Fernando na Seleção? Não por princípio, sim por pragmatismo! | Relvado

Fernando na Seleção? Não por princípio, sim por pragmatismo!

A questão é que, se vendemos a alma, ao menos que seja por um bom valor.
 

Mais um jogador obedece aos critérios para jogar na nossa seleção, demonstrando vontade de nos representar... e mais uma vez, a discussão torna à praça pública.

Percebe-se bem as duas partes, para os defensores da "Seleção portuguesa para os portugueses", os argumentos são vários, e passam por:

1º a perda de identidade da Seleção com os portugueses, não nos podemos esquecer que se gostamos da nossa Seleção é porque nos sentimos representados, é como se fizéssemos parte de algo, ao ver jogadores com sotaque de outras paragens essa identidade pode estar posta em causa.

2º para os mais alarmistas, isto pode ser uma caixa de pandora, nunca se sabe onde irá acabar e a sua verdadeira dimensão, e para estes, um dia poderemos ter toda uma seleção sem sotaque... português.

3º o indesmentível oportunismo de alguns destes jogadores.

Os defensores da posição inversa também têm argumentos de peso:

1º se seleções como a espanhola que devem ter o melhor plantel de jogadores que alguma seleção algum dia teve na história o fazem, porque não fazê-lo também, nós que até temos uma Seleção com tantas carências...

2º os critérios para se estar em posição de representar a Seleção são tão apertados, que nunca ocorrerá a hipótese do desaparecimento total do jogador "verdadeiramente português", porque convenhamos, são poucos os jogadores que seriam uma mais-valia para a nossa Seleção a ficarem no campeonato português durante 5 anos...

3º por último, o sempre utilizado argumento dos jogadores das ex-colónias, com duplas nacionalidades, alguns sem saber falar sequer português, e a aceitação que os mesmos têm...

Olhando para todos estes argumentos de ambas as partes, tomando Fernando como exemplo, é minha opinião que por princípio, faz-me confusão ver Fernando jogar pela Seleção, porque ele sempre revelou interesse em jogar pelo Brasil, e toda a gente percebe que este súbito interesse é do mais puro oportunismo, contudo, ao ver outras seleções a fazê-lo e percebendo as nossas debilidades, direi que o pragmatismo e porque não o nosso próprio oportunismo, obriga à convocação de Fernando.

Em conclusão, quase tudo na vida tem um preço, a questão é que, se vendemos a alma, ao menos que seja por um bom valor. Fernando, Deco e Pepe são exemplos de bons negócios, já Liedson ficámos sem alma e de bolsos vazios.

Seleção:

Comentários [19]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Um portista

a falar de vender a alma? LOL

É uma discussão dúbia. Eu

É uma discussão dúbia. Eu parto sempre do mesmo princípio. Deve preservar-se em toda e qualquer circunstância o que está na génese da essência da selecção portuguesa. A selecção é isso mesmo, uma escolha do melhor que um país e a sua cultura tem para se fazer representar no mundo. Neste caso é uma selecção do futebol português e de Portugal. Assim sendo, Portugal fazer representar-se com os seus melhores jogadores nacionais e não com uma equipa "naturalizada" com o objetivo de ser o mais competitivo possível. Por princípio defendo que se tivermos lacunas não devemos naturalizar à pressa, ou agilizar o processo de naturalização (até porque seria injusto para outros imigrantes), para disfarçar uma lacuna na selecção nacional. Se tivermos lacunas é com elas que devemos jogar e trabalhar para que no futuro possam ser reparadas.
Há ainda outra dimensão, esta mais discutível. A envolvência dos jogadores com a cultura portuguesa para que a possam representar. Será um jogador, chamado Manuel da Costa (nome tipicamente português), nascido em França, filho de pai português, que desconhece a língua e cultura portuguesas, mais português que o Pepe, que realizou parte significativa da sua vida em Portugal, onde vive quando não está em Madrid, e perfeitamente adaptado aos costumes portugueses? E o que dizer de Rolando, internacional português, que após vitória na Liga Europa ergeu bem alto a bandeira de...Cabo Verde? Será ele mais português só porque vem de uma ex-colónia?
Por fim é preciso ainda distinguir os oportunistas (Deco e Liedson) que se naturalizam para projectar a carreira daqueles que, como Marco Aurélio (ex-Belenenses) e Lima (em processo de naturalização), o fazem para, após o final da carreira, ficarem em Portugal a viver - por ser um país mais seguro para os filhos crescerem e com qualidade de vida para quem tem condições financeiras confortáveis - e assim beneficiarem de estatuto de países da União Europeia no acesso a determinados serviços.

