História do Estádio das Antas | Relvado

História do Estádio das Antas

É referido que os terrenos foram comprados pelos sócios do FC Porto. Mas será que foi bem assim?
 
Estádio das Antas

O Estádio das Antas foi considerado por muitos como um novo marco de progresso no futebol português. Foi um motivo de orgulho para todos os portistas e hoje em dia é aceite pela maioria dos portistas como uma obra de enorme prestígio para o Futebol Clube do Porto, pois é referido que os terrenos foram comprados pelos sócios do FC Porto, através de um empréstimo obrigacionista, e os sócios contribuíram para a construção do mesmo. No entanto será que foi bem assim?

Antes mesmo de se colocar a hipótese de se fazer um estádio nas Antas, houve uma outra hipótese, construí-lo na Quinta da China, pois chegou-se mesmo a dar-se um sinal de compra pelo terreno. Quem então trouxe a decisão para as Antas? Bem, devido a complicações e depois a um certo desinteresse acabou-se por abandonar a ideia da Quinta da China, e surgiram então duas alternativas: Vilarinha (a poente da Boavista) ou Antas.

Foi o Dr. Cesário Bonito, que viria a ser presidente do FC Porto pela primeira vez em 1945, a apontar o dedo para as Antas em 1943. E logo em princípios de 1944, o arquiteto Oldemiro Carneiro começou a analisar a obra de grande envergadura. Anos mais tarde, em agosto de 1948, o ministro das Obras Públicas, o sr. Engenheiro Frederico Ulrich, aprovou o anteprojeto do Estádio, que correspondia a uma área de 65 mil metros quadrados. No entanto não havia ainda acordo entre o Futebol Clube do Porto e os proprietários do terreno, tendo um até levado demasiado longe a intransigência. O problema ficou resolvido em 1 de Setembro de 1949, quando um despacho ministerial do Estado Novo mandou expropriar os terrenos. A partir desse dia o estádio seria uma realidade e o ministro Frederico Ulrich receberia uma justa homenagem (medalhão com a sua imagem) pelos portistas que lhe ficaram bastante agradecidos, pois em 4 de dezembro de 1949 o Futebol Clube do Porto toma posse dos terrenos das Antas.

Nesse domingo inesquecível, o presidente do FCP, Dr. Miguel Pereira, proferiu um discurso de agradecimento não esquecendo os cooperadores do Estado e da Câmara, os cooperadores anónimos e os do clube. Além do presidente do FCP, o ministro das Obras Públicas de Salazar falou também, sendo frequentemente interrompido por aplausos. Entre os aplausos anunciou também a concessão de 3000 contos para a obra se tornar realidade. Estavam assim reunidas todas as condições para que em 16 de janeiro de 1950 se começasse a primeira fase da construção do Estádio das Antas.

Através de inúmeras contribuições de norte a sul do país, gastaram-se 7500 contos para tornar o sonho realidade. A Direção do FCP contava já com Urgel Horta, ao leme quando em maio de 1952 (meio ano após o começo da segunda fase) era inaugurado o Estádio das Antas. O dia escolhido foi a quarta-feira de 28 de maio, dia em que 26 anos antes se instalou um regime totalitarista em Portugal e o clube convidado para a inauguração foi o SL Benfica. O resultado ficou para a história, sendo de 2-8 para o Sport Lisboa e Benfica - e Pinto da Costa era um entre os milhares de adeptos que assistiram ao vivo a esta inauguração.

FC Porto:

Comentários [46]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Bom artigo

gostei de ler, sinceramente.

O que é aflitivo é que o debate sobre os temas abordados pelo artigo é quase nulo já que temos por aqui personagens que preferem criar as mais brilhantes teorias da conspiração sem se perceber muito bem com que objectivo.

