Final da Taça da Liga "com ética e do respeito" | Relvado

Final da Taça da Liga "com ética e do respeito"

Presidente da Liga e secretário de Estado do Desporto fazem apelo aos finalistas Benfica e Gil Vicen
 
Gil Vicente-Benfica Jardel disputa a bola
Lusa

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) apresentou esta quarta-feira a final da Taça da Liga, que vai ser disputada no sábado, entre Benfica e Gil Vicente. A cerimónia formalizou a adesão ao Plano Nacional para Ética do Desporto.

"Queremos incutir na Taça da Liga um modelo daquilo que o Plano Nacional de Ética para o Desporto deseja: um modelo de respeito", disse o presidente da Liga, Mário Figueiredo, em conferência de imprensa no Estádio Cidade de Coimbra, palco da final da competição.

O responsável máximo da LPFP assinou um protocolo com o Instituto Português do Desporto e Juventude, que formalizou a adesão da Liga e da prova ao plano do Governo, numa cerimónia em que participou o secretário de Estado do Desporto e Juventude, Alexandre Mestre.

"Vamos ter um jogo em que os clubes vão ‘digladiar-se’ dentro de campo para ver quem ganha a competição, mas com espírito de ética e de respeito por aquele que será o vencedor final e pelo público e os valores do jogo limpo e do mérito desportivo", sublinhou Mário Figueiredo.

Salientando que este é o Ano Nacional de Ética no Desporto, Alexandre Mestre mostrou também desejo de que a final de sábado seja um exemplo, com "ética nos comportamentos e nas palavras, seja antes, durante ou depois do evento desportivo, por todos os agentes diretamente relacionados".

O governante salientou que o plano tem uma duração de quatro anos e visa promover em todas as modalidades desportivas a ética e os valores, envolvendo as famílias, a relação com as escolas e com os grupos organizados de adeptos.

Noutro registo, o presidente da LPFP considerou que a Taça da Liga "é uma prova muito importante porque contribui para o desenvolvimento de uma Liga que se quer forte, com clubes fortes, com formas de financiamento que permitam a sustentabilidade dos próprios clubes".

Segundo Mário Figueiredo, por via da Taça da Liga, a LPFP distribuiu, em média, cerca de quatro milhões de euros pelos clubes da I e II Liga.

Na conferência de imprensa, foi ainda apresentado o novo troféu da Taça da Liga, uma peça "arrojada, 100 por cento nacional", que pesa cerca de sete quilos, à base de prata, ouro e cristal, que, segundo Mário Figueiredo, simboliza "a festa, a celebração, uma competição curta que é difícil de vencer".

Benfica:

Comentários [2]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

a ética da escolha

é como eu quero e mais nada , ou então não há jogo ,,,,,,,,, o relvado está cheio de santos
http://www.youtube.com/watch?v=ZmHvxkU6np0

Sim sr finalmente um trofeu

Sim sr finalmente um trofeu bonito. Este ultimo era feio, mas gosto do novo, muito moderno e parecida com a primeira taça q tb era bonita.