Aviso inglês: currículo de Pelé tem sido adulterado | Relvado

Aviso inglês: currículo de Pelé tem sido adulterado

Artigo de um jornal coloca em causa os elogios e os números relacionados com o brasileiro.
 
Pelé assina imagem da seleção de 1970
Vittorio Zunino Celotto/Getty Images

O jornal 'The Daily Telegraph' publicou nesta quarta-feira um artigo que não deve ter agradado a muitos brasileiros. O título é claro: 'Como e porque a mística e a reputação de Pelé como maior jogador do mundo têm sido exageradas'.

No artigo lê-se que há um "recorde exagerado" à volta do antigo jogador brasileiro, que é considerado por muitos adeptos e especialistas o melhor futebolista de sempre.

Como exemplos, o jornal britânico volta a levantar dúvidas sobre os alegados 1.283 golos que Pelé marcou ao longo da sua carreira. "Alguns desses golos foram marcados em jogos amigáveis contra equipas que eram somente convidadas ou combinados locais", sublinha.

Questionados são também os elogios à volta das suas exibições em Mundiais. Com Pelé no plantel, o Brasil conquistou o torneio três vezes, em 1958, 1962 e 1970, mas a influência do médio não foi tão grande como a "pintam", reforça o jornal.

"O seu histórico em Mundiais, embora impressionante, é suscetível a exageros. A lesão em 1962 significa que ele, na verdade, venceu dois Mundiais e não foi o destaque absoluto em nenhum deles. Em 1958 Didi foi eleito o melhor jogador do torneio, enquanto em 1970 a equipa inteira foi o destaque, com Tostão e Jairzinho tão importantes quanto Pelé", lê-se.

Para os ingleses, o brasileiro é também um "mestre na autopromoção e as circunstâncias ajudaram-no a alcançar a sua proeminência. Há semanas em que ele visita três ou quatro continentes a fazer publicidade", acrescentam.

Internacional:

Comentários [1]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Os INGALESES, ainda bão descobrir que algum desses golos foram

marcados em jogos de solteiros bs casados e que a Maddye ainda está enterrada em LAGOS (mas na IGREJA anglicana)!!! TRETALOLADA