Detalhes da arbitragem colocam Mourinho quase campeão (crónica) | Relvado

Detalhes da arbitragem colocam Mourinho quase campeão (crónica)

Barcelona jogou pouco, Real Madrid esteve num bom nível, mas o primeiro golo poderia ter sido invali
 

O Real Madrid contrariou talvez as previsões da maioria e ganhou em Barcelona por 2-1. Ronaldo "acalmou" Camp Nou e Mourinho tem agora sete pontos de vantagem, a quatro jornadas do final da liga espanhola. O título está muito perto da capital.

Numa partida que foi realizada entre as duas mãos da meia final da Liga dos Campeões, a postura dos dois treinadores nas equipas iniciais foi distinta: Pep Guardiola retirou Fàbregas e Alexis, optando por Thiago e Tello como titulares; José Mourinho colocou em campo os mesmos 11 jogadores que alinharam contra o Bayern de Munique.

Os visitantes foram os primeiros a criar perigo, e através de Cristiano Ronaldo: num pontapé de canto, logo aos quatro minutos, o português tentou de cabeça e a bola bateu na barra. Dois minutos depois outro internacional por Portugal poderia ter estragado o jogo do Real; foi Pepe a passar a bola, na zona defensiva, para Daniel Alves. Casillas antecipou-se ao brasileiro.

Foi também na marcação de um canto que o Real inaugurou o marcador. Valdés saiu mal ao remate de cabeça de Pepe, Puyol também não foi rápido e Khedira antecipou-se, encostando para o 0-1. O alemão parece estar em fora de jogo. Se não está, são os pés de Adriano... no ar, no momento do toque de Pepe, a colocar o médio em posição regular. Lance muito duvidoso.

O Barcelona passou depois a ter quase sempre a posse de bola, como é habitual. Menos habitual era a quantidade considerável de passes errados no último momento da construção ofensiva. No último e não só. Uma das poucas exceções aconteceu aos 26 minutos, quando Messi isolou Xavi e este, isolado, rematou ao lado, com o esférico a passar a centímetros do poste. Casillas ainda terá desviado.

De resto, era mais do mesmo: a bola quase sempre no meio campo do Real Madrid, muitas vezes perto da grande área, mas Casillas não tinha trabalho. Entretanto, entre muitas tentativas de corte por parte dos homens da capital, o árbitro do encontro perdoava entradas sucessivas de Sergio Ramos e faltas duras de Xabi Alonso e Khedira. Nenhum viu o cartão amarelo e, pelo meio, acabou por ser Pepe o castigado, numa infração normal, a meio campo.

Até ao intervalo a única novidade foi mesmo a chuva, que decidiu aparecer em Barcelona. A equipa da casa continuava a tentar, mas resultados práticos não surgiam. A turma de Mourinho estava mais serena e confiante no relvado.

Barcelona ainda sonhou... durante três minutos

A segunda parte não trouxe grandes mudanças. O Barcelona insistia e, aos 53 minutos, Thiago isolou Tello que, isolado, rematou para "as nuvens". 

Já que dentro da área a estratégia não resultava, a meio deste segundo tempo Xavi tentou de longe, mas atirou ao lado. Foi o último gesto do médio espanhol, que foi de imediato substituído por Alexis Sánchez.

Na primeira vez que tocou na bola, o chileno criou a jogada do empate. Messi continuou a conduzir um ataque rápido, Tello tentou primeiro e Casillas defendeu, Adriano foi o segundo a rematar, o esférico sobrou para Alexis que, à segunda (quarta no geral), fez a igualdade. Estavam decorridos 69 minutos.

No entanto, quando se esperava que os catalães ganhassem um novo ânimo e partissem para a vitória, três minutos depois Ronaldo estragou os planos do Camp Nou. A jogada teve origem numa falta de Arbeloa sobre Tello, não assinalada pelo árbitro. Quem aproveitou foi Özil, que assistiu o português para o 1-2 final, já com Valdés ultrapassado pelo extremo. "Calma, calma", disse Ronaldo para as bancadas.

