Fotos: 18 recordes do Bayern campeão | Relvado

Fotos: 18 recordes do Bayern campeão

Vitória em Berlim, mais dois recordes, campeonato conquistado... A turma de Munique não quebra.
 
 

Veja 18 recordes através destas imagens

O Bayern Munique é, mais uma vez, campeão nacional na Alemanha. O título está assegurado ainda em março e a sete jornadas do final da Bundesliga - mais dois recordes para serem adicionados à lista de registos históricos de Guardiola e seus jogadores.

O campeonato ficou entregue, matematicamente, nesta segunda-feira. Em Berlim o Bayern derrotou o Hertha por 3-1, com golos de Kroos e Götze na primeira parte; Adrián Ramos reduziu de grande penalidade já na segunda parte, antes de Ribéry fechar o resultado.

O Bayern passa a somar 77 pontos, mais 25 (!) do que o segundo classificado, Borussia Dortmund, quando há 21 pontos por disputar. Aliás, mesmo que não tivesse vencido, os bávaros seriam já campeões porque o Borussia empatou 0-0 frente ao Schalke 04, terceiro classificado.

Fotogalerias:

Comentários [6]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Primeiro Guardiola

Primeiro Guardiola reestruturou o Barcelona e tornou-a na melhor equipa de sempre, acumulando títulos atrás de título. Mas, a desculpa era que Pep tinha que provar ser bom em outro campeonato. No Bayer, na primeira época, pulverizou todos os recordes a nível interno e está na luta pelas vitórias na Taça da Alemanha e Champions (se vencer será a primeira vez que o mesmo clube vence a competição duas épocas seguidas). Mais uma vez, vêm os profetas da desgraça dizer que Guardiola tem que provar que é bom noutro clube que não seja de topo e campeonato. Guardiola é o maior treinador do Mundo e, muito provavalente, um dos maiores (se não o maior) de todos os tempos.

Só nao vê quem nao quer. Mas

Só nao vê quem nao quer. Mas os profetas dizem que so ganha porque roubou o gotze e agora o lewandowski ao dortmund… enfim lol

Não ponho em causa a

Não ponho em causa a qualidade de Guardiola (treinador que ganha o que ele ganhou tem de ser bom), mas acho que ele devia ter pegado numa equipa em construcao e molda-la à sua imagem, tal como fez no barça. Pegar numa equipa feita (que ganhou tudo no ano anterior) e alterar uma ou outra peça (só me lembro de Thiago Alcantara) não me parece "grande coisa". Tudo bem que o campeonato alemão é competitivo, mas não é assim tanto. De facto, dos titulos que ganhou este ano, "apenas" tem mérito no campeonato, visto que o mundial de clubes (2 jogos) e a supertaça dizem respeito a vitorias do ano anterior.

Fazendo a inevitavel comparação com Mourinho, para alem dos titulos no porto, Mourinho conseguiu fazer do Chelsea uma equipa com dinheiro, juntou titulos e dimensão que não a tinha, transformou um clube medio em Inglaterra, um dos mais importantes da europa atualmente. Há quantos anos está o City a fazer a mesma coisa? Quantos anos estará o Monaco e PSG a tentar. Interessante seria ver Pep num desses clubes.

Mas de qualquer forma é justissima a vitoria de Pep e sem duvida ira tornar-se um dos treinadores mais titulados do mundo.

O que mais impressiona em

O que mais impressiona em Guardiola é, mais do que os títulos, a identidade de jogo e competitividade das suas equipas, que assumem os jogos no meio-campo advrmersário, com posse de bola e qualidade táctica irrepreensíveis. Uma coisa é fazê-lo em casa diante o Hoffenheim, outra é fazê-lo em Dortmund, Manchester ou Londres. E à enorme qualidade táctica e de letura de jogo, Guardiola mantém um grupo motivado, coeso, rotativo, com alto rendimento constante, seja em particulares, em jogos de campeonato, ou finais decisivas.
Ao contrário do que a maioria pensa, não partilho da ideia de que Guardiola pegou numa equipa feita e que se limitou a dar-lhe continuidade. Antes pelo contrário. Guardiola tomou uma opção de alto risco em ir para Munique.
Uma equipa que tudo venceu, mas em fim de ciclo liderado por Juup Heinkes (de saída) e com jogadores super-campeões (Ribery, Robben, etc) que, já nos 30, ganharam tudo e, por isso, ganharam peso acrescido na equipa e com os vícios que isso acarreta.
Guardiola soube manter a equipa ao mais alto nível (veja-se como, em plano inferior, Moyes não tem sabido manter um barco solidificado em Manchester) e ganhando ou não a Champions o trabalho mais difícil de continuar a motivar jogadores está feito. Além disso, aos poucos, foi colocando o seu cunho pessoal na equipa que é hoje mais à imagem de Guardiola do que de Heynkes.
Guardiola há muito já provou o que tinha a provar, esse trabalho de reestruturação foi feito no Barcelona com o êxito que se conhece. Além disso há uma ou duas diferenças face a Mourinho. Enquanto as equipas de Guardiola constroem jogo, forçando o erro, as de Mourinho jogam no erro do adverśario. Nem sempre é assim, mas tem sido muito assim. É verdade que pegou em clubes de topo mas tem-nas elevado para o patamar da história do futebol, o que também não é pouco. Os títulos são apenas o resultado natural (17 em 23 disputados). A outra diferença é a postura de respeito para o futebol e os seus agentes, no geral. Mourinho procura a constante desvalorização dos feitos dos adversários para elevar os seus triunfos e trabalho, Guardiola assume mais um discurso para dentro de campo, valorizando e respeitando adversários e agentes desportivos. Com estilos diferentes, são os dois melhores do mundo.

Sem duvida que Guardiola

Sem duvida que Guardiola impos a sua forma de jogar no Bayern, e isso não é para todos. De facto é um modelo que não é facil de copiar (a quantos treinadores já terão pensado nisso). Estou curioso em ver um duelo Bayern-Barça, estilos e jogadores com caracteristicas semelhantes. No entanto, não é um estilo de jogo que aprecie (mas isso nao interessa nada).

O Bayern tem jogadores para manter durante mais 4/5 anos com pequenos retoques (Lewandowski é o caso) mas de resto não precisa de mexer muito, tirando Robben,Ribery e Lahm, a equipa é relativamente jovem e ainda tem margem para progredir.

São estilos diferentes, ambos com sucesso. Mourinho é egocentrico, toda gente o sabe, e o facto de querer ter as atençoes, é para defender o grupo. Ele é inteligente o suficiente para saber dar a volta aos media e concentrar nele os problemas que possam surgir. Um dos casos mais "engraçados" foi em Madrid um jornalista fazer-lhe uma pergunta para o entalar (era sobre o Casillas, acho) e ele já saber que ele a ia fazer, e sacou dum papel e comecou a dizer-lhe pedaços de artigos que ele tinha escrito em que ia em desacordo com o que estava a perguntar. O jornalista meteu a viola no saco e calou-se. Ou seja, o gajo tinha aquilo planeado há algum tempo (sabe-se lá há quanto tempo tinha o papel) e conseguiu dar a volta a um assunto delicado (Casillas no banco) em que ele saiu claramente por cima e o assunto ficou arrumado. Para alem disso, Mourinho cria empatia com os jogadores e eles dão tudo por ele. Não quer dizer que não o façam com Pep, mas pelo menos não se sabe de nada.

PS: Moyes quis por o Utd a jogar a Everton...lixou-se

Faz me lembrar a epoca

Faz me lembrar a epoca 2010/2011 em que ficamos á frente do segundo classificado 22 pontos LOLOL