Como se vive o futebol consoante o país... | Relvado

Como se vive o futebol consoante o país...

 

Em Portugal há muita paixão, muito sangue a ferver. Pouco nos interessa o futebol bem jogado, apenas queremos que a nossa equipa ganhe e consequentemente que os rivais percam. Passamos a semana a discutir os erros dos árbitros, há cerca de 10 programas na TV onde apenas se discute a arbitragem.Agora vivo na Holanda onde o fenómeno é completamente diferente. Não há diários desportivos, praticamente nenhum programa desportivo. Os holandeses em geral (com a excepção da equipa nacional) não vibram com o futebol e é-lhes completamente indiferente. O ambiente no estádio é o de quem vai ao teatro (o Ajax e o Feynoord especialmente têm claques ultra, mas são a excepção). Nao se manifestam, não insultam o árbitro nem os jogadores. Eu pessoalmente não gosto...Há duas semanas fui ver o Ajax-Timisoara para a Liga Europa, estava eu e mais dois amigos argentinos na bancada central da Arena... E imagine-se, éramos os únicos a gritar pénalti e a insultar de vez em quando o árbitro! Os adeptos de Ajax nem do lugar se levantavam...Eu gosto do futebol onde aos 30 segundos de jogo já se grita "é falta", onde há emoção e se sai do jogo rouco.
Delft

Internacional:

Comentários [57]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Eu gosto de futebol

Na sua essência. Uma bola, duas balizas, marcações no campo de preferência e vamos a isso. A ver ou a jogar. Como praticante, o jeito é pouco, mas só por impossibilidade física fico uma semana sem dar uns toques. Como adepto, só a contabilidade, apertada por vezes, ou a ausência de jogos me impedem de 'cheirar' a relva, seja onde for, seja qual for o patamar de competitividade. Claro, o clubismo tem influência. Hoje, é a vez de Vieira do Minho. Conhecer o estádio, ver as gentes, a mentalidade, o convívio antes do desafio, o sofrimento do resultado, a emoção de gritar pelo clube. O 'des-stress' que proporciona chamar nomes ao árbitro ou aos adversários. O gozo de ser insultado. A viagem, relaxante, de ida e regresso. Mesmo sozinho, é puro bálsamo. Tentando retomar o tema do artigo, julgo que o futebol é para ser vivido como um espectáculo. Cada qual encara o jogo consoante a sua personalidade e, claro, a importância que lhe dá, independentemente da língua que fala ou do país onde vive. É futebol. Como alguém disse aqui há pouco tempo: Futebol, a coisa mais importante das coisas menos importantes. Espectacular. Hoje é domingo, é dia de bola. Fixe!

Re: Eu gosto de futebol

Bom comentário Cumps

Viver o futebol? Só jogando!

Penso que é a única forma saudável de viver intensamente o futebol. É óbvio que gosto de ir ao estádio e ver a minha equipa jogar bom futebol. Gosto até de apoiar a equipa, mas já dei muitas vezes por mim a bater palmas a outras equipas. Lembro-me em particular de um jogo da taça UEFA entre o Benfica e a Fiorentina, então ainda com a dupla Rui Costa e Batistuta. O Argentino fez num contra-ataque um passe de mais de 50 metros, como se tivesse rematado. Espectacular, dizia eu! Como era possível num gesto técnico perfeito, ter mudado a velocidade do jogo, comentava com outros Benfiquistas. Era um jogador que admirava, mas que como naquela altura o fenómeno era outro, Ronaldo de seu nome, fiquei completamente rendido ao futebol simples, objectivo, eficaz e cheio de raça do "anjo" Gabriel Batistuta. Ainda hoje, quando penso num avançado, penso no Argentino. Sobre insultos ao árbitro, raramente os faço, mas por vezes dá uma certa neura, algumas actuações, sempre a apitar, quando poderia deixar rolar e na próxima oportunidade, para acabar logo alí o mal, mostrar um amarelo. Enfim, também reconheço que as equipas não ajudam a tarefa ao árbitro. Normalmente as pequenas equipas quando jogam com os ditos "grandes" tentam usar e abusar das "faltas inteligentes", assim como de uma atitude muito mais agressiva para com os colegas de profissão. Gerir um jogo desses é muito difícil, até porque existe depois muita ronha em jogar por parte da equipa mais fraca. Nesse ponto, penso que o árbitro deve sim desde muito cedo dominar o jogo. Eu defendo que seja preferível mandar logo um amarelo a um jogador que faça anti-jogo desde os primeiros minutos, do que mostrar o segundo amarelo, por uma entrada dúbia, já perto do final do jogo. O árbitro tem um conjunto de regras para cumprir, mas é sobretudo ele o gestor de um jogo de futebol.