Até agora a mais bonita (infelizmente não posso dizer elegante ou coerente) é mesmo aquela segundo a qual, os portistas lutaram contra o império otomano para criar o território portugues e que esses mesmos otomanos regressaram no inicio do seculo vinte para criar um clube de futebol em lisboa baseado nos ideais e simbologia do terceiro reich, tudo isto com uns toques de maçonaria á mistura. Sobre isto apenas uns comentários:
1 - O Império Otomano "iniciou-se" em 1299, um "bocadinho" mais tarde do que a fundação de Portugal em 1139. Acho que o Dan Brown cá do burgo se estava a referir a outro império ....
2 - Infelizmente para a teoria acima citada, grande parte das tragédias que ocorreram desde a pré-história estão relacionadas com o conceito de "povo mais forte/povo superior" e a teoria da evolução comprovou há mais de uma centena de anos que a diversidade é preferivel á reclusão genómica. Não existe um povo mais forte, nunca existiriu e, no futuro a força da humanidade dependerá da mais capacidade de assimilar a diversidade.
3 - Por outro lado, Portugal sempre foi famoso nas classificações de pisa por ter maus resultados no ensino da matemática, não deixa no entanto de ser estranho que ainda nem todas os utilizadores do forum aceitem que 1904<1932.
4- Posto isto, infelizmente para o nutlizador que se diz neto de alguem que aparentemente foi importante (eu também acho que o meu avô foi uma pessoa importante, pelo menos para o meu pai e para mim) é um bocado dificil que o benfica tenha copiado a simbologia do terceiro reich já que isso teria implicações gravissimas para a teoria da relatividade de Einstein ao perverter o continuo do espaço-tempo. Ideia para elaborar a teoria, o LFV investirá num mecanismo de viagem no tempo, viajará até 1904 e definirá que o vermelho do benfica não tem afinidades com a doutrina comunista mas com o fascismo nazi (que sempre foi associado ao castanho mas isso são apenas pormenores).
5 - em relaçâo á maçonaria, por favor, digam-me que têm noção de que o Código DaVinci é ficção. Não há uma herdeira de jesus a passear por entre nós, a menos que seja uma filha ilegitima do jorge.

Não é por dizermos que o sol gira em torno da terra um milhão de vezes que as leis do universo se vão moldar á nossa vontade. Eu sei que a história é normalmente mais fléxivel do que a física mas, ainda assim...

Artigo de grande nível ...

... que expões de forma clara a relação promíscua que clubes como o fcp ou o sporting sempre tiveram com o regime de Salazar. Nesta questão não se podem alterar datas de fundação ou apagar pessoas das fotografias.

Parabéns Citric!

Classificação do artigo:Exelente!

Só por um acaso

o emu avô, o dr cesário bonito, até foi perseguido porque se insurgiu contra a FPF porque queriam adiar um porto-sporting porque um dos cinco violinos do sporting estava retido em itália...e foi irradiado do futebol...mas 5 meses dpslá voltaram com a palavra atrás porque mesmo no estado novo dava demasiada bandeira...e ele estava sentado no campo com os jogadores do porto quando foi o célebre campeonato ganho por 1 golo pq o árbitro do benfica-belenenses(Calabote) não se lembrou que se o benfica sofresse um golo perdia o campeonato...e deu quase 10 mins de descontos...e nem assim...entre isso e outras histórias de alguém que estava lá e sentiu na pele o quanto o SLB e o SCP eram os clubes do regime...e só para elucidar quanto á data de inaguração do estádio ser 28 de maio- o meu avô quis que o estádio fosse inagurado no inicio de maio mas foi informado que a data seria 28 de maio e que o adversário já estava escolhido...e uns dias antes da inaguração ligaram-lhe a dizer que era contra o benfica...

LOL

"que expões de forma clara a relação promíscua que clubes como o fcp ou o sporting sempre tiveram com o regime de Salazar". Onde é que aqui se fala do Sporting???

Tens noção que todos os grandes clubes na época tiveram ajudas do Estado, tal como nos estádios mais recentes?? Porque em vez de contarem a história toda, só contam a que convem? Ou seja, meias verdades. O que na prática vai dar em mentiras à mesma. Provo-te num abrir e fechar de olhos que isto não prova nada! Pois se querem provar alguma coisa temos que ir muito mais longe.

Já que falam em estádios, expliquem como foi pago o Estádio da Luz, e deixem-se de tretas!

Se me puderes elucidar ...

... gostaria de saber que ajuda é o que o Benfica teve na construção do estádio da luz, sem contar com a cedência do terreno que isso é transversal a todos os estádios!

Sei que o Sporting

recebeu 2100 contos do Estado, e inaugurou a 10 de Junho. O Porto recebeu 3000 e inaugurou a 28 de Maio, e o Belenenses recebeu também 3000 contos. Vi isto num livro de treta a tentar distanciar o Estado Novo e o futebol (provavelmente é benfiquista o seu autor). Curiosamente não aparece lá quanto recebeu o Benfica para tal. Mas é sabido, que tal como as outras inaugurações esteve lá o presidente da República Craveiro Lopes, e o Salazar embora não estando presente, deixou uma mensagem de felicitações.

