Mourinho, o mártir | Relvado

Mourinho, o mártir

 
 

Idolatrado no Dragão, detestado na Luz. Amado em Stamford Bridge, excomungado por Manchester e pelo Norte de Londres. O homem que dividiu ainda mais Milão, com a sua passagem pelo Inter, deixou Itália a dizer que não o respeitavam. Agora em Madrid, José Mourinho volta a “sofrer” com a crítica, mas será que estamos perante uma injustiça ou um caso de auto-flagelação?

José Mourinho é uma vez mais o protagonista em Espanha. Primeiro foi a troca de palavras originada por Daniel Alves, lateral do Barcelona, que disse não entender o frenesim com o português justificando que "até parece que foi Mourinho quem inventou o futebol".

O defesa não ficou sem resposta e o treinador enviou um recado em forma de lição histórica. "Não fui eu que inventei o futebol, mas foi um português que descobriu o Brasil", recordou a Alves.

A provocação chegou a Camp Nou e o jogador “culé” não resistiu a prolongá-la. “Mourinho é um brincalhão, parti-me a rir com ele quando ouvi isso”.

Injustiçado ou queixinhas?

Embora seja interessante de seguir, esta troca de palavras é apenas mais um assunto polémico que envolve o treinador do Real Madrid, mas não o único. Logo após a vitória por 3-1 frente ao Saragoça, no fim-de-semana, Mourinho aproveitou a presença na sala de imprensa do estádio La Romareda para se queixar de dois pesos e duas medidas por parte dos árbitros, não só com os seus jogadores, devido aos cartões amarelos que colocam Xabi Alonso e Marcelo fora do jogo com o Sevilha, mas também com ele próprio (tal como já tinha feito com a UEFA, no caso dos cartões forçados frente ao Ajax).

Disse o técnico português que “há treinadores que podem simular agressões e outros não; uns podem forçar cartões e outros não; uns saem da área técnica e outros não podem sair. Assim é a história”. Mas será mesmo assim? Estaremos perante o complexo de vítima ou mais um dos jogos psicológicos de Mou, que assim tenta atrair para si toda a atenção (negativa e positiva) que vem associada a um gigante como o Real Madrid?

No sentido de responder a esta pergunta, há uma opinião curiosa no site do diário Marca que mostra como o período de estado de graça de Mourinho no Real Madrid começa a passar. Se até agora ninguém ousou criticar a liderança do português, nem mesmo depois do naufrágio de Camp Nou (outro treinador teria sido linchado em praça pública), nota-se que a pouco e pouco também o órgão não-oficial dos merengues começa a dar sinais de desgaste. Santiago Segurola, director adjunto do diário madrileno, escreveu durante uma conversa com os leitores que “Mourinho gosta dos jogos psicológicos. Têm-lhe corrido bem, mas não vejo o sentido. Por exemplo, pareceu-me bem que defendesse o Cristiano, tem essa obrigação. Não gostei do papel de mártir, que não lhe assenta. Mourinho é um privilegiado em todos os aspectos: é rico, famoso, pertence a um grande clube, dirige muitos dos melhores jogadores do mundo, ganhou títulos onde foi, porque quer aparecer como um desgraçado?”. A pergunta é mais uma vez pertinente e vem de alguém da “casa”.

A época ainda vai a meio e já Mourinho conseguiu criar anti-corpos com os colegas de banco, recorde-se o episódio com o treinador do Sporting de Gijón, Manuel Preciado, que motivou duras críticas de alguns técnicos da Liga e de muitos adeptos, que não gostam do estilo frontal e provocador do português. Agora até a própria imprensa madridista mostra ao de leve incompreensão perante algumas atitudes.

Já se sabe que com Mourinho não há meias medidas, ou se está com ele ou contra ele. Num artigo com mais perguntas do que respostas, aqui fica mais uma interrogação para terminar: será que dentro de dois ou três anos a Espanha, tal como Portugal, Inglaterra e Itália, vai lamentar a saída do Special One e dar-se conta de que é efectivamente um treinador diferente, que vai marcar uma era no futebol moderno e que sem ele (e as suas provocações) isto não tem tanta piada? Assim aconteceu com o malogrado Brian Clough, o futuro o dirá em relação a José Mourinho.

