Deco: "Eu portava-me mal, mas não mentia a Pinto da Costa" | Relvado

Deco: "Eu portava-me mal, mas não mentia a Pinto da Costa"

Luso-brasileiro falou sobre FC Porto, Mourinho, Guardiola e Barcelona.
 
Deco no FC Porto
Shaun Botterill/Getty Images

Deco recordou os seus tempos no FC Porto, em entrevista à RTP, revelando a sua face de "menino mal comportado".

"Eu nem sempre me comportava bem, mas não mentia a Pinto da Costa. Por isso, era compreendido", lembrou o médio, entre sorrisos.

O luso-brasileiro elogiou José Mourinho, que é "o melhor treinador do mundo", e deixou a sua análise em relação a Pep Guardiola, revelando que espera ver o espanhol noutro clube para poder avaliar a sua qualidade.

"Ganhar em todo o lado, como fez Mourinho, é mais difícil. Guardiola é um grande treinador mas, no Barcelona, continuo a dizer, não inventou nada. No entanto, vamos ver o que faz daqui a um tempo, quando treinar outras equipas. Aí poderemos fazer uma avaliação muito melhor", explicou.

A equipa atual do Barcelona "é igual" à que Deco pertenceu quando deixou o FC Porto, mas há uma diferença: "É o Messi".

Em relação ao melhor jogador do mundo em 2012, Deco dividiu o ano em duas partes: "Cristiano Ronaldo foi o melhor jogador do primeiro semestre do ano e no segundo foi Messi, que está a fazer coisas incríveis. É complicado. Não sei, sinceramente é difícil escolher".

FC Porto:

Comentários [10]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

DECO

O melhor Maestro de sempre a actuar em Portugal.

sim porque jogou aqui o melhor Deco

e não jogou o melhor Rui Costa, caso contrário, teria que ser dado um empate... Deco mais completo, defendia e era sempre um perigo a entrar na área, e Rui Costa ainda com mais visão que Deco e melhor finta... daria um empate... embora se me dessem a escolher para o futebol exigente de hoje, escolheria Deco porque hoje o 3º médio tem que dar uma ajuda à equipa e tem que ter pulmão para isso...

O Rui era uma amélia, era incapaz de sujar a camisola

não dava um passo atrás para defender, para ajudar os colegas, só jogava do terceiro quarto do terreno para a frente. Não se sujava, não cobria, não recuava, não ajudava nos processos defensivos, não fazia um desarme, nada. O Deco era um jogador de todo o terreno, era o 1º a fazer pressão na bola logo ali na frente, disputava os lances com o adversário, lutava pela bola, armava jogo, pautava a equipa, distribuia, metia a bola em qualquer lugar, assistia, metia o pão na boca dos avançados, fintava, criava espaços, sacava cartões aos adversários, ganhava muitas faltas, cobrava livres, marcava golos, completamente cerebral o seu jogo. Um 10 do outro mundo. Um 10 trabalhador, coisa que o outro nunca foi.

ps- e em termos físicos, o Rui Costa dava sempre o peido aos 60 minutos, arrastava-se em campo na 2ª parte. Já o Deco era em alta rotação durante os 90 minutos.

No global, completamente muito mais decisivo o Deco. Guardo 2 imagens do Deco na minha memória que me faz perceber o quão grande ele era. Uma das memórias é a campanha do Porto na Champions de 2004. Deco foi determinante em todas as partidas. 70% da Champions é dele. A outra memória é de um jogo contra o Benfica em que o Porto se viu reduzido a 10 e a perder, e o Deco por si só deu a volta ao jogo, marcou um golão e depois na ratice consegue expulsar um jogador do Benfica, equilibrando o jogo em termos numéricos e a partir desse ponto o Porto correu para a vitória. Foi completamente de PATRÃO. MESTRE. BOSS. Assumiu a bola, partiu para cima deles e por si só ganhou-nos esse jogo. Isto sim, é um gajo que sabe o que anda a fazer dentro do campo, para lá de saber dar 3 toques bonitos numa bola.

Sim ainda me lembro de

Mourinho dizer dele que quando a bola queimava nos outros, nele nunca queimava e por isso os outros procuravam-no tanto... e ainda disse que ele era cavaldo de gala e de batalha ao mesmo tempo... foi mesmo dos grandes... mas, ainda assim sou fã de Rui Costa também, o futebol dele tinha perfume...

Disse a verdade ganhar no Barça como agora ficou provado

qualquer treinador ganha... o hlandês ganhou e já era o melhor do mundo à frente de Mourinho, onde anda ele agora?!?!? E Guardila ano passado não ganhou o campeonato por culpa própria porque inventou e fartou-se de inventar novamente, quem não inventa com aquela equipa ganha sempre o campeonato pelo menos...

ressabiado

esse ressabiamento para com Guardiola era escusado. Dispensou-te do barcelona. Porque estavas sempre na borga com o ronaldinho.

lá estão vocês com o ressabiamento...

o que ele disse é uma opinião que muita gente tem... a verdade é que vimos o Rijkard a ganhar campeonatos e Liga dos Campeões no Barça e toda a gente a dizer que ele era o melhor, e depois não fez absolutamente nada noutros locais... agora vimos Guardiola sair, e a equipa jogar ainda melhor do que o que fazia..,. na minha opinião porque este não inventa ao contrário de Guardiola... portanto, por este histórico parece-me uma opinião completamente sustentável na racionalidade e desprovida de qualquer ressabiamento...

Este sim foi uma grande recuperação...

...mas falo da recuperação do Homem, que era agarradissimo aquela coisinha gulosa a famosa cocaina!!!
Bem pode agradecer ao presidente ..
Saudações,

E o Porto tem também de

E o Porto tem também de agradecer ao Presidente do Allverca, pela transferencia para o colosso Salgueiros de Deco, com via aberta para o Porto, posteriormente já com Vieira Director Desportivo do Benfica, Maniche chegou ao Porto, e em conjunto com Deco e Costinha, formaram um trio de luxo do Porto Europeu!

Repito, o Vieira é o sócio da década do Porto, ou duvidam? O homem foi, e continua a ser um sócio benemérito do Porto!