Diferenças entre Mourinho com o Barça e Bento com a Espanha | Relvado

Diferenças entre Mourinho com o Barça e Bento com a Espanha

 

Na minha opinião, e de mais gente com certeza, a vitória de Portugal frente ao até então imbatível futebol demolidor do "tiki taka" da Espanha foi algo digno de um estudo de caso por parte do universo dos científicos treiandores mundiais.

Não penso estar a exagerar, pois a abordagem ao jogo proposta por Paulo Bento foi um marco no que se pode chamar uma fórmula anti - tiki taka. Vamos tentar desvendar qual foi esta fórmula numa linguagem comum (pois de espaços entre linhas, blocos, transições e Freitas Lobês já temos que baste na televisão pública, playstations, mangers, etc).

Pressionar a Espanha logo na sua zona defensiva e zona entre a defesa e o meio-campo, destruindo ou no mínimo pressionando a área de construção de jogo, pressionar alto e não ir encostando o autocarro cá atrás com medo da avalanche ofensiva. Muitas vezes os primeiros jogadores portugueses que pressionavam os laterais, centrais e médios-centro espanhóis obtinham roubos de bola, passes espanhóis falhados (coisa rara hoje em dia) ou então, mesmo quando eram ultrapassados e deixavam esses jogadores hermanos com muito espaço para levar a bola até ao ataque, faziam com que estes jogadores ficassem como que perdidos, esperando o avanço do resto dos companheiros que tinham ficado para trás, pois a Espanha não sabe jogar sem ser em bloco, com os 10 jogadores de campo em rolo compressor. Forçá-los a, no máximo prejuízo por pressionar alto, ter apenas 3 ou 4 jogadores com muito espaço para fazer o desenho ofensivo e deixá-los perdidos, desamparados! É que mesmo quando estes jogadores têm muito espaço para correr, transportar a bola sempre em frente e com rapidez, eles preferem sim os espaços curtos, os rodopios, o jogo paciente e ofensivo... Paulo Bento comandou Portugal a jogar assim e demos 5 a zero (sim...) à Espanha.

E Mourinho com o seu Real Madrid como jogou com o Barcelona? Sim, porque o Barcelona e a Selecção espanhola são clones. Jogou a esperar pelo adversário, cá atrás no seu meio-campo, sem pressão sobre os defesas e médios-centro que tinham a bola, deixando-os desenhar o ataque em tiki taka... Levou literalmente um baile de bola! Continua provavelmente a ser o melhor treinador do mundo (acho que é por ser uma camaleão que se adapta), mas esta sua qualidade de adaptação ao jogo emperra no Barcelona. Na minha opinião, para o jogo do Bernabéu da sergunda volta eu aconselharia a lição de Paulo Bento no seu dvd uns tempos antes...

Internacional:

Comentários [37]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Diferente!

Tudo foi diferente! O Barcelona é melhor que a selecção espanhola, a motivação dos jogadores não era nem de perto nem de longe a mesma e o Barça tem aquele que, por muito que queiram dar esse prémio a Ronaldo, é o melhor jogador do Mundo e um dos melhores de sempre, Messi!
Por muito que custe este é realmente o melhor jogador do mundo e fez toda a diferença em campo! Messi e Ronaldo destinguem-se rapidamente pelo que foi este jogo! Ronaldo aparece quando tem espaço e quando marca! Messi mesmo não marcando, mesmo não tendo espaço foi soberbo! O passe para Villa diz muito sobre aquilo que este jogador tem além de Ronaldo. Para além de um técnica soberba, de uma grande velocidade e de uma boa capacidade de finalização, Messi ainda acrescenta uma enorme classe uma enorme capacidade de passe e uma visão de jogo assinalável!

A Espanha já ...

..tinha sido goleada pela Argentina.A equipa do barça é melhor que a selecção espanhola,penso que é claro para todos.

O que vimos segunda-feira foi uma total superioridade do Barça,um futebol de "playstation". Este endeusamento do P.Bento está a ser giro de seguir,até esquecem que o scp com P.bento encaixou 8 deste Barça.

