Final de Berlim promete espectáculo | Relvado

Final de Berlim promete espectáculo

Será a arte do futebol de ataque contra a arte do futebol a defender.
 
Liga dos Campeões, taça

Com os apuramentos do FC Barcelona e da Juventus para a final da Liga dos Campeões, que se irá disputar em Berlim, tudo leva a crer que será a arte do futebol de ataque contra a arte do futebol a defender. A tão desejada final entre as duas melhores equipas de Espanha não se irá concretizar, uma vez que o Real Madrid caiu aos pés da “vecchia signora”, mas uma final entre as melhores equipas de Espanha seria a final mais apetecível, porque ambas as equipas jogam sempre ao ataque. Se a final fosse entre o FC Barcelona e o Real Madrid, não só seria entre as duas melhores equipas de Espanha, e porque não afirmá-lo entre as melhores equipas do mundo da atualidade, como seria um embate liderado pelos dois melhores intérpretes do mundo (um em cada equipa). Tanto Cristiano Ronaldo como Messi já provaram há muitos anos serem os melhores jogadores do mundo; cada um com a sua arte; cada um com o seu estilo peculiar, e na edição deste ano da Champions apontaram golos importantes na prova.

Para o FC Barcelona chegar à final, além de ter eliminado as fortes equipas do Manchester City e do PSG nos oitavos e quartos de final, respetivamente, a equipa de Luis Enrique eliminou um colosso do futebol europeu e mundial graças ao seu poderio ofensivo, liderado por Messi e com Neymar e Luis Suaréz também em plano de destaque. Na minha opinião, a equipa do FC Barcelona apresenta o melhor tridente ofensivo do mundo, pois tanto Messi, como Neymar e Luis Suaréz são os melhores avançados das suas respetivas seleções e todas elas sul-americanas, onde o futebol ofensivo tem mais preponderância graças à sua beleza e criatividade.

Já a Juventus para chegar à final encontrou pela frente o Borussia Dortmund, o Mónaco e o poderoso Real Madrid. Ao contrário do FC Barcelona, a Juventus encontrou algumas dificuldades na fase final da Champions; senão vejamos: nos quartos de final só eliminou os franceses do Mónaco graças ao golo que marcou no seu estádio e nas meias-finais a equipa de Allegri só eliminou o Real Madrid graças a um golo de Morata no Santiago Bernabéu, o qual repetiu a façanha da primeira mão em Itália. Morata será, desse modo, o carrasco do Real Madrid, e, ironicamente, está emprestado à Juventus pelo Real Madrid.

Agora, na final, aguarda-se um grande espetáculo de futebol sob a batuta de Messi, Neymar e Luis Suárez, sendo que a equipa onde atuam privilegia o futebol de ataque e o futebol espetáculo é sempre um dado adquirido. Já a Juventus, não me parece que ataque da mesma forma como atacará o FC Barcelona, porque a equipa de Luis Enrique privilegia o futebol de ataque alicerçado na posse de bola, enquanto que a Juventus pratica o típico futebol italiano, ou seja, defender atrás da linha da bola, procurando o contra-ataque no seu já famoso “catenaccio”. Mas como a final será apenas um jogo pode acontecer de tudo, ou seja, recital de Messi; vitória do FC Barcelona ou vitória da Juventus no final; recurso a prolongamento; penáltis, golo no último minuto; enfim, pode ocorrer de tudo um pouco porque jogos entre o futebol do FC Barcelona e o futebol da Juventus são sempre imprevisíveis.

Internacional:

Comentários [3]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Não são favas contadas

Alias neste momento o Barcelona deve estar a pensar que lhe saiu a pior equipa para jogar na final sinceramente
Alias a história conta que todas as equipas que defendem bem contra o Barcelona normalmente dão-se bem (assim foi o Inter de Mourinho, assim foi o Chelsea de Di Mateo e só não foi o Chelsea de Ancelotti devido a maior roubalheira de toda a historia da liga dos campeões)
Barcelona contra equipas que defendem bem normalmente dá-se mal e depois apanhando um livre ao jeito do Pirlo é habilitar-se a perder a final num livre directo
Mesmo assim afirmo sem sombras de duvidas que esta frente de ataque e a de 2009 (messi Henry e Etoo) são as mais destrutivas que já vi jogar, mas este barcelona treme demasiado atrás sem o Mascherano em boa forma, mas costas dos laterais são muito mal cobertas e alem disso Pique não está nem de perto na sua melhor forma no seu melhor rendimento que já o vi fazer

O Barcelona parte para este

O Barcelona parte para este jogo com grande dose de favoritismo. É melhor em todos os aspectos do jogo. Provou ao longo de toda a Liga dos Campeões ser a melhor equipa da prova e da Europa na actualidade. Claro que, sendo apenas um jogo, uma final, ainda por cima CL, tudo pode acontecer, até porque a Juve também tem jogadores de topo que, por certo, estarão ultra-motivados. O Chelsea, por exemplo, venceu em Munique contra todas as previsões...

É verdade que os italianos - de longe a melhor equipa de Itália na actualidade - tiveram uma pontinha de sorte e praticaram um futebol longe de convencer. Foram sobretudo eficazes. Com o Real Madrid foram mais eficientes, essencialmente porque Ancellotti (tal como Mourinho antes) transformou este Real Madrid numa equipa de transição mas com mais dificuldades na construção. Claro que diante equipas mais fracas o Real Madrid consegue, por razões óbvias, ser dominador, contudo, diante equipas de topo, seja por estratégia ou por sentimento de inferioridade, concede o domínio territorial ao adversário apostando no erro alheio e contra-golpe. O que, sinceramente, me parece curto face à qualidade dos jogadores que Ancellotti dispõe. Mas foi essa a receita, na época passada, que o fez ultrapassar o Bayern e vencer a CL....

Em termos de futebol a melhor final seria o Barcelona-Bayern, mas isso já se pasosu na meia-final com grande superioridade do Barcelona, essencialmente porque teve jogadores com outros argumentos e em outras condições que desequilibraram nos detalhes. Um Real-Barcelona na final não seria muito diferente daquilo que vamos ver entre Barcelona-Juventus: uma equipa a atacar e a dominar e a outra a jogar no erro.

Manuel, o Real não joga sempre ao ataque,

aliás, neste tipo de jogos, contra equipas com valia idêntica ou parecida até gosta bastante de dar a iniciativa ao adversário, para depois poder explorar a velocidade dos grandes avançados que tem. Bale e Ronaldo com espaço, não vejo ninguém no futebol mundial que alie tanta velocidade e eficácia no contra-ataque, aliás, foi assim que destruiram o Bayern ano passado.

Sobre esta final, a Juventus chega lá com uma pontinha de sorte, no sorteio, em determinados jogos como contra o Mónaco, não tanto na meia final contra o Real, aí contou com os erros de Anceloti ao colocar em campo Ramos no meio campo, e Marcelo a jogar a eliminatória toda, aproveitou e ganhou; o Barcelona mostrou que este ano foram os mais fortes, eliminando toda a gente que lhe saiu com grande tranquilidade.

Como é um jogo, diria que pode cair para qualquer lado, mas neste caso, a diferença de valores é tão grande, que ficaria muito admirado se a Juventus ganhasse, se bem, que no futebol já existiram maiores surpresas.

Ps. que pena não ser um Real-Barça, que é como quem diz, um Ronaldo-Messi, um jogo que tinha tudo para ser mítico, o jogo que seria o símbolo no futuro desta rivalidade histórica entre dois dos grandes na história do jogo.