, sobretudo do lado direito.

Depois, o "gás" holandês acalmou e, já numa fase mais calma e de maior equilíbrio, Stekelenburg evitou o bis de Krohn-Dehli, numa boa defesa. Já com Huntelaar em campo, o avançado do Schalke 04 apareceu isolado, mas Andersen salvou a Dinamarca, por duas vezes, já que Van Persie tentou o golo no ressalto.

O resultado nao se alterou até final e a Dinamarca, para já, é líder isolada do Grupo B. A Holanda, que na fase de qualificação, foi a seleção mais concretizadora, ficou em branco na estreia.

Notas a reter para Portugal: entre os dois adversários, a Dinamarca é o mais consistente. Com Agger, Jacobsen e Krohn-Dehli em destaque, Morten Olsen comanda um conjunto sem vedetas e, assim, menos egoísta e previsível que o holandês.

Equipas

Holanda:

Stekelenburg
Van der Wiel (Kuyt 85'), Heitinga, Vlaar, Willems
Van Bommel, De Jong (Van der Vaart 71'), Sneijder 
Robben, Afellay (Huntelaar 71'), Van Persie

Dinamarca:

Andersen
Poulsen, Agger, Kjaer, Jacobsen
Zimling, Kvist, Krohn-Dehli, Eriksen (Schone 74'), Rommedahl
Bendtner

Marcador: Krohn-Dehli (24')

Internacional:

Comentários [5]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

espero enganar-me mas com o

espero enganar-me mas com o aniversário de 20 anos da vitória da Dinamarca no Euro, com Schmeichel na baliza, acho que esta Dinamarca pode ser a nova vencedora do Euro.... agora tem o Schmeichel filho, não é titular mas parece-me que tem boa matéria prima. Eriksen tem 20 anos feitos em Março e é excelente jogador, mais 4 ou 5 anos e teremos um dos melhores ou o melhor do mundo. Bendtner é um grande avançado e a equipa defende mais ou menos.... mas pode ter a estrelinha da sorte.

Depois de ter visto o jogo

Depois de ter visto o jogo prefiro destacar o guarda-redes que jogou, o Agger, O Kjaer, o Simon Poulsen e aquele feio que marcou o golo. Os que referes não fizeram um grande jogo...

eu referi o Bendtner e o

eu referi o Bendtner e o Eriksen mas não disse que fizeram um grande jogo.... falei sim deles como a matéria prima da Dinamarca. Acho que Kjaer é intratável e muito bom mesmo, Agger é mais ou menos é um jogador que já comete alguns erros....

A laranja

não está a ser mecanica.

E se perde lá fica tudo baralhado.

Holanda !!!

Ora aí está como um favorito(?) pode começar com uma derrota...E porquê? Quanto a mim por três razões,
principalmente: PRIMEIRA-Iniciaram o jogo muito "cientificamente".SEGUNDA-Iniciaram o jogo quase a passo,
com um futebol muito previsível.TERCEIRA-Deu-me a impressão que pensavam que as camisolas ganhariam
o jogo, aliás como já temos visto algo parecido em Portugal...Cumprimentos e saudações desp.e benfiquistas.