O Fernando

naturalizou-se português e, para todos os efeitos, é também português como todos os outros. Por isso, não vejo qual o stress de o convocar.

Confesso no entanto que quando vi um portista a falar de vender a alma, pensei que se estivesse a referir a outros assuntos...

Cumps

Olha para dentro de casa antes de atirar pedras rapaz...

isto não é uma questão de clubes...

Por uma questão de principio

Por uma questão de principio digo não! E esse principio aplica-se a Fernando como antes apliquei a Deco e Liedson que esperaram, esperaram pela selecção do Brasil e como esta espera estava muita prolongada resolveram-se por Portugal. Esta, para mim é a questão central, desejar representar Portugal em detrimento do país da sua naturalidade, como foi e é o caso de Pepe!
O chico-espertismo e o "aproveitar" estes jogadores deve ter limites e não me é suficiente o argumento de que "os outros também fazem".

Pois, a questão é que os outros o fazem e nós não somos nada

ao pé deles... e a continuar assim orgulhosamente derrotados, iremos continuar a ver os outros a festejarem... mas, respeito a tua ideia, como disse, por princípio também concordo que não é aceitável...

lol fernando na selecao, mas

lol fernando na selecao, mas alguma vez este jogador é de selecao? so ser for na de angola...

as vezes dá pena, acho este miudo vive uma grande ilusao que é um bom jogador e que sonha jogar num clube de top da europa e ser internacional.

ora nem ha clube que queira pagar por ele nem ha pais que o queira convocar.

Fernando, que tal acordares para a realidade?!?!?

é um jogador banalissimo

" nem ha pais que o queira convocar"

... Lololol... Os pais quanto muito, poderiam querer adotar-lho... lolol

"Selecao "??? Este deve ser o demolidor em versão verde...

És pouco estúpido és...!!!

Vê-se o quanto percebes de bola...

dizer que preferes um trinco que controle melhor a bola, dizer que preferes um tipo que apoie melhor o ataque é uma coisa, dizeres que este rapaz é banal, é outra coisa completamente diferente... para o ano quando ele assinar um contrato com tantos zeros que tu nem conseguirás dizer verbalmente o número em causa, aí perceberás o pouco interesse que os maiores clubes da europa têm neste momento em Fernando...

Nâo... Claramente não

Eu sou totalmente contra estes casos e penso que a FIFA deveria agir. Que razão tem um Fernando ou Diego Costa de representarem as seleções de Portugal ou Espanha? Só porque têm feito nesses países a sua carreira?
Se não existir laços, pelo menos parentais ou de crescimento no pais que querem representar, deveriam ser recusados. Penso que esse deveriam ser esses o critério mínimo. Ter pelo menos um progenitor do país a representar e/ou ter passado, pelo menos, 75,% do tempo a residir no país que quer representar entre a idade dos 0 aos 18 anos. Doutra forma é uma adulteração e um aproveitamento claro, quer de um lado, quer do outro. Um porque aproveita eventualmente um jogador de qualidade, o outro porque aproveita a montra para se mostrar e renegociar contratos e/ou transferências. E a seleção tem de ser um pouco mais do que isso. Com todas as dificuldades que tenha,

Concordo em parte, aliás, no artigo está esse sentimento

contudo, não são os Países de 10 milhões de habitantes que devem defender a moral e a ética nestes procedimentos, por isso, se Espanha que tem Negredo, Torres, Soldado, Villa "compra" Diego Costa, não vejo porque é que temos que ser nós a defender esse moralismo que claramente não está presente nas principais e melhores seleções mundiais com bases de recrutamento muito superiores à nossa, só isso... porque no final, quando a Espanha for campeã mundial, ninguém vai olhar para Diego Costa ou Sena antes, vão somente festejar mais um sucesso... mas, repito em princípio concordo com a tua posição, não sou tão radical como tu, porque Pepe não obedecia a esses critérios e acho que ele é mais português que muitos portugueses...

Cpts.