Logo a seguir Daniel Alves poderia ter sido expulso. Tocou com os pitões em Ronaldo, já com a partida interrompida; não agrediu, mas esteve lá perto.

A partir daí pouco ou nada a assinalar. O golo de Ronaldo colocou o Barcelona, aparentemente, sem esperança para regressar à luta pelo jogo - e pelo campeonato.

O Real, tal como na primeira parte, tapou quase todos os caminhos do adversário e saiu de Barcelona com a vitória... e, de forma realista, com o título. Mourinho escolheu uma altura ótima para conseguir derrotar o rival da Catalunha.

Internacional:

Comentários [20]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Concordo com o Sr. Nuno R. Teixeira

Concordo plenamente com o jornalista, no lance do primeiro golo do Real Madrid, está claramente em fora de jogo, aliás é precisamente por estes foras de jogo, que acho que os assistentes devem andar munidos de régua e esquadro no bolso e desta forma seria possível ver que era fora de jogo.
Quanto ao lance do segundo golo do Real Madrid, aqui eu não podia estar mais de acordo, mas eu atribuía a falta ao árbitro, porque o Tello ganha a bola tenta fazer o passe para o Messi (se não estou em erro) e bola vai ter com o árbitro, achei de muita má fé o sr. árbitro não ter depois dado um toque para o Messi, aliás o sr. árbitro ainda se desvia para deixar passar o passe do Arbeloa para o Di Maria, diga-se uma tremenda vergonha.
A falta foi de tal modo escandalosa que o Tello e todos os outros jogadores do Barcelona, nem se deram ao trabalho de pedir falta, achando como eu que era dado adquirido.
Felizmente temos o Sr. Nuno R. Teixeira, com toda a sua experiência e imparcialidade para nos elucidar do que se passou, um AUTÊNTICO ROUBO.

Epah

qualquer dia naõ se pode jogar á bola.

Cai-se num exagero tremendo e constante na forma como se avaliam os lances e se reclama das arbitragens.

Ver um fora-de-jogo no lance do 1º golo do Real e dizer que da suposta falta do arbeloa nasce o golo da vitória é naõ só um exagero ,mas especialmente estragar tudo o que de bonito tem o futebol. A imprevisibilidade !!

Quantos mais programas de TV, rádio, blogues, foruns e sites há sobre futebol, mais se estraga. Só trazem polémica e desconfiança. Só enfurecem as massas (especialmente aqueles que nada tem para fazer da vida, ou que vêem o futebol como um negócio ou escape para as frustrações do dia a dia).

Já enjoa.

PAH!

Independentemente da forma como está escrito este artigo e da sua isenção editorial, o que é certo é que pelo menos no 1º golo há fora de jogo do jogador do Real Madrid. Na dúvida, segue, é um lance rápido por isso percebe-se o erro dos árbitros. (claro que se fosse ao contrário lá vinham com a teoria RIDÍCULA da protecção ao Barça de novo, como é assim ficou tudo calado LOL)
Penso que o título está entregue.
Culpas para o Guardiola, não percebo o que fazem Fabregas, Pedro, Pique e mais 1 ou 2 no banco, foram sempre fundamentais nestes últimos anos, porque afastá-los agora??!

A redação deste artigo é simples...

Perdeu um balúrdio nas apostas e agora vem para aqui aborrecer os leitores. Só o título não sei se me dá vontade de rir ou de chorar com os jornalistas que habitam o nosso Portugal.

Calculo que este Teixeira seja pago para dar notícias

Se fosse minimamente competente sabia a regra do fora de jogo, ou seja em caso de duvida, beneficia-se o ataque e efectivamente os pés do defesa do Barça colocavam Khedira em jogo. Quanto ao lance do segundo golo, não existe nenhum jornal que eu tenha lido ou qualquer comentador na TV a mencionar essa falta, por isso das duas uma, ou este jornalista é muito bom e vê aquilo que ninguém viu, ou então pela mesma razão é muito mau; eu vou mais pela segunda hipótese.