Sinceramente

Adoro o nosso futebol, não é bem jogado por vezes, mas é entusiasmante! As provocações são a alma do nosso futebol. Temos adeptos ferrenhos, e isso é muito bom para o futebol portugues. O que se passa na holanda...desconhecia, mas desiludiu-me pois costumo ver os estadio relativamente cheios e ate pensava qe eram mais ou menos fanaticos.

Re: Sinceramente

Lendo o Artigo, presumo que a "Indiferença" nada mais é, do que a "Diferença" cultural. Portugal (E Itália, Brasil, Argentina, França, México, e outros,), como países de sangue latino, torcem com mais fervor, com paixão, enquanto outros torcedores, eslavos, nórdicos, etc, demonstram suas emoções com mais calma e sangue frio, o que nos faz pensar que seja indiferença. Paulo Araújo

Re: Sinceramente

Penso que tens razão. cumps

Re: Como se vive o futebol consoante o país...

Nao deixa de ser engraçado...sempre a queixarem-se de artigos assim e assado...e qdo aparece um,no minimo diferente, falam de portagens e clones:)

Re: Como se vive o futebol consoante o país...

É verdade. É uma pena o pessoal não querer tanto falar de futebol. Cada vez mais clubismo, grandismo, doença pela côr, fanatismo pela defesa do, por vezes, indefensável. A bola fica para trás. Parabéns pelo artigo, 'puxa' a falar e isso é porreiro. O assunto é interessante (apesar de lhe ter fugido um pouco no meu comentário:) Cumps

Re: Como se vive o futebol consoante o país...

E só agora é que reparaste nisso? Tens andado muito distraído!!!!!

Interessante !

Um adepto Português a ver futebol na Holanda com dois amigos Argentinos . Isso é GLOBALIZAÇÃO . Mas a verdadeira é esta : O QUE É GLOBALIZAÇÃO? Pergunta: Qual é a mais correcta definição de Globalização?· Resposta: A Morte da Princesa Diana. Pergunta: Por quê?!... Resposta: Uma princesa inglesa, Com um namorado egípcio, Tem um acidente de carro dentro de um túnel francês, Num carro alemão, Com motor holandês, Conduzido por um belga, Bêbado de whisky escocês, Que era seguido por paparazzis italianos, Em motos japonesas, A princesa foi tratada por um médico canadiano, Que usou medicamentos brasileiros. E isto é enviado a você por um português, Usando tecnologia americana (Bill Gates), E, provavelmente, você está lendo isso em um computador genérico, que usa chips fabricados em Taiwan, E um monitor coreano, Montado por trabalhadores de Bangladesh, Numa fábrica de Singapura, Transportado em caminhões conduzidos por indianos, Roubados por indonésios, Descarregados por pescadores sicilianos, Reempacotados por mexicanos E, finalmente, vendido a você por chineses, Através de uma conexão paraguaia. Isto é, caros amigos : A * GLOBALIZAÇÃO !!! *

off.. FDP do Sócrates!

No dia seguinte às eleições passei na A41 e por "coincidência" lá estavam uns gajos a montar as portagens. Hoje a estória repete-se na A28! Que timing perfeito para este FDP de governo instalar portagens em duas estradas fundamentais do grande porto onde as alternativas às mesmas são.. NENHUMAS!!!! E ainda houve milhares e milhares de nortenhos a votar neste vigarista encartado, neste hipócrita, neste filho de uma grandessíssima meretriz! Quem quiser subscrever a petição contras as portagens aqui fica o link: http://www.peticao.com.pt/a28-sem-portagens Já são mais de 8 mil assinaturas!!! NÃO ÀS PORTAGENS NA A28 E A41!!! ps - para quem não conhece é a mesma coisa que taxar a 2ª circular ou a via do infante. Estradas estruturais de uma cidade / região sem as quais não é possível circular devidamente.