Fotogalerias:

Comentários [81]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Desta vez é diferente

Mourinho continua a fazer o mesmo para desviar as atenções da equipa e assim que a imprensa fale só dele e não dos jogadores. Também tinha resultado em respostas dos adversários e assim Mourinho motivava a equipa como deve ser. Acho que Mourinho tinha percebido a superioridade do Barça e tentou os seus mind games.
Guardiola conhece bem Mourinho e graças a isso Guardiola como os jogadores do Barcelona deixaram o Mourinho falar sozinho antes do clássico e respondeu no campo com 5-0 a maior humilhação que o real e Mourinho sofreram a nível de resultado e de jogo produzido. Isto é mesma a imagem do Barça, nao falam muito antes do jogo e durante ninguém os pare.
Acho que este ano Mourinho não vai conseguir destabilizar o Barça desta forma. Em condições normais o BArça será de longe campeão.

Como PORTISTA ...

... só tenho a dizer que nunca o persegui , nem a ele nem à familia. Não me fez rigorosamente diferença nenhuma que não tenha festejado a Champions , pois eu festejei por ele , pela familia e por todos aqueles que estavam( ou se sentiam) incapacitados de o fazer .
Imagino o que o homem , mesmo não festejando estaria a sentir naquele dia ...

É o maior treinador do MUNDO!!!

Tretas

Apesar de ter ganho tudo ou quase no Porto, é destestado pelos adeptos deste clube. Ameaçaram-no de morte a ele e à família. Fizeram-lhe tanto mal que quando ganhou a liga dos campeões, nem festejou e abandonou imediatamente o estádio no final do jogo. Na Luz, não ganhou nada e é idolatrado. Aliás, não fosse ele Benfiquista. Tenho dito.

Na luz é idolatrado?

lol....
lembro me da recepção maravilhosa que lhe faziam qd treinava o FCP... caso não te lembres tb não festejou com o Inter... e caso não saibas, qd veio ao Dragão foi aplaudido por 99% do estádio... ele é deteestado por 1 pessoa e por uma questão pessoal

São vocês a "idolatrar" o mourinho..

..e eu a "idolatrar" o manuel josé e o toni!

Isso é que são tretas

Que eu saiba, a questão das ameaças partiu de um indivíduo, e possivelmente alguns dos seus amigos próximos. Não generalizes para os restantes milhares de adeptos, que reconhecem nele um dos maiores génios que já passou por aquele banco.
Do mesmo modo, também nunca vi nada que indicasse que seja idolatrado na Luz.... mais uma generalização sem qualquer fundamento...

É um génio a quem os anos darão o merecido reconhecimento. E da Luz, só podem queixar-se de azelhas da Direcção por não terem tido o privilégio de ganhar algo com ele no banco.

Para o Mourinho

sim. Até o treinar, pelo menos. Agora já não deve ser. Deve ser outro mártir.

Para o Mourinho

sim. Até o treinar, pelo menos. Agora já não deve ser. Deve ser outro mártir.

Para o Mourinho

sim. Até o treinar, pelo menos. Agora já não deve ser. Deve ser outro mártir.

Para o Mourinho

sim. Até o treinar, pelo menos. Agora já não deve ser. Deve ser outro mártir.

Para o Mourinho

sim. Até o treinar, pelo menos. Agora já não deve ser. Deve ser outro mártir.

Para o Mourinho

sim. Até o treinar, pelo menos. Agora já não deve ser. Deve ser outro mártir.

Para o Mourinho

sim. Até o treinar, pelo menos. Agora já não deve ser. Deve ser outro mártir.

Para o Mourinho...

sim. Até o treinar, pelo menos. Agora já não deve ser. Deve ser outro mártir.

O Preciado

É que teve a coragem de publicamente dizer o que muitos sabem e pensam, mas que nenhum antes teve coragem de o dizer.
Por muitos titulos que conquiste, o futebol vai recordar Mourinho como tão bem definiu o treinador do Gijón.

Curioso que lá fora os maiores simbolos portugueses são vistos como um 'canalha' e um 'simulador', é isto que dizem levar o nome de Portugal bem alto!?
Ainda sobre o 'special levei 5 no bucho do Barcelona', vai xuxar no dedo no fim da época e lá veremos o choro oompulsivo que tem quando as coisas não correm bem.