Encaixou 8, sim

mas em dois jogos, proeza que o Real de Mourinho ainda vai a tempo de alcançar. E sim, até eu que odeio o Bento, vejo que os plantéis de Real e Sporting são comparáveis, para também se compararem os resultados alcançados.

Precisamente...

...por isso não entendo aqueles que teimam,em comparar o barça com a selecção espanhola.

Não comparemos o incomparável

Portugal fez um excelente jogo é verdade, mas foi frente a uma Espanha que tem se arrastado nos jogos particulares e que ainda há umas semanas tinha tb levado 4 da Argentina. Não podemos de forma alguma comparar esse jogo a feijões com o jogo de Nou Camp onde os jogadores estavam hiper-motivados e onde veio ao de cima a superior qualidade dos jogadores do Barcelona.

Esta derrota de Mourinho foi o pretexto para muitos com "contas antigas" sairem à rua em delírio, mas também não vale a pena exagerar nestas comparações despropositadas. Ou então se quiserem comparar, compare-se tudo, incluindo a forma discplicente e a falta de intensidade apresentada na Luz pelos espanhois em contraponto com o Barça a todo o gás deste último fds. Jogos diferentes, competições diferentes, motivações completamente diferentes.

Só falta o autor do artigo dizer de forma explicita que o Mourinho depois de ter sido ultrapassado pelo "especial um" do lado sul, também o foi agora pelo "especial um" do lado norte da 2ª circular..

ps - de certo modo e em relação..

..à minha última frase, se calhar já está mesmo explicito com aquela treta de pedir o dvd emprestado ao pelo bento. O Top3 dos melhores treinadores portugueses segundo os "experts" tugas fica então assim arrumado:

1º Jesus
2º Paulo Bento
3º Mourinho

Com jeitinho, faltando apenas um outro pretexto ainda encaixam o abutre josé de quem tanto gostam no top..

Essa tentativa

de convencer alguém de que toda a gente que não é adepta do Porto odeia o Mourinho ainda vai durar? É que, delírios à parte, não há benfiquista que não se arrependa de ele ter saído do clube, em 2001, e não há sportinguista que não admita que o homem é especial. Se se gosta do estilo ou não, isso é outra conversa.

Mas essa tentativa de fingir que é verdade que o Mourinho é odiado por todos os não-portista - e, assim, tornar o Porto cada vez maior, sendo profundamente odiado -, nunca pegou. Até porque, que se saiba, não é junto dos adeptos de Benfica e Sporting que Mourinho precisou de guarda-costas, nem é Lisboa que ele compara a Palermo. Não percebo, portanto, quem serão esses "experts" tugas.

Que trapalhada que aí vai nesse teu discurso

Vamos por partes:

1) O Mourinho foi efectivamente odiado enquanto treinador do Porto. Facto indesmentível. Foi preciso sair do Porto para lhe darem algum valor e deixarem de o insultar diariamente.

2) Obviamente que sportinguistas e benfiquistas gostariam de o ter como treinador. Só se fossem burros é que não quereriam nos seus clubes. Eu tb gostaria de ter o Messi ou o Ronaldo no Porto. E obviamente que uns se arrependem de ter saído do slb e outros se arrependem de não o terem contratado quando o podiam, pois teria sido a forma de impedir 2 anos de sonho do Porto e quem sabe protagonizar algo semelhante nos seus clubes.

3) Quanto aos "experts" tugas que eu falei parece-me óbvio a quem me refiro. Falava de APV que aproveitando um momento feliz da sua equipa veio dizer que jesus era melhor treinador que Mourinho, cujo vídeo com essas de clarações vieram à baila há poucas semanas atrás. Neste artigo temos uma 2ª versão, procurando minimizar Mourinho comparativamente a Paulo Bento.

4) Quanto a "Palermo" já me pronunciei sobre essa expressão de Mourinho e sempre me solidarizei com ele. Independentemente de ele se ter posto a jeito através do seu comportamento, nada justifica ameaças de morte e coisas do género como aconteceu. Compreendo perfeitamente o seu desabafo motivado por uma questão extra-futebol e que nada tem a ver com o FC Porto.

É?

