Euro 2012: paciência espanhola manda Croácia para casa | Relvado

Euro 2012: paciência espanhola manda Croácia para casa

Campeões da Europa apanharam um susto mas qualificaram-se para os quartos-de-final. Croácia mostrou
 
Euro 2012: Croácia-Espanha - Mandzukic vs Sergio Ramos
PIERRE-PHILIPPE MARCOU/AFP/GettyImages

A Espanha qualificou-se para os quartos-de-final do Euro 2012, depois de vencer a Croácia na última jornada do Grupo C. Uma vitória espanhola que surgiu quando os croatas arriscaram no ataque, em busca de um golo que os salvasse.

Os campeões do Mundo e da Europa partiram para o jogo com o objetivo de não sofrerem golos. Um empate a zero chegava e os homens de Vicente Del Bosque só atacavam pela certa e sem grandes correrias. Competia à Croácia fazer pela vida se queria continuar em prova, até porque no outro jogo da noite a Itália estava a fazer pela vida e ganhava à Irlanda. Mas a seleção das Balcãs também entrou receosa, pelo que a primeira parte do jogo foi do mais desinteressante que se viu neste Europeu. Os remates escassearam, as oportunidades ainda menos.

Emoção só na segunda parte - A segunda parte começou da mesma forma como a primeira tinha terminado. Mas pouco a pouco a Croácia subia no terreno e Modric (grande exibição!) causou um calafrio nos adeptos espanhóis quando, aos 59 minutos, fez um passe milimétrico que isolou Rakitic. Valeu São Casillas, com uma excelente defesa. É que um golo croata punha os espanhóis fora da prova.

A pressão croata intensificou-se com o aproximar do fim do jogo - no banco, Bilic punha a artilharia ofensiva dentro de campo - e a defesa espanhola oscilou um pouco, embora as verdadeiras oportunidades não surgissem. Exceção feita a uma ocasião falhada por Perisic, aos 79 minutos, e a um lance dentro da área espanhola em que há um puxão de Busquets na camisola de Corluka, aos 87 minutos. Del Bosque, sentido que a qualificação não estava segura, tirou Torres do relvado para reforçar o meio-campo.

Com a equipa da ex-Jugoslávia toda lá à frente, um contra-ataque mortífero concluído por Jesus Navas arrumou a questão a dois minutos dos 90. O campeão continua em prova, a Croácia já arruma as malas.

Ficha do jogo
Internacional:

Comentários [4]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Paciência espanhola...

e uma arbitragem completamente escandalosa com dois penalties por marcar a favor da Croácia, ajudaram e muito uma Espanha, que sinceramente, não acho nada de especial... mas assim com estas ajudas extra, é muito mais facil ser campeão da europa ou até do mundo. É este tipo de falta de "sorte" que a nossa seleção tem encontrado ao longo do tempo e que nos impediu de pelo menos, sermos campeões europeus...
Mas curiosamente, não vi a imprensa internacional preocupada com este caso do jogo Espanha-Croácia, mas se por a caso tivesse sido ao contrário, se a Espanha fosse afastada por uma situação de má arbitragem, acredito que seria o fim do mundo...

Ficou por marcar um penalty a

Ficou por marcar um penalty a favor da Croácia. Podia ser o 1-0 para os croatas e a espanha viria para casa...mas pronto, como se tratava da espanha não se marcou penalty

acabou

e a espanha ganhou

Oxalá que se mantenha

Passariam para o lado de Portugal, a Inglaterra juntamente com a Itália.

A Espanha bem longe de nós!