"Guardiola só ganhava porque tinha os melhores jogadores" | Relvado

"Guardiola só ganhava porque tinha os melhores jogadores"

O catalão está longe de ser o melhor treinador do mundo, explica um jogador que já foi orientado por
 
Guardiola em conferência de imprensa
fcbarcelona.com

Josep Guardiola conquistou 14 títulos oficiais em apenas quatro anos, mas só o conseguiu porque tinha no plantel do Barcelona os melhores jogadores do mundo.

Quem defende essa ideia é um atleta que já foi orientado pelo catalão: Alexander Hleb, que agora representa o BATE Borisov.

Nesta entrevista à rádio catalã Esports en Xarxa, o médio bielorusso assegurou que aprendeu mais no Arsenal, com Arsène Wenger, do que com Guardiola: "Pep é um bom treinador. Não é o melhor treinador do mundo porque ele orientou a melhor equipa do mundo, com os melhores jogadores e por isso ganhava".

"Não é difícil ganhar com uma equipa assim e Vilanova conseguirá um êxito superior", analisou o jogador, que considera Mourinho, Ferguson e Wenger como os melhores treinadores do planeta.

O internacional bielorrusso admitiu ainda que teve "alguns conflitos" com Guardiola, quando esteve em Barcelona na temporada 2008/09. Depois foi emprestado a Estugarda, Birmingham e Wolfsburgo.

Hleb fez também a antevisão ao duelo entre Bielorrússia e Espanha, que vai ter lugar na próxima sexta-feira: "Vou esforçar-me para conseguir o melhor possível. A seleção espanhola é quase imbatível, apresenta um futebol brilhante, como o Barcelona".

Acompanhe os artigos do Relvado no Facebook e no Twitter.

Internacional:

Comentários [18]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Guardiola teve sorte de estar no sítio certo na hora certa

simplesmente isso, qualquer que fosse o treinador do Barça iria sempre brilhar, uma equipa que tinha sido campeã europeia 2 anos antes, e ainda se lhe acrescentou, mais 2 anos de experiência de Messi, ou seja, passou de um bom jogador para um dos melhores do mundo, que se lhe acrescentou definitivamente um dos melhores médios ofensivos da história do jogo, como era Iniesta, dando definitivamente o salto para a equipa titular... e se somarmos tudo isto, ao facto de todo o jogo já estar no DNA da equipa num trabalho de há 20 anos, arriscaria a dizer que Guardiola teve muita sorte... até porque este treinador actual, apesar de não ser um líder, inventa menos que Guardiola e até agora vence mais jogos no campeonato, porque Guardiola inventava mesmo muito...

Esta

de darem voz aos dispensados...

Esse neste momento deve estar a pensar : " o que faço eu no bate Borisov" quando na verdade devia era perguntar-se "como é que consegui ir para o barça..."

na mata , vi primatas

a falarem de futebol melhor e com mais sabedoria , que aqui os entendidos , é que vou já voltar para a mata

LOL

O Mourinho já treinou clubes pequenos caro andrek... ora vejamos se me lembro bem... Leiria, porto... pelo menos estes dois clubes pequenos ele já treinou! Ai esses trabalhos de casa! Por acaso iria ser bem giro imaginar o Guardiola a treinar o porto... ele não saberia em que posições colocar o Jorge Sousa, o Artur Soares Dias, o Pedro Proença, o Carlos Xistra, o Olegário Benquerença, o Hugo Miguel, o Vasco Santos, o Cosme Machado... só aqui são 8 dúvidas no plantel do clube da fruta!