1) se foi odiado enquanto treinador do Porto, por que raio continuas com uma retórica que indica que ainda é, só porque foi treinador do Porto? Mourinho, a ser odiado, é pelo estilo que tem. Seja no Porto, seja no Leiria.

2) E então? Querem o tipo, mas odeiam-no? Que sentido é que isso faz?

3) Bem, a opinião do APV é a opinião do APV. Não vincula Lisboa, o Benfica, o Sporting, os seus adeptos, ou quem quer que seja, para além do próprio APV.

4) Pois. Então é no Porto que ele, pelos vistos, é realmente odiado, ao ponto de ter recebido ameaças de morte. Logo, quem o ameaça de morte, devem ser os primeiros a festejar as suas derrotas. Digo eu.

Ponto por ponto

1) O Mourinho foi o treinador mais odiado e mais insultado de sempre por lampiões e lagartos. Felizmente eu tenho memória por isso dou muito pouco crédito aos lambe-botas que precisaram de o ver brilhar no chelsea e afins para lhe "reconhecerem" valor.

2) O ódio dos adeptos rivais esteve relacionado com um sentimento de inveja. Ele fez a sua história no Porto e isso custa a muita gente. É óbvio que vocês gostariam de o ver a fazer história nos vossos clubes. Parece-me simples.

3) Tu é que te sentiste picado com essa dos "experts". Eu não posso de achar curioso a comparação do comentadeiro citado e agora um artigo destes onde supostamente Mourinho deveria aprender com Paulo Bento.

4) Quanto às ameças de morte, foram feitas por uma pessoa e por motivos extra-futebol. Não tem nada a ver com o FC Porto nem com os seus adeptos. É uma história mais do que conhecida e mais do que batida.

O mais odiado?

Achas tu. Pronto, tudo bem.

Mas, como já disse, é o mais odiado por sportinguistas e benfiquistas, mas é ao Porto que não vai sem guarda-costas.

Presumo então, por essa lógica, que o Ricardo Carvalho, por exemplo, também seja um dos jogadores mais odiados de sempre, porque fez história no Porto e etc.

Mourinho = Merdinho

Fórum do sporting, 2004

«Arrogante, FDP, convencido, deselegante, rude, hipócrita, teatral, merdoso, etc.»

Outros mimos encontrados em blogs da época de adeptos da 2ª circular..

Estás a fazer-te de parvo porquê?..

O Mourinho ao contrário da imagem que tem, é tudo menos um "bom pai de família" como se costuma dizer. Qq pessoa sabe que ele gostava de dar umas "voltas" quando cá estava na invicta e por causa disso teve os problemas que teve e recebeu as ameaças que nós sabemos. Daí ter feito os comentários que fez, sobre os quais eu estou-me a cagar de alto pois resulta de algo que nada tem a ver com futebol nem com o meu clube. Quero lá saber que ele tenha dito que ia a "palermo". Pôs-se a jeito para tal paciência.

Sobre os ódios da lagartagem e lampionagem não sei qual a dúvida, nem porquê te incomoda tanto. Fica melhor o discurso de alguns dos teu clube e de outros, que reconhecem a antipatia por ele enquanto treinador do Porto mas que aprenderam a dar-lhe algum valor. Ou pelo menos disfarçam melhor.

Se tens algumas dúvidas sobre o que eram esses tempos pesquisa em fóruns, blogs e jornais da época. No tempo em que mourinho arrasava a concorrência, no tempo ele que ele afirmava que ia ser campeão desse por onde desse, no tempo em que ele atacava o sistema que segundo ele tudo fazia para o porto não ganhar, no tempo em que ele desejava a morte e rasgava camisolas de jogadores do teu clube. No tempo em que ele encarnava o espirito do Dragão e do FC Porto como poucos o fizeram.

O R.Carvalho sendo um jogador excepcional tem um low-profile como poucos e nunca causou polémica em lado nenhum. É um simbolo não só do FC Porto mas tb do futebol português e não precisou de sair para o chelsea para lhe reconhecerem o seu valor.