E sobre os custos do estádio há algo importante a reter: « A Comissão Central iniciou uma campanha a 11 de Fevereiro de 1954 entre todos os adeptos e simpatizantes do Benfica, com vista a angariação do cimento necessário para a construção das bancadas. Essa campanha ficou conhecida na história
do clube como a Campanha do Cimento.Esta campanha contou com
vários patrocínios de Norte a Sul de Portugal e do Ultramar
Português. Várias associações desportivas nacionais procederam
também à angariação de fundos a favor da Comissão Central, em
solidariedade com o apelo Benfiquista, tais como: Estoril de Praia, Desportivo da Marinha Grande, Desportivo do Montijo, Futebol Clube do Porto, Atlético Clube de Portugal, Futebol Clube os Belenenses, Secção de Cicloturismo do Benfica, Sport Algés e Dafundo, e muitos outros clubes que de uma maneira ou outra e de vários pontos do País se associaram a esta campanha que mobilizou o País inteiro e
alem fronteiras».

A inauguração deu-se a 1 de Dezembro. Mais uma vez, as datas de nacionalismo de grande importância para o Estado Novo não são excepção para o Benfica. Assim como em 1960 o Américo Tomás inaugurou o crescimento da Luz para 70.000 no dia 5 de Outubro. Outra data de grande importância para o Estado Novo.

Foi ainda em 1954 que o assumido salazarista Paulino Gomes Júnior escreveu a letra do hino do Benfica "ser benfiquista". Uma letra que conota o "ser benfiquista" como alguém superior a outro clube qualquer: "nunca encontrou rival NESTE NOSSO PORTUGAL!» ( o hino do regime portanto).

Isto depois do Estado ter calado o 1º hino do Benfica por terem medo de conotar a palavra "avante" que entretanto se tonou moda nos comunas, ao comunismo e benfiquismo como algo semelhante. Ou trocar a designação de vermelhos por encarnados.

São só alguns exemplos. E só isto demonstra que esse artigo não demonstra nada.

Tentaste ter uma saída inteligente ...

... e o resultado são algumas pérolas dignas da chacota de qualquer pessoa informada. Primeiro insinuas que a construção do estádio do Enorme Benfica teve ajudas do estado, mas depois quando te é solicitado para esmiuçares essas afirmações o melhor que consegues é esta esmeralda "...Vi isto num livro de treta a tentar distanciar o Estado Novo e o futebol (provavelmente é benfiquista o seu autor)...", simplesmente lindo!

Depois sais-te com um copy paste dum exerto da história dos estádios do Enorme Benfica que deita completamente por terra a teoria das ajudas do estado para construir o estádio da luz. Como foi bem mencionado pela tua pessoa, ao contrário de outros, o Benfica construiu o estádio à custa dos sócios e não do estado! Estás em alta!

A alusão às datas 1 de Dezembro e 5 de Outubro e tentar associá-las a datas do estado novo revela bem o quão tu dominas a história, e o quão frágil é a vossa teoria do "clube do regime" quando tentam explicá-la com factos.

A tua menção aos hinos do Benfica é hilariante, mais uma vez o segundo parágrafo anula o que insinuas no primeiro.

Estes assuntos são areias movediças para ti e se continuas a chavurdar por aqui podes ter que vir a confrontar verdades melindrosas.

Se é teu desejo continuar a fazer figura de pateta não sou eu que vou impedir, contudo seria interessante tu tentares perceber quando é que no teu clube e no seu homólogo estrunfe começaram a haver eleições para eleger os orgãos sociais.

~Passa bem!

Jovem incauto, Esses tais

Jovem incauto,

Esses tais principios de democraticidade foram abolidos no entretanto extinto benfica, ou ainda não entendeste que o benfica já foi mesmo extinto? lol

O labrego iletrado Presidente do Sport Comércio fez 24 anos de sócio do FCP em 2009, com quotas em dia.

No entanto, a credibilidade da antiguidade do iletrado como associado do Benfica é sempre questionada
O secretismo sobre a ficha de sócio do nosso Dragão d´Oiro como sócio da década, esteve sempre sob forte suspeita, ninguem encontra em registos ou jornais da época a entrega da Aguia de Prata ao Presidente iletrado, isto é, o seu numero de associado foi forjado.