Re: Mas no debate televisivo entre o PS e PSD...

...Não concordaram a manuela F. Leite e o Socrates só meterem portagens nas SCUTS a partir de 2012? Estarei enganado? Ou são eles que me estão a enganar? È que agora para isso passar tem que ser mais alguém a apoiar. Sózinho o Sócrates não pode fazer nada. Ou não estarei a regular bem da cabeça?

Re: Mas no debate televisivo entre o PS e PSD...

Por acaso gostava de ouvir esses hipócritas outra x. Não me admira nada que tenham dito aquilo que tu dizes. cumps

Re: off.. FDP do Sócrates!

Calma rapaz, não chames nomes ao homem porque ele não tem culpa nenhuma das asneiras que a coligação PSD/CDSPP fez quando estavam no governo. Culpam o Socrates por tudo de mal que está acontecendo no país mas, esquecem-se do legado que ele apanhou e que ainda nesta altura anda apagar as lavaredas todas.Para ajudar esta demora de apagar os fogos, tinha que aparecer uma crise mundial a quem só faltou a alguns acusar o Socrates como culpado desta crise. Mas quanto a portagens do mesmo mal me queixo eu.

Re: off.. FDP do Sócrates!

Essa do legado é uma treta. O Sócrtaes tem poder para actuar como bem entender e a ideia dele é precisamente combater défices e encher o saco à custa dos portugueses que de 2ª a 6ª querem ir trabalhar. E se há coisa que mete nojo é esperar pelas eleições para espetar mais uma faca nos portugueses como ele o está a fazer. Já agora, porque é que não vai haver portagens na via do infante?.. cumps

Re: off.. FDP do Sócrates!

Já agora, porque é que não vai haver portagens na via do infante?.. Simples meu amigo, ´que ele está a cumprir com a sua palavra quando disse que não iria lançar mais portagens. Esta que tu hoje vens e muito bem para aqui protestar, não é da autoria dele que só se limitou a cumprir aquilo que já tinha sido negociado no governo PSD/CDS/PP. Acredita que neste momento estás a pagar pela má governação daqueles dois partidos da direita. Não digo que o Socrates não tenha cometido algum erro pois também os cometeu, agora combater as asneiras vindas de trás e para agravar levar com esta crise mundial, desculpa mas não é tarefe fácil para ninguém.

Re: off.. FDP do Sócrates!

Explica-me lá então essa negociação. Vais-me dizer que o Sócrates não tem poderes para não introduzir portagens nessas duas auto-estradas? Por caso conheces quais são as (não) alternativas às mesmas? Na minha opinião é absolutamente vergonhoso taxar estas duas estradas, sendo que por exemplo a agora denominada A41 é entre outras coisas a estrada de acesso ao aeroporto e já existe há pelo menos 15 anos. A A28 é uma via rápida fundamental no eixo alto minho-douro litoral que foi "tranformada" inteligentemente em auto-estrada para se poder meter portagens. UMA VERGONHA ESTES POLÍTICOS!!!

Re: off.. FDP do Sócrates!

Quanto às negociações como não assisti ao vivo a elas, é lógico uue não te possa explicar como foi mas, basta-me ver e ouvir as noticias para estar dentro do assuntp. Quanto há tua pergunta se o Socrates tem ou não poderes para não introduzir portagens nestas duas auto-estradas, é lógico que o tem mas,há uma coisa que é muito importante na vida das pessoas que é o respeito, e foi o que ele fez, respeoitou os acordos que já tinham sido feitos.

Re: off.. FDP do Sócrates!

Essas desculpas arrastam-se eternamente. A culpa é sempre do precedente. Triste sina a nossa. Que séca!

Re: off.. FDP do Sócrates!

