Entre a espada e a parede... | Relvado

Entre a espada e a parede...

André Villas-Boas estava condenado ao insucesso no Chelsea, escreve Pedro Mota na sua habitual cróni
 
André Villas-Boas e Ashley Cole
Lusa

Fez uma semana que terminou a aventura londrina de André Villas-Boas. Recordando a viagem atribulada de AVB ao comando dos Blues, facilmente se percebe que o jovem treinador estava condenado ao insucesso. Acho que o próprio o sabia muito antes de ser despedido. No final fica a imagem de um treinador desorientado, desgastado e terrivelmente só. A balança do poder pendeu para os ‘homens da casa’, muitos deles mais velhos que o próprio treinador, que foram exprimindo publicamente o desprezo que tinham pelo estilo minucioso do ‘forasteiro’.

Cedo se percebeu que AVB estava entre a espada e a parede. Se por um lado estava em guerra aberta com as vedetas mais velhas do plantel, por outro tinha a figura de um presidente que nunca lhe deu o apoio total que ele necessitava. Impunha-se uma tomada de posição categórica do dirigente máximo do clube, para por cobro ao motim que se alastrou no plantel. Apesar de o apoiar publicamente, Abramovich tolerou de forma inexplicável a insubordinação de alguns membros da equipa. AVB precisou de ajuda mas ela nunca chegou.

Foi-lhe vendido um projeto a longo prazo, sendo que o primeiro ano seria o da transição, no qual se pretendia regenerar e rejuvenescer uma equipa envelhecida, trabalhando-a de modo a que praticasse o futebol atrativo que Abramovich tanto aprecia. Pretendeu o russo que essa transição fosse feita de forma suave mas sem nunca deixar de lutar em todos as frentes. Missão apenas possível na cabeça do oligarca. Para que as coisas saíssem bem feitas era preciso tempo e paciência. Tempo que AVB ou outro treinador que viesse, sejamos realistas, jamais teria neste Chelsea do bilionário russo.

Consta que AVB trabalhou que nem um louco para dar a volta à situação, chegando a dormir muitas noites no centro de treino. Fê-lo inclusive na véspera de ser demitido. Era o primeiro a chegar e o último a sair. As 12 horas diárias que dedicou com regularidade ao clube, de pouco serviram no final. Nunca o poderão acusar de falta de empenho nem tão pouco de ter desistido quando as coisas começaram a correr para o torto.

O rosto da oposição a AVB foi sem dúvida Frank Lampard. É curioso o papel que este jogador desempenhou na passagem dos técnicos portugueses pelo emblema londrino. Com Mourinho, e no auge da sua carreira, foi talvez o jogador que o “Special One” mais apreciou pela sua dedicação, empenho e liderança pela positiva dentro do grupo de trabalho. Com AVB virou a besta. Aos 33 anos, e relutante em ceder a sua posição no onze inicial, Lampard nunca escondeu o mal-estar que cada ida ao banco lhe causava. Rodeou-se habilmente de outros contesttaários e foi a partir desse momento que o sonho de AVB começou a ruir. A postura intragável desta ‘quadrilha’ ainda é algo que me revolta. Foram o vírus que acabou por contagiar e condicionar o resto da equipa e nunca perderam uma oportunidade de presentear os media com desabafos e amuos vários à medida que os seus minutos escasseavam em campo. Não me recordo de ver a vida deste clube tão escancarada na imprensa. Com Mourinho era bem diferente...

Poder-se-á dizer que AVB ainda não estava pronto para um desafio deste calibre. A colagem excessiva ao culto de Mourinho feita pelos ingleses e sistematicamente rejeitada por AVB perseguiu-o até ao fim. Com o plantel atual e com um presidente que percebe mais de iates de luxo do que de futebol, este clube tornou-se uma armadilha para qualquer técnico competente e sério. Diga-se de passagem que é uma armadilha simpática e de chorudas indemenizações para os treinadores que se sentam neste carrossel louco.