Ou seja

Mourinho é, ou era - não se percebe -, odiado porque teve sucesso no Porto. Não por, eventualmente, ser como é e ter a maneira de ser que tem. Em que ficamos? É que o Carvalho teve o mesmo sucesso e ninguém o odeia. Então, o Mourinho seria odiado pelo que ganhou no Porto e outros não o seriam? A diferença não está na maneira de ser e não será por isso que o Mourinho seria odiado? Quem se deve estar a fazer de parvo sou eu, sim.

E deve ser para rir, isso do Mourinho ter sido ameaçado por uma apenas um tipo, que supostamente ajudou a encornar. Um único tipo, apenas um, que o ameaçou de morte, que o levou a comparar o Porto com Palermo, e que, presumo eu, lhe cuspiu em cima quando Mourinho cá veio com o Chelsea. Foi tudo o mesmo gajo. Apenas um.

Quanto ao que encontraste em foruns (uau), também me lembro de ter lido, em fóruns do Porto, falar-se, com certezas, de que teriam sido os dirigentes portistas a dar o número de telefone do Mourinho aos adeptos dos Super Dragões que o ameaçaram de morte. Mas, claro, no Porto, só um marido traído não adora o Mourinho. No Sporting e no Benfica, toda a gente o odeia, porque são invejosos e não esquecem o que ele ganhou pelo Porto.

Na tua lógica, ninguém verde e vermelho reconhecia valor ao Mourinho. Então ganhou UEFA e Champions porquê? Por ser mau? A sério, essa tentativa absurda de procurar que o Porto seja o clube mais odiado do país, um ódio cego, não convence ninguém.

O Mourinho era odiado..

...naturalmente pela conjugação de factores. Por ter a postura que tinha em Portugal, enaltecendo o FC Porto e menorizando os rivais e por ter ganho o que ganhou. Por ter arrasado por completo a concorrência.

Certamente que o octávio como treinador do porto, não incomodou ninguém pois não?..

Quanto ao adepto que lhe cuspiu, curiosamente quando estava a ser acarinhado pelos adeptos portistas tendo sido Mourinho a dirigir-se a eles, e que o ameaçou de morte foi um e apenas um. Se pesquisares na net até ficas a saber o nome do adepto. Se teve apoio e solidariedade de outros amigos e adeptos portistas? Possivelmente teve.

No entanto, esse episodio e as suas consequências não representam de forma alguma os adeptos portistas. Nem perto disso. É um não caso relacionado com futebol e é um não caso relacionado com o FC Porto.

Quanto ao telefonema a Mourinho, salvo erro, o adepto tinha o número de reinaldo teles e foi ele que passou a chamada. Sobre a relação entre Pinto da Costa e Mourinho todos nós sabemos que é uma relação de amizade, respeito e admiração mútua. Não é por acaso que Mourinho, já como treinador do Inter o indica como o melhor presidente que ele alguma vez teve. Não é por acaso que lhe presta homenagem num dos livros que escreveu.

Ainda sobre aquilo que se dizia sobre Mourinho e os deja vus que vou tendo ao ler e ouvir críticas a AVB, encontrei há pouco um comentário que tem tudo a ver com isso sobre o saber perder e o saber ganhar. O pobre coitado do Mourinho tb não sabia perder ou empatar.. que tristeza..

Então

era odiado por ser essencialmente conflituoso e deselegante. Porque, se fosse por ter vencido no Porto, havia muito mais gente para odiar. Pessoalmente, não aprecio o homem, mas reconheço-lhe evidentes méritos. Mas há coisas que acho de profundo mau gosto. No Sporting x Porto da camisola rasgada, por exemplo, durante o minuto de silêncio de homenagem do Feher, apenas duas pessoas, em todo o estádio, se deixaram ficar sentadas, como se nada fosse. Um era Mourinho. Depois há outras questões, como dizer que as outras equipas dão os jogos ao Barça, que o futebol italiano não gosta de estrangeiros e muitas outras coisas.

Agora essa de ser odiado por todos quando era treinador do Porto e de adeptos de Sporting e Benfica ainda hoje torcerem pela sua desgraça, não cola. A mim, por exemplo, pouco me importa que ganhe ou perca. Barça e Real são-me completamente indiferentes. Nem puxo por um clube por lá estar Mourinho, nem deixo de puxar por lá estar Mourinho.