E eu até não deixo de te dar razão mas,para dar mais força às minhas palavras, temos agora o exemplo dos submarinos.Ainda nem cá chegaram vê lá o prejuizo que já estão a dar. Quem é que vai tentar apagar este fogo?

Re: off.. FDP do Sócrates!

Fogo? Mas nós não estamos a falar de água? x)

Re: off.. FDP do Sócrates!

Lol

Re: off.. FDP do Sócrates!

E tem link: http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Aveiro&Concelho=Aveiro&Option=Interior&content_id=1313916

Re: off.. FDP do Sócrates!

Olha que também vais ter na A25 e na A29!

Re: off.. FDP do Sócrates!

A25?.. Então o mentiroso do Sócrates não dizia que aí não iria haver portagens? José Sócrates A25 não terá portagens até região que atravessa se desenvolver 30.09.2006 - 14h18 Lusa O primeiro-ministro, José Sócrates, garantiu que a auto-estrada A25, que a partir de hoje liga Aveiro a Vilar Formoso, não terá portagens pagas pelos utilizadores até a região que atravessa atingir os indicadores socio-económicos do resto do país. Durante a inauguração do lanço Boaldeia (Viseu)-Mangualde, com o qual o grupo AENOR encerra a sua concessão das Beiras Litoral e Alta, José Sócrates frisou que esta é uma forma de solidariedade nacional para com o desenvolvimento do interior. A A25, que substitui o Itinerário Principal 5, tem uma extensão total de 172,4 quilómetros, atravessando os distritos de Aveiro, Viseu e Guarda, no regime de portagem virtual SCUT (sem custos para o utilizador). “Se esta região do interior do país tivesse indicadores de desenvolvimento iguais à média nacional, não havia motivos para não ter portagens pagas”, afirmou aos jornalistas no final da cerimónia, lembrando que “todos os portugueses estão a contribuir”. Antes da cerimónia, a Comissão de Utentes Contra as Portagens na A25 colocou tarjas em várias pontes e junto à tenda onde se realizou a cerimónia de inauguração a reafirmar a necessidade de a passagem naquela auto-estrada não ser taxada. No exterior da tenda, estava um pequeno grupo de elementos da comissão, que não ficaram descansados com as palavras do primeiro-ministro. “O PS sempre teve uma posição duvidosa em relação ao assunto e estamos convencidos de que o Governo só assumiu este compromisso eleitoral por causa da luta das populações”, afirmou à Lusa Manuel Rodrigues, também militante do PCP. Disse ainda não ter ficado “tranquilo relativamente ao futuro”, até porque José Sócrates, “por um lado fala na necessidade de solidariedade para com o interior do país, mas depois encerra-lhe escolas e serviços de saúde”.

Re: off.. FDP do Sócrates!

Na A25 não e na A29 só a partir de Espinho! E habituem-se! Aqui em Lisboa também arrotamos mesmo na Crel e na nova A16 que é a nova alternativa ao IC19. E a decisão não é do Sócrates. Foi negociado com as concessionárias no tempo dos governos PSD e que só agora com a conclusão da A17 e A29 é que entrarão em funcionamento. Pá e muita sorte tem vocês em não pagarem o Freixo e Arrábida. ;)

Re: off.. FDP do Sócrates!

mas o socas bem que podia ter levado isso ao parlamento... ou n tinha uma maioria?

Re: off.. FDP do Sócrates!

Na A25, te garanto eu, já estão as torres quase prontas na zona de Albergaria e na Barra. Pelo menos o troço de Aveiro vai ter portagem. Cumps

Re: off.. FDP do Sócrates!

Mas vai ter de Aveiro a Vilar Formoso? É que pelo o que li, as únicas sctus que se mantém são a A24, a A25, a A23 e a do Algarve. O resto ia ser a pagantes, mas as do interior, não se mexiam até a atingir a média de desenvolvimento por habitante. Mas também já não digo nada.

Re: off.. FDP do Sócrates!

Engraçado que a via do infante para o car**** dos políticos corruptos irem passar férias continua a ser à borliu.. porque será?..