FC Porto 14.º e Barcelona melhor clube do século XXI | Relvado

FC Porto 14.º e Barcelona melhor clube do século XXI

 

O FC Porto, com o 14.º lugar, é o emblema português com a melhor classificação na lista dos melhores clubes de futebol da primeira década do século XXI, numa lista liderada agora pelo FC Barcelona.

O clube espanhol, com 2459 pontos, ultrapassou os ingleses do Manchester United, segundos classificados e que agora contabilizam 2439.

O FC Porto soma 1802 pontos, à frente do Sporting, 26.º classificado, com 1467.

O Benfica é o terceiro melhor classificado entre os portugueses, na 43.ª posição (1321,5 pontos).

A tabela, divulgada pela Federação Internacional da História e Estatísticas do Futebol (IFFHS), coloca o Liverpool em terceiro lugar, à frente de Arsenal, Inter e AC Milan.

O Bayern Munique ocupa o sétimo lugar, o Real Madrid o oitavo e o Chelsea o nono, enquanto a 10.ª posição está entregue à AS Roma.

- Lista dos melhores clubes da primeira década do século XXI (a três meses da conclusão):

1. FC Barcelona (Espanha) 2459,0 pontos

2. Manchester United (Inglaterra) 2436,0

3. Liverpool (Inglaterra) 2362,0

4. Arsenal (Inglaterra) 2348,0

5. Inter Milão (Itália) 2275,0

6. AC Milan (Itália) 2237,0

7. Bayern Munique (Alemanha) 2231,0

8. Real Madrid (Espanha) 2168,0

9. Chelsea (Inglaterra) 2165,0

10. AS Roma (Itália) 1959,0

---

14. FC Porto (PORTUGAL) 1802,0

26. Sporting (PORTUGAL) 1467,0

43. Benfica (PORTUGAL) 1321,5

89. Sporting Braga (PORTUGAL) 906,5

141. Boavista (PORTUGAL) 656,0

145. Marítimo (PORTUGAL) 645,5

198. União Leiria (PORTUGAL) 525,5

211. Vitória Guimarães (PORTUGAL) 497,0

224. Belenenses (PORTUGAL) 482,5

243. Nacional (PORTUGAL) 463,5

254. Vitória Setúbal (PORTUGAL) 456,0

259. Paços de Ferreira (PORTUGAL) 447,5

332. Académica (PORTUGAL) 360,5

459. Gil Vicente (PORTUGAL) 261,5

468. Beira-Mar (PORTUGAL) 254,5

481. Rio Ave (PORTUGAL) 246,0

488. Naval (PORTUGAL) 243,5

501. Estrela da Amadora (PORTUGAL) 232,0

601. Leixões (PORTUGAL) 168,0

612. Moreirense (PORTUGAL) 158,0

775. Alverca (PORTUGAL) 97,5

791. Varzim (PORTUGAL) 92,0

826. Santa Clara (PORTUGAL) 81,0.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Foto: wikimedia

FC Porto:

Comentários [14]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

ranking cómico

o Porto ganha nesta década:

6 campeonatos Nacionais
5 Taças de Portugal
6 Supertaças de Portugal
1 Liga dos Campeões
1 Taça Uefa
1 Taça Intercontinental

...e vai em 14º? Atrás de clubes que não ganharam 1/10 do que o Porto ganhou, quer a nível nacional como a nível internacional?

Ranking da treta....

Caro Sartor,

Sou culé de toda uma vida e, por isso - só por isso - não posso aceitar que este seja, como dizes, um "ranking da treta". Porém... Com os números, podemos fazer o que bem nos apetecer. Neste sentido, basta utilizarmos outros critérios e a dita classificação fica de imediato de pernas para o ar. Mas não é preciso chegar a tanto: o TEU FC Porto é, simplesmente, o clube mais titulado deste século - e, nesse particular, até o MEU Barcelona lhe fica atrás. Por isso - e não só por isso - também o meu ranking seria diferente.
Um abraço!

amigo Keiserculer

Mas eu nem sequer ponho em causa clubes como o Barcelona ou o Manchester United neste ranking. Agora, Arsenais? Romas? É que nem a nível nacional nem a nível internacional, nada! Em nada se chegam sequer ao que o Porto fez nesta década!

É que daqui a pouco já estamos como o outro, que diz que não ganhou mas que ficou 10 vezes em 2º, e que isso é que conta!

Um vencedor é um vencedor! E para se ser vencedor, tem que se ter o mérito de chegar lá. E o Porto fê-lo em todos os patamares nesta década. E por isso é uma anedota que clubes que nem lá perto chegaram, possam estar acima do Porto nesta década!

Cumprimentos!

fazes o teu ranking, com os teus critérios, e ficas todo contente.