Para onde irá AVB a seguir? Já se fala no Inter mas espero que tal não se confirme. Será possível ir para mais um clube onde irá herdar o fardo pesadíssimo de José Mourinho? Moratti e Abramovich são farinha do mesmo saco e AVB merece um clube com um projeto sólido e que lhe dê espaço para impor a sua filosofia atacante que cativou os adeptos. Merece também seguir o seu próprio caminho e deixar definitivamente para trás a sombra do seu antigo mestre. Está na hora de AVB ser apenas AVB.

(Pedro Mota é um adepto atento e especialista no fenómeno futebolístico)

Internacional:

Comentários [4]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Villas Boas perdeu-se pela ambição!

Roman Abramovitch perdeu a paciência e Villas Boas foi demitido mesmo antes da segunda mão da Champions frente ao Nápoles, em que perdeu a 1ª mão por 3-1.
No início da época, quando da transferência para Inglaterra, a 5 dias de começarem os treinos do Porto chamei-lhe traidor e disse que gostaria de o ver descer de divisão com o Chelsea.
Mais, em termos de futebol, também disse que me parecia que o futebol de AVB, aquele que sempre tinha visto no Porto, era impossível de ser implementado numa equipa de matriz britânica pelo que me parecia que o seu falhanço era mais que provável. Disse ainda que a equipa do Chelsea estava velha e precisava de uma
renovação que já devia ter sido feita e que iria ser mais um problema para o treinador até por Abramovitch não estar muito disposto a abrir os cordões à bolsa e disse, finalmente, que AVB era contratado não por si próprio mas por ser o Special Two e o Ome não estar disponível (suspeito que nunca voltará a estar para o Chelsea) e que com uma época apenas a ganhar prestígio no futebol mundial ainda não tinha o peso necessário para enfrentar Abramovitch pelo que só teria a ganhar se ficasse mais uma época no Porto e fizesse uma boa carreira na Champions.
Acho que tinha razão em tudo o que então disse! Villas Boas até pode regressar ao Porto na próxima temporada, mas esta aventura no clube londrino pode ter-lhe dado dinheiro mas retirou-lhe prestígio e acho difícil que consiga um clube da primeira linha europeia para treinar. E se vier para o Porto e ganhar vai ser
sempre visto como uma vitória da estrutura e não de AVB pelo que no fim nunca estará como estava em Agosto último!
AVB não é um treinador super como José Mourinho, mas é um bom e trabalhador treinador. Como a maioria dos técnicos de futebol, tem o seu estilo de jogo e terá bons resultados se tiver jogadores que saibam interpretar o futebol que ele gosta e terá maus resultados se eles não forem capazes de o fazer. E como também acontece com a maioria dos treinadores, não é capaz de escolher os homens de que precisa por não conhecer as suas limitações. Indo para o Chelsea jamais poderia descolar da imagem de Mourinho e se for para o Inter, apesar de ser mais fácil por esta equipa a jogar como ele gosta, terá sempre contra si todas as comparações. O ideal para ele seria uma boa equipa francesa onde pudesse dar cartas de forma tranquila mas é raro os franceses apostarem em técnicos estrangeiros.
Apesar de tudo, hoje acabo por sentir uma certa pena de Villas Boas!

Pois é

o regesso de Mourinho ao Chelsea só se proporcionaria com uma revolução no plantel. Talvez com excepção do Inter, Mourinho por todos os clubes onde passou comprou sempre muito(e bom) e deveria ser o que o AVB deveria ter feito ao entrar no Chelsea. O desempenho da equipa no ano anterior, onde teve um quebra forte entre os meses de Novembro e Janeiro deveria logo ter servido de aviso. Outro erro em que se esta a cair é arranjar paralelo entre as personalidade. Mourinho é inigualavel. Não vale a pena tentar encontrar outro igual. É assim e pronto. Talvez AVB até venha a ser melhor, mas neste momento não é

Creio que nâo volta!

Parece-me que o José Mourinho não voltará ao Chelsea, o clube de onde foi despedido a meio da época, nem que o Abramovich se ponha de joelhos! E vai para outra formação inglesa para o chatear ainda mais!

empenho nem tão pouco

empenho nem tão pouco .
Estes jornalistas da treta nem escrever sabem. Em bom português: tão-pouco OU tampouco.