Já começamos a entender-nos..

No entanto, diz-me onde é que eu disse que esses que odiavam o Mourinho continuam todos a torcer pela sua desgraça?..

Muitos torcem para que perca de diversos quadrantes futebolísticos, incluindo muitos portistas.

Sei tb de muitos sportinguistas e benfiquistas, indiferentes ao passado de Mourinho e que torcem pelo Real com toda a naturalidade.

O que eu acho rídiculo são comparações descabidas e aproveitamentos de derrotas de Mourinho para realçar as qualidades de outros treinadores, nomeadamente o que eu citei e o artigo refere.

Tb não compreendo e em função da discussão que estamos a ter o porquê de se querer fazer de conta que Mourinho não foi persona non grata durante 2 anos e meio pela 2ª circular e pela CS. Encontrei novo comentário de 2003 onde no meio de muitas caralhadas e insultos um adepto da 2ª circular afirmar esperar que «a CS continue em cima de Mourinho como cães como só eles sabem fazer». Bem relvelador do sentimento que a imprensa tinha por ele..

:)

Tu levaste uma tareia agumentativa, pá...

Desiste. Dei-me ao trabalho de ler isto tudo...e por vezes tu roças uma mente conturbada.
Saber estar calado é uma virtude...e subscrevo por inteiro o que disse o Killer. Essa mania de achar que tudo e todos não gostam do Mourinho porque treinou o Porto...é simplesmente patético.

Aqui discute-se factos

E tu dizes que leste tudo, mas pelos vistos deve-te ter escapado alguma coisa.

Percebo a típica colagem aos adeptos sportinguistas, mas pelo menos devias efectivamente ler e não dizer que lestes só para poderes te "solidarizar" com o killer.

E como disse no titulo deste comentários, os factos são o que são. É isso que se discute.

Sim, claro...

...entre a tua pessoa e a do Curva, aquilo que vocês aqui mais meteram foram factos. :)

Epá, se é isso que te solidifica essa demanda na busca de argumentos para que a "grandeza" do FCP se veja em quantos o odeiam... força.

Tal não invalida...que levaste um "banho de bola" intelectual... :)

Lá estás tu..

Se te queres meter na discussão rebate alguma coisa do que foi dito.

Já disseste que eu disse que todos que não são do Porto odeiam o Mourinho. MENTIRA.

Vens agora com a treta da grandeza estar associado ao ódio e sei lá que mais. Desculpa lá mais isso não passa de um LAMPIONICE.

Quanto aos factos que eu e o curva metemos na conversa, diz-me lá qual ou quais, que não concordas.

De resto vens com comentários sem conteúdo que não dizem coisa nenhuma, passe a redundância.

Em relação ao teu...

...último parágrafo...já temos qualquer coisa em comum... :)

Quanto a factos que, e aqui fico-me pelo Curva, pois está mais que visto que teces uma teia de argumentação tal que ficas tu próprio enleado nela, como o Killer tão bem soube denunciar...um gajo??!?!! :) Opá, foi das coisas mais lindas que eu já vi sobre o porquê de Mourinho ter dito o que disse do Porto (e atenção, tanto eu como ele estamos a falar da cidade).

Aliás, esse gajo deve de se lixado, para motivar o facto do Zé ter decidido nem festejar a conquista da Champions quando representou e dignificou o FCP... :)

Ah, e quem veio com a treta da grandeza estar associada ao ódio não fui eu. Foste tu...ainda que não o tenhas escrito de forma tácita...

Saudações...

P.S: E metes um fórum do sporting para representar tudo aquilo que os adeptos sportinguistas e benfiquistas pensam do Mourinho??! Eheh...sim, senhor... :)

ps - não sei se tens um problema de português..

...quer ao nível da leitura, quer ao nível da interpretação, mas se não tens até parece.

Eu sempre disse que o Mourinho era odiado por benfiquistas e sportinguistas. Pela sua enorme maioria, pela CS, durante o período em que esteve no FC Porto. Facto indesmentível digas o que disseres.