O outro, que sou eu, não diz que o que conta é fica 10 vezes em 2º. O que eu tento é perceber os critérios do ranking em questão em vez de me espumar todo. O ranking parte do princípio (absurdo, para ti - perfeitamente normal para grande parte do planeta) de que existem ligas mais complicadas. Aliás, se tiveres alguma espécie de competências a esse nível (há quem não as tenha, não há mal nenhum nisso), faz uma pesquisa e logo percebes quais os critérios do ranking em questão. Mas, só para ires sabendo já umas coisas em relação a isso, o ranking não dá pontos por campeonatos, ligas dos campeões e afins: dá pontos (dependendo da competição) por vitórias ou empates em jogos dessas provas.

Portanto, segundo estes critérios, podes vencer uma champions e, na prática, fazer menos pontos do que uma equipa que ficou pelos quartos de final. Entendido?

Não é o outro que diz ou que inventou os critérios.

Mais uma vez um ranking ridículo

Arsenal e Roma à nossa frente? Só se for em libras e euros! O que venceram? Um título cada um na última década?

Se calhar

o ranking dá mais valor a, por exemplo, um 2º lugar na Serie A do que a um 1º na nossa liga. E, sendo certo que a Roma só venceu um scudetto, ficou seis vezes no 2º lugar, venceu duas taças (foi ainda a mais quatro finais) e uma supertaça.

Ou seja, e pegando naquela coisa que também fazem para o Bota de Ouro (em que, como deves saber, os golos nos campeonatos mais complicados valem por dois), não me parece nada descabido ver a Roma no top-10 e à frente do Porto. Os gajos do Olympiakos, com 9 campeonatos nacionais em 10 anos, devem estar bem mais admirados, deixa estar...

Ó Killer Kowalski

É certo que o ranking dará mais valor aos top 4 de campeonatos europeus - Inglaterra, Espanha, Alemanha e Itália -, tal como para o bota de ouro, mas as façanhas do FC Porto não ultrapassam as de clubes como Roma ou Arsenal? Comemos tudo em Portugal, vencemos Taça Uefa, Liga dos Campeões e nas últimas 5 épocas passamos a fase de grupos da LC, ficando algumas vezes na liderança de grupos com equipas como Liverpool ou Arsenal. A Roma e o Arsenal são constantes? São regulares? Ainda somos o clube que recebeu mais euros com as vendas das nossas coqueluches. Somos um clube de topo, e acho incrível não estarmos no top 10.

Oh_Dae_Su

mas eu não estou a justificar os critérios utilizados, estou a chamar a atenção para eles. Como já disse, ali noutra resposta, interessam as vitórias nos jogos propriamente ditos. Ou seja, podes vencer uma Champions e amealhar menos pontos do que se ficares pelos quartos-de-final. Não estou a defender os critérios (ao contrário do que alguns histéricos pensaram), estou apenas a dizer que existem e são os que são.

FC Porto o grande clube do século!

É preciso destacar o facto do FC Porto ser o 1º clube não pertencente a um dos 4 grandes campeonatos a figurar nesta lista.

É bem revelador da excepcional performance do FC Porto ao longo de 10 anos consecutivos. Aliás o lugar na tabela só não é melhor pois o período pré-Mourinho foi fraquinho como bem nos lembramos.

Quanto aos restantes clubes não há grandes surpresas com Barça a liderar seguido de muito perto pelo Manchester. De destacar a nível interno a presença do Boavista num lugar muito digno.

Então mas este ranking agora

Então mas este ranking agora já tem interesse?:-)

Em minha opinião o FCPorto tendo uma Uefa e uma Champions nesta década, devia estar em 6º ou 7º não sei... 14º é demasiado modesto para o Porto.

Abraço

Cheira-me que há uma

Cheira-me que há uma ponderação que beneficia os clubes dos principais campeonatos europeus, como por exemplo acontece na eleição do melhor marcador da Europa.

abraço

Deviam proteger mais as

Deviam proteger mais as conquistas de clubes pertencentes a campeonatos periféricos em minha opinião. Mas pronto.

Abraço e e que vença o melhor daqui a pouco :-)

Parabens

Parabens ao Porto,em relação ao Barça e tendo a equipa que se sabe teve por vezes de ser levado ao colo

Sem dúvida! Eu é que devo estar enganado!

Porque, quanto à "equipa que se sabe", esclareça-se, só por descargo de consciência, que foi maioritariamente formada em La Masia. Será, presume-se, um detalhe sem importância, mas enquanto outros supostos colossos gastam, ano após ano, verdadeiras barbaridades na aquisição de novos jogadores, há quem tenha projectos cuja inveja (não há outro termo) degenera em expressões infelizes como essa de "ser levado ao colo". Não, meu caro, se há coisa que o FC Barcelona, ao longo da sua História, nunca poderá ser acusado é de, alguma vez, ter sido levado ao colo fosse do que fosse. Talvez por isso tenhamos perdido muito mais do que ganhámos, apesar de, também, ano após ano, a Real Federação continuar impunemente a utilizar dois pesos e duas medidas. Mas se, no espaço de duas temporadas, conseguimos oito - repito: oito - títulos em dez possíveis, tal só pode ter tido origem evidentemente perniciosa. Coisa que, de resto, terá por certo passado despercebida à seita de trapaceiros que se dedicam a elaborar este tipo de classificações.