Quem é o Preciado?

Quem é o Preciado?

É um gajo que ficou "famoso"..

...por insultar o Mourinho.

É como o porco que não toma banho que quer ser "famoso" e vender livros porque agora lembrou-se que foi o melhor amigo de mourinho durante 2 meses.

Cada um usa as "armas" que tem.

Treina o Sp.Gijon,não é?

Engraçado ver o Fábio a valorizar as declarações desse gajo que niguem conhece.

Posso não o conhecer

Mas abriu a boca para dizer algo que, repito, muitos pensam mas não têm coragem para dizer.
E não deixou de dizer nenhuma mentira.

Já estou como o Daniel Alves, para Mourinho mais vale rir de tanta merda que diz sem nexo. Os 'jogos psicológicos' nem sempre resultam, e vai haver quem lhe responda e da melhor forma, dentro de campo.

Vai haver quem lhe responda dentro de campo

... é inevitável isso acontecer.
Mas convenhamos que desde o FCP 2002/03 a resposta tarda em aparecer....Alguma coisa há de querer dizer

Como português...

..valorizo muito mais a carreira de Ronaldo e de Mourinho.Mesmo apontando vários defeitos.

O que diz Preciado penso que pró mundo do futebol é irrelevante.Aliás aposto como em inglaterra ninguem o conhece.

Ficou famoso

porque o Mourinho o insultou a ele e ao Gijón. Nada de novo.

O que é que mourinho disse..

..sobre o técnico do gijon?

Disse que o Gijón

deu o jogo ao Barça. Não deve ser preciso apontar o que isso implica sobre o profissionalismo e carácter do tal Preciado.

Mais ou menos...

..o que tu fizeste em relação ao Caixinha e à União de Leiria.

PS-Quantas repetições viste do lance entre o Coentrão e o Alan dentro da area?

Sim

Mas eu faço-o num forum e não treino o Real Madrid. Parece-me parecido, de facto.

PS: Nem vi o jogo do Benfica. Nem do Porto.

Só fazes esses...

..juizos de valor,porque estas num forúm?? Curioso.

Espera lá

mas estás mesmo a comparar a minha posição com a do Mourinho ou estás-te só a fazer de parvo?

Sim, aqui tem-se conversa de café. Somos adeptos. Consegues distinguir a responsabilidade dum dirigente, jogador ou treinador da de um adepto? Se não consegues, pede ajuda a um adulto.

E, já agora, eu só disse não fazer sentido o Leiria poupar meia equipa contra o Porto. O Mourinho disse, com todas as letras, que o Gijón, e outros, dão os jogos ao Barça. Se, ainda assim, te parecem situações comparáveis, paciência.

Carácter

Pensei que fosses disso que estavamos a falar. O Mourinho bem ou mal disse o que pensava,não precisa de nenhum forúm.

É de carácter, é

Sobretudo de falta dele. Porque, se é como dizes, toda a gente pode dizer o que pensa. Desde que seja o que pensa, é carácter. Então, se amanhã o Bettencourt vier dizer que todos os adeptos do Porto são apologistas de actos corruptos, tu aplaudes, porque revela carácter, ao dizer o que pensa.

O conteúdo, a falta de provas, o disparar de uma opinião generalizadora, abusiva e injusta, serão, para ti, coisas menores. Importa é dizer o que se pensa. Como quando Mourinho disse que o Porto era como Palermo, por exemplo. Aí, se calhar, já te pareceu injusta, a tirada. Típico.

Além do mais, não me admira que não percebas as diferenças. São demasiado gritantes.

Mas Mou disse...

..alguma mentira?? O Gijon apresentou vários reservistas. Na minha opinião não devia ter dito,mas não acho que venha mal ao mundo.Já agora,nem os próprios sportinguistas ligam ao jeb.

Muito gostas dessa de Palermo,já estivemos 3 a explicar o porquê dessa tirada,mas tu não queres perceber.

Disse uma mentira, disse

O Gijón deu o jogo ao Barça? Porque apresentou um par de jogadores que não costumam ser titulares? Enfim... Então que deu o Leiria ao Porto? O Gijón, pelo menos, ainda tinha no banco os dois ou três habituais titulares que não jogaram.