Aposto que existem users deste espaço que escreviam uma crónica melhor e mais imparcial do que a que este Teixeira escreveu.

Desilusão...

Sinceramente, desiludido com esta crónica... Se não tivesse visto o jogo, a esta hora tava enganado!!!

Mas será que este senhor cronista sabe de futebol????

Eu não esperaria que o site Relvado de Rui Santos pudesse ter uma crónica destas! Rui Santos obviamente terá uma linha editorial e liberdade de expressão aos seus cronistas mas aqui temos um problema que qualidade de trabalho deste senhor. Pf não viu o jogo. Se o que ressalvou para si deste jogo terão sido eventuais enganos do arbitro então não sabe de futebol. Até porque deveria então ter lido a crónica da Marca e analisado a postura do próprio Guardiola que felicitou o Real Madrid. Grande lição de futebol, grande jogo do Real Madrid, muito concentrado, muito organizado, sempre a defender alto, pressing brutal dos centrais, um meio-campo invencivel, e depois Cristiano a fazer a diferença. Viva o Futebol.

Artigo de opinião ou noticia?

Isto é um artigo de opinião de um adepto do Barcelona ou é uma noticia?

Jornalista.....

Não é um qualquer, e muito menos aqueles que têm a espinha dorsal aos esses.

Que merda de titulo é este?!

Que merda de titulo é este?! O senhor jornalista que fez esta porcaria devia ser mais profissional um bocado.

Vitória sem espinhas do Real!

Excelente e precisa...

Divulgação de azia... (?)

Jornalista ???????

AH AH. AH AH AH AH AH AH.

Detalhes deste "artigo" colocam o autor quase com um ataque de caspa e dos agudos.

Foi erro de edição?

Desculpe, mas gostaria de saber se esta "Crónica" deste senhor que a escreveu, refere-se ao jogo de hoje ou se foi erro de edição. Vi o jogo, mas ao ler isto acima, não consegui entender.
Será que esta "crónica foi de outro jogo e trocaram na hora da edição?

O pessoal merengue que se ponha a pau.

Se o Mourinho juntar a champions ao titulo vai mesmo embora. Foi o que fez no Inter e no FCP e faz aqui sem problemas.

Mas finalmente parece que descobriu a forma de ganhar ao Barça. Estava a ver que era como o JJ que não consegue descobrir como ganhar aos percevejos.

Titulo infeliz

Quem fez este titulo, esteve infeliz...
Viu o jogo?
Liçao dos portugueses mal amados em Madrid.
Força Coentrão, Grande Pepe, e Ronaldo e Mourinho simplesmente numeros 1 no mundo.
Sem portugueses não havia Real campeão e a hegemonia catalã continuaria.
Parabéns e agora vamos ganhar a Champions ao Chelsea.

Felizardos dos que "assistem" dois jogos entre Barcelona e Real

no mesmo dia... Após ler a narração de Nuno Teixeira (narrador de estórias), sinto-me um afortunado.

Saudações

Mourinho repete a tradição

2º ano num clube, é campeão.

Mas geralmente também ganha o caneco da Champeons League, o Mourinho é de topo.

Para quem dizia que o Ronaldo

Para quem dizia que o Ronaldo não resolvia nos jogos importantes: aí está a resposta.

Realmente o Real foi

Realmente o Real foi ajudado....

Mas olhem como dizia o CR7 quando recebeu um globo de ouro.... Para quem gosta gosta, quem não gostar já cá mora mais um....
Queixem-se do árbitro à vontade, como dizia o Guardiola « o que ganho em queixar-me deles...» e ainda pegando em palavras desse senhor « o que está perdido no futebol não tem volta a dar....»

Halla Madrid....