E eu pergunto, não ficaria bem no hall do Museu Cosme Melão uma fotografia com o Presidente de então, a entregar a tal Águia de Prata (que ninguem encontra registos da entrega em jornais, fotografias), ao obreiro principal do Museu Melão?

Artigo 61º – Constituição
2.O Presidente da Direcção terá obrigatoriamente pelo menos vinte e cinco anos ininterruptos como sócio efectivo, concomitantes com a data da eleição.

Jovem incauto, vamos "mazé" mudar de assunto, uma chatice ter um Presidente iletrado que nem vos representa, nem dignifica, com a agravante de ter maior longevidade como associado do Porto, mas era também sócio do Sporting, e recentemente sócio benemérito do A Madrid!

Deves ter a mania que és algum iluminado!

É engraçado como dizes que é mentira o que digo, mas não explicas o porquê. E depois despedes-te sempre com a intenção de cortar assunto quando de te convêm.

Então se vários clubes de Norte a Sul do país e das colónias tiveram que dar dinheiro ao Benfica, incluindo o Porto e o Belenenses, achas que isto é o quê??? Então explica-me porque é fácil saber quanto o Estado deu a Porto, Sporting e Belenenses; e no caso do Benfica não se sabe. Só falta dizer que nos outros clubes os sócios não contribuíram também LOLOLOLOLOLOL

Desmente-me em relação às datas de 1 de Dezembro e 5 de Outubro, do facto de serem feriados importantes nesses tempos (coisa que te limitaste a dizer que é mentira)

Diz-me que é mentira que o Estado Novo calou o 1º hino do Benfica que foi criado em 1928 (já em tempo de ditadura) e que só foi calado em 1942 no tempo da 2º guerra devido ao comunismo adoptar muito essa palavra. Pois o Estado Novo não queria ver de maneira nenhuma a palavra "avante" que entretanto se tornou moda no comunismo, ligado ao Benfica. Dai o Salazarista Paulino Gomes Júnior (confesso salazarista ) ter escrito no tempo da construção do Estádio uma letra de alta propaganda com coisas como: " nunca encontrou rival neste nosso Portugal, ser benfiquista é ter na alma a chama imensa etc".

Era propaganda atrás de propaganda para que as pessoas fossem adeptas de um clube como o Benfica, e conotar o Benfica como vencedor e a maior parte do povo o seguir: http://3.bp.blogspot.com/_Pj5ehxMMJIc/TOT4H3-JwNI/AAAAAAAAAIQ/o7q1xazQym... ( quando encontrares um cartaz do Salazar a prometer um estádio nacional com jogadores de Sporting ou Porto diz-me)

Agora fala, que eu não tenho medo da tua conhecimentos de treta que vês em blogs do Benfica. Isso sim, é que são areias lançadas para os olhos de ignorantes como tu que nem sabem que o dia 1 de Dezembro e o dia 5 de Outubro são datas de relevo. Incluindo para o regime Salazarista. Só por isto se vê o que vales - 000000!!!!!!!!!!

Já faltava o "lololol" para ...

... reforçar esses belos argumentos. O facto de repetires o mesmo que disseste anteriormente não te vem dar razão, simplesmente vem realçar o quão tu tens desenvolvido o teu lado feminino. As mulheres é que tentam ganhar as discussões por cansaço e não pela força do argumento.

Estás em vias de entrar para o clube de totós dos quais eu não perco tempo a ler comentários ou artigos, como essa bruxa histérica que escreveu algo aí para cima. Não me faças perder tempo com patetices, aprende a argumentar de forma coerente e usa o intelecto...

Passa bem!

Figura de totó

fazes tu ao chamares os outros de mentirosos e passares por mais espertinho que os outros, mas disso não tens nada. E como estás entalado achas mais interessante falar dos meus "LOLOLOLOL". Coitadinho....

Por isso vai lá chonar, que o teu mal é sono. Aqui quem se julga algo és tu e depois fazes-te de vitima! Deves ser o gajo mais estúpido que já vi aqui neste site.

O benfica e o porto sempre

O benfica e o porto sempre foram muito protegidos pelo regime, mais que o sporting, mas no caso do porto sempre foi uma relacao clara e reciproca.
por exemplo era costume no inicio dos jogos do porto os jogadores fazerem saudaçoes ao regime levantando a mao direita na apresentacao dos jogos.