Não disse que hoje em dia a maioria dos sportinguistas ou benfiquistas o odeia, nem disse que a passagem do fórum do sporting de 2004 era representativa do que os adeptos da 2ª circular pensam. Atenção aos tempos verbais!

Tb continuo sem perceber o que te incomoda tal facto.

Já cá faltava...

...o p.s. :)

Abraço. Fica bem que tenho de ir fazer o jantar...

Se queres distorcer os factos é lá contigo

Pelos vistos o teu "problema" está relacionado com o que Mourinho disse ou deixou de dizer relativamente ao Porto.

Vou partir do principio que o teu problema é a ignorância dos factos e não simples desonestidade intelectual. Vamos lá então aos factos.

Mourinho que como eu disse e cuja história veio a público na altura, foi ameaçado de morte, inclusivamente antes do jogo da final da champions por um adepto identificado. Esse adepto ameaçou o próprio e a familia. Mais tarde o mesmo individuo, que tem nome e rosto, cuspiu no Mourinho pelos mesmo motivos conhecidos.

Eu no lugar de Mourinho ficava fod*** e perante essas ameças, perante o regresso à cidade onde quem o ameaçou se movia, tb era capaz de me sair com um desabafos desses. Aliás numa outra escala aconteceu-me um episódio semelhante. Concordo com ele?. Não. De qq das formas por mais infeliz que seja compreendo-o.

Quanto aos festejos contidos após a conquista da champions nem sei o que há a discutir. Vem na sequência do que se passou e das ameaças feitas.

Se tu tens uma "história" diferente então força aí com ela.

E lá vens tu...

...com essa do "vamos lá por partes"...ou " vamos lá aos factos".

E há sempre qualquer coisa relacionada contigo que visa justificar o injustificável, como se o que te acontece a ti...viesse legitimar o que aconteceu a outros, ou o que tu pensas que aconteceu a outros. Enfim...

Ouve...não pretendia discutir isto contigo. Só mandei mesmo a laracha...pois tu fazes esse tipo de coisas de forma sistemática. Aguentas uma conversa até ao fim, quase desesperado para fazeres valer uma opinião. Ao menos o Curva, quando repara que, passe-se o termo utilizado, "levou na corneta"...não responde. De uma forma ou outra, sai por cima.

Agora tu engonhas isto até ao fim, man...
E ameaças de um único gajo, Zefil?!? Poupa-me. Não conheço o Mourinho de lado nenhum...mas tu achas mesmo que um gajo que compra guerras com todos...iria recear um único gajo?! E se sim...que tipo de pessoa é que estamos a falar?! Aquele tipo que está identificada...e não esta presa??!

A sério, pá...o Mourinho viria com guarda costas ao Porto...por causa de um gajo?!
Santa paciência...

Não vou insistir..

Tenho a pizza praticamente pronta e tb é hora de jantar.

Discutir contigo é o habitual. Perante a tua incapacidade absoluta de contrariar argumentos, disfarças, vens com tretas onde não dizes coisa nenhuma, etc. Eu organizo a minha opinião por "pontos", precisamente para que não hajam dúvidas sobre os factos e sobre o que se está a dizer.

Tu mandas caralhadas para o ar só porque te apetece. Raramente te vejo a ter argumentos ou dizer algo válido. Isso sim é egonhar, quando "assumes" as tuas limitações, relativamente ao que sabes sobre o que se discute.

E como te disse ou não lês o que dizes que lês ou andas muito distraído.

Ainda sobre Mourinho eu disse num daqueles comentários atrás que possivelmente ele teve apoio de outros amigos e adeptos portistas. Mas claro tu não deves ter lido. Deve-te ter passado ao lado.. No entanto, é o próprio mourinho que no relato na 1ª pessoa que faz desse caso e que surge no seu livro, identifica o individuo que o ameaçou, e levanta a questão dos boatos e calúnias. Sabemos perfeitamente ao que ele se está a referir..

Sabes onde é que eu posso

Sabes onde é que eu posso comprar um portátil barato? Responde aqui:

http://relvado.aeiou.pt/liga-europa/paulo-sergio-promete-sporting-jogar-...

errata: 3) deixar de..

...

O teu 4º ponto

Não fa sentido.