Não vem mal nenhum ao mundo, mas está a acusar a equipa do Gijón de darem jogos. É bonito, sem dúvida.

Seja JEB, seja quem for. Pela tua lógica, qualquer um pode dizer o que bem lhe apetecer e acusar quem bem entender, só porque é aquilo que acha, lhe parece ou lhe apetece dizer na altura. O Mourinho nem se limitou a levantar suspeitas. Disse, com todas as letras, que o Gijón, e mais equipas, dão os jogos ao Barça.

Eu percebo o porquê da tirada de Palermo. É simples, a comparação é objectiva. Mas, lá está, é carácter, dizer o que lhe apetece, sem pensar no que ofende, nem quem.

o ronaldo é simulador?..

...

Para o Bo Larsen.. entre outros..

Sempre foi, simulador e enganador.

Para o Mourinho 'era', agora é apenas 'mal entendido'.

Para o Mourinho...

sim. Até o treinar, pelo menos. Agora já não deve ser. Deve ser outro mártir.

Para o Mourinho

sim. Até o treinar, pelo menos. Agora já não deve ser. Deve ser outro mártir.

Este site está bom

comento uma vez, aparecem 10 comentários iguais.

Para o Mourinho

sim. Até o treinar, pelo menos. Agora já não deve ser. Deve ser outro mártir.

lolll

o relvado tá todo marado.. cada dia uma cena nova

é a vantagem...

..... do eterno Versão Beta..... dá sempre para desculpar qq coisa!
está cada vez pior

Para o Mourinho...

sim. Até o treinar, pelo menos. Agora já não deve ser. Deve ser outro mártir.

Para o Mourinho

sim. Até o treinar, pelo menos. Agora já não deve ser. Deve ser outro mártir.

Para o Mourinho

sim. Até o treinar, pelo menos. Agora já não deve ser. Deve ser outro mártir.

é

tambem . como é o nani-quaresma -simão- marcaram logo nos primeiros jogos
http://www.youtube.com/watch?v=bhmXudqtynU

grande golo de ronaldo

A minha pergunta era um misto de ironia e de retórica.

caro amigo

no futebol não devemos usar esta expressão retórica , isto é futebol e português,
e só tina 17 anos , promessas no mundo já vi muitas mas uma fazer tanto num só jogo , só mesmo para um futuro melhor do mundo , dá para ver aqui sem maldade como fui um grnde admirador de EUSÉBIO- E FERNANDO GOMES , tambem seria bom , que os filhos do sporting fossem respeitados ,
http://www.youtube.com/watch?v=AfgdUfDgCq8&feature=related

E quem é que não respeita o ronaldo?..

Não sou de certeza absoluta, tal como se deprende das minhas palavras.

ps - os benfiquistas têm vergonha e/ou memória curta..

Não deixa de ser curiosa a tentativa dos benfiquistas e por vezes de outros adeptos de querer negar os factos, relativamente ao sentimento que tinham por Mourinho.

Eu sei que vos deve ter custado passar 2 anos a achincalhar e insultar o special one, e depois vê-lo a brilhar não só no Porto mas tb em todos os clubes por onde passou, mas escusam de continuar com a treta de que não o detestavam, nem odiavam, nem o insultavam do piorio semanalmente pro todos os motivos e mais alguns.

Ao menos façam como aqueles que assumem que passaram a reconhecer-lhe valor com o trabalho feito no chelsea e inter e e que se calhar foram injustos nas críticas que lhe fizeram quando era treinador do Porto.

Deixem-se é de tretas.

Nesses tempos, gostava

Nesses tempos, gostava particularmente dos profetas: "O Mourinho só ganha porque está no Porto e por causa do Sistema, quando ele sair do Porto é que vocês vão ver, dois meses depois e já ninguém ouve falar nele"... LOL

Eles querem enganar mas a gente não se esquece.

Mas há dúvidas que qualquer

Mas há dúvidas que qualquer merda vence no Porto devido ao "sistema"? O Porto tem ainda raízes fortes de tempos vindouros que o levaram a sucessivas participações na Champions e que por sua vez reforçavam a sua posição. E quando as coisas correm menos bem, lá estão os empurrões típicos cirúrgicos. Este ano viu-se isso perfeitamente mais uma vez.