A data da inauguraçao do estadio foi tambem uma forma de agradecer e homenagear a boa relacao com o regime.
ha muito portista que desconhece as origens do seu proprio clube bem como a sua historia, mas se fizer uma pesquisa ha muita informaçao que conota o porto como o verdadeiro clube do regime.

O pinto da costa é que soube tirar proveito do seu populismo cego para fabricar a historia a sua maneira ate porque conta sempre com a fraca capacidade dos adeptos se questionarem ao que ele diz. Reparem ate que ele ate reinventou a fundacao do clube um dia para ser o clube mais antigo, essa sua carateristica para a mentira e para a forja vai ao ponto de usar o photoshop para trabalhar fotografias historicas do clube (como a visita ao papa)ja patente no novo museu do clube!!!

hA duas verdadeira historias do fcp, a verdadeira e a criaçao de pinto da costa.

O Benfica era o clube do regime!

De resto tanto Sporting e Porto podiam ser meros satélites. Todos tinham que fazer a saudação fascista. Mas quem apareceu a faze-la num cartaz do regime ao lado de Salazar foi o Benfica a anunciar a construção de um estado nacional.

Quanto à data de 28 de Maio, era apenas mais um feriado como outro qualquer. Pois foi no Norte que se partiu para instaurar a ditadura militar em 1926. E se reparares, todos os estádios foram inaugurados em datas simbólicas.

essa do 28 maio ser só por

essa do 28 maio ser só por ser feriado foi muito boa. hehhehehe, conta essa la na tua rua só sff.

Já te disse:

todos os clubes inauguraram os seus estádios em datas simbólicas. Vai ver isso.

O Estado pagou parte de cada um dos estádios, e escolhia a data para inaugurar o estádio. Como foi no Norte que se partiu para dar o golpe de estado em 1926, assim o entenderam fazer para as Antas. Olha, em Braga o Estádio foi TODO pago pelo regime!

E nas Antas o convidado de honra foi o Benfica. E até o resultado pareceu combinado!

O pinto da costa é que soube

O pinto da costa é que soube tirar proveito do seu populismo cego para fabricar a historia a sua maneira ate porque conta sempre com a fraca capacidade dos adeptos se questionarem ao que ele diz....»

Subscrevo, e sobretudo relevo a estupidez de sócios/adeptos do Porto, afinal o Porto tem ganho tão pouco neste legado de Pinto da Costa, e estranho nós não verbalizarmos a revolta perante resultados desportivos desastrosos!

tudo depende da tua cultura,

tudo depende da tua cultura, da tua educação e friso esse mesmo aspecto que tu destacaste por isso mesmo. Tem tudo a ver com a cultura das pessoas e sua educação.
Se calhar tu es dum meio onde os valores eticos não sao base na orientação de vida, por isso toleres e regozijaste com os feitos do teu clube, e pouco ou nada te interesse a forma como atingem os fins.
Uma coisa tenho certeza, no sporting essa forma de estar seria impossivel, jamais a massa adeptos toleraria um presidente andar a ter atitutes que pudessem colocar a honra e o bom nome historico do sporting.
Deverias entender que não ha maior ameaca a historia duma instituiçao desportiva que a batota ou falta de etica.
No sporting os adeptos tem a garantia e o orgulho de tudo o que foi conquistado foi com o esforço, coragem e dedicação e devoção dos seus atletas ao clube, no porto é muito triste nem sequer se ter uma percepçao do que é feito com merito ou o que advem do trabalho de um presidente corrupto de arbitros.
Eu como sportinguista ficaria tremendamente desiludido se tivesse de questionar a historia e palmares do meu clube por causa de um presidente que ganha tudo mas que corrompe tambem os arbitros pra ganhar.
isso é muito mau.

De facto estranho a

De facto estranho a recorrente subversão dos valores ético-morais, uma "modernice" a que felizmente não aderi, nem o irei fazer.

Porém, quem se veste de verde, e não assume a sua verdadeira cor clubistica, assume e retrata num site de bola os seus valores ético-morais ...

»Eu como sportinguista ficaria tremendamente desiludido se tivesse de questionar a historia e palmares do meu clube por causa de um presidente que ganha tudo mas que corrompe tambem os arbitros pra ganhar.
isso é muito mau.»