Caro Inside

Não será tanto oportunismo por parte do jogadpr como é tb por parte da seleção?
Abraço

Existe uma parte do artigo em que digo exactamente isso

..."direi que o pragmatismo e porque não o nosso próprio oportunismo, obriga à convocação de Fernando."... por isso, sou da opinião que se os outros o são, nós também o deveremos ser, não são os Países com 10M habitantes que devem contestar a moda, quando quem não precisa a marca...

Cpts.

Eu nao tenho nada contra um

Eu nao tenho nada contra um jogador nascido noutro Pais representar a nossa seleção...

Adrien nasceu em França, o Cedric na Alemanha, o Wiliam em Angola, o Bruma na Guine, e por ai fora...

No caso de Jogadores, que sempre ambicionaram jogar por seleções que nao Portugal, e só quando vem que não tem capacidade de jogar pela Seleção do Pais de Nascença, optam pela Seleção Nacional apenas com intresses pessoais, isso nao engulo...Casos de Liedson, Deco, e agora Fernando ou quiça Lima, não me encaixa bem enquanto Portugues...

cpts

Mas

o Adrien é filho de portugueses, o Cedric a mesma coisa, o Wiliam veio para cá muito novo, e ainda há poucos anos Angola era nossa e o Bruma a mesma coisa. Foi Portugal quem lhes deu a mão, e foi cá que eles se criaram. São claramente casos normais de se aceitar.

Nessas coisas, mudei um pouco a opinião, quando vejo

outras seleções a fazê-lo e vejo Miguel Veloso a titular da nossa Seleção (com justiça), não tenho essa força moral para me manter alegremente com princípios que ninguém liga e chegar ao mundial ou europeus ver os outros a festejarem porque fizeram o que fizeram... também não gosto, e percebi bem que deixaste Pepe de fora e por isso levas +1 (já vais fazer uma festa em casa :)) porque são casos totalmente diferentes do que apontas e tens razão, Fernando, Deco e Liedson foram oportunistas, mas se todas as seleções se têm comportado com oportunismo porque é que temos que ser nós com 10Milhões de habitantes a manter a estrutura moral inalterada... achas que a Espanha festejará menos o mundial se o conseguir com golos oportunistas de Diego Costa que agora se chateou com o Brasil mas sempre quis mais o Brasil ao longo das suas intervenções públicas? Claro que não...

Ps. e digo-te isto, clubes à parte, porque a colocá-los, eu como portista prestes a ver Fernando zarpar da forma que o vai fazer (que eu neste caso não condeno) não o vejo como algo "Porto" como por exemplo um Ricardo Carvalho, ou um Deco... só para esclarecimento :)

Cpts.

Por esse caminho Paises como

Por esse caminho Paises como os Emirados Arabes Unidos ou o Brunei tinham capacidade para serem das maiores potencias do futebol....deixavam de olhar para os jogadores dos seus paises e desatavam a legalizar jogadores estrangeiros que nunca representaram as suas seleções e "compravam" assim uma equipa de futebol...

Comeca-se a desvirtuar as seleções e a transforma-las em Clubes de Futebol, onde impera quem tem mais dinheiro...

Se es produtor de vinho e so consegues produzir vinho de pacote (Miguel Veloso), nao acho legitimo que utilizes Pera Manca (Fernandos e afins) como alternativa ao teu vinho de pacote...

Pepe é claramente um caso à parte...ao contrario de Deco, Liedson ou Fernando, nunca ouvi Pepe afirmar que sonhava jogar com a camisola canarinha...

em resposta ao teu PS, eu nao meto clubes à mistura nesta situação...a minha opiniao em relação a fernando é exactamente a mesma na situação de Lima, que ainda recentemente se falou na hipotese de jogar por Portugal...E se Miguel Veloso é "vinho de pacote", Hugo Almeida tambem o é...Fernando e Lima seriam os "Pera Manca"

Cpts,

PS: Bom artigo

Eu identifico-me com

"os defensores da "Seleção portuguesa para os portugueses."

Se há carências, então apostem na formação. Há que viver com essas debilidades. Tu falas de jogadores das ex.colónias, mas esses, fizeram a sua formação cá, já o Fernando não me parece.

E aquilo que os outros fazem é problema deles. Só em casos muito excepcionais, em que o jogador demonstrou sempre um grande carinho por Portugal, é que se pode avaliar o caso. Quanto ao Fernando é como dizes: oportunismo! É isto que queremos para a selecção?

Eu coloquei os argumentos de ambos os lados

tu escolhes esse, estás no teu direito Bond... tens licença para discordar da minha posição :)

Cpts.