meu caro MR ABA

citando um artigo do próprio Relvado:
"o árbitro Rui Silva, que apitou o jogo, disse na quarta-feira no Tribunal de Gondomar que recebeu do Benfica uma peça de cristal e que esta foi uma das prendas mais valiosas que lhe foram entregues durante a sua actividade de homem do apito". O árbitro que despoletou o processo apito dourado confessou em tribunal no âmbito do mesmo processo que quem lhe deu a "prenda mais valiosa" foi o SPORT LISBOA E BENFICA, acusação essa ignorada ( o Salazar há muito que nos deixou mas as coisas não mudam nunca) e o respeitável Sport Lisboa e Benfica que só dá prendas sem segundas intenções, continua impune e com a mania de que é a vítima quando é protegido constantemente não só pela arbitragem como pela própria justiça civil.
Já agora inclui o Proença por não ter visto o Cardozo tocar a bola com a mão DUAS VEZES no mesmo lance em plena grande área do Benfica, o que valeria uma grande penalidade a favor do Porto e o segundo amarelo para esse jogador?

Da vontade

de perguntar se o Rui Silva foi pegar na peça de cristal e vende-la a uma loja de artigos em segunda mão, para com esse dinheiro ir as putas...

discordo

para mim é como o dito popular "os cães ladram e a caravana passa" então o homem pega numa equipa de simplesmente candidata ao titulo, (como nós tomos temos cá na nossa casa em relaçao ao benfica porto e sporting )e passa a simplesmente á melhor equipa do planeta ,nos anos em que foi seu treinador, mais nenhum outro treinador se pode orgulhar disso,mais uma vez simplesmente ...ganhou tudo o que foi possivel ganhar e mais do que isso,nunca na vida se julgou ser possivel ver uma equipa simplesmente humilhar o REAL .para alem disso ,nós portugueses somos muito pequeninos ; vejam o comportamento do Guardiola e do nosso jose mourinho ao longo destes anos e depois ...."os cães ladram e a caravana passa".

também concordo

Daqui a uns anos quando falarem da grande equipa que o Guardiola orientou, ninguém se vai lembrar do Hleb e, se eu fosse ele também estaria furioso por ter passado completamente ao lado dos feitos do Barcelona. Acho que o Ibrahimovic tem a mesma opinião que ele (porque será?).
Quanto a se ele foi o melhor treinador do mundo , não sei. A equipa dele foi a melhor equipa que eu vi porque sempre jogaram colectivamente, independentemente das individualidades que têm.
Ele não treinou mais nenhum clube, mas acho que se fizesse como o nosso José Mourinho que desde que saiu do FC Porto só treina clubes com orçamentos ilimitados (Chelsea, Inter e Real Madrid. Acho que o próximo passo dele será o City ou o PSG) , também ao Guardiola não seria difícil ter sucesso. Gostaria de ver o Mourinho ou o Guardiola a treinarem clubes pequenos , como o Sporting ou o Benfica, para ver se são assim tão bons

Os teus argumentos caem logo

a partir do momento que estás a falar do treinador que foi campeão europeu por uma equipa portuguesa, eu seu que o referiste assim depressa desvalorizando, mas não existe desvalorização possível, dum treinador que em Portugal em duas épocas seguidas ganhou as suas provas europeias em que estava inserido... portanto, sim, Guardiola não o fez, Mourinho fê-lo... e portanto, Mourinho é o melhor de sempre... já agora, isso dos orçamentos é muito bonito, mas o facto é antes de ele lá chegar o Inter não fazia nada nas competições europeias ( e esteve longe de ter orçamento ilimitado, tendo até que vender o seu melhor jogador na 2ª época ), o Chelsea nada ganhava, e o Real estava a anos-luz nos confrontos directos com o Barça, e ele em duas épocas alterou isso... portanto, por ter ganho em sítios sem dinheiro, por ter ganho onde nunca ninguém tinha ganho, em suma... por ter ganho em todas as condições, ele é o melhor de sempre, quando aparecer alguém que o faça também, terá que partilhar a notoriedade com essa pessoa...

Que raio de lógica... então

Que raio de lógica... então eu também queria ver se o Schumacher teria ganho os troféus que ganhou com um Fiat Punto, ou o Pelé/Maradona teriam ficado na História se tivessem representado a Croácia ou Andorra...
O Mourinho já deu todas as provas que é possível, mais do que qualquer treinador que me recorde: ganhou CL e UEFA com uma equipa não milionária, depois ganhou campeonatos sucessivos em vários países, com vários clubes (ricos, é certo) e com estilos distintos. Depois dizem "ah e tal, tinha orçamento ilimitado"... pois, o PSG e o City também têm, e não faltam equipas assim, quantas atingem o topo apesar disso?...pois. Não basta ter um ferrari, é preciso ter unhas para o conduzir!

exactamente

então concorda que o Guardiola mesmo só tendo treinado o Barcelona é um dos melhores do mundo, ao contrário de muitos que acham que os treinadores/jogadores têm que tentar a sua sorte em ligas diferentes para que o seu valor seja reconhecido, ignorando treinadores como o Alex Ferguson que treinou 3 clubes , estando no United desde 92 e ninguém se questiona se ele é bom ou não só porque nunca treinou em Espanha ou na Itália

o Ferguson está no United

o Ferguson está no United desde 86 palerma.... faça as contas.... e ganhou antes uma champions com o Aberdeend ao Real Madrid.....

o aberdeen nunca ganhou a champions

o Aberdeen venceu em 1982/83 a Taça dos Vencedores das Taças derrotando o Real Madrid por 2-1 após prolongamento. Na época seguinte ganhou igualmente a supertaça europeia derootando o hamburgo por 2-0 e empate a zero nos 2 jogos.

PAH!

o Ferguson está no United desde 86 palerma.... faça as contas.... e ganhou antes uma champions com o Aberdeend ao Real Madrid.....

Hmmmmmm........... Quem estará a ser "palerma" aqui neste caso??! LOL

não foi uma Champions já não

não foi uma Champions já não me lembrava do nome da competição sei que foi ao Real... mas está desde 1986 no United, senão como é possivel ter feito 25 anos no mesmo clube....

Claro que sou obrigado a

Claro que sou obrigado a concordar que ele é um dos melhores, qualquer treinador que consiga o que ele conseguiu, tem mérito. Além disso, não se pode dizer que ele tenha herdado uma equipa maravilha. Ele herdou, isso sim, um conjunto de jogadores magníficos. Mas isso não faz uma equipa. Ele criou/otimizou um estilo de jogo, uma equipa e até uma seleção.
Considero que ele é bom, até prova em contrário. Isto é, se ele terminasse agora a sua carreira, seria considerado um dos melhores pelo que atingiu. Mas a verdade é que toda a gente aguarda que ele treine outra equipa diferente para pôr isso à prova.

O Ferguson é considerado bom não apenas pelo currículo, mas pelo método, pela postura, pela História. Acho também que, o que ele conseguiu, apenas seria possível em Inglaterra. Em qualquer outro país da Europa do Futebol, ele não aguentaria tanto tempo sem ganhar, anos seguidos, num clube com as aspirações do MU.

O Mourinho é um estratega, tecnicista, motivador de homens, multifacetado e altamente adaptável. Isso faz dele, para mim, provavelmente o melhor de todos. Porque qualquer equipa treinada por ele, mesmo com menores aspirações, será uma equipa rigorosa, motivada e temível, e acho que toda a gente tem noção disso.

Já o Guardiola... é uma incógnita. Guardiola+Barcelona = Sucesso. Até ver, e até prova em contrário, o Guardiola é um dos melhores do Mundo. Disso não tenho dúvidas, e há uma sala cheia de troféus a demonstra-lo, tudo o resto são especulações.

Cumps

caro Andrek para olhar para

caro Andrek para olhar para Mourinho antes do Porto olhe para o exemplo Leiria, óbvio que quanto melhores as equipas melhores os orçamentos.... Mourinho apenas aceita....

concordo

Também sou da opinião que Guardiola nunca foi testado com outro clube que não o barcelona e por isso dizer que é o melhor disto ou daquilo pode ser uma enorme heresia. Era até interessante ele vir a ser o próximo treinador do nosso Sporting, ao menos sempre viamos se ele era capaz de fazer omoletas sem ovos.