No Sabado o "teu clube" foi literalmente roubado, e estranhamente és condescendente com aquele Roubo de e na Catedral, que é já reincidente!

Bruxoempatafada que cabeçinha pensadora!

AHAHAHAHHAHA es mesmo muito bom Bruxa!!!Tens o dom de puxar a brasa à tua sardinha hahahaha. O Pinto da costa tem aqui um bom discipulo.!!

De forma a puxar o SL Benfica para baixo, que melhor maneira há que juntar-se ao Sporting ? Tem sido assim, até o Bruno de Carvalho chegar e pelos vistos tu Bruxa ainda queres continuar nessa jigajoga, ser bonzinho para os sportinguistas, pelos quais não tens o minimo de respeito, porque nao os vês como rivais como o Benfica, mas amigos a derrubar o Benfica.

Não basta o teu clube pôr e dispor no que toca a fruta e café com leite, mas vens agora atirar o Orgulho_verde contra o Benfica hahahaha Acaso tb vieste defender os benfiquistas e atiçá-los contra o Sporting, quando o Montero marcou o golo em Alvalade em fora-de-jogo e o Cardozo foi agarrado na grande área ?
Resposta: claro que não, pois não convem defender o Benfica contra o Sporting, porque afinal de contas o Sporting não é o rival que queres deitar abaixo heheheh És muito esperto tu!

pois eu digo o Sporting e o Benfica no que toca a arbitragens não têm palavra a dizer, e quando eu como benfiquista não venho criticar o Sporting, também não me esqueço do que o Duarte Gomes, (sim o mesmo) assinalou aquele penalti surreal do Jardel/Caneira em 2000/2001 !!! Os erros no sporting e benfica não são sempre para o mesmo lado. Num jogo é para um lado noutro é para o outro.

Só no porto é que é para o mesmo lado !! Já reparaste que as direcções do SL Benfica e do Sporting CP, estão reatadas e ambos não têm relações com o FC Porto ? Se o Bruno de Carvalho é capaz de por o corrupto da costa em sentido com as suas respostas, o tempo do fc porto fazer pouco dos clubes magrebinos já acabou !!!!

vou meter o teu discuro populista onde ele deveria estar sempre, no lixo !!!

Este Artigo nem prova, nem

Este Artigo nem prova, nem comprova que o F C Porto colheu o beneplácito do Estado Novo em vários contextos, e deixo um lamiré ao autor do mesmo para provar/comprovar os beneficios desportivos e outros que o Antigo Regime conferiu ao F C Porto durante 4 décadas.

Bom, entretanto, dou uma ajuda, o benfica Europeu, o Eusébio esse ícone do Português negro, mas nascido numa Provincia Ultramarina nunca foram utilizados pelo Regime...

A defesa de uma Política Ultramarina integracionista jamais passou pelo aproveitamente do Eusébio e indirectamente do Benfica. Terá sido por isso que foi abortada a sua transferencia para o exterior? E qual o Clube mais beneficiado com esse protecionismo?

Claro que Pires de Lima, Cesário Bonito e Urgel Horta, todos eles integraram os orgãos sociais do F C Porto, e justamente por isso, o Porto em 40 anos de Fascismo ganhou 5 Campeonatos e 3 T Portugal, foi aliás o período desportivo doirado do F C Porto, e teve o beneplácito do Regime, viveu portanto o F C Porto o proveito de decadas desportivas Gloriosas durante o Regime. Sendo que o benfica nesse mesmo período foi constantemente vilipendiado por tudo e por todos, aliás, vivenciou nessas 3/4 décadas o seu período histórico/desportivo mais negro, e podemos mesmo personificar em Salazar, essa cruel perseguição ao benfica!

errado

o SL Benfica até 1960 sem contar a Liga Experimental até 38 (onde o Campeonato de Portugal era ainda a competção mais importante):

tinha somente 6 campeonatos. O Sporting tinha 10 e o FC Porto tinha apenas menos 2 que o SL Benfica, pois um foi ganho na Liga experimental....
Durante os anos d'oiro do Estado Novo , o SL Benfica não era o clube que mais ganhava, portanto contra factos não há argumentos.

Se o FC Porto tivesse o Eusebio decerteza que tb teria aquela decada de 60 que o SL Benfica teve...e a decada de 70 bem essa a partir de 74 ja era apos o 25 de abril.

Contra factos não ha argumentos!!!

o que é que o porto ganhou

o que é que o porto ganhou pos 25 de abril sem ser da forma corrupta?

o que difere o porto antes do 25 abril e pos 25 abril é um presidente corrupto que faz tudo para ganhar de qq forma. e natural que tenha tido mais titulos de supermercado.

mais valia ter poucos mas bons e verdadeiros titulos do que construir uma historia negra assenta na batota e na corrupçao.

Pois, mas ai

já o Porto percebeu que tinha que partir pelos mesmos meios. Embora condenáveis na mesma. E ai, teve sempre a ajuda do Benfica como grande aliado. Pelo menos até ao Damásio apoiar o Pinto da Costa para a presidência da Liga. Mais tarde o dragao de ouro bieira zangou-se com a comadre, e então o Benfica e o Porto cortaram relações.

Finalmente Sporting e Benfica não têm relações com o Porto

Apesar de estar TOTALMENTE em desacordo com Damasio, apos essa decisao (ser presidente dum clube corrupto e da Liga ? WTF !! que andou a fumar?) Eu acho que o ultimo amigo de pinto da costa no benfica foi fernando martins. já o Joao santos tinha cortado relações com aquele corrupto.
Inclusive há videos e entrevistas do terror e ameaças de morte que o homem passou.

O que tem piada é que realmente tudo muda com o 25 de abril, pois este já marcava golos fantasma !! como aquele do apanha-bolas marcou ao Sporting num grande classico onde o Sporting ganhou por 3-2, merecidamente. Sem a pide as frutas e cafe com leites e rebuçadinhos tornavam-se mto mais faceis.

Alias o Pinto da Costa a meu entender aliou-se ao Benfica de Fernando Martins devido ao João Rocha, esse GRANDE presidente do Sporting CP. O João Rocha travava uma luta infernal com a dupla pdc/pedroto, ele viu logo o que a casa gastava e pinto da costa sabia que nunca podia lutar os dois ao mesmo tempo...Qd o sporting se foi abaixo e deixou de ganhar( já João Rocha não presidia o clube) então aliou-se ao Sporting e lutou o SL Benfica.

O Sporting sempre

foi o principal inimigo do Porto em Lisboa. O Benfica sempre foi um clube amigo do Porto. Até antes do 25 de Abril. As primeiras relações Sporting\Porto foi com José Roquette, que foram interrompidas com o Dias da Cunha que denunciou o sistema, e mais tarde com o Soares Franco, Bettencourt e Godinho Lopes.

Fernando Martins e Manuel Damásio foram fundamentais. Até o Vilarinho se deu bem com o Pinto da Costa.

Os benfiquistas ultimamente falam muito no Sporting e Porto blá blá blá, mas o Benfica é que foi o clube fundamental para o Porto. Pois essa amizade já vem desde muito antes do 25 de Abril.

Embora o principal rival do Sporting tenha sido sempre o Benfica, era o Sporting que representava para o Porto o inimigo do sul. Infelizmente alguns dirigentes do Sporting como o Roquete deveriam ter continuado assim...

Melancia, Quando assumires

Melancia,

Quando assumires verdadeiramente a tua cor predilecta eu respondo-te!

Entretanto recordo-te apenas que o Porto ganhou nos ultimos 30 anos 7 Taças Internacionais, em contraponto benfica e Sporting ganharam ambos 3 Taças Europeias (o Porto ganhou "só" mais do dobro que ambos), mas há mais de 50 anos. Neste contexto Internacional/Europeu é evidente que a UEFA e o Platini foram fundamentais nessas 7 conquistas Porto!

28 de maio

A data da inauguração diz tudo. Clube do regime?

PokerAlho

Não me parece

que inaugurar um estádio nesse dia tenha um significado algum. Então assim o Braga é que era mesmo o clube do regime. Já que lhes deram um estádio todo pago e inaugurado precisamente no dia 28 de Maio.

true

nunca percebi como e que o Braga conseguiu isso :l

Não foi uma questão do SC. Braga conseguir

Mas sim a cidade. Tanto o estádio nacional, como o Estádio de Braga foram inspirados nos Estádio Alemães onde se podiam juntar as multidões para eventos políticos por exemplo. Não foi por uma questão desportiva. No entanto o estádio acabou por ficar para o clube da cidade. E até se chamava 28 de Maio. Depois do 25 de Abril mudaram para